Gráfica Nvidia Ampere 8nm (RTX 3000 series)

A título de MSRP, com uma 3080 de 10Gb a começar nos 750€ penso,

Acho que não vale a pena discutir o MSRP. É o preço que está disponível no mercado, e a última vez que estive a ver os preços, a 3080 10GB era a que estava mais longe do MSRP. Não me admira pois que a nvidia queira, entre outras coisas, retificar esse erro.
 
Ainda não há drivers para 3080 12GB, pelo que não sei como é que o guru3d chegou a essa conclusão. Aliás pelas specs está mais próxima de uma 3080 do que da Ti o que é normal, tirando o barramento mais largo como na Ti.

Mas eles no artigo também colocam este disclaimer: "Please note, we do not review a founder card ... ergo it's faster."
 
Ainda não há drivers para 3080 12GB, pelo que não sei como é que o guru3d chegou a essa conclusão. Aliás pelas specs está mais próxima de uma 3080 do que da Ti o que é normal, tirando o barramento mais largo como na Ti.

Mas eles no artigo também colocam este disclaimer: "Please note, we do not review a founder card ... ergo it's faster."
Saiu - NVIDIA GeForce 511.17 WHQL drivers for GeForce RTX 3080 series -
Gaming Technology
Includes support for the 12GB GeForce RTX 3080
 
Sim mas é como disse antes. O artigo é baseado no SKU de topo da MSI, para ser justo deveria ser comparado com o equivalente dos outros SKUs.

index.php


Repara que até tens cenários em que é mais rápida que uma 3090 FE, mas é normal. O justo seria pegar na 3090 Suprim X e comparar. Portanto não me parece que esta 3080 12gb fique mais próxima da 3080ti mesmo tendo o mesmo barramento. Os Cuda cores a menos vão se notar principalmente em resoluções altas. Se pegares numa Suprim X 3080, 3080 12GB e 3080ti. A 3080 12gb deve ficar mais próxima da 3080 10GB do que da 3080ti
 

Sim mas é como disse antes. O artigo é baseado no SKU de topo da MSI, para ser justo deveria ser comparado com o equivalente dos outros SKUs.

index.php


Repara que até tens cenários em que é mais rápida que uma 3090 FE, mas é normal. O justo seria pegar na 3090 Suprim X e comparar. Portanto não me parece que esta 3080 12gb fique mais próxima da 3080ti mesmo tendo o mesmo barramento. Os Cuda cores a menos vão se notar principalmente em resoluções altas. Se pegares numa Suprim X 3080, 3080 12GB e 3080ti. A 3080 12gb deve ficar mais próxima da 3080 10GB do que da 3080ti
Como o Nullus disse, isto é apenas uma 3080 com 12GB, nda mais.

Mesmo que esta 3080 12Gb tivesse estas specs, n faz qualquer tipo de sentido ir para ela, terias na mesma uma 3080 10GB por 1200€/1300€, face aos 1700€ (preço visto pela Alemanha), 400€ de diferença onde em quase nda notarias...

Concordo com o que o @M4N!4K disse e bem. Neste momento a Nvidia, seja pra profit, seja por demand, seja por haver mais componentes X do que X e lançam mais produtos "novos" sem fazer grande sentido... seja que motivo for, Profit é o caminho a ir, o mercado já está super saturado em produtos, falta stock!!! Agora produtos sem sentido onde mal á margem para se jogar com os preços, é ridiculo, falta a 2060 12Gb (ainda n a vi por aqui), a 3080 12GB á de chegar e a 3070 Ti 16GB pelo mesmo caminho virá. Opções n faltaram de certeza para os que ainda andam á caça, mas quanto aos preços, seram bonitos de se ver...

Estamos em Janeiro e o demand continua grastonómico (pelo stock disponivel e preços que vi ainda ontem), melhores preços pelo Verão, já n sei n, ou isto melhora em mto a nivel de stock até lá ou a proxima Gen 4000 ainda vai vir um balde de sardinhas... Pkos que saltarem esta gen, ora por preços, ora pela espera, ora pk motivo for, já é mais um acomolar para o que ai virá no futuro.

Cumps, Wolf
 
Estive a ver um video do Linus Tech Tips e ele comentou que têm vindo a notar que as RTX 3000 precisam de PSUs com uma pontencia considerável devido aos picos de corrente que o GPUs pedem aos quais as PSUs não estão preparadas e mandam o GPU ao ar, isso poderia efetivamente explicar porque é que a minha RTX 3070 decide ir ao ar de vez em quando.. e eu que até fui para 750W para "ter bastante espaço de manobra".
 
Estive a ver um video do Linus Tech Tips e ele comentou que têm vindo a notar que as RTX 3000 precisam de PSUs com uma pontencia considerável devido aos picos de corrente que o GPUs pedem aos quais as PSUs não estão preparadas e mandam o GPU ao ar, isso poderia efetivamente explicar porque é que a minha RTX 3070 decide ir ao ar de vez em quando.. e eu que até fui para 750W para "ter bastante espaço de manobra".
Zero problemas aqui relacionados a isso!

N terá a tua 3070 algum tipo de problema???

Cumps, Wolf
 
Estive a ver um video do Linus Tech Tips e ele comentou que têm vindo a notar que as RTX 3000 precisam de PSUs com uma pontencia considerável devido aos picos de corrente que o GPUs pedem aos quais as PSUs não estão preparadas e mandam o GPU ao ar, isso poderia efetivamente explicar porque é que a minha RTX 3070 decide ir ao ar de vez em quando.. e eu que até fui para 750W para "ter bastante espaço de manobra".
Tal como o @Wolfblue também tenho zero problemas, nunca notei falta de potência (tenho medidor de consumo) e no meu caso tenho uma fonte com menos potência à partida para um PC com mais consumo:
- MSI RTX 3070 Ti Ventus 3X
- Ryzen 7 5800X
- Corsair RM650x

Mas não digo que no teu caso não seja isso, pode depender do software, jogos, etc... que usas.
 
Tal como o @Wolfblue também tenho zero problemas, nunca notei falta de potência (tenho medidor de consumo) e no meu caso tenho uma fonte com menos potência à partida para um PC com mais consumo:
- MSI RTX 3070 Ti Ventus 3X
- Ryzen 7 5800X
- Corsair RM650x

Mas não digo que no teu caso não seja isso, pode depender do software, jogos, etc... que usas.
Acho estranho ele dizer aquilo por razões de energia, quando a GPU dele apenas consome 220W... O Pc dele em full load n chega a metade do que a fonte consegue devitar.

@Morais nos jogos mais pesados a que settings tas e quantos fps tens? E são estaveis?

É que se realmente isso acontece facilmente, terás que a mandar pra RMA!!!

Cumps, Wolf
 
@Wolfblue @Morais não querendo entrar em mais offtopic, apenas quero dizer que concordo que em condições normais 750W são bem mais do que seria necessário para um PC de acordo com a assinatura do @Morais.
Como tal, sim, a gráfica pode estar com problemas.

Se os picos de corrente são de facto uma realidade nas RTX 3000, ainda não pesquisei o assunto a fundo, pelo que vi pode estar relacionado com o software usado, em particular alguns jogos.

@Morais @Wolfblue, como acho que o assunto poder ser interessante para outros users e não quero prolongar o offtopic aqui, criei um tópico para o mesmo, onde devemos continuar se assim o que quiserem, e também perceber se mais users estão a sofrer de problemas idênticos e em que condições:
https://forum.zwame.pt/threads/nvid...corrente-consumos-e-outros-problemas.1070050/
 
Os novos drivers já sairam.. e ainda não encontrei nenhum jogo com suporte para o Ray Tracing via Global Ilumination..
Começam em força e depois saiem-se com esta de limitar a funcionalidade a muitos poucos jogos, que desilusão, enfim..

Nem sabia que o Freestyle estava limitado a uma lista de jogos, já o ReShade corre em tudo.
Bem, também é melhor que nada.. eu tenho o SSRTGI para o ReShade porque já fui patron do McFly, por isso para mim é na boa.

Isso e o FreeStyle é muito fraco e confuso em comparação com o ReShade, não vejo nenhuma vantagem nele. Isto é, é excelente que essa ferramenta sequer exista, excelente mesmo, estou apenas a referir que, em termos de funcionalidades, suporte e facilidade de uso vejo o Freestyle a ser superior ao ReShade, sim, em jogos do Xbox Game Pass, por exemplo, em que não dá para por o ReShade a correr e por ser muito mais simples de correr à primeira, já o ReShade tens que manualmente escolher o .exe e por lá os .dll.

Se bem que estou curioso como é que adaptaram as opções do SSRTGI para o FreeStyle.. será que está tão limitado em termos de jogos porque eles deram-se ao trabalho de manualmente ajustar os filtros jogo a jogo? É que o SSRTGI demora um pouco a atinar de jogo a jogo, lá isso é verdade.. bem.. eles usaram o Prey nos testes, está a instalar agora, vamos a ver como é que corre, por acaso até também já corri o SSRTGI no Prey, por isso até é uma forma de ter uma boa ideia das diferenças.

O DLSDR corre bem, nada mau, nada mau mesmo, talvez comece a o usar mais vezes.
O DSR insistia em correr a imagem a 60hz mas parece que o DLSDR está a correr a 144hz.
 
Última edição:
Eu costumo usar DSR 4x (6880x2880 -> 3440x1440) para jogos antigos e cria um AA quase perfeito em que mal se veem pixeis. O problema é mesmo o custo de performance que para alguns jogos mesmo sendo antigos fica terrível.

Hoje experimentei DLDSR 2.25x (5160x2160 -> 3440x1440) no Horizon Zero Dawn e ficou fantástico. Assim deixo de precisar de usar DLSS para ficar sem pixel shimmering na vegetação. A performance leva um corte valente mas ainda fica aceitável por volta de 70fps nas cenas q testei.

Infelizmente no skyrim o jogo crasha quando tento fazer load de um save ou começar um jogo novo e ele insiste em ficar windowed (borderless ou não). DSR 4x regular (6880x2880 -> 3440x1440) ele funciona sem problemas (mas com um custo de performance grande onde fica a oscilar entre 50-60fps em cenas outdoor com as minhas settings e mods) mas não quer mesmo correr com 5160x2160.
 
Sempre usei DSR a 144Hz... Em alguns jogos dava bastante jeito devido ao ineficiente sistema de AA como por exemplo no Forza... N vejo a hora de experimentar este novo modo de DSR e ver as diferenças em termos de peso no desempenho
 
Usava normalmente DSR para 2160p (factor 2.25x) e depois DLSS Performance para 1080p no Cyberpunk. agora apenas deixa usar o factor 2.25x em DLDSR ou em DSR normal. Tenho que fazer uma análise lado a lado para ver se neste caso existem diferenças visuais, a performance parece ser a mesma.
 
Última edição:
Back
Topo