Gráfica Nvidia Ampere 8nm (RTX 3000 series)

Concordo com tudo o que disseste. Apenas acho que a motivação dos game devs para fazerem jogos optimizados (e parece-me um dado adquirido que o New World é um jogo mal optimizado) é para que os jogadores possam usufruir o melhor possível do hardware que têm. Faz-me confusão - e sinto alguma apreensão - que sejam (parcialmente) responsabilizados por algo mais que isso, ou vamos ter agora os fabricantes a (parcialmente) abdicarem das suas responsabilidades de consertarem as gráficas por termos utilizado aplicação X ou Y.

Esse "A culpa é do fabricante mas..." pode-nos sair caro no futuro.
Mas a questão é que esse "mas", a meu ver, faz apenas um simples heads up àquilo que um profissional, da área, deveria ter em mente.

Vamos lá a ver uma coisa, um gajo pode simplesmente mandar tudo para cima do hardware e ir afinando, e logo se vê. Claro...

Nunca vai ser responsabilidade de um DEV se a gráfica morrer porque o código é lixo.

Mas, como bom profissional que se assume que é, nem que seja por uma questão de brio, deveria sentir-se motivado a ter um jogo bem "afinado", e descobrir os problemas do mesmo que possam levar isto a acontecer, e tentar do seu lado arranjar alguma solução (se for possível, nem que seja conseguir indicar aos fabricantes o que se passa para tentarem com drivers contornar o problema). É apenas isto.

Mas estão tão atrapalhados a tentar resolver tantas outras coisas do jogo, que o seu "A culpa não é do jogo, e sim do hardware defeituoso", já demonstrou que a sua intenção em investigar o assunto é muito reduzida.
 
Não há aqui nas últimas páginas uma única pessoa a dizer que a responsabilidade não é do fabricante.

"atenção, é a minha opinião meramente especulativa"

há uma enorme possibilidade da razão ser, como digo desde o início, o péssimo código do New World que leva isto a acontecer em gráficas que estão mais que capazes e sem qualquer defeito, ou problema de arquitectura ou o raio.



Contudo, e ao contrário do que já aqui disseram, os game developers, assim como qualquer outro developer, têm de ter conhecimentos sobre hardware

Como é que é? Agora o dev tem de ser saber eletrónica e ter acesso aos schematics/datasheets da placa e ainda saber dos power stages da vbios?!?!?! Deve ser para rir, o dev tem de saber programar a sua parte e entender a engine, o resto não é com ele, tenham paciência, um camionista não tem de saber desmontar o camião todo...
 
Como é que é? Agora o dev tem de ser saber eletrónica e ter acesso aos schematics/datasheets da placa e ainda saber dos power stages da vbios?!?!?! Deve ser para rir, o dev tem de saber programar a sua parte e entender a engine, o resto não é com ele, tenham paciência, um camionista não tem de saber desmontar o camião todo...
"têm de ter conhecimentos sobre hardware" não é o que estás a dizer ou é?
De um camionista saber de mecânica, a saber desmontar o camião vai uma grande distancia.
Para além disso conhecimentos de hardware e de electrónica não são bem a mesma coisa, ou são?

E caso não saibas para se ter carta de pesados é sim necessário ter conhecimentos de mecânica e electrónica, pelos menos os básicos.

Numa equipa de software development, ainda para mais em gaming development que está bastanta dependente de CPU + GPU + RAM,etc., tem de haver quem entenda de hardware para que o software/jogo seja optimizado e corra da melhor forma possível para o hardware alvo.

Pelo mesmo motivo desenvolver um jogo/app para um telemóvel/tablet não é o mesmo que para um PC.
Para um telemóvel/tablet é preciso ter várias considerações de hardware diferentes em conta.

Partir do que disse para o que estás a dizer é no mínimo um exagero. Mas claro o exagero para tentar fazer mostrar o ponto ... enfim
 
Última edição:
Como é que é? Agora o dev tem de ser saber eletrónica e ter acesso aos schematics/datasheets da placa e ainda saber dos power stages da vbios?!?!?! Deve ser para rir, o dev tem de saber programar a sua parte e entender a engine, o resto não é com ele, tenham paciência, um camionista não tem de saber desmontar o camião todo...
Man, relaxa.

Se leres com um pouco de atenção, vais aperceber-te de que ninguém disse que a equipa do New World tem que entender de electronica a fundo. Estás a deixar-te levar pela emoção dos pontos de interrogação e exclamação.

Mas neste momento em que o problema surgiu e é real, não têm na equipa 1 pessoa que seja capaz de descobrir o que o gera?

É que há uma diferença entre 1 tipo que se lembrou num fim de semana e que agarra num motor de jogo, prega para lá assets, e siga para bingo, de um estúdio para um projecto da dimensão do New World a utilizar um motor de jogo proprietário da Amazon (independentemente de baseado no cryengine, o motor de jogo é o Amazon Lumberyard).

Isto não é um jogo feito por meia dúzia de gatos pingados... E tem garantidamente uma equipa de programadores.

E é um jogo que já vem com imensos problemas conhecidos de outro jogo a usar o mesmo motor de jogo...

Credo, é o mesmo que eu, a fazer um 3D para renderizar, assumir que o meu computador mastiga tudo, e não me preocupar. Porque há muita gente assim. Haja CPU/GPU RAM/VRAM e siga!

Mas, o facto de entender de como os programas funcionam, modelos, texturas, etc ajuda-me a optimizar o ficheiro para não só ficar mais leve, como o render ser mais rápido, como a facilitar futuras alterações que possam surgir se necessário, etc..

Por isso sim, a equipa tem que ter algum (bastante) conhecimento de hardware, e têm que ter malta e programadores que consigam identificar um problema, e tentar identificar a fonte do mesmo. Lá se o fazem ou não, é outra coisa.

E neste caso, simplesmente não o querem fazer passando apenas um atestado de incompetência aos demais (fabricantes).

Ninguém disse que o deviam ter descoberto antes. Apenas que agora, que sabem que existe, tentassem ajudar.
 
E neste caso, simplesmente não o querem fazer passando apenas um atestado de incompetência aos demais (fabricantes).

Dizes que não querem fazer uma investigação, mas para todos os efeitos fizeram uma investigação, e chegaram a conclusão que a culpa é do fabricante. O facto de não terem chegado a tua conclusão, não é a prova que não fizeram nada. Alias, tendo em conta que as explicações dadas aqui neste tópico roçam
a electrónica, há que assumir que a solução também se encontra a esse nível, e a não a nivel dos game devs pois como disse o user @godevskii, os game devs não precisam de saber o funcionamento dos GPUs a tão baixo nível para optimizar o código.

A outra questão - e isto tem a ver com a minha ignorância - é quem é que faz a gestão do power usage. Havia de pensar que os jogos/game engines não fazem a gestão direta disso, simplesmente dão trabalho aos GPUs, e o runtime (do fabricante) faz a alocação do trabalho e a gestão dos power stages. Se isto é verdade, então a nvidia ou evga podem simplesmente pegar no jogo e corre-lo como um benchmark, para caracterizar os padrões problemáticos e resolver o problema onde for necessário. Se aquela celebridade Jay2cents consegue fazer essa análise, qualquer um consegue.
 
Última edição:
Amigos, não me levem a mal, mas se querem discutir se a culpa é da Amazon ou dos fabricantes criem um tópico para isso. Isto é aquela discussão que nunca vai resultar em nada, uns acham uma coisa outros acham outra e andamos sempre nesta rodinha.
 
@JPgod peço desculpa, mas por mim não é preciso criar nenhum tópico. Dou por encerrado este assunto, a partir do momento que formam opinião sem sequer saber o conceito de hardware devidamente, dizem e "desdizem" e insinuam que quem tem de descortinar o problema/solução são os devs do jogo quando já se fizeram análises que descartam isso. Isto só demonstra que não vale a pena perder tempo a tentar ter uma discussão racional, sobretudo quando eu me estou a deixar levar pela emoção dos pontos de interrogação e exclamação e a usar analogias exageradas.
 

Latest GPU Market Sales Indicate that NVIDIA Indeed Halted RTX 30 Series Production​


Numeros de vendas de uma famosa loja alemã:

Radeon Top 4 Selling Brand Line!

  1. RX 6600 = 745 units
  2. RX 6800XT = 180 units.
  3. RX 6900XT = 35 Units.
  4. RX 6800 = 10 Units
Nvidia Top 4 Selling Brand Lines!

  1. RTX 3070 8GB = 400 Units.
  2. RTX 3080 TI 12GB = 95 Units.
  3. GTX 1050 TI = 60 Units
  4. RTX 3070 TI 8GB = 30 Units
https://www.hardwaretimes.com/lates...vidia-indeed-halted-rtx-30-series-production/





NVIDIA GeForce RTX 3070Ti 16GB and RTX 3080 12GB to be announced mid-December, launch mid-January​


Além da 2060 12GB, alegadamente vamos ter uma 3070 Ti 16GB e 3080 12GB

https://videocardz.com/newz/nvidia-...-be-announced-mid-december-launch-mid-january
 
...alegadamente vamos ter uma 3070 Ti 16GB e 3080 12GB

É isto que n faz qualquer sentido...

O mercado tá uma pura mer** e com a chegada destas duas, só vem piorar o cenário... Vai ser novamente MSRP no lançamento e assim que o stock der o berro, sobesse o preço para ficar a enquadrar com o que o mercado oferece...

O pior disto tudo, se assim se confirmar, na gen 4000 já teremos GPUs com os novos connectores de 10 pins, como a 3090 Ti já terá, e para além de GPU upgrade a PS tb entra pra festa...

Cumps, Wolf
 
É isto que n faz qualquer sentido...

O mercado tá uma pura mer** e com a chegada destas duas, só vem piorar o cenário... Vai ser novamente MSRP no lançamento e assim que o stock der o berro, sobesse o preço para ficar a enquadrar com o que o mercado oferece...

O pior disto tudo, se assim se confirmar, na gen 4000 já teremos GPUs com os novos connectores de 10 pins, como a 3090 Ti já terá, e para além de GPU upgrade a PS tb entra pra festa...

Cumps, Wolf

Faz sentido se a ideia for reduzir as unidades dos SKUs mais baixos e ajustar o MSRP dos modelos com mais memória. A nvidia ainda tem o problema do MSRP das suas founders edition não fazer sentido para o mercado atual.
 

Latest GPU Market Sales Indicate that NVIDIA Indeed Halted RTX 30 Series Production​


Numeros de vendas de uma famosa loja alemã:

Radeon Top 4 Selling Brand Line!

  1. RX 6600 = 745 units
  2. RX 6800XT = 180 units.
  3. RX 6900XT = 35 Units.
  4. RX 6800 = 10 Units
Nvidia Top 4 Selling Brand Lines!

  1. RTX 3070 8GB = 400 Units.
  2. RTX 3080 TI 12GB = 95 Units.
  3. GTX 1050 TI = 60 Units
  4. RTX 3070 TI 8GB = 30 Units
https://www.hardwaretimes.com/lates...vidia-indeed-halted-rtx-30-series-production/





NVIDIA GeForce RTX 3070Ti 16GB and RTX 3080 12GB to be announced mid-December, launch mid-January​


Além da 2060 12GB, alegadamente vamos ter uma 3070 Ti 16GB e 3080 12GB

https://videocardz.com/newz/nvidia-...-be-announced-mid-december-launch-mid-january

Afinal os rumores aparentam mesmo ser verdade com essas vendas. Enfim ainda me chocam algumas coisas mas nada me surpreende.
 
Afinal os rumores aparentam mesmo ser verdade com essas vendas. Enfim ainda me chocam algumas coisas mas nada me surpreende.

É verdade que os numeros de vendas levam nesse sentido. Mas a razão pode não ser a que o MLID avançou. Até porque acho que não faz muito sentido para o bottom line da empresa. Vender hoje é sempre melhor do que vender amanhã.

Eu acho, e isto é apenas uma opinião pessoal, a Nvidia está apenas a poupar silicio para lançar com volume aceitavel o refresh que vai sair nas próximas semanas. Até porque com o refresh vão poder subir o ASP das Founders Edition.
 
Sim. Segundo os Leaks vais ter refresh da 3080, 3070ti e possivelmente da 3090. Com que nome vão sair é que já é outra questão, se vai ser Super, Ti, Ti Super... não sei. A nvidia gosta de confundir o pessoal com estas coisas.
Além do GA103 para plataformas mobile que deverá ser o chip mais rápido em laptop.
 

Latest GPU Market Sales Indicate that NVIDIA Indeed Halted RTX 30 Series Production​


Numeros de vendas de uma famosa loja alemã:

Radeon Top 4 Selling Brand Line!

  1. RX 6600 = 745 units
  2. RX 6800XT = 180 units.
  3. RX 6900XT = 35 Units.
  4. RX 6800 = 10 Units
Nvidia Top 4 Selling Brand Lines!

  1. RTX 3070 8GB = 400 Units.
  2. RTX 3080 TI 12GB = 95 Units.
  3. GTX 1050 TI = 60 Units
  4. RTX 3070 TI 8GB = 30 Units
https://www.hardwaretimes.com/lates...vidia-indeed-halted-rtx-30-series-production/





NVIDIA GeForce RTX 3070Ti 16GB and RTX 3080 12GB to be announced mid-December, launch mid-January​


Além da 2060 12GB, alegadamente vamos ter uma 3070 Ti 16GB e 3080 12GB

https://videocardz.com/newz/nvidia-...-be-announced-mid-december-launch-mid-january

Porque raio iria a NVIDIA parar a produção de placas que têm 100% de certeza que serão vendidas?
 
Não vai. Mas a realidade é que o stock disponivel reduziu, pelo menos na Europa. Mas já falei disso antes. Devem estar a poupar silicio para o refresh, mas isto sou eu a especular.
Isto.

Se vão lançar refresh, do ponto de vista comercial faz mais sentido investir todos os recursos nesta opção, uma vez que será possivelmente mais rentável.
 
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