Gráfica Nvidia Ampere 8nm (RTX 3000 series)

Não e so o silicio para o refresh, recentemente o Geforce Now recebeu um tier chamado "3080" ou seja devem ter feito retrofits dos datacenters com placas de servidores equiparadas a 3080
 
Não me parece. Eles não te reservam uma 3080 fisica no datacenter, apenas disponibilizam performance equivalente. Parte desse silicio até pode ser fabricado na TSMC em silicio mais eficiente do ponto de vista energético, já que para o mercado de servidores é o que estão a usar.
 
Mais um com DLSS e FSR para quem quiser brincar com benchmarks

Hellblade: Senua’s Sacrifice has a new, free update on PC. Featuring the visual enhancements we introduced to Xbox Series X|S earlier this year, plus expanded Ray Tracing options alongside both NVIDIA DLSS and AMD FSR support.

 
Com UV para 120w=130w tudo bem.

Boa sorte dissipar 170w neste cooler. A Palit 3060 ti que tenho com os 200w originais, para conseguir bons clocks e temps ok, é fan a 100% = barulhão.
 
Com UV para 120w=130w tudo bem.

Boa sorte dissipar 170w neste cooler. A Palit 3060 ti que tenho com os 200w originais, para conseguir bons clocks e temps ok, é fan a 100% = barulhão.
Tenho uma 3060 130w num portátil fino e não passa dos 70 graus a minar, e a jogar new world não passa dos 76 graus, 130w para 200w ainda é uma bela diferença 😁
 

Pode ser que apareça alguma coisa antes do Natal. Principalmente essa 2060 se vier a preço menos insano, pode salvar o Natal a algumas pessoas. Além disso devem sair Founders Edition com 12GB, se forem em numero suficiente devem pressionar os AIBs a manter esta placa com preços perto do MSRP
A primeira remessa pode chegar com preços "decentes", após o stock ir de fresco, os preços irão para algo onde se "encaixará" nas que já por cá andam... A ver vamos, mas para quem ainda anda á procura de algo que se ponha a jeito, caso contrário, ardeu.

Cumps, Wolf
 

Latest GPU Market Sales Indicate that NVIDIA Indeed Halted RTX 30 Series Production​


Numeros de vendas de uma famosa loja alemã:

Radeon Top 4 Selling Brand Line!

  1. RX 6600 = 745 units
  2. RX 6800XT = 180 units.
  3. RX 6900XT = 35 Units.
  4. RX 6800 = 10 Units
Nvidia Top 4 Selling Brand Lines!

  1. RTX 3070 8GB = 400 Units.
  2. RTX 3080 TI 12GB = 95 Units.
  3. GTX 1050 TI = 60 Units
  4. RTX 3070 TI 8GB = 30 Units
https://www.hardwaretimes.com/lates...vidia-indeed-halted-rtx-30-series-production/


to prevent a sudden price recession in the market

está visto que não são só as criptocoinas que andam a inflacionar os preços. A Nvidia prefere vender menos e manter preços estratoesféricos que por sua vez também ajudam a limitar o aumento das hashrates. As vendas da AMD concentradas na gama de entrada também penso serem sintoma dos preços incríveis que estamos a sofrer.
 
Última edição:
está visto que não são só as criptocoinas que andam a inflacionar os preços. A Nvidia prefere vender menos e manter preços estratoesféricos que por sua vez também ajudam a limitar o aumento das hashrates. As vendas da AMD concentradas na gama de entrada também penso serem sintoma dos preços incríveis que estamos a sofrer.

Desculpa mas essa teoria não faz qualquer sentido.
Uma empresa se poder vender, vende. Então numa situação em que não existe concorrência (quando 100% de todas as gráficas de todas as empresas são vendidas de imediato, na prática é como se não existisse concorrência) em que os preços já estão estratosféricos e onde existe um mau estar geral entre os clientes porque não conseguem aceder a produtos, a Nvidia ia limitar as vendas artificialmente porque?

Se me disserem que desviam produto para vender directamente a grupos que compram centenas ou milhares de referências de uma vez, isso sim faz sentido (e acontece quase de certeza), agora limitar artificalmente a oferta só porque sim...

Eventualmente estão dedicados a produzir as próximas referências, não sei.
 
A teoria não é minha, mas é feita com base nas vendas de uma loja na Alemanha. Pode fazer sentido a Nvidia preferir vender menos no retalho e manter preços estratoesféricos nesse canal para justificar preço mais elevado para os volume buyers directos das operações de mining. Se vendes 90% para as "minas industriais" e 10% para o retalho podes sacrificar vendas/limitar distribuição para o retalho o que aumenta preços nesse canal e justificar preço mais elevado para o canal directo e vendes o mesmo número de placas.
 
Desculpa mas essa teoria não faz qualquer sentido.
Uma empresa se poder vender, vende. Então numa situação em que não existe concorrência (quando 100% de todas as gráficas de todas as empresas são vendidas de imediato, na prática é como se não existisse concorrência) em que os preços já estão estratosféricos e onde existe um mau estar geral entre os clientes porque não conseguem aceder a produtos, a Nvidia ia limitar as vendas artificialmente porque?

Se me disserem que desviam produto para vender directamente a grupos que compram centenas ou milhares de referências de uma vez, isso sim faz sentido (e acontece quase de certeza), agora limitar artificalmente a oferta só porque sim...

Eventualmente estão dedicados a produzir as próximas referências, não sei.

Faz todo o sentido e é o básico da gestão. Não são contas de merceeiro, mas há formas de prever e fazer o forecast do que deves ter em termos de procura e oferta para atingir o preço ideal de venda. É preferível ter 100 GPU a vender a 1000 cada um, do que 200 GPU a vender a 100 cada um, e a NVIDIA (como qualquer outra empresa em condições) tem essas contas feitas.

Agora, não se pode dizer que é isso que está a acontecer com base nas vendas de um retalhista alemão (é uma extrapolação que procura confirmar uma suspeita). Mas que é plausível e prática normal, é.
 
Ninguem sabe ao certo de será isso ou não.
Mas a ser esse o problema ou não, os preços atuais são um problema grave que vai acabar por afastar muitos PCGamers.

Eu honestamente tendo uma série nova a preços normais, já era homem para ter feito upgrade ao que tinha.
Mas dado o mercado atual, nem sequer equaciono em fazer upgrade, mas depressa mantenho o que tenho para FPSs online a settings baixas e passo para outra plataforma (Consola/Streaming) para experiencias single player ou MP menos competitivo
 
Faz todo o sentido e é o básico da gestão. Não são contas de merceeiro, mas há formas de prever e fazer o forecast do que deves ter em termos de procura e oferta para atingir o preço ideal de venda. É preferível ter 100 GPU a vender a 1000 cada um, do que 200 GPU a vender a 100 cada um, e a NVIDIA (como qualquer outra empresa em condições) tem essas contas feitas.

Agora, não se pode dizer que é isso que está a acontecer com base nas vendas de um retalhista alemão (é uma extrapolação que procura confirmar uma suspeita). Mas que é plausível e prática normal, é.

É básico da gestão quando existe equilíbrio no mercado. Se puderem, as empresas tentam criar escassez artificial mas neste caso isso não faz sentido porque a escassez é tão grande que fazer isso é reduzir vendas sem qualquer contrapartida.

Os forecasts já foram todas ao ar faz muito. Foram negociados os slots para a produção de semicondutores à muito tempo, slots esses que aos dias de hoje são muito subdimensionados mas não há nada a fazer. Não há mais capacidade disponível em lado nenhum.

Não me vão convencer que a Nvidia está a produzir menos de propósito, que foi isso que foi dito. Como disse, estarão eventualmente a desviar material do retalho para clientes especiais, mas isso é outra coisa.
Nesta fase todos os consumidores "normais" já se mentalizaram que não há placas e que as NVidias e AMDs da vida não podem fazer grande coisa, portanto estas se puderem continuarão a vender a quem paga mais sem grande impacto na imagem da marca.
 
Última edição:
É básico da gestão quando existe equilíbrio no mercado. Se puderem, as empresas tentam criar escassez artificial mas neste caso isso não faz sentido porque a escassez é tão grande que fazer isso é reduzir vendas sem qualquer contrapartida.

Os forecasts já foram todas ao ar faz muito. Foram negociados os slots para a produção de semicondutores à muito tempo, slots esses que aos dias de hoje são muito subdimensionados mas não há nada a fazer. Não há mais capacidade disponível em lado nenhum.

Não me vão convencer que a Nivida está a produzir menos de propósito, que foi isso que foi dito. Como disse, estarão eventualmente a desviar material do retalho para clientes especiais, mas isso é outra coisa.
Nesta fase todos os consumidores "normais" já se mentalizaram que não há placas e que as NVidias e AMDs da vida não podem fazer grande coisa, portanto estas se puderem continuarão a vender a quem paga mais sem grande impacto na imagem da marca.

Ninguém pode garantir que sabe o que está ou não a ser feito pela NVIDIA, mas o facto é que neste momento há várias opções plausíveis, desde a poupança de silício ao mero aproveitamento do desequilíbrio entre procura e oferta.

Dizer que não faz sentido limitar o número de GPU no mercado retalhista é "fazer contas de merceeiro", porque a tática da empresa não depende só de margens (se assim fosse qualquer pessoa com a 4ª classe geria um negócio). Tenho a certeza que a NVIDIA sabe exatamente qual é o ponto ideal de equilíbrio entre matéria prima disponível, percepção da marca em função do preço e disponibilidade dos GPU, forecast de necessidades futuras de supply chain, etc... não há uma empresa com aquela dimensão que não tenha isso tudo analisado e previsto, com horizontes temporais de 3, 6 e 10 anos.

Agora, admitir a plausibilidade disso para inferir que a NVIDIA está a limitar artificialmente o mercado, é um salto quântico que só dá quem quer.
 
Dizer que não faz sentido limitar o número de GPU no mercado retalhista é "fazer contas de merceeiro", porque a tática da empresa não depende só de margens (se assim fosse qualquer pessoa com a 4ª classe geria um negócio). Tenho a certeza que a NVIDIA sabe exatamente qual é o ponto ideal de equilíbrio entre matéria prima disponível, percepção da marca em função do preço e disponibilidade dos GPU, forecast de necessidades futuras de supply chain, etc... não há uma empresa com aquela dimensão que não tenha isso tudo analisado e previsto, com horizontes temporais de 3, 6 e 10 anos.

Eu disse que não faz sentido limitar o número de GPUs produzidos, dado que foi sugerido que a Nvidia prefere vender menos para manter preços altos. Ora vender menos só pode significar produzir menos, ninguém produz algo sem ter objectivo de vender.
Se o que é produzido não vai para o retalho, isso é outra coisa, agora que produzem tudo o que podem é certo. Basicamente ao produzirem estão a imprimir dinheiro porque está vendido à partida, como poderiam não fazê-lo?

Seja como for justificar qualquer decisão actual com base em previsões é não olhar para a realidade. As previsões são isso mesmo, previsões, de tanto a tanto as coisas dão uma cambalhota inesperada.
É nessa fase que estamos agora, se as empresas tivessem previsto o que está a acontecer haveria menos escassez. Nesta fase anda tudo a correr atrás, a produzir o máximo possível. Chegámos ao ponto em que estão a relançar produtos descontinuados porque são os únicos em que conseguiram slots adicionais nas fabs. Nenhuma empresa faz isso a não ser por absoluta necessidade, em que a procura é tanta que TUDO o que é produzido é absorvido.
 
Back
Topo