nVIDIA Ampere (RTX 3X00) e ReBAR

ReBAR off.

Se anda nos 80-90% então não são dois cores extra que te vão salvar. O meu CPU não passa dos 70-75% de utilização durante o benchmark o q indica claramente que dois cores estão ali encostados.
 
ReBAR off.

Se anda nos 80-90% então não são dois cores extra que te vão salvar. O meu CPU não passa dos 70-75% de utilização durante o benchmark o q indica claramente que dois cores estão ali encostados.

Quando tens o cpu a 80-90 significa que tens cores no máximo, teres 2 cores extra melhora bastante o desempenho. Deixas de ter os cores no máximo, com o load mais espalhado.

É super fácil testares isso, basta desligares 2 cores na bios.
 
Última edição:
yup, sou um gajo teimoso e já estava a fazer isso mesmo!

Agora prepara-te para o plot twist:

6c:
0Nnlxc4.png


8c:
f6ln8q7.png


yup! Tenho ligeiramente melhor performance com apenas 6c :-D

Não é de todo bizarro pois não é caso único a regredir ligeiramente a performance com mais cores.
 
Demonstra o nível de otimização excelente deste jogo. :lol:. Os cpus ryzen correm o jogo 20x melhor que intel
 
Última edição:
Não sei quanto a vocês mas desde que fiz o update à vBIOS para correr o Resisabel BAR nisto mas a minha MSI RTX 3070 Ventus 3X está a crashar-me a torto e direito e tenho que forçar uma voltagem mais baixa para isto ficar mais estável, e mesmo assim parece mitigar o problema e não resolver por completo, no entanto isto apenas se verifica em certos jogos, ponderei ser o ReShade a dar das suas mas um jogo que vai bastante ao ar é no Warzone e ai não corro o ReShade.

Também é possível que o problema esteja do lado da motherboard, ela também teve que levar com um update à BIOS, ou talvez seja apenas do calor e este cooler miserável da Ventus 3X simplesmente não aguenta, embora nunca tenha ido acima dos 65 graus, Vou tentar com um perfil de 1900Mhz a 880mV, a ser se assim fica estavel..
 
Não sei quanto a vocês mas desde que fiz o update à vBIOS para correr o Resisabel BAR nisto mas a minha MSI RTX 3070 Ventus 3X está a crashar-me a torto e direito e tenho que forçar uma voltagem mais baixa para isto ficar mais estável, e mesmo assim parece mitigar o problema e não resolver por completo, no entanto isto apenas se verifica em certos jogos, ponderei ser o ReShade a dar das suas mas um jogo que vai bastante ao ar é no Warzone e ai não corro o ReShade.

Também é possível que o problema esteja do lado da motherboard, ela também teve que levar com um update à BIOS, ou talvez seja apenas do calor e este cooler miserável da Ventus 3X simplesmente não aguenta, embora nunca tenha ido acima dos 65 graus, Vou tentar com um perfil de 1900Mhz a 880mV, a ser se assim fica estavel..

Tens o pc todo stock? Pode ser defeito da gráfica. A ventus 3x tem um bom cooler, a 2x é que pronto...
 
Última edição:
yup, sou um gajo teimoso e já estava a fazer isso mesmo!

Agora prepara-te para o plot twist:


yup! Tenho ligeiramente melhor performance com apenas 6c :-D

Não é de todo bizarro pois não é caso único a regredir ligeiramente a performance com mais cores.


Deve haver ai alguma coisa com o teu sistema. Nos benchs do HZD, o desempenho sobre ligeiramente de 6c para 8c.
Seja em Intel, ou AMD.

HZD.png
 
Deve haver ai alguma coisa com o teu sistema. Nos benchs do HZD, o desempenho sobre ligeiramente de 6c para 8c.
Seja em Intel, ou AMD.

HZD.png
A diferença entre esses CPUs não é só os cores. Tens mais cache e clock.
Deve haver ai alguma coisa com o teu sistema. Nos benchs do HZD, o desempenho sobre ligeiramente de 6c para 8c.
Seja em Intel, ou AMD.

HZD.png

Não estás a ter em consideração a ligeira diferença de clock speeds entre esses CPUs e a diferença de cache.

E já se sabe que em vários CPUs desligar cores e HT aumenta performance, especialmente o HT.
Talvez por ter mais recursos disponíveis por core? Como mais cache por core a performance é ligeiramente melhor.
 
O que aconteceu poderá estar ligado com o que dizes sobre a cache.
Ao desligar 2 cores, sobra mais cache L2 e L3, para os restantes núcleos.
Mas isso apenas reforça o que eu disse sobre não ser uma questão de má optimização do HZD.
 
O que aconteceu poderá estar ligado com o que dizes sobre a cache.
Ao desligar 2 cores, sobra mais cache L2 e L3, para os restantes núcleos.
Mas isso apenas reforça o que eu disse sobre não ser uma questão de má optimização do HZD.

Não está mal optimizado??? É dos poucos jogos que conheço que não dá para jogar a 144fps estáveis sem quedas e stutters com os melhores CPUs, independente da resolução.

E o memory leak com o model quality em ultra que acontecia nos Patch mais antigos? Chegava quase a 30gb de RAM.
 
Última edição:
Não está mal optimizado??? Diz me um jogo AAA que não consigas correr a 144fps estáveis sem quedas e stutters.

Pois não existe, este jogo é super pesado no cpu sem razão nenhuma e tem stutters ocasionais com os melhores CPUs gaming.

E o memory leal com o model quality em ultra que acontecia nos Patch mais antigos? Chegava aos 30gb de RAM

Tens razão quando dizes que não está bem optimizado, mas não é na utilização dos cores de CPUs.
Ou antes, não existe regressão de desempenho, quando se aumenta a quantidade de cores.
 
Borderlands 3 1440p DX12.
GameUserSettings
- FullscreenMode: Fullscreen
- GfxQuality: Medium
- TextureStreaming: Ultra
- MaterialQuality: Medium
- Aniso: SixteenX
- Shadows: Medium
- DrawDistance: High
- EnvironmentDetail: Ultra
- Terrain: Ultra
- Foliage: Medium
- CharDetail: Ultra
- CAS: 1
- CameraBlur: 0
- ObjectBlur: 0
- AA: Temporal
- VolumetricFog: Medium
- SSR: Medium
- AO: Ultra


Rbar on:
rabar-on.png


Rbar off:
rbar-off.png



Não vi drops com RBAR on, mas também podia ter testado com o afterburner. O benchmark do jogo não é muito detalhado.
Gpu esteve nos 99-100% sem um único dip. Tenho que experimentar a 1080p para ver se fica cpu bound.


Edit: Estive a jogar este jogo um pouco e tenho uns stutters com RBAR off que desaparecem com RBAR on, a 141fps locked, gsync on.
 
Última edição:
Battlefield V DX12 1440p low.
Even cpu bound, rbar on seems to give a bit better results, very small difference.
I did the exact same run, running in the practice range, same path, same camera angle.

Rbar on:
19-04-2021, 11:25:05 bfv.exe benchmark completed, 10338 frames rendered in 37.766 s
Average framerate : 273.7 FPS
Minimum framerate : 261.6 FPS
Maximum framerate : 289.3 FPS
1% low framerate : 222.3 FPS
0.1% low framerate : 129.7 FPS

Battlefield-V-rbar-on.png


Rbar off:
19-04-2021, 11:29:34 bfv.exe benchmark completed, 9971 frames rendered in 37.391 s
Average framerate : 266.6 FPS
Minimum framerate : 247.3 FPS
Maximum framerate : 279.0 FPS
1% low framerate : 212.3 FPS
0.1% low framerate : 144.9 FPS
bf5-rbar-off.png



Vou deixar RBAR on.
 
Última edição:
O que importa mesmo são os 0.1% e 1%, mas esses valores são indistinguíveis, o importante seria mesmo saber o impacto num jogo mesmo pesado como o Cyberpunk 2077, quando à instabilidade, desliguei o RBAR e criei um novo perfil para 3070 com um pouco mais de voltagem que o anterior e parece ter estabilizado, o update á vBIOS / BIOS deve ter feito algo ao GPU que o pôs a puxar mais do que era suposto, estas RTX 3000 estão mesmo muito mal desenvolvidas nesse aspecto.
 
O que importa mesmo são os 0.1% e 1%, mas esses valores são indistinguíveis, o importante seria mesmo saber o impacto num jogo mesmo pesado como o Cyberpunk 2077, quando à instabilidade, desliguei o RBAR e criei um novo perfil para 3070 com um pouco mais de voltagem que o anterior e parece ter estabilizado, o update á vBIOS / BIOS deve ter feito algo ao GPU que o pôs a puxar mais do que era suposto, estas RTX 3000 estão mesmo muito mal desenvolvidas nesse aspecto.

Já experimentaste flashar a bios anterior?

Btw, considero o Battlefield V um jogo pesado. Testei foi com gráficos low, pois queria testar o impacto em situações onde o cpu está no limite. Outros jogos têm pior performance com RBAR on quando não se esta gpu bound. Ainda não encontrei nenhum jogo gpu bound com pior performance.
 
Última edição:
Back
Topo