1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

nVidia anuncia tecnologia de memória

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por RavenMaster, 11 de Outubro de 2004. (Respostas: 16; Visualizações: 1178)

1. RavenMaster

RavenMaster Power Member

"Segundo um artigo do The Inquirer, a nVidia está desenvolvendo uma tecnologia
    bastante similar à HyperMemory, anunciada pela ATI em setembro (ver boletim 390). Basicamente, ambas permitirão que as placas de vídeo usem memória da placa-mãe no processamento gráfico, através da interface PCI Express.

Em tese, esse tipo de tecnologia possibilitará que as placas de vídeo tenham menos memória, o que viabilizará uma redução de preço sem comprometimento do desempenho. Muitos acreditam, no entanto, que o endereçamento de memória da placa-mãe para processamento gráfico seria excessivamente lento."

link

2. Chip

Chip Zwame Advisor

hummm.. isso já não acontece nos portáteis que tem gráficas com memória partilhada?

3. ptzs

ptzs Power Member

Sim, mas tem os resultados que se conhece, ou seja, um desastre.

O que estas tecnologias permitem é ter essa mesma memória partilhada mas sobre um bus muito mais rápido. Espero que suficientemente rápido para aguentar com tal tráfego.

4. Morpheus

Morpheus Banido

mto sinceramente eu acho que esse novo tipo de sistema embora me pareca mto bom visto que baixaria o preço das placas seria um pequeno retrocesso pois a maior parte dos user iriam usar isso com DDR2 (acho que será para essas plataformas) que tem latências altas ... as placas mais recentes já usam ddr3! com esse bus estariamos a voltar para trás ...

5. Raptor

Raptor OC Legend

Nos portateis até estão a acabar com essa tecnologia de partilhar memória e usarem memórias dedicadas, como irão agora aparecer nos modulos MXM da Nvidia.

Basicamente, não me "cheira bem" esta nova técnologia... :(

6. Xpirit

Xpirit Banido

Caros amigos moderadores, super moderadores e administrador deste fórum .

Placas gráficas com memória partilhada foram até hoje uma má solução
    porque o bus AGP assim não o permitia.

Com o PCI-Express, que é um bus série com largura de banda da ordem
    dos 2Gb/s por canal full-duplex consegue-se com 16 canais cerca
    em teoria 4Gbytes/s full-duplex. Na prática, descontando overheads, o
    uso do bus por outros periféricos etc este valor baixa um pouco.
    No entanto parece-me que 4GB/s são capazes de serem suficientes para
    qualquer placa de gama média e baixa. Aliás, nem as memórias actuais
    conseguem esgotar este valor e o windows e uma boa parte dos jogos não
    precisam de tanta memória e nem tão rápida.

Óbviamente que estas placas vão ter memória rápida mas pouca.
    Um género de cache.

Mas esperemos pela opinião de pessoas que sabem como o Tafinho.

7. SilveRRIng

SilveRRIng Power Member

Em termos de placas de topo de gama seria complicado tirar partido disto convenientemente, estas precisam de memórias com GRANDES larguras de banda, por isso, isto parece-me mais indicado para melhorar o desempenho da gama baixa e subir a fasquia dos sistemas gráficos mais lentos.

8. Raptor

Raptor OC Legend

Não é assim tão linear.
    Convém não esquecer que os controladores de memória integrados nas placas gráficas permitem que exista uma melhor gestão dos recursos de memória das placas gráficas, coisa que não seria possível com esta tecnologia.

Existem também o factor limitante da velocidade das memórias, que não se comparam de modo algum, como por exemplo a minha actual 6800Ultra tem 1.2GHz de velocidade, a do sistema está como DDR400... Acho que iria ter uma perda enorme de performance.

Isto sim, poderia ser bom se já tivesse aí as Rambus XDR de 8GHz de velocidade!

ps: O teu registo é bastante recente, mas o teu estilo de escrita a nível de paragrafos faz-me lembrar alguém! :D

9. JCmendes

JCmendes Power Member

Não me Digas que o IJ VOLTOU!!!!! Especialmente o ultimo paragrafo dele...acho que não me engano!

hehehehe

10. Raptor

Raptor OC Legend

Não o assustes! :D

11. BlueBird

BlueBird Power Member

Não te escapa nada :P (mas tenho que concordar que é parecido)

Não sei se é a mesma coisa mas acho que já ouvi (aqui no forum) falarem de um sistema parecido, usado na GC. Se estiver errado digam.

PS: Agora já só se vê as "guerrinhas" de ATI vs nVidia :(... Então e Intel vs AMD? as estas "guerrinhas" é que dá pica "assistir" :D.

Última edição: 12 de Outubro de 2004
  12. Zealot

Zealot I quit My Job for Folding

iJ welcome back! ;)

13. Elrond

Elrond To fold or to FOLD?

Acho q isso é bom pros sistemas low-end...em termos de high-end, as GDDR estam mto mais avançadas q qq DDR disponivel no mercado, logo nca seria possivel manter os niveis de performance, qto mais subi-los...sem contar q isso iria trazer mais 1 foco de instabilidade qdo em OC...

[]z

14. Xpirit

Xpirit Banido

Nada na vida é linear.

Lá por parte da memoria passar a ser partilhada pelo grafíca e cpu não
    quer dizer que deixem de haver controladores de memória na gráfica.
    Além do mais haverá sempre *video ram* na gráfica.

Certamente que esta tecnologia não será para aplicar em placas de topo
    nem sequer se pretende alternativas mais rápidas às GDDR3 e companhia.
    Já agora, nem só de frequência vivem as memórias. Largura do bus,
    escrita e leitura simultanea etc são igualmente importantes.
    Não é linear.

O meu registo é novo mas já sou um leitor atento há 1 ano. RElativamente
    ao nível dos paragrafos e fazer lembrar alguém sinceramente não percebo.
    O que é que tem os meus paragrafos? A pontuação não é a correcta?

15. Xpirit

Xpirit Banido

Acho que andam a confundir qualquer coisa.

16. Zar0n

Zar0n Power Member

Tal como tinha dito em relação a tecnologia da ATI, se a da Nvidia é semelhante axo uma exelente ideia.

Claro k isto é mais para LOW/MID END, axo k podemos ter placas kuase a metade do preço. (sem memorias, menos PCB etc...)

Mas tb as X800 e 6800 representam uma pekena parte do mercado, ha ppl k n joga nada.
    ( Parece mentira mas è verdade acreditem!! :lol: )

17. JCmendes

JCmendes Power Member

Será..será...será que ele é.....lálálálá...

Ferreira diste alguma coisa....hehehehe. (epá têm de dizer!!)

Partilhar esta Página