Nvidia aposta nos Centrino

Zar0n disse:
N deves andar muitas x com o portatil as costas para dizeres isso, eu nunca compraria 1 laptop com mais de 3kg.

Tendo em conta que faz muito tempo que levanto mais que 10x isso com as costas no ginásio não me faz muita diferença.
//Provocação off

Madril disse:
Tenta andar todos os dias com 1 de 3kg e 1 de 4 kg as costas
e dp diz se na notas as diferenças :P
Ler resposta ao quote acima.

Sumerset disse:
As 4h são em office mas a jogar dá na boa as 2h e 30m e até mais depende se eu tiver a usar o wireless ou não...

O meu ecrã no portátil é que dá essa resolução é um WSXGA+ por isso é q dá isto... :P

Além disso pesa apenas 2,9Kg não é como o teu tijolo LOL!! Já agora o teu portátil é um Toshiba P20? De portáteis 17" apenas tenho más recordações...

Quem diz que a diferença de 3Kg para 4Kg não é nada que tente andar com um tijolo de 3Kg um dia inteiro para testar e depois no outro dia ande com um tijolo de 4Kg e depois diga em que dia é que ficou + cansado...

Nota-se e bem!! Eu já noto a diferença nas malas (de uma impermiavel para uma que não é) que é menos de 1Kg

A minha pergunta em relação ao ecrã era mais para dizeres que portátil tens mas ok.
O meu é um Fujitsu Siemens 3438G 17"Wide e 1440x900.
O ecrã com resolução WUXGA(1920x1200) também tinha sido uma compra interessante mas para além de ainda não estar disponivel tem 25ms de tempo de resposta gtg o que me parece algo elevado.
Só testando...

timber disse:
Eu diria que é um Fujitsu Siemens daqueles que fazem RAID 0 nos discos.
Não me lembro do número
Exacto.
É igual ao do user que postou mais abaixo, o Tetsuo.
 
DJ_PAPA disse:
E a bateria :rolleyes:
E o tamanho e o peso extra :rolleyes:

Toda a gente sabe que o mercado desktop replacement é extremamente pequeno.
O mercado é completamente dominado por portateis de 15" com peso de 3kg e bateria para muitas horas.
A menos que me digas que so tu estas certos e todos os outros foram enganados :rolleyes:

btw aqui ficam as expecificaçoes do proximo Acer que vale bem a pena comprar:

Acer Travelmate 82004WLMi


http://www.theinquirer.net/?article=28816

Isto vence muito desktop que por ai anda em tudo. Ram, poder de processamento, quantidade de memoria e poder grafico e vai custar 2100 euros!
O mercado português teoricamente também é dominado por PC's Vobis e eles não deixam de ser uma valente porcaria embora muitos deles cumpram com os seus objectivos.
Cumprir os objectivos não faz deles boas máquinas.

Esse Acer vale a pena?
Então porquê?

Plataforma Sonoma o meu também já tem, basta-me trocar de CPU para um mais potente quando achar que este já não me faz as delicias(P-M 770).
Também lhe posso por mais 1GB.
120GB já os tenho mas em RAID 0 2x60GB.
A única coisa que talvez me convencesse nesse portátil seria a resolução do seu TFT mas nada que não se resolva e aumente caso utilize a saida DVI do Fujitsu.
Quanto à gráfica, a 6800Go é bem melhor que essa X1600.
Portanto, não vejo qual a excitação.
Só se forem os 3kg's...

Edit:
Desculpem.
Este post era para incluir no anterior mas sem querer carreguei submeter e não posso apagar este, portanto...
 
Yonah disse:
O mercado português teoricamente também é dominado por PC's Vobis e eles não deixam de ser uma valente porcaria embora muitos deles cumpram com os seus objectivos.
Cumprir os objectivos não faz deles boas máquinas.

Esse Acer vale a pena?
Então porquê?

Plataforma Sonoma o meu também já tem, basta-me trocar de CPU para um mais potente quando achar que este já não me faz as delicias(P-M 770).
Também lhe posso por mais 1GB.
120GB já os tenho mas em RAID 0 2x60GB.
A única coisa que talvez me convencesse nesse portátil seria a resolução do seu TFT mas nada que não se resolva e aumente caso utilize a saida DVI do Fujitsu.
Quanto à gráfica, a 6800Go é bem melhor que essa X1600.
Portanto, não vejo qual a excitação.
Só se forem os 3kg's...

Edit:
Desculpem.
Este post era para incluir no anterior mas sem querer carreguei submeter e não posso apagar este, portanto...

Pois, mas a nivel de vendas mundiais os portateis de 3kb e monitor de 15" representa no minimo 80 a 90% das vendas.

Como sabes que a 6800Go é melhor que a X1600 256mb??? lol
A nivek de performance nunca vi nenhuma review a comparar as 2, mas a nivel de gasto de bateria/dissipaçao de energia/tecnologias a X1600 é far far away bem melhor e a nivel de performance há-de tar muito proxima da 6800go.
Este portatil com um dual core e uma X1600 256mb pesa menos de 3kg! ;)

O teu portatil com um dual core??? LOL Explica-me entao como?? (a começar pela dissipaçao de calor do dual core)

Blastarr:
Os 2100 euros vinham na revista Acer, nao é um numero mandado pro ar como a Asus X1800xt top :p
 
Última edição:
Mostra aí a fonte para esses nºs de vendas de portáteis, e já agora mostra em que te baseaste para afirmar que a X1600 Mobile é quase tão rápida como a 6800 Go.
Pouco adianta ter menos dissipação de energia, os Yonah gastam muito mais energia que os Dothan, ficas na mesma ou pior.
Já agora dá-me o link dessa tua fonte que afirma que a X1600 gasta menos energia, e de preferência uma review independente a comparar com a concorrência...

Pois, nºs para o ar... logo tu que só sabes fazer quotes do The Inquirer, não é ?
 
blastarr disse:
Mostra aí a fonte para esses nºs de vendas de portáteis, e já agora mostra em que te baseaste para afirmar que a X1600 Mobile é quase tão rápida como a 6800 Go.
Pouco adianta ter menos dissipação de energia, os Yonah gastam muito mais energia que os Dothan, ficas na mesma ou pior.
Já agora dá-me o link dessa tua fonte que afirma que a X1600 gasta menos energia, e de preferência uma review independente a comparar com a concorrência...

Pois, nºs para o ar... logo tu que só sabes fazer quotes do The Inquirer, não é ?

Eu proprio disse que nunca vi uma review com comparaçao directa das 2.
Nas reviews da X1600 diziam que ficaria muito proxima das antigas topos de gama. (6800go e X800 mobile)
Quanto a dissipassao de energia é uma coisa obvia. A X1600 é melhor que qq outra placa das anteriores geraçoes.
Nunca na vida conseguias ter um dual-core yohna + uma 6800go ou X800 mobile e manter-te abaixo dos 3Kg.

Ou entao mostra-me um portatil com um CPU ate single core + uma 6800go e que teja abaixo dos 3Kg...

Que parvoice estas discussoes das graficas, ainda
 
blastarr disse:
Então sendo assim tens de comparar com a Go 7600, pois também não te vejo a comparar a X1600 Mobile com a antiga topo de gama da ATI, a X800...

http://www.nvidia.com/object/go_7600_launch_partners.html

Sim, tal como a 6600Go foi para a X700 a X1600 mobile sera para a 7600go.
Mas axo esta nova serie de VPU´s 90nm mobile extremamente poderosa e muito poupadinha.

As performances andam perto das topos de gama antigas e com gastos de bateria muito baixos e pesos tb muito baixos.
Cada vez que vejo as caracteristicas dos PC´s que ai vao aparecer dentro de 1 mes.... :eek:
 
DJ_PAPA, a X1600 mal ganha à 6600Go ,quanto mais a uma 6800Go.

ati-perf1.gif


ati-perf2.gif


http://www.pcper.com/article.php?aid=188

http://www.pcper.com/article.php?aid=188&type=expert

Quanto aos consumos energéticos da X1600...

power.png


big_underside.jpg


After a few hours of benchmarking, we found that the area over the notebook's GPU hit a temperature of 107.5[SIZE=-1]o[/SIZE]F, the area over the CPU hit 101.5[SIZE=-1]o[/SIZE]F, and the cover over the notebook's RAM hit 98.5[SIZE=-1]o[/SIZE]F. All of the areas were just a few degrees over body temperature, and never felt too hot to touch. The keyboard hit about 96[SIZE=-1]o[/SIZE]F, which may seem a bit high at first, but it too never felt warm to the touch.



É fresquinha, não é?

Quanto a 6800Go não encontro nada relativo a isto, se alguém tiver a amabilidade...

---

Quanto ao como é que um Sonoma como o meu portátil pode aguentar a troca entre Dothan e Yonah caso o ***** seja compativel...

10080.png


268561Power_consumption_Dothan.jpg


Achas que não aguenta?!
 
Última edição:
Yonah disse:
O mercado português teoricamente também é dominado por PC's Vobis e eles não deixam de ser uma valente porcaria embora muitos deles cumpram com os seus objectivos.
Cumprir os objectivos não faz deles boas máquinas.

Esse Acer vale a pena?
Então porquê?

Plataforma Sonoma o meu também já tem, basta-me trocar de CPU para um mais potente quando achar que este já não me faz as delicias(P-M 770).
Também lhe posso por mais 1GB.
120GB já os tenho mas em RAID 0 2x60GB.
A única coisa que talvez me convencesse nesse portátil seria a resolução do seu TFT mas nada que não se resolva e aumente caso utilize a saida DVI do Fujitsu.
Quanto à gráfica, a 6800Go é bem melhor que essa X1600.
Portanto, não vejo qual a excitação.
Só se forem os 3kg's...

Edit:
Desculpem.
Este post era para incluir no anterior mas sem querer carreguei submeter e não posso apagar este, portanto...



Algo que aqui ninguém viu foi que o Inquirer, como é normal, cometeu um erro que foi ao dizer que o portátil é baseado na tecnologia Sonoma. Isso é impossível!!

Para se ter uma plataforma Core Duo (o actual nome para Centrino) é preciso ter um chipset baseado em NAPA como i945 Express + o chipset wireless i3945ABG + um CPU Centrino DUO e para se ter um Centrino DUO é preciso ter o i945 Express não só devido ao FSB elevado mas também devido à pinagem alterada (um presente envenenado pela Intel).

Quanto ao portátil em si, a minha opinião dos Acer é:
-Teclados uma bosta (se bem que os das outras marcas com excepção da Apple e da Sony tb são no entanto os outros ainda funcionam correctamente enquanto que os da Acer dificilmente)
-Assistencia muito pobre...(a da Toshiba tb é)
-Qualidade dos plásticos e de construção dos portáteis muito má (com a excepção dos modelos Ferrari e de 2 modelos saidos à + de 2 anos)

Já agora, para quem queria saber, o meu portátil em Portugal é conhecido por Inmove WZ71V+ no entanto se procurares no google por Asus Z71V ou se fores directamente ao site da Asus nos EUA encontras lá.
 
Mal ganha á 6600Go?
Mais info:
http://www.mobilityguru.com/2005/12/05/ati_mobility_radeon_x1600/
http://www.anandtech.com/video/showdoc.aspx?i=2632&p=1

Qual é o problema da temperatura, la esta dito que esta bom? E para alem do mais sabes qual é o cooler que a grafica tem?

A diferença é que essa X1600 tem um cooler que juntamente com todo o sistema permite ter temperaturas normais abaixo dos 3Kg enquanto que uma 6800Go ou X800 precisas de um cooler tamanho canhao para manter o bixo arrefecido e o peso do portatil sobe pros 4Kg.

Os consumos energeticos que tens é de todo o sistema, nao da comparaçao nenhuma...
 
Yonah disse:
DJ_PAPA, a X1600 mal ganha à 6600Go ,quanto mais a uma 6800Go.

Quanto aos consumos energéticos da X1600...


É fresquinha, não é?

Quanto a 6800Go não encontro nada relativo a isto, se alguém tiver a amabilidade...

---

Quanto ao como é que um Sonoma como o meu portátil pode aguentar a troca entre Dothan e Yonah caso o ***** seja compativel...


Achas que não aguenta?!


Eu não acho! Tenho a certeza absoluta! Primeiro todo o teu portátil está feito para uma dissipação max de 25W do CPU e passa a ter 49W mas nem é por aí! A energia que o CPU usa vai ser o dobro, a corrente que passa nas pistas é o dobro que anteriormente lá passava se a largura delas não estiver dimensionada para isso bem q dizes adeus ao teu portátil...

Isto se tivesse em mente que a Pinagem era igual que nem é! A Intel para ajudar a clarificar os utilizadores com mais dificuldade mudou tanto o FSB como a pinagem trocou os sinais que saiam em certos sitios para outros mantendo o mesmo numero de pinos o que resulta num socket diferente e impossivel de se trocar!

Resultado final: Intel 2 - Utilizadores 0, Vendeu 2 arquitecturas e vai a caminho de vender a 3 e a 4 sendo q as 2 ultimas apenas com intervalo de 6 a 12 meses e em que vão mudar tudo novamente.
 
Sumerset disse:
Eu não acho! Tenho a certeza absoluta! Primeiro todo o teu portátil está feito para uma dissipação max de 25W do CPU e passa a ter 49W mas nem é por aí! A energia que o CPU usa vai ser o dobro, a corrente que passa nas pistas é o dobro que anteriormente lá passava se a largura delas não estiver dimensionada para isso bem q dizes adeus ao teu portátil...

Isto se tivesse em mente que a Pinagem era igual que nem é! A Intel para ajudar a clarificar os utilizadores com mais dificuldade mudou tanto o FSB como a pinagem trocou os sinais que saiam em certos sitios para outros mantendo o mesmo numero de pinos o que resulta num socket diferente e impossivel de se trocar!

Resultado final: Intel 2 - Utilizadores 0, Vendeu 2 arquitecturas e vai a caminho de vender a 3 e a 4 sendo q as 2 ultimas apenas com intervalo de 6 a 12 meses e em que vão mudar tudo novamente.

Nunca poderias colocar um dual-core num portatil actual Sonoma até por uma simples razao.
Os Core-Duo aquecem muito mais que qq Dothan e nenhum portatil sonoma esta preparado termicamente para receber au aumento de temperatura tao grande.

Este Acer consegue colocar um dual-core + uma X1600 mobile 256mb abaixo dos 3kg. Isto é impossivel com qq 6800 ou 7800 ou X800 ou x1800 versoes mobile.
So uma 7600 poderá manter este nivel de peso com esta performance.
So o cooler para os novos Duo deve pesar mais umas valentes gramas e a nova geraçao de graficas tem que ser poupadinha e fresquinha para nao interferir muito nas bateria. Dai os 90nm e novas tecnologias de reduçao de energia que nao estao implementadas nas series anteriores....
 
DJ_PAPA disse:
Mal ganha á 6600Go?
Mais info:
http://www.mobilityguru.com/2005/12/05/ati_mobility_radeon_x1600/
http://www.anandtech.com/video/showdoc.aspx?i=2632&p=1

Qual é o problema da temperatura, la esta dito que esta bom? E para alem do mais sabes qual é o cooler que a grafica tem?

A diferença é que essa X1600 tem um cooler que juntamente com todo o sistema permite ter temperaturas normais abaixo dos 3Kg enquanto que uma 6800Go ou X800 precisas de um cooler tamanho canhao para manter o bixo arrefecido e o peso do portatil sobe pros 4Kg.

Os consumos energeticos que tens é de todo o sistema, nao da comparaçao nenhuma...
Não dá para comparar?!
Então eu comparo TODO um sistema versus um CPU sozinho tendo uma diferença de mais 8/9watts e não consegues compreender?!
Quanto à dissipação, esta muda de portátil para portátil.
Mas ok, este é um assunto enterrado pois o ***** incluido no Sonoma não suporta Yonah.

Nos links que deste em relação à gráfica em nenhum aparece informação sobre as temperaturas da X1600.

De qualquer das maneiras este tópico termina aqui para mim, a menos que exista algo a que valha mesmo a pena responder, pois ao utilizar provas e argumentos crediveis estou a receber suposições que só "puxam a brasa à sua sardinha".
 
Última edição:
Yonah disse:
Não dá para comparar?!
Então eu comparo TODO um sistema versus um CPU sozinho tendo uma diferença de mais 8/9watts e não consegues compreender?!
Mas ok, este é um assunto enterrado pois o ***** incluido no Sonoma não suporta Yonah.

Nos links que deste em relação à gráfica em nenhum aparece informação sobre as temperaturas da X1600.

Claro que nao, pq isso depende do assemblador!
Se colocares um cooler enorme a grafica vais estar a baixar temperaturas mas vais aumentar drasticamente o peso.
Se colocares um cooler pequeno a grafica vai estar + quente, mas o peso do portatil é mais baixo.

Os portateis com uma 6800go ou X800 mobile sao bastante mais pesados pq precisam de coolers maiores para dissipar mais calor. A X1600 mobile e 7600go sao os substitutos da X700 e 6600go que acrescentam bastante mais performance e mantem os niveis de calor ao mesmo nivel. No final temos portateis com performance proxima (nao igual) de uma 6800Go ou X800 mobile, mas com niveis de bateria de peso muito mais animadores.

ASUS has chosen the middle ATI SKU, X1600, as the mobile partner of choice for the A7G. Featuring an efficient architecture that takes in full Shader Model 3.0 compatibility and carrying ATI's Avivo video-processing technology, the Mobility Radeon X1600, replete with 12 pixel and 5 vertex shaders, will be well-suited to laptops priced at between £1000-£1500. Our performance look shows results that are directly in line with NVIDIA's present GeForce 6800 Go 256MB mobile GPU, a popular choice for DTR laptops from a number of vendors, and an area where ATI needs to do well in.
http://www.hexus.net/content/item.php?item=4011
 
Última edição:
Não vos quero desiludir muito mas os Coolers são coisas standards. Tudo para reduzir os custos de produção. Os fabricantes de portáteis não vão estar a fazer 100 coolers diferentes um para cada modelo de portátil q lançam. E ainda por cima os mesmos juntam-se muitas vezes para fazer grandes encomendas para reduzir ainda mais o custo. É que fazer encomendas a uma siderurgia não é propriamente barato e se não forem em grande quantidade para justificar o facto de estar a fazer uma linha de montagem não vale apena começar.

Se notarem os coolers são todos iguais dentro de uma determinada arquitectura as unicas coisas que variam são o tamanho e a eficacia das ventoinhas e o numero das mesmas ou localização.

Um facto é que o cooler representa ainda num portátil uma parte bastante significativa do peso do mesmo, basta termos em conta que pesa + de 3x um dimm de RAM.

O que de facto altera muito o peso de modelo para modelo são coisas à volta do essencial como a caixa, o material da caixa o proprio design interno da caixa (algumas sao labirintos para se abrir e levam muito plastico ou fibra de carbono e agora liga de magnesio), TFT, teclado, pq o essencial (board, cpu, disco, grafica, ram, cooler) é tudo igual e variam apenas algumas gramas.
 
blastarr disse:
Então sendo assim tens de comparar com a Go 7600, pois também não te vejo a comparar a X1600 Mobile com a antiga topo de gama da ATI, a X800...

http://www.nvidia.com/object/go_7600_launch_partners.html

Devias ler melhor ...

DJ_PAPA disse:
Eu proprio disse que nunca vi uma review com comparaçao directa das 2.
Nas reviews da X1600 diziam que ficaria muito proxima das antigas topos de gama. (6800go e X800 mobile)

E vai dai ...

Que parvoice estas discussoes das graficas, ainda[/QUOTE]

LOL :004:
 
Sem ser para DR só podes escolher ou a X1600 ou a 7600GO, n adianta estar a fazer comparações ridiculas com outras gráficas.
Quando sai uma nova geração mobile costuma manter o consumo mas ter a performance da antiga high end.
Até agr as graficas da ATI contumam gastar menos bateria k as da Nvidia vamos ver com a 7600GO como se comporta.

Tb n sei k comparação é essa do A64 com o P-M, já k este compete com o Turion, mais uma "maravilha" desse site.
 
Back
Topo