Nvidia buys ULI

Zarolho

Power Member
GRAPHICS GIANT Nvidia has bought chipset maker ULI Electronics. Nvidia is paying $52 million US for Taiwanese firm ULI, with the deal subject to regulatory confirmation.
The CEO, Alex Kuo, will join Nvidia as the senior executive of its chipset business in Asia. Nvidia said it will carry on selling existing products for the time being.
ATI is likely to be gobsmacked about this transaction

http://www.theinquirer.net/?article=28331
 
E pufff ... fez-se o Chocapic. Mais uma machadada na ATI.
Como ponto positivo, teremos boards NForce melhores, ou pelo menos assim se espera.
 
Bem não acho que seja um grande entrave para a ATI
De momento estavam a resolver os problemas dos chipsets deles com a SB da ULI mas isso era temporário
Para a nvidia provelmente a ideia é libertar mais recursos na "base" para o core deles.
 
Não há problema. Eles vêm à Chipidea e compram chips na boa! :D We rule. Isto provavelmente poderá é significar a médio longo prazo uma redução nos preços das nforce... ou não!
 
Algo para pensar: o que vai acontecer às boards ATI com chipset Uli que já estão na rua ?? Vão começar a pagar royalties à NVidia ?? :lol:
 
A nvidia quer monopolizar o mercado... e isso não é nada bom....

greven disse:
Não há problema. Eles vêm à Chipidea e compram chips na boa! :D We rule. Isto provavelmente poderá é significar a médio longo prazo uma redução nos preços das nforce... ou não!

Nunca nada vida :P vão é aumentar.....
 
Assim que o negócio for aprovado duvido que existam SB ULI pin compatible com ATI por muto tempo. A ATI terá que se desenrascar sozinha e produzir uma SB de topo (como é suposto ser a SB600). A nvidia assim obriga-os a esticar mais os orçamentos de R&D, etc... enfim dá-lhes um apertãozinho. A nvidia por seu lado fica mais folgada.
No global não deve mudar assim grande coisa mas é uma boa jogada por aprte da nvidia.
 
Estou bastante surpreendido mas vendo bem as coisas é mais uma boa jogada por parta da nVidia. Junta os conhecimentos dos engenheiros da ULI ao seu pessoal e ainda lixa a ATI.

Só 52 milhões de dolares? Então quem ganha-se o euromilhões podia comprar uma empresa como a ULI e ainda lhe sobravam bastantes trocos. :D
 
Mas que raio, é destas coisas que fico lixado......a ULI agora que se estava a lançar e bem no mercado, puff....lá foi para o tanas....ainda por cima com esta comprar não estou nada a ver novos chips melhores......

Podem vir, mas como este que tinha varias vertente para o futuro ( ad-ons para as placas ) não estou a ver a nvidea a fazer isso.

Só resta saber quantos chips as marcas de boards compraram para mostrar ao mundo como este ***** "eram" bons.....pois duvido que continuem, pois fazem guerra com os chip da ATI e Nvidea.

O mal da ULI foi aposto a falta de recursos, pois não estavam a dar conta do recado para tantos pedidos de *****.

Será que os chinocas vão abrir nova fabrica e produzir novo *****???
 
sempre gostei da Ali Uli ...

e pronto os chipsets Nvidia vão ficar ainda melhores ...


52 milhoes parece me pouco mas eles tmb não deviam andar nas melhores condições ... os empregados de certeza que não estão a chorar ....


a Ati ainda se pode virar para a Via para um Sb :D lol

alias a nvidia foi tudo menos parva comprou a Uli antes que o seu ultimo chipset começasse a ganhar fama e a pegar ... depois ai ja não compravam por 52 mil ... digo eu ...lol
 
Última edição:
A Uli estava mesmo a pedir uma compra, estava com poucos resultados mas tem muitos produtos bons a entrar agora no mercado, tinha um valor muito baixo para o trabalho que estão agora a desenvolver...

Não percebo porque raio a ATi já não a tinha comprado, se precisavam duma SB compravam logo a Uli.

É desta que o nForce vai deixar de ter problemas?
 
ptzs disse:
.....Não percebo porque raio a ATi já não a tinha comprado, se precisavam duma SB compravam logo a Uli.

Realmente a ATI deixou-se antecipar... tinha comprado a ULi e podia começar a lutar a sério no mercado dos *****'s
 
Desde que utilizem o trabalho feito pela ULI nos ultimos tempos (excelente diga-se de passagem).....

se for para comprar e c*g*r então isso é que é pior eh
 
Mais uma a ser absorvida...e logo agora que a ULI estava a apresentar boas soluções.
Isto vai empobrecer as escolhas para o consumidor e a concorrencia, e isto não é bom.
Com sorte começamos a ver algumas das soluções da ULI em produtos nvidia, tal como o 1695.
 
Esta compra pouco ou nenhum impacto terá nos mercados ocidentais.

A Uli/Ali é especialista em produtos low-cost, vendidos a países asiáticos e sul-americanos.
Há uns dias existiram umas movimentações e "warnings" de certas instituições em relação a uma possível compra de terceiros por parte da Nvidia, pois um aviso à SEC desta indicava que eles estariam a acumular provisões (acumular dinheiro fresco para investir).

Agora que iriam comprar a Uli, e aínda por cima por relativamente tão pouco dinheiro, foi uma surpresa.

Jogada muito inteligente.
Agora até podem produzir chipset's com o nome Nforce para o mercado Ultra-Low Cost, e logo na mesma Foundry que a ATI usa para as suas GPU's low-end (92xx, X300, X600, X1300, etc), a UMC.
Isto para não falar em retirar a "bengala" das southbridge ATI ;)

The saying in Taiwan goes something like this - "There are three Taiwanese chipset manufacturers (ULi, SiS and VIA) and only one of them is making any money - ULi."

ULi's business is profitable because they are only providing South Bridges and as such, they can piggy-back off of ATI's marketing by providing South Bridges to OEMs interested in using ATI's Radeon Xpress 200 chipsets. Unfortunately for ULi, this isn't a very good long-term business plan as there will come a day when ATI's own South Bridges are perfected.

ULi is therefore trying to make their way into the high-end chipset market, but with NVIDIA and Intel as the chief competitors there, it will be an uphill battle. Many manufacturers expressed interest in ULi, but we will have to wait and see to find out if it actually translates into a viable competitor.

in Anandtech, 13 de Junho de 2005
 
Última edição:
Tambem penso que não deverá haver um impacto negativo por aí além na concorrência do mercado dos chipsets dado que a ULI tinha pouca projecção no mercado. Isto só vai obrigar a ATI a apressar o aperfeiçoamento das suas SB, já que presumo que deverá haver um contrato de fornecimento das SB's entre ATI e ULI que tem que ser respeitado e que garante alguma quantidade de SB's e à ATI ganhar algum tempo.

Se olharmos para a aquisição da 3dfx pela nVidia, percebe-se que esta não deitou a perder todo o know-how e potencial humano da primeira. Há aqui pessoal que pode detalhar mais em pormenor que tecnologias a nVidia soube aproveitar com essa aquisição e que implementou nos seus GPU's, mas o que me vem mais depressa à ideia é mesmo o SLI.
Penso que aqui se deverá passar algo semelhante e com frutos de qualidade desta fusão. Como disse o blastarr, isto vai permitir à nVidia colocar chipsets no mercado ultra-low-cost, pelo poderemos passar a ter chipsets ULI, bem jeitosos, "remarcados" pela nVidia, cujo nome tem bastante mais aceitação e credibilidade no mercado.

Penso que isto é só positivo, não vejo nada de negativo.

Smart move nVidia.
 
Blastarr, acho que é importante os "conhecimentos" que a Nvidia adquire com isto.
assim como foi importante a compra da 3dfx, que, apesar de não ter uma grande quota de mercado, era uma fonte importante.
 
Back
Topo