Nvidia buys ULI

Apesar de a noticia se focar muito na relação Ati -> ULi, acho que é mais importante para a nVidia o ganho de algum mercado low end e o licensiamento de ***** low end para Intel sem custos no proximo ano (vi a noticia à uns dias, mas não encontro o link).
 
Última edição:
Koncaman disse:
Blastarr, acho que é importante os "conhecimentos" que a Nvidia adquire com isto.
assim como foi importante a compra da 3dfx, que, apesar de não ter uma grande quota de mercado, era uma fonte importante.

Sim, isso não hajam dúvidas.

Para começar, ganha logo um Centro de Design e Engenharia em Taiwan (até aqui estava tudo concentrado na Califórnia), com todas as patentes tecnológicas e equipas de engenheiros especializadas que lá existem.
Isto permite ter uma relação mais directa com a importantíssima indústria local de semicondutores, a qual nunca é de desdenhar.
Ganha conhecimentos e relações de negócios com muitos fornecedores de componentes para chipset's gráficos e de motherboard's.

Com a 3dfx (a NV pagou 70 milhões, mas apenas 1 milhão foi em dinheiro "vivo", o resto foi em opções de compra e acções nominativas), a empresa ganhou, mais do que apenas o SLI, a equipa de engenheiros que desenvolveu as várias gerações de chipset's nForce, com o sucesso conhecido.
Ganhou aínda muitas e importantes patentes e propriedade intelectual pioneira em 3D (quer da 3dfx, quer da Gigapixel, quer mesmo algumas da Quantum3D).



Mas neste caso, eu acho que a razão foi outra e não tem absolutamente nada a ver com a eliminação de um concorrente (Uli) e prejudicar outro (ATI).
Aliás, creio mesmo que isto vai é beneficiar o consumidor final. Porquê ?



O panorama actual das GPU's está marcado pela falta de concorrência... nas Foundry's (as empresas que produzem "de facto" os desenhos de chips de outras que não possuem fábricas, como a ATI, a Nvidia, a VIA, a SiS, etc).

Quase todos os chips mid-to-high vêm da TSMC, a qual, em virtude do seu enorme peso na indústria, se permite cobrar preços exorbitantes por cada chip fabricado.

Isto afecta quem quer vender chips para o mercado low-end, pois as margens de lucro emagrecem significativamente e torna-se pouco rentável vender chips para esse segmento de mercado, daí a aposta da Nvidia no High-end, nos últimos tempos, como forma de contrabalançar esse efeito.



A "Uli" era um caso especial. Nasceu da "Ali" (Acer Labs Inc.), mais uma das muitas subsidiárias do grupo Acer (outra é mais conhecida por BENQ, nos painéis LCD...).

Apesar de ser relativamente pequena, tem uma particularidade importante:
Tem relações privilegiadas com uma outra divisão autónoma do grupo Acer, a United Microelectronics Corporation, ou UMC), que, não por acaso, é a segunda maior Foundry de Taiwan, e a grande rival da TSMC.

A grande competitividade a nível de preços dos chipset's Mobile e Desktop Low-End da ATI, por exemplo, advinha de poder fabricar o low-end na UMC e o high-end na TSMC, obrigando a TSMC a fazer "descontos" no que cobrava à ATI.


Quando a Nvidia teve problemas há uns anos com o processo 130nm na TSMC (levando ao desastre FX 5800 Ultra), virou-se para a IBM, mas foi mais como solução de recurso, pois fabricar numa fábrica americana (New York) custa sempre muito mais do que na China ou em Taiwan, é inquestionável.
A TSMC acabou por ganhar de novo contratos com a Nvidia mais tarde, mas já a série Geforce 6800 tinha sido lançada à meses, e nunca cortou muito os preços, pois as relações entre ambas "esfriaram" e a TSMC sabia que a alternativa IBM era simplesmente demasiado cara.

Agora, com a compra da Uli, não só ganham o que disse acima, como ganham uma alternativa de fabrico para produtos mais baratos (UMC), pressionando a TSMC a baixar preços, or else...


Como curiosidade, cerca de 20% da TSMC pertencem à Philips, of all people, lol.


Em jeito de remate, isto é muito semelhante aos "golpes" a que a Dell dá à Intel de vez em quando, ameaçando com a alternativa AMD, para obrigar a Intel a baixar os preços, ou a aumentar os descontos "especiais".
 
http://anandtech.com/cpuchipsets/showdoc.aspx?i=2642

In conversations with ATI this morning, they emphasized that 90% of their chipset business consists of products using both ATI Northbridge and Southbridge products, mainly in the OEM and Notebook/Mobile market. This business will not be impacted. For those manufacturers using the ULi South Bridge, Patti Mikula, ATI Public Relations states: "ULi has committed to ATI and the manufacturers that the supply of ULi chips will not be interrupted."

Other sources in the industry indicate that ATI has added resources to the SB600 development teams since it was known that ULi ownership could change hands, and that ATI has been pushing internally for an earlier release of SB600. Industry sources also indicate they were not aware of any technology exchange agreements between ULi and ATi that could become embarrassing with nVidia as the new ULi owner.

nVidia emphasizes that the acquisition of ULi adds significant Engineering Resources to the chipset/MCP development team. Bryan del Rizzo, NVIDIA Public Relations, commented: "ULi has significant presence in Taiwan, China, and the Asian market. That was attractive to NVIDIA. ULi also has a Taiwan Design Center. As a US Company, the addition of a Taiwan Design Center will be an asset to nVidia."

Quanto á ULi esta com uma implementaçao muito pequena, mas os últimos produtos deles parececiam muito bons.
Talvez com esta entrada da ATI nos ***** tenha obrigado a Nvidia a fazer esta compra e certamente que as proximas Nforce virao com melhorias significativas.
A ATI ja se tinha precavido disto e acelerou a SB600 e parece confiante quanto há nova southbrige.

Vamos ver, mas o socket M2 vai juntar todas as novas melhores tecnologias da ATI e da Nvidia em concorrencia e vamos ter por ai boards muito melhores que as actuais.
Observando rapidamente no socket M2:
ATI - Northbrige com suporte 2x 16 lanes PCI-E e southbrige SB600.
NVIDIA - 2 x 16 lanes reformulado (estilo o da ATI e nao o actual que nao é um 2x 16 lanes puro) e southbrige Nvidida+ULi
 
Última edição:
InterTwined disse:
E ainda estão para sair algumas... pelo menos a Abit UL8 Pro, a primeira com o excelente chipset uli1697.

http://www.anandtech.com/cpuchipsets/showdoc.aspx?i=2641&p=1

Excelente?
Tás a medir bem as tuas palavras?
Eu já tive uma Abit KU8 com esse tal chipset e foi a pior coisa que me apareceu á frente!
Cheia de bugs, certas funções da board que não funcionavam, não clockava nada, etc.

ULI1697 não presta definitivamente!
 
profesr_KARAMBA disse:
Excelente?
Tás a medir bem as tuas palavras?
Eu já tive uma Abit KU8 com esse tal chipset e foi a pior coisa que me apareceu á frente!
Cheia de bugs, certas funções da board que não funcionavam, não clockava nada, etc.

ULI1697 não presta definitivamente!
Depende. Muito provavelmente tinham software/drivers muito rasca e northbrige muito fraquinhas.

Mas se vires a Southbrige da ULi nas maos da ATI e agora neste caso da Nvidia as coisas ja saem mais perfeitas.
Uma prova é a junçao da northbrige ATI + southbrige ULi que faz frente ao Nforce4 e de que maneira.....
 
profesr_KARAMBA disse:
Excelente?
Tás a medir bem as tuas palavras?
Eu já tive uma Abit KU8 com esse tal chipset e foi a pior coisa que me apareceu á frente!
Cheia de bugs, certas funções da board que não funcionavam, não clockava nada, etc.

ULI1697 não presta definitivamente!

não é o que consta de quem tem usado esse chipset.
se a board é ma, a culpa será mais provavelmente da abit que do chipset em si (em todo o caso, as bios novas devem resolver alguns problemas, bem como drivers mais maduros), ha pessoal com a solução da asrock e não tenho tido conhecimento de problemas.

também ha sempre a hipotese da culpa ser do utilizador...

Blastar essa situação no fundo não é culpa de ninguém, mas não deixa de ser uma ironia do destino... :p
(mesmo assim, os southbridges não devem passar a trazer o logo da Nvidia :D)
 
Última edição:
DJ_PAPA disse:
E nao vai ser a unica.
A ABIT, a MSI e uma proxima DFI vao ter uma soluçao igual á da Asus. :007: :007:

Só se for para as Infinity (low-end), porque a RDX200 usa chips da ATI...

De qualquer maneira, essas todas juntas não fazem frente à Asus em vendas, especialmente a Abit e a DFI, que são pequenos fabricantes tier-two.
 
blastarr disse:
Só se for para as Infinity (low-end), porque a RDX200 usa chips da ATI...

De qualquer maneira, essas todas juntas não fazem frente à Asus em vendas, especialmente a Abit e a DFI, que são pequenos fabricantes tier-two.
Por acaso a DFI nao tem la nada, mas axo que iam lançar qq coisa nova.....
Lista das boards certeficadas:
http://www.ati.com/products/certified/sapphire-mb.html

Asus, MSI, Saphire, Tul, etc tao todas a usar a southbrige da ULi, agora Nvidia. A ULi é que nao tem capacidade de produçao para isto tudo, pq as soluçoes com north+south da ATI encontram-se á venda á ja bastante tempo.
 
blastarr disse:
Só se for para as Infinity (low-end), porque a RDX200 usa chips da ATI...

De qualquer maneira, essas todas juntas não fazem frente à Asus em vendas, especialmente a Abit e a DFI, que são pequenos fabricantes tier-two.


A DFI usa o SB da ATI no modelo actual, mas creio que já prometeu um modelo com o ULI(daí ele dizer proxima DFI), visto os probs mais que evidentes do SB da ATI, falta de sata2, performance USB2.0 mt pobre etc... coisa que o ULI colmata provisoriamente até sair a nova versão do SB da ATI(SB600) que só para o inicio do ano que vem está pronto.
 
Última edição:
DJ_PAPA disse:
Por acaso a DFI nao tem la nada, mas axo que iam lançar qq coisa nova.....
Lista das boards certeficadas:
http://www.ati.com/products/certified/sapphire-mb.html

Asus, MSI, Saphire, Tul, etc tao todas a usar a southbrige da ULi, agora Nvidia. A ULi é que nao tem capacidade de produçao para isto tudo, pq as soluçoes com north+south da ATI encontram-se á venda á ja bastante tempo.

A Uli não tem produção, é fabless, como a ATI e a Nvidia.

Como disse uns posts mais acima, a vantagem da Uli é ter relações fortes com a UMC, que fabrica sobretudo chips low-end, para além de a Uli desenhar apenas Southbridges ou "chipset's" completos single chip, logo, muito menos complexos.
 
Koncaman disse:
mas não era o SB da ati que tinha grandes performances a nivel de discos rigidos?
Nao era a southbrige da ATI, mas sim o chip da Silicon Image que permitia SATA/RAID que estava extremamente bem implementado nas boards ATI e que pulverizava qq southbrige da Nvidia ou da ULi com sata/raid ou qq implementaçao do mesmo chip da silicon image nas boards Nvidia.

btw, a Asus ja é mesmo bastante vendida la fora, pelo menos a olhar pro preço e features:
http://labs.anandtech.com/products.php?cfilter=35&mfilter=13
Nao deve demorar muito mais a chegar a PT....
 
DJ_PAPA disse:
Nao era a southbrige da ATI, mas sim o chip da Silicon Image que permitia SATA/RAID que estava extremamente bem implementado nas boards ATI e que pulverizava qq southbrige da Nvidia ou da ULi com sata/raid ou qq implementaçao do mesmo chip da silicon image nas boards Nvidia.

btw, a Asus ja é mesmo bastante vendida la fora, pelo menos a olhar pro preço e features:
http://labs.anandtech.com/products.php?cfilter=35&mfilter=13
Nao deve demorar muito mais a chegar a PT....

Sim, mas os problemas de USB 2.0 e Ethernet continuam...
 
Koncaman disse:
mas o chip da silicon image não usa o bus pci?
de qualquer modo, fazia parte das soluções com sb ati, não era?

8081.png


8087.png

http://www.anandtech.com/mb/showdoc.aspx?i=2481&p=13

For disk storage - IDE, SATA, or SATA 2 (with the Sil3132) - the Sapphire ATI delivers outstanding storage performance.

btw o controlador IDE da ATI tb ta extremamente bem implementado.

A mim nao eram esses "problemas" do USB2.0 e Ethernet que me faziam comprar a board ou nao. Axo que esta performance no storage compensaria esses problemas (se é que é possivel dizer isto).
 
Afinal sempre se confirmou a info que me tinham dado no outro dia. :002:

hehehe ... já posso dizer que tenho 2 mobos NVidia agora. :D

A NF2 e a Magik1.

blastarr ... olha que a NVidia bem que andava á procura mesmo era do centro de pesquisa da acer labs em taiwan e os seus lindos chipsets ... :D

A seguir talvez comprem a Creative pra irem buscar os chips de som.:002:

Por outro lado a BenQ arrebanhou a siemens.mobile aqui há uns tempos, e tambem já "ouvi dizer" quer a Philips "queria" a BenQ. por isso não se admirem de q.q. dia ser tudo da mesma empresa.

EDIT: blastarr e DJ_PAPA ... epá ... criem umas treads ATI VS NV no geral ... que é pra se ler tudo no mesmo topico. :D
 
Back
Topo