Gráfica Nvidia cancela planos para a GTS 240

Websync

Banido
A Nvidia voltou atrás no lançamento das placas gráficas GeForce GTS 240. Custos de fabrico e posicionamento das novas placas no mercado terão estado na origem deste cancelamento.
De acordo com um e-mail confidencial a que o site DailyTech teve acesso, a Nvidia voltou atrás na sua decisão de vender as antigas placas gráficas GeForce 9800 GT com o novo nome GeForce GTS 240. Esta não seria a primeira vez que a Nvidia está no centro de uma controvérsia deste género.
A GeForce 9800 GT de 65 nanómetros, usava o mesmo chip G92 que a 8800 GT, e tinha as mesmas especificações. Uma mudança do processo de fabrico do chip G92 para os 55 nm resultou no processador gráfico G92b, que a Nvidia usou, igualmente, na 9800 GTX+ – que, mais tarde, mudou de nome e deu origem à GTX 280M, apesar de não usar um processador gráfico GT200.
Estas mudanças de nome dão origem a produtos que só aparentemente são placas gráficas diferentes e de nova geração, e que causam confusão nos consumidores. Segundo vários sites de tecnologia, a Nvidia tem perdido dinheiro com a actual geração de placas gráficas baseadas no GPU GT200, porque este é demasiado grande e complexo, o que dá origem a custos de fabrico elevados.
Esta é uma das razões por que a Nvidia tem usado a geração anterior de GPU (a série G92) para lançar novos produtos, que na verdade, mais não são que actualizações de marketing de tecnologias já existentes no mercado. A empresa também tem tido dificuldades em competir com a rival AMD, no campo dos preços, local onde a família Radeon HD 4800 tem sido bastante competitiva.
Em http://exameinformatica.clix.pt/noticias/hardware/1001946.html
 
Parece que foram também os parceiros que andaram a pressionar a barriguda nvidia a não o fazer. Quer dizer, já se torna ridículo tanto rebranding.
Mas julgo que será mau para a nvidia, já que é no segmento da GTS 240 e inferiores que a empresa vende mais chips...
 
Back
Topo