1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Nvidia compra AGEIA

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por blastarr, 4 de Fevereiro de 2008. (Respostas: 179; Visualizações: 10921)

1. blastarr

blastarr Power Member

Confirma-se o rumor de há umas semanas:

http://www.nvidia.com/object/io_1202161567170.html

Assim, a compra da Havok pela Intel é completamente ultrapassada pela Nvidia, pois ganham as patentes de software e o SDK da AGEIA (usado em PC's e nas actuais consolas), bem como os desenhos das suas Physics Processing Units já no mercado.

Última edição: 4 de Fevereiro de 2008
  2. muddymind

muddymind 1st Folding then Sex

HAHA! Lindo! Agora tou para ver é como vai ficar a AMD no meio desta história toda... só espero que a nvidia não crie outro glide e que ao menos que venda licenças para o uso da api...

3. Make.Love

Make.Love Banido

mas existem utilidade futura na tecnologia Physics Processing Units criada pela AGEIA? (nao estou a ser ironico)

4. Passarinhuu

Passarinhuu Folding Member

Integração nos produtos da nVidia. Se a AMD quiser concorrer no mercado da física vai ter que correr para desenvolver um produto ao nível da Ageia e integra-lo nas suas graficas.

5. DJ_PAPA

DJ_PAPA Power Member

Depois a Intel usa o Havock, a Nvidia Ageia e a ATI outro motor proprietário e tens uma salgalhada no mercado.

Pelo comunicado o interesse é subretudo no pararel computing solutions GPGPU:
    http://en.wikipedia.org/wiki/GPGPU

Integrar a Ageia numa placa grafica implicava colocar la o core da placa da Ageia + ram que é usada pela Ageia + todos os componentes da placa da Ageia.

6. Make.Love

Make.Love Banido

ai é que está a minha duvida... tem assim tanta qualidade o trabalho desenvolvido pela Ageia?

7. muddymind

O que é muito improvável... É que para além de criar a api (que não é assim tão rápido quanto isso) teria de convencer as software houses a usá-la...

A única hipótese da AMD é pagar royalties à nvidia para usar a API da aegia (que de certa forma também iria dar mais força a esta API para que se torna-se standard e ganhar terreno relativamente ao HavocFX).
    []

8. skinnie

skinnie Power Member

porque dizes para não criar um glide?
    Tenho bem saudades do meu rico glide...

9. TeclasBoy

TeclasBoy [email protected] Member

atao nao era a ati k ia comprar a ageia?!??????

10. PacChild

PacChild Power Member

estas duas juntas.. vai secalhar haver um saltito a nivel de graficos e fisica....

11. muddymind

O teu rico glide que apenas funcava com placas 3dfx e eu com a minha fantástica riva tnt ficava a chuchar no dedo... É verdade que uns anos depois saíram uns binarios glide que emulavam o glide através de opengl mas lá está... anos depois :P

12. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

eu posso estar como o marcelo, mas... "isto do processamento de fisica em placas especializadas, não vai a lado nenhum"... e daqui a uns tempos vêm os gatos edorentos ca do sitio pegar nesta frase...

espero que a nvidia consiga rentabilizar de alguma forma a aquisição, mas não creio que o processamento de fisica seja, ou deva ser de facto uma preocupação premente para as produtoras de jogos.

não sei, mas no mercado dos jogos, parece que tem andado tudo a evoluir aos trambulhões, eventualmente devido a uma evolução identica por parte das placas graficas.

nada fica decentemente optimizado, os drivers são uma miseria, as potencialidades do hardware são mal exploradas, o consumo de energia é galopante... os jogos mais exigentes precisam de patches por tudo e por nada... enfim, ha uma serie de coisas que estão mal (algumas de forma quase inaceitavel) e é um bocado decepcionante olhar para isto tudo, e pensar que eventualmente, a partir de agora a nvidia vai impingir o processamento especializado de fisica aos produtores...

e se assim for, é um trunfo para a nvidia face à ATI... pelo menos no ("are you)high"-end ... mas a que custo?

13. muddymind

A casa nunca teve devidamente arrumada... A situação que referes sempre foi assim...

Lembro-me perfeitamente da altura quando os jogos tinham binarios dedicados para 3dfx, powervr, matrox e riva128zx... aquilo sim é que precisava de arrumar a casa...

Quando chegou por volta das geforce2 quando o T&L começou a ser amplamente usado pela concurrencia a coisa estabilizou um pouco mas quando começou a surgir a história dos pixel shaders e afins a coisa ficou outravez torta com jogos mal optimizados e drivers que ai jesus (geforceFX que nem sequer cumpria devidamente as especificações do PS2.0 por exemplo)... Agora começou esta história do DX10 e fisica e afins que não é mais q a continuação do mesmo...

14. Crusher

Crusher Power Member

Com esta compra talvez isto ganhe outro significado para quem produz jogos... será que o John Carmack muda de opinião? :D

15. muddymind

não seria a primeira vez... basta ver o barrete que ele enfiou com o id tech 4 (doom 3)

16. kiling

kiling [email protected] Member

Eu tenho uma grande preferencia por jogos de simulaçao ferroviaria, o ultimo que ja saiu suporta a fisica da ageia, mas ainda assim qual e o ganho a nivel visivel na realidade produzida que ganho ao gastar 200€ +/- numa placa destas e que nao estou a ver... ver as ervinhas junto a linha a "abanar mais"... fumo do diesel com fartura...??!! ja vi coisas mt realistas em Dx 7.0 so nao tinha shaders e coisas que agora nos levam ao dx9 (10.x). A realidade produz-se imitando a realidade na funçao das coisas comparadas com o comportamento real das mesmas, e acho eu que depende da programaçao usada.

Agora nao pode ser generalizada a todo um tipo de placas, recorrendo ao processador?! Ja vamos nos quad core... nem que fosse 1 nucleo responsavel pela fisica acho que ainda sobravam 3 para o jogo ;)

17. skinnie

skinnie Power Member

essa era a parte má....isso é verdade..talvez seja por isso que as voodoos eram tão especiais..

18. mascarilha

mascarilha I folded Myself

nao viste as vendas ???

a menos que metam "processador" ageia integrado nas graficas nvidia (o que nao e assim tao facil) , mas confesso foi coisa k nunca me despertou mta atençao , no entanto se conseguirem integrar ageia nas graficas é sempre bem vindo claro!!

cumps

19. Unrealer

Unrealer Power Member

Lindo?! lol
    não deves estar a ver a perspectiva do que pode acontecer ou então "cagas" dinheiro, para não te preocupar que possa não haver concorrência à nvidia.

20. Crusher

Crusher Power Member

Verdade. Há muitas coisas que são possíveis com hardware mais antigo, mas não têm a mesma eficiência de hardware mais actual.

Salto enorme de qualidade a meu ver foi com o DX8. Depois saíram algumas placas marcantes como a Radeon 9700Pro e a GeForce 8800GTX.

Partilhar esta Página