Gráfica Nvidia drivers overhead

@Torak podes fazer resumo para quem não pode ver o vídeo de momento?

Em CPUs mais antigos também se nota o overhead das drivers da nVidia.
Infelizmente, apenas mostraram o teste a 1080p. Também fizeram o teste a 1440p, mas apenas está disponível para membros Patreon e FootPlane.

Também testaram alguns jogos com DX12 vs DX11 e DX11 vs Vulkan.
Em DX12 a AMD está melhor do que a nVidia. Em Vulkan a nVidia está melhor.
 
Em CPUs mais antigos também se nota o overhead das drivers da nVidia.
Infelizmente, apenas mostraram o teste a 1080p. Também fizeram o teste a 1440p, mas apenas está disponível para membros Patreon e FootPlane.

Também testaram alguns jogos com DX12 vs DX11 e DX11 vs Vulkan.
Em DX12 a AMD está melhor do que a nVidia. Em Vulkan a nVidia está melhor.

O Overhead acontece em todos os Gpu's da Nvidia, ou só nos Ampere?
 
Isso não tem a ver com a nova feature do Windows 10 de usar Scheduler por Hardware?

Eles testaram isso num dos vídeos anteriores e não notaram qualquer diferença.

É mesmo uma diferença entre ter um scheduler por software que cai em cima do CPU, ou ter por hardware no GPU.
 
Ou seja:
- O overhead depende largamente do jogo
- o Overhead do lado na nVidia tem pouca diferença do existente com AMD nos jogos "piores"
- O overhead é aénas visivelsignificativo em configuraçoes desiquilibradas.

Ou seja, no fim de tudo, o efeito pratico de as nVidia terem um pouco mais de overhead é praticamente nulo
 
epa não é bem assim...
no segmento gama media-alta e alta pouca diferença faz....porque quem compra essa placas tem a partida CPUs potentes....

agora nas gamas media e inferiores onde a partida o pessoal tem cpus de game media baixa pode fazer toda a diferença... é que aqueles 20% de carga extra que os drivers da nVidia causam no cpu, nesses casos pode fazer a diferença entre conseguir uma boa experiencia de jogo ou não.....

e se tiveres em conta que a maioria dos utlizadores compra cpus e placas de game media.... se a malta começar a tomar consciencia que nessas situações as placas da amd tem um desempenho consideravelmente superior, pode dar um rombo no principal mercado em termos de vendas de graficas...
 
agora nas gamas media e inferiores onde a partida o pessoal tem cpus de game media baixa pode fazer toda a diferença... é que aqueles 20% de carga extra que os drivers da nVidia causam no cpu, nesses casos pode fazer a diferença entre conseguir uma boa experiencia de jogo ou não.....

Onde é que estás a ver esses 20% de diferença na gama média ??
( e o R5 1400, mesmo na altura que saiu, aquilo era mais para o gama baixa que média, mas ok.. )
 
quando disse 20% não me referia a fps...referia-me a 20% de carga extra no CPU!!!
Agora dependendo do jogo e do cpu pode levar a determinada diferença de performace....mas basicante cpus de gama media para baixo coeçam logo a sofrer do sintoma
 
É óbvio que imensa malta aguenta o cpu durante vários anos e só vai actualizando a gráfica. Os resultados são mais que óbvios para quem quer ver, e só não é mais tema de discussão porque sinceramente com o que se passa hoje em dia isto não interessa muito. Mas também é tema muito específico, só 1% se tanto é que repara neste pormenor ou pormaior.
 
Última edição pelo moderador:
Sinceramente eu com o wd_legion estou a sofrer claramente de overhead.
O r5 3600 não toma conta do recado e não consigo ter o jogo a 60fps durante o free roam em algumas zonas da cidade, o gpu usage cai por terra, os gráficos do hwunboxed são muito giros mas apenas tem em conta o benchmark tool, o jogo em free roam é muito mais pesado no cpu.

Conheço quem tenha rdna2 com o mesmo cpu que eu e não tem problemas em manter os 60.

Até ver é apenas um jogo que tenho problemas mas a continuar assim a tendencia vai ser para crescer.

É se relembrar que sinto isto com uma mera GTX 1650 super.

Sinto me injustiçado, enquanto tive amd era a amd que tinha overhead alto em dx11, agora que troco para a NVIDIA e os jogos são maioritariamente dx12 tenho de sofrer com o overhead da NVIDIA, irra!
 
pois...e muita malta optou por esse cpu, porque era senso comum que 6 cores para jogos era mais que bom....ninguem tava a contar que akeles 2 cores a menos, especialmente em placas nvidia poderiam vir a fazer diferença mais cedo do que se pensava...

ai esta se ja se soubesse disto tu terias sido um dos casos que teria optado por grafica AMD...pois mesmo que teoricamente inferior...na tua situação e como teu cpu iria andar bem melhor
 
O 3600 não é um CPU fraco. Mesmo em jogos, apenas perde para um 8700K, por menos de 5%.
É um dos CPUs mais vendidos dos últimos tempos, por isso esta questão das drivers da nVidia vai afectar muita gente.
Aliás, formos a ver no Steam, a maioria das pessoas ainda anda com um CPU de 6 núcleos ou menos.
4 núcleos são 42% e 6 núcleos são 29%.
 
Sempre ouvi dizer que a Nvidia tinha melhores drivers que a AMD e era uma das razões que muitos escolhiam nvidia. Afinal vai-se a ver puxam muito mais pelo cpu
 
A questão não é ser piores ou melhores... Está maneira de os drivers dividirem a carga pelos vários cores do cpu foi uma inovação bastante interessante por parte da nvidia e que trouxe bastante benificios, numa altura em que a maioria dos jogos não usava nem metade dos cores disponíveis...

A única coisa que para mim a nvidia falhou foi não prever que nesta geração os jogos iam começar a ser cada vez mais pesados a nível de CPU e que em PCs de gama média continuar a ter placas que dependessem do cpu para driver scheduler ao em vez de o mesmo ser feito pelo GPU...iria em algum jogos trazer cpu bottleneck bem mais depressa do que nas placas da concorrência
 
A questão não é ser piores ou melhores... Está maneira de os drivers dividirem a carga pelos vários cores do cpu foi uma inovação bastante interessante por parte da nvidia e que trouxe bastante benificios, numa altura em que a maioria dos jogos não usava nem metade dos cores disponíveis...

A única coisa que para mim a nvidia falhou foi não prever que nesta geração os jogos iam começar a ser cada vez mais pesados a nível de CPU e que em PCs de gama média continuar a ter placas que dependessem do cpu para driver scheduler ao em vez de o mesmo ser feito pelo GPU...iria em algum jogos trazer cpu bottleneck bem mais depressa do que nas placas da concorrência

Já se sabia há vários anos, que o DX12 iria ser o novo padrão em jogos. E a nVidia melhor do que qualquer outra pessoa.
O DX 12 já foi lançado há quase 6 anos, mas a adopção foi bastante lenta. Mas agora já estamos no ponto começa a ser a norma e o DX11 cada vez menos.
A nVidia estava a contar que o IPC e/ou velocidades dos CPUs continuasse a aumentar, disfarçando os problemas do trabalho extra que as drivers colocam sobre o CPU.
Mas a Intel estagnou no IPC durante meia década e a AMD só no ano passado é que conseguiu ultrapassar a Intel em IPC.
 
Back
Topo