Gráfica Nvidia drivers overhead

Boas @askan7

Pelo que vejo o 8400 e o 10100 estão ao mesmo nível apesar da diferença de cores, sendo que em produtividade perde em algumas situações e ganha em outras mas por uma margem de 5%. Em jogos o 10100 leva a taça por uma pequena margem. No dia a dia ninguém notaria diferença entre os dois. Isto com base em alguns sites diferentes. :)

Pessoalmente gosto dos gráficos da TPU. Não acho que seja suficiente para decidir a compra mas é um bom ponto de partida na minha opinião. As reviews deles são consistentes.

Reviews e testes a GPU sem dúvida, mas os testes aos cpus em jogos são muito maus.
A primeira coisa que notas quando fazes upgrade a um cpu é o jogo mais suave, por vezes mesmo com o mesmo frame rate médio, isto porque os 1% são muito mais altos, e tens mais recursos disponíveis para ligar com outras coisas em segundo plano, como manter o polling rate de um rato estável que afeta diretamente a suavidade que sentes no jogo, no entanto não afeta o frame rate.


Esses testes têm cpus quad core intel e six core sem HT melhores que um 3700x e 3900x, algo que está longe da verdade. Então em jogos mais recentes, que usam mais cpu, o jogo vai ser tudo menus suave com 4c/8t.
 
Tenho o 8400 + 1070 Ti e por acaso sou daqueles que ainda quer fazer primeiro um update ao Gpu e só depois ao resto do sistema.
Até porque quando fizer update ao Cpu, terá de vir acompanhado de update às Board e à Ram (já será DDR5). Logo, na maioria das vezes, fica bem mais barato fazer update só ao Gpu.

Aprendi uma cosia com isto. Quando chegar a altura de escolher o próximo Gpu, não poderei ver apenas qual tem mais potencia bruta, mas sim qual tem mais potencia em uso conjunto com um Cpu igual ao meu ou similar.

Neste momento, e devido a este overhead, enquanto mantiver o 8400, parece que a Amd sai favorecida.

CPU é daquelas coisas que não se deve poupar, é como dizes, é muito mais fácil e económico trocar de gpu do que cpu+board+ram. Se em vez do 8400 tivesses comprado um 8600k ou 8700k + ram decente hoje não estavas a pensar em fazer upgrade.

Eu se fosse a ti fazia era upgrade a tudo ao mesmo tempo. Um 8400+ ram 2666mhz não é suficiente para 144fps, mesmo com gráficos low e não importa a gráfica que lhe metas.
Muita gente pensa que para resoluções mais altas o cpu não é tão importante, porque também só olham para testes com gráficos em ultra.

Um cpu que dê 100fps a 1080p vai continuar a dar 100fps a 1440p e 4k.
 
CPU é daquelas coisas que não se deve poupar, é como dizes, é muito mais fácil e económico trocar de gpu do que cpu+board+ram. Se em vez do 8400 tivesses comprado um 8600k ou 8700k + ram decente hoje não estavas a pensar em fazer upgrade.

Eu se fosse a ti fazia era upgrade a tudo ao mesmo tempo. Um 8400+ ram 2666mhz não é suficiente para 144fps, mesmo com gráficos low e não importa a gráfica que lhe metas.
Muita gente pensa que para resoluções mais altas o cpu não é tão importante, porque também só olham para testes com gráficos em ultra.

Um cpu que dê 100fps a 1080p vai continuar a dar 100fps a 1440p e 4k.

Foi como expliquei, comprei o computador em 2018, estamos em 2021, não me vou por a fazer full updates de 3 em 3 anos. O problema de trocar o Cpu é que normalmente tem de se trocar Cpu + Board + Ram, logo vai existir tendência para adiar o maximo possivel.

Quando comprei o 8400, o 8700k estava caro pra caraças...

A minha ideia sempre foi comprar um Gpu novo e depois passado mais uns 2 anos, trocar então o Cpu + Board + Ram. Se não me engano, o DDR5 sai este ano e no próximo ano já deve estar ai em força, logo não fazia muito sentido fazer upgrade já este ano.

Seja como for, actualmente é para esquecer a compra de um Gpu.
 
@Ansatsu O DDR5 quando sair não deve ser grande coisa e vai ser MUITOOOO caro. Alder Lake vai suportar DDR4 e DDR5.

Para 1080p a 1070ti ainda está muito boa. Para 1440p com gráficos no médio também se safa bem. Eu na tua situação já tinha vendido isso e comprado um 5600x/5800x ou até um 10700k. Esquecer o 10600k, 6/12 vai ser o novo Intel 4/8 agora que as consolas vêm todas com bons cpus e 8/16.
 
Última edição:
Isso tem uma solução fácil, como nao ha gráficas ate ao final do ano, nao fazes upgrade ha 1070 Ti. Quando houver graficas ja ha os novos CPU's final do ano/inicio do próximo... simples.... :P.

Ontopic: Acho que estamos a impolar um bocado o problema, isto é mt mais notorio em jgs DX12, eu falo por mim só joguei 1 jogo DX12 e foi single player =)
Os jgs que jogo online sao tds antigos H1z1,league of legends, PUBG.

EDIT: Penso que a ideia será boards tipo B LGA 1700 devem sair com ddr4, e as Z ddr5 com a meoria registada ECC , em termos de controlador memoria nao sei como vai ser se vem num chipset na MB ou no CPU.
Mas nao me admirava que fosse DDR5 com controlador na Board para justificar os preços das Z690?

Um i5 10400F ja se arranja a 110€ novo, e boards B560 tb, quem tiver quad core's /ddr3 sim faca upgrade.
 
Última edição:
@Ansatsu O DDR5 quando sair não deve ser grande coisa e vai ser MUITOOOO caro. Alder Lake vai suportar DDR4 e DDR5.

Para os prazos que tenho na cabeça já deve ser na boa. Comprar novo Gpu em 2022 (se já existir stocks e houver nova arquitetura) e trocar de Cpu em 2024. Por essa altura o DDR5 já deve estar bem implementado e com timmings mais apertados.

Para 1080p a 1070ti ainda está muito boa.

Ainda está para sair o jogo a 1080p em que sinto limitações (tirando o WD Legion, mas esse jogo quandio saiu tinha serios problemas de optimização).

Eu na tua situação já tinha vendido isso e comprado um 5600x/5800x ou até um 10700k

10700K + board vai ficar nos 500€. Para fazer esse tipo de investimento, prefiro esperar.
 
Para os prazos que tenho na cabeça já deve ser na boa. Comprar novo Gpu em 2022 (se já existir stocks e houver nova arquitetura) e trocar de Cpu em 2024. Por essa altura o DDR5 já deve estar bem implementado e com timmings mais apertados.



Ainda está para sair o jogo a 1080p em que sinto limitações (tirando o WD Legion, mas esse jogo quandio saiu tinha serios problemas de optimização).



10700K + board vai ficar nos 500€. Para fazer esse tipo de investimento, prefiro esperar.

Aguentar 3 anos com um 8400 + ram 2666mhz :cwm3:
És forte.
 
Aguentar 3 anos com um 8400 + ram 2666mhz :cwm3:
És forte.

Tenho a Ram a 3200Mhz. Na altura comprei uma board z370.

PS: Não te esqueças que o meu tipo de jogos, é bastante diferente dos teus. Tu é mais jogos competitivos em que queres 120fps para cima :D

Para mim 60fps é suficiente. Acima disso é bonus.
 
Já pensei nisso muitas vezes, mas por algum motivo os preços nos usados continua tudo bastante caro. Parecem iPhones, não desvalorizam.

Grande verdade, estava a ver agora e estão a vender 8700k ao preço que eu comprei novo. E ninguém te garante que não foram usados com voltagens super elevadas em load pesados e já degradaram.

A não ser que o vendedor te mostre provas que o cpu faz X clocks a X voltagem estável num programa de testes pesado. (prime95, linpack xtreme, intel burntest).
 
Última edição:
E por favor, esqueçam esses gráficos do techpowerup para comprar cpus. E muito menos os gráficos em situação gpu bound, NÃO SE TESTA CPUs estando limitado pelo gpu resulta em testes inconsistentes.

O gpu nunca pode atingir 97-99% num teste ao cpu, caso contrário o teste está invalidado, com clocks dinâmicos e mais mil e uma coisas que podem causar inconsistência não percebo como podem testar cpus em situações gpu bound. É mais um teste de sorte + gpu do que cpu.

Aqueles graficos não sao para "comprar CPU's". São para ver a partir de que ponto o CPU deixa de estar a limitar a grafica; o ponto de passagem de CPU bound para GPU bound..
E nos que estão CPU bound, qual a perda de performance com os varios CPU's.
 
eu andei a ver aquilo tudo e fiquei um pouco sem entender no final..
Basicamente tenho um 8700 numa B360, com as memorias a 2666CL12 ou 13, e tenho uma 3080.
O objectivo é jogar a 3440x1440 (UW). Com isto, o CPU já não tem capacidade, e tenho de trocar, ou dado que a carga está toda praticante em cima da grafica, não há stress?
Tnx
 
eu andei a ver aquilo tudo e fiquei um pouco sem entender no final..
Basicamente tenho um 8700 numa B360, com as memorias a 2666CL12 ou 13, e tenho uma 3080.
O objectivo é jogar a 3440x1440 (UW). Com isto, o CPU já não tem capacidade, e tenho de trocar, ou dado que a carga está toda praticante em cima da grafica, não há stress?
Tnx

Não sei se viste o primeiro post, onde tem os vídeos todos a explicar estas coisas.
Mas na resolução que usas, não deverás ter problemas, pois estás mais limitado pelo GPU, do que pelas drivers e CPU.
 
Sim, já tinha visto, mas entendo que este tipo de situações será em cpus mais antigos e fracos e em baixas resoluções, onde os CPU's é que estrangulam as graficas (já fiz esta mesma experiencia com o meu cpu em baixa resolução, e este estava a 100% e a gráfica nos 30/40%).
Agora quando a situação é o inverso, não deve ser o problema, mas mesmo falta de capacidade de processamento gráfico, correcto?
 
Basicamente tenho um 8700 numa B360, com as memorias a 2666CL12 ou 13, e tenho uma 3080.

Vais estar limitado é pela Ram.

No 8400 que tenho, entre 2666 e 3200, existe jogos onde a diferença de framerate passa os 10fps. Até fiquei curioso para ver um comparativo entre o 8400 + Ram a 3200 e o 8700 (non k) + Ram a 2666. A diferença entre ambos deve cair em jogos.
 
Podes tentar aumentar a velocidade da ram. Entre um pouco de voltagem extra e um pouco de aumento dos timmings deve chegar aos 3200 sem problemas.
 
@Ansatsu , pois. lembro-me no inicio dos ryzen essa situação. Agora com intel, não sei :S
Consegues arranjar esse comparativo, para curiosidade? Na altura era para ter comprado Z370 (ou 90, nem sei) mas como não havia nada em Matx com Z, acabei por ir por esta Rog B360. As memorias são 3200cl16 mas como não "dá mais" de 2666, baixei os clocks disto, penso que está CL 12 ou 13, para "mitigar" a perda
 
Podes tentar aumentar a velocidade da ram. Entre um pouco de voltagem extra e um pouco de aumento dos timmings deve chegar aos 3200 sem problemas.

Precisava de uma board Z370 para o fazer. Com a B360 está limitado à velocidade stock que o 8700 suporta.

Consegues arranjar esse comparativo, para curiosidade?

Foi um video que vi há uns tempos, é uma questão de voltar a fazer a pesquisa.
 
Última edição:
Back
Topo