1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Nvidia e Intel aprontam novos chipsets

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por RavenMaster, 10 de Julho de 2005. (Respostas: 10; Visualizações: 1188)

  1. RavenMaster

    RavenMaster Power Member

    "A Nvidia e a Intel estão quase prontas para lançar os novos chipsets para plataformas Athlon 64 e Pentium D. A primeira novidade, que deverá chegar ao mercado no último trimestre, é o C51, da Nvidia, para chips soclet 939 da AMD. O chipset terá duas versões: uma básica e outra com vídeo on-board baseado no GeForce 6200 TC. As outras características incluem slot PCI-E x16, Serial ATA, memória DDR400 dual channel e Gigabit LAN.

    A Intel, por sua vez, prepara o i945GZ, com vídeo on-board GMA 950, previsto inicialmente para o início de 2006, mas que poderá ser lançado um pouco antes. O chipset terá três diferenças básicas em relação às versões i945P e i945G: barramento de 800 MHz em vez de 1.066 MHz, memória DDR2 single channel e a ausência da interface PCI-E x16 para placa de vídeo independente "



    by mail
     
  2. Rudzer

    Rudzer Power Member

    Alguem explica o que para alem de uma versão com gráficos on-board há de novo no C51?
     
  3. grandenaboverde

    grandenaboverde O Senhor dos Bolinhos

    novidades nenhumas, mas humm, se as boards com gráfica onboard sairem a bom preço, vai ser interessante.
     
  4. Zar0n

    Zar0n Power Member

    Deve suportar o "novo" SLI que n necessita de bridge
     
  5. Rudzer

    Rudzer Power Member

    Epá se for so isso duvido que isto mereça nome novo, quanto muito considerado uma nova revisão com duas ou tres extra features...

    digo eu.. :rolleyes:
     
  6. Zar0n

    Zar0n Power Member

    No fim do ano os A64 já usam DDR2, n sei se isso tb já será implementado, embora o controlador esteja on-chip podem aproveitar para lançar um novo ***** mais optimizado para essa situação.
     
  7. blastarr

    blastarr Power Member

    As diferenças são o chip gráfico integrado (mas só nos C51/54G, os D não têm) e o nºs de layers da motherboard, que é mais reduzido, permitindo preços mto mais baixos e capazes de competir com as soluções de baixo custo da VIA, SIS e ALi/ULi.
     
  8. SilveRRIng

    SilveRRIng Power Member

    Não era a Asus que ia lançar uma board (A8N32 SLI Premium) que usa este chipset, mas com a particularidade de ter dois PCIe x16. Não será essa umas das novidades ou tou a fazer confusão?
     
  9. Elrond

    Elrond To fold or to FOLD?

    bah...passo.
     
  10. blastarr

    blastarr Power Member

    Estás a fazer confusão.
    O A8N32-SLI Premium parece ser uma versão do chipset nForce Professional com um novo nome de código (C51D), adaptada para socket 939 desktop (o original é para Opteron socket 940), com a vantagem de ter 16 lanes PCIe reais para cada uma das gráficas, em vez de as dividir 8-8 pelos slots.
    Não sei se o novo controlador RAID da Silicon Image (Sil 3132R, SATA2) ou o chipset modificado já suportarão RAID 5 por hardware, ou se continua a ser por software (Sil 3114R) como nas A8N-SLI deluxe e premium.

    Acho que mudança ao nível das lanes PCIe para gráficas é meramente teórica, pois a performance é virtualmente idêntica com x8 ou x16.
    O que pode é alterar a disponibilidade de mais lanes para outros tipos de slots, como x1, x4 e x8, que certamente algum fabricante de mobos mais ousado vai explorar.
     
    Última edição: 11 de Julho de 2005
  11. leita0

    leita0 Power Member

    vamos ver se aprontam preços mais baixos :P
     

Partilhar esta Página