Nvidia e o Crossfire: mitos e realidade

Ansatsu disse:
É a realidade, na altura das Fx da nvidia e da serie 9xxx da ATI eu criticava a nvidia, a ATi enssa altura deu uam lição enorma à nvidia com uma placa mto mais forte e mto melhor.

O grosso do mercado nao é R520 based

Apesar de tudo, tens a ATI a meter no mercado (antes tarde que nunca) placas de media e baixa gama de uma qualidade superior/bastante superior aos produtos da concorrencia. Mesmo mais acima tens placas apeteciveis.

tens X800XL VS 6800GT
X800GT VS 6600GT
X800GTO VS ?? 6800XT? be real eheheh 300 Mhz de core com 700 de DDR1 eheheheh
E tens ainda a cereja no topo do bolo, a bela X800 GTO² que poderia eventualmente fazer frente a uma...6800GT? Ultra? o preço de ambas é brutalmente disparo, no entanto tens uma placa com a melhor qualidade/preço que anda ai e faz frente a quase tudo com "rotulo" Nvidia (7800 aparte obviamente)

And you say ATI sucks cuz...?

right

Quanto ao "copiar", a ATI iniciou-se nos 90nm, a Nvidia correu atrás, nao vejam o jogo só até ao meio campo, it works both ways

Nao defendo nenhuma das duas, até pq nao me pagam pra isso, mas penso que estao a fazer mal o filme. ATI high-end, melhores dias virão.
 
No momento em que a ATI lançar o R520, a Nvidia terá já um produto a 90nm no mercado (vê a thread sobre a 7800 Standard), Em termos de processo de fabrico, não há grandes diferenças, pois quem marca o ritmo é a TSMC (fabricante dos chips de ambas).
No passado, a TSMC atrasou-se com o 130nm, o que levou a Nvidia para a IBM durante uns tempos (FX 5700 Ultra, todas as versões 130nm das 6800, etc), mas agora é quase tudo TSMC, UMC, SMIC e Chartered Semi (participada da Philips, em Singapura).

Lembrem-se que estamos a falar da ATI e Nvidia, que só desenham os chips ("fabless").
Cabe aos acima citados fabricá-los, e às marcas fabricar os PCB's e o produto final para as placas vendidas nas lojas.

A 3Dfx cometeu o erro de interferir com a ordem natural das coisas e comprou um fabricante de placas (STB) que tinha uma fábrica no México, passando a fabricar os próprios produtos e deixando de lado os parceiros de Taiwan.
A empresa mudou subtilmente de nome (3dfx), desenhou umas embalagens verdadeiramente fabulosas (lembram-se das faces ?) e... descurou o investimento na tecnologia, o que levou ao take-over pela Nvidia. Curiosamente, a maior parte dos ex-3dfx da Nvidia foi trabalhar na Xbox e nos vários chipsets nForce (um sucesso, como toda a gente hoje sabe).
Até as placas vendidas com a marca própria da ATI são fabricadas pela Sapphire hoje em dia.

O que quero dizer é que, actualmente, ninguém está verdadeiramente à frente, pois dependem de um chip que começa a ser planeado com alguns anos de antecedência e da sua correcta implementação num fabricante externo, com a sua própria tecnologia que pode, ou não, ser compatível ou ter o mesmo ritmo da dos desenhadores de chips "fabless".
 
Acho esse comentário da Nvidia sobre o Crossfire mais uma forma de tentar convencer os indecisos, a comprar um 7800GT ou GTX, mais um dinheiro que se ganha, até sairem os produtos no mercado e se fizerem reviews em condições mantenho a minha esperança na ATI.
Quem viver verá.
 
Tripnotik disse:
O grosso do mercado nao é R520 based

Apesar de tudo, tens a ATI a meter no mercado (antes tarde que nunca) placas de media e baixa gama de uma qualidade superior/bastante superior aos produtos da concorrencia. Mesmo mais acima tens placas apeteciveis.

tens X800XL VS 6800GT
X800GT VS 6600GT
X800GTO VS ?? 6800XT? be real eheheh 300 Mhz de core com 700 de DDR1 eheheheh
E tens ainda a cereja no topo do bolo, a bela X800 GTO² que poderia eventualmente fazer frente a uma...6800GT? Ultra? o preço de ambas é brutalmente disparo, no entanto tens uma placa com a melhor qualidade/preço que anda ai e faz frente a quase tudo com "rotulo" Nvidia (7800 aparte obviamente)

And you say ATI sucks cuz...?

right

Quanto ao "copiar", a ATI iniciou-se nos 90nm, a Nvidia correu atrás, nao vejam o jogo só até ao meio campo, it works both ways

Nao defendo nenhuma das duas, até pq nao me pagam pra isso, mas penso que estao a fazer mal o filme. ATI high-end, melhores dias virão.

Uiii...

Temos X800XL vs 6800GT isso é para dizer o quê? Que a X800XL é superior? Keep dreaming...

A 6600GT anda a par com a X800GT que saiu o quê? 1 ano, 1 ano e meio depois?

X800GTO vs 6800? Esses clocks que deste são da 6800LE 300/350, esta é a placa a ter (6800LE) por 120€ tens quase a perfomance de uma 6800Ultra se tiveres sorte em desbloqueares todos os pipelines e vertex shaders, se não conseguires no minimo tens 12/6 o que já não é mau de todo, e sempre owna a 6600GT/ X800GT.

X800 GTO² a fazer frente à 6800GT/Ultra? Então está a dizer que esta placa é melhor que a X800XL e até mesmo a X850XT PE? <Sem comentários>

Tu é que estás a ver mal o filme, os exemplos que deste são para o mercado mid-end e mid-high-end, onde está o resto do mercado? Onde está uma placa que bata a 6200/6600 (low-end), onde está uma placa que bata a 7800GT? Onde está uma placa que bata a 7800GTX?

Acho que é evidente que a ATI está numa grande alhada...
 
[knap] disse:
Uiii...

Temos X800XL vs 6800GT isso é para dizer o quê? Que a X800XL é superior? Keep dreaming...

Hã??????? Pronto, já cá faltava um destes! A X800XL bate a 6800GT ou iguala-a em OGL e sempre foi mais barata!!! YOU keep dreaming.
Desculpem lá o off-topic, mas não há paciência para estes comentários...
 
[knap] disse:
Uiii...

Temos X800XL vs 6800GT isso é para dizer o quê? Que a X800XL é superior? Keep dreaming...

A 6600GT anda a par com a X800GT que saiu o quê? 1 ano, 1 ano e meio depois?

X800GTO vs 6800? Esses clocks que deste são da 6800LE 300/350, esta é a placa a ter (6800LE) por 120€ tens quase a perfomance de uma 6800Ultra se tiveres sorte em desbloqueares todos os pipelines e vertex shaders, se não conseguires no minimo tens 12/6 o que já não é mau de todo, e sempre owna a 6600GT/ X800GT.

X800 GTO² a fazer frente à 6800GT/Ultra? Então está a dizer que esta placa é melhor que a X800XL e até mesmo a X850XT PE? <Sem comentários>

Tu é que estás a ver mal o filme, os exemplos que deste são para o mercado mid-end e mid-high-end, onde está o resto do mercado? Onde está uma placa que bata a 6200/6600 (low-end), onde está uma placa que bata a 7800GT? Onde está uma placa que bata a 7800GTX?

Acho que é evidente que a ATI está numa grande alhada...

So para dizer que nas ultimas contas a ATI so com as X700 e uns dias de X800 conseguiu aumentar a cota de mercado mais 2%, so perdendo no high-end (sim, a 6600gt perdeu no mid-end com a X700. É incrivel mas é verdade)
Agora com as X800GT GTO e GTO2, de certeza que vao conseguir ainda alargar mais os números.
Nenhuma das 2 companhias tao numa grande alhada. Cada uma lança os seus produtos e tenta ter mais sucesso.

Aqui vem a velha historia do Intel sucka e AMD rula, mas a verdade é que a Intel continua a vender muito mais que a AMD, quaisqueres que sejam os CPU´s da Intel.
Abre o panfleto da Vobis e vês o Vobis Power gamer com uma X700pro e um P4 3.4ghz.

Eu nao vou discutir se o que la ta é vrd ou nao, pq axo que nao faz sentido comentar markting que so visa deitar abaixo a companhia ao lado. Ainda pra mais esse artigo é lançado 1 semana antes do lançamento oficial do Crossfire e 2 semanas antes da saida da nova geraçao da ATI.
Ja o podiam ter lançado há muito tempo e ai talvez fizesse mais sentido.
Claramente serve so para tentar fazer com que os indecisos se decidam ja antes de sair a concorrencia.

E nao se trata de ser biased. Trata-se de ter 2 dedos de testa.
Se calhar todos criticam os anuncios dos detergentes e os estudos da Microsoft sobre a concorrencia, mas agora axam que este artigo é lançado so com boas intençoes e é tudo verdade.
 
O problema dos perfis para permitir AFR, ter de possuir 2 placas idênticas e não permitir resoluções/refreshs altos são as principais limitações do CrossFire.

A nVidia só pôs o dedo na ferida.

É claro que isto é um exercicio exagerado e com algumas tretas, mas tem muita coisa que faz todo o sentido.
 
Temos X800XL vs 6800GT isso é para dizer o quê? Que a X800XL é superior? Keep dreaming...
keep dreaming? :confused:
A 6600GT anda a par com a X800GT que saiu o quê? 1 ano, 1 ano e meio depois?
a X800GT conta com os 256MB que com altas res faz a diferença que quiseres, a 6600GT chega a perder 20 FPS @ 1600x1200 4xAA 8xAF para a ATI. Again, o quando saiu nao me interessa, desde que seja melhor. Certamente nao iria comprar uma placa pq saiu o ano passado qd a X800GT está no mercado.
X800GTO vs 6800? Esses clocks que deste são da 6800LE 300/350, esta é a placa a ter (6800LE) por 120€ tens quase a perfomance de uma 6800Ultra se tiveres sorte em desbloqueares todos os pipelines e vertex shaders, se não conseguires no minimo tens 12/6 o que já não é mau de todo, e sempre owna a 6600GT/ X800GT.
Geforce 6800XT:
-Gpu NV42 a 300Mhz
-8 pixel pipelines
-4 unidades de vertex
-128 MB de DDR1 a 350Mhz
-Memoria 256 bit
-Pci-e e AGP

6800xt.jpg


ainda pensas da mesma forma?

12 pipes dizes tu ehehe (my turn) keep dreaming
X800 GTO² a fazer frente à 6800GT/Ultra? Então está a dizer que esta placa é melhor que a X800XL e até mesmo a X850XT PE? <Sem comentários>
Sim, estou. Da mesma forma que me indicaste, mal, que a 6800XT sempre "ownava" a 6600GT, da mesma forma que te digo que a 6800LE de 170 ou 180€ faz a performance de uma 6800GT ou la perto. Só nao sei onde querias chegar com o comentario. Terá isso sido alguma forma rarefeita de defender a Nvidia at all cost? nao sei, nao quero saber...
Tu é que estás a ver mal o filme, os exemplos que deste são para o mercado mid-end e mid-high-end, onde está o resto do mercado? Onde está uma placa que bata a 6200/6600 (low-end), onde está uma placa que bata a 7800GT? Onde está uma placa que bata a 7800GTX?

para 6200 tens a X550, nao há desculpa para nao adquirir a x550 qd o teu orçamento ronda os 60 70€, nem 6200, nem 6200TC, nada faz mais que a x550 dentro desse price range. Para a 6600, eu penso que a 6600 nao é proposta aceitavel, pq a valer cerca de 120€ é preferivel gastar mais 10, 15, 20 e comprar a GTO.

All in all, eu tenho a prespectiva certa do que se passa, há é pessoal que pensa que o mercado roda em torno das 7800. A ATI provavelmente nao conseguirá o sucesso que pretendia com as R520, mas dai a dizerem que sao isto e akilo, parem para pensar. Como ja disse antes, nao estou a defender nenhuma das duas, estou apenas a abrir os olhos a quem nao quer ver.

E por aqui me fico, neste forum sou mais espectador que participante activo, live and learn.

cumps
 
Tantas guerrinhas inúteis, quando daqui a um ou dois meses estas "GTO", "LE", "XT", "GT", etc, já estarão descontinuadas e substituidas por placas que são muito mais potentes, ao mesmo preço.
Get over it. Isto é só para limpar stocks de chips antigos da ATI e da Nvidia, nada mais. A 5900XT foi exactamente a mesma coisa.
 
Anda aí muita comparação de alhos com bogalhos. Comparem produtos que haja disponibilidade e acima de tudo do mesmo preço.

E já agora Tripnotik, tens 6800 de 12 pipes a 170€, essa XT é uma versão de 8 pipes recente que só deve aparecer nos integradores. A GTO não deixa de ser uma boa proposta para PCI-e, está é longe de ser o messias que pintas.
 
[knap] disse:
Uiii...

Temos X800XL vs 6800GT isso é para dizer o quê? Que a X800XL é superior? Keep dreaming...

Segundo a Xbitlabs e citando a sua conclusao:

The main choice is between the ATI RADEON X800 XL and the NVIDIA GeForce 6800 GT here. The RADEON X800 XL seems preferable from the point of view of speed as it delivers a higher performance in FSAA + anisotropic filtering modes, making good use of a more advanced memory controller than the one implemented in the GeForce 6800 GT. The advantage of ATI’s product is, however, smaller in the “pure speed” mode and it doesn’t support Shader Model 3.0. Thus, the performance and low power consumption of the RADEON X800 XL should be weighed against the wider functionality of the GeForce 6800 GT which also supports SLI technology, by the way.

So, the ATI RADEON X800 XL offers the highest performance among performance-mainstream solutions, but the NVIDIA GeForce 6800 GT features a better price/features ratio. The choice depends on your personal tastes.

http://www.xbitlabs.com/articles/video/display/2005-17gpu_44.html

Recomendo uma vista de olhos no resto do artigo. Embora tenha falta de algumas graficas, eles prometeram uma segunda versao com novas e mais graficas com testes em 30 jogos.
 
DJ PAPA

só é mais cego aquele não quer ver...

Sinceramente após tanto paper launch, tanto beta, tanta tanga da ATI o povo já começa a pensar que foi a ATI que escreveu a historia do Pedro e do Lobo...
 
Tripnotik disse:
keep dreaming? :confused:

Sim, keep dreaming. Como é que podes dizer que uma gráfica que perde em tudo o que é jogo OpenGL é melhor que outra? ATI é bom em D3D agora em OpenGL não se safa, ainda tem um grande caminho a percorrer.

Tripnotik disse:
a X800GT conta com os 256MB que com altas res faz a diferença que quiseres, a 6600GT chega a perder 20 FPS @ 1600x1200 4xAA 8xAF para a ATI. Again, o quando saiu nao me interessa, desde que seja melhor. Certamente nao iria comprar uma placa pq saiu o ano passado qd a X800GT está no mercado.

O que estava a tentar dizer com a 6600GT já ter muito mais tempo no mercado é que a ATI respondeu tardiamente e com uma resposta que deixa dúvidas acerca da superioridade, a X800GT não é a placa salvadora, ninguem vai mudar de uma 6600GT para a X800 GT. Ou vai?

Tripnotik disse:
Geforce 6800XT:
-Gpu NV42 a 300Mhz
-8 pixel pipelines
-4 unidades de vertex
-128 MB de DDR1 a 350Mhz
-Memoria 256 bit
-Pci-e e AGP

6800xt.jpg


ainda pensas da mesma forma?

12 pipes dizes tu ehehe (my turn) keep dreaming

Sim, estou. Da mesma forma que me indicaste, mal, que a 6800XT sempre "ownava" a 6600GT, da mesma forma que te digo que a 6800LE de 170 ou 180€ faz a performance de uma 6800GT ou la perto. Só nao sei onde querias chegar com o comentario. Terá isso sido alguma forma rarefeita de defender a Nvidia at all cost? nao sei, nao quero saber...

Essa 6800XT é uma 6800LE com core NV42 de resto é tudo igual.
A 6800LE faz a perfomance de uma 6800GT se desbloqueares todos os pipelines e vertex shaders e estiver overclockada. De origem com menos pipelines/vertex shaders e com menos velocidade de relógio não há milagres. Agora, não conheço nenhuma 6800LE que não tenha dado pelo menos para desbloquear 12 pipelines/6 vertex shaders o que a torna bastante mais rápida que uma 6600GT.

Agora isso de dizeres que a X800 GTO² é superior à X850XT PE é que não percebi, então o pessoal que anda a dar 500€ por estas placas anda todo enganado, quando por metade do preço tem uma placa superior! lol?

Tripnotik disse:
All in all, eu tenho a prespectiva certa do que se passa, há é pessoal que pensa que o mercado roda em torno das 7800. A ATI provavelmente nao conseguirá o sucesso que pretendia com as R520, mas dai a dizerem que sao isto e akilo, parem para pensar. Como ja disse antes, nao estou a defender nenhuma das duas, estou apenas a abrir os olhos a quem nao quer ver.

E por aqui me fico, neste forum sou mais espectador que participante activo, live and learn.

cumps

A 7800GTX pode não ser a placa que mais vende dentro da gama, mas é o porta-estandarte, a perfomance desta placa é que vai fazer vendar as outras 7-Series de mid e low-end. Lembras-te na altura das ATI 9XXX quando se venderam bastantes 9600STD/Pro/XT à custa da boa perfomance da 9800Pro/XT na altura? Acho que está tudo dito.

Fiquem bem :)
 
Nvidia explica Crossfire

A nVidia fez uma apresentação em slides a explicar o Corssfire.

CrossfireTruth-1_small.jpg


CrossfireTruth-2_small.jpg


CrossfireTruth-5_small.jpg


CrossfireTruth-9_small.jpg


CrossfireTruth-8_small.jpg


CrossfireTruth-13_small.jpg




Podem ver a apresentação toda aqui

Isto faz-me lembrar o jogo de Bingo que a ATI distribuiu durante uma conferencia da Nvidia aos convidados no inicio do ano: Bs Bingo ( BS quer dizer BullShit = Tretas)

http://www.theinquirer.net/?article=20980
 
Última edição:
Back
Topo