Nvidia Enthusiast System Architecture

blastarr

Power Member


A Nvidia acaba de apresentar uma nova tecnologia para monitorização e "programação" das condições térmicas de um PC, baseado num dispositivo de hardware que funciona ligado ao bus USB.

É um open standard, o que significa independência do sistema operativo e independência do fabricante (funciona com hardware non-Nvidia), e já tem o apoio de empresas como a HP, Dell, Asus, Gigabyte, MSI, entre muitas outras.








Mais informação e aplicações prácticas, aqui:

http://www.anandtech.com/casecoolingpsus/showdoc.aspx?i=3145&p=1
 
Suporta ***** antigos? nForce 4? :)

EDIT: Li hardware non-nVidia, ou seja em principio funciona. :)

EDIT 2: Vi o artigo na Anand, isto é uma especie de nTune mas mais avançado? É que o nTune é uma bosta fumegante, não funciona correctamente na minha Expert.
 
Última edição:
Suporta ***** antigos? nForce 4? :)

EDIT: Li hardware non-nVidia, ou seja em principio funciona. :)

Bom, funciona em modo de funcionalidade reduzida (semelhante ao nTune) porque não tem o apoio do hardware que é antigo e não tem o tal dispositivo USB.


O objectivo deste projecto é que a especificação (já submetida ao organismo que rege o standard USB para aprovação e integração na spec geral) susbtitua os antigos chips de monitorização de características fixas e limitadas que aínda são montados nas motherboards (e se limitam a monitorizar apenas e só a motherboard) por dispositivos baseados em USB que são programáveis (seja por software dedicado no OS, seja por firmware -como mostra o roadmap até 2009-) e estendem o seu controlo a todos os dispositivos compatíveis (placas gráficas, fontes de alimentação, motherboards, sistemas de cooling e análise térmica, voltagens, overclocking, etc).

Tal como hoje em dia aparecem pop-ups com uma foto a indicar o problema sempre que o driver da Nvidia detecta que uma placa gráfica com alimentação externa tem o cabo de 6pin desligado e reduz as velocidades da mesma até que o fornecimento de energia seja re-estabelecido, também este sistema fará o mesmo por todo um PC (mas com a vantagem de funcionar em qualquer sistema operativo e ser extensível a outros componentes através de módulos de software/firmware e plug-ins).

Também tem a vantagem de contornar completamente a arcaica BIOS e mesmo a relativa "rigidez" da nova spec UEFI/EFI.
 
Última edição:
Got it :) Parece-me uma boa ideia, ter de usar 4 programas, um para monitorizar as temps, outro pra alterar a voltagem do CPU, outro pra OC na gráfica, outro para timmings das memorias... é chato:P
 
mais uma boa cobertura aqui: http://www.bit-tech.net/hardware/2007/11/05/enthusiast_system_architecture_preview/1

1.jpg


2.jpg
 
Back
Topo