Nvidia G100 scheduled for Q1 2008

mascarilha

I folded Myself
Nvidia G100 scheduled for Q1 2008

The next generation chip


Nvidia is working hard on two chips. The next one in line is G90, just a shrinked version of G80 while the next real chip is codenamed G100.


We dont know much details but we know that it is expected in Q1 2008 roughly a year from now it all goes well. This is the chip to compete AMD's R700.

cumps
 
Última edição:
a correr bem,..

vamos ver se não se deparam depois com alguns dos problemas que afligiram a AMD nesta geração..

nomeadamente o pcb/mems

A ATI já é a 2ª vez seguida que se deparam com esse problema. R520 que se atrasou eternamente... e agora o R600 igualmente.

E a Nvidia sempre a lançar placas fortes antes do tempo... Por isso acho que com a G100 não vai ser diferente.


Isto tb é tudo uma questão de nomes. Para mim isso seria, G81 e G90.

A Nvidia prefere chamar-lhe G90 e G100. Talvez questões de markting.



Assim sendo, dá a ideia que a Nvidia lançou uma geração cá para fora sem concorrência nenhuma, G80.
E agora vai lançar a G90, que vai ter a concorrência da R600.
 
A ATI já é a 2ª vez seguida que se deparam com esse problema. R520 que se atrasou eternamente... e agora o R600 igualmente.

E a Nvidia sempre a lançar placas fortes antes do tempo... Por isso acho que com a G100 não vai ser diferente.


Isto tb é tudo uma questão de nomes. Para mim isso seria, G81 e G90.

A Nvidia prefere chamar-lhe G90 e G100. Talvez questões de markting.



Assim sendo, dá a ideia que a Nvidia lançou uma geração cá para fora sem concorrência nenhuma, G80.
E agora vai lançar a G90, que vai ter a concorrência da R600.

E a nVidia ja teve problemas com as Geforce FX. E não teve tantos problemas na passagem para 90nm porque nao se tratava de um chip totalmente novo ma sim de um shrink do G70 para G71, ao contrario da mudança R480 para R520
 
A ATI já é a 2ª vez seguida que se deparam com esse problema. R520 que se atrasou eternamente... e agora o R600 igualmente.

E a Nvidia sempre a lançar placas fortes antes do tempo... Por isso acho que com a G100 não vai ser diferente.


Isto tb é tudo uma questão de nomes. Para mim isso seria, G81 e G90.

A Nvidia prefere chamar-lhe G90 e G100. Talvez questões de markting.



Assim sendo, dá a ideia que a Nvidia lançou uma geração cá para fora sem concorrência nenhuma, G80.
E agora vai lançar a G90, que vai ter a concorrência da R600.


No R520 acho que era mesmo bugs no chip !!! agora parece ser mais ao nível do PCB/buses...
porque , aparentemente tudo indica que o chip R600 per si, está pronto á muito tempo..

Exacto..
G90 - r600
G100 - R700/R650.. não sei se a R700 tá cá fora no Q1 de 2008.. talvez uns 6 meses depois..

dá a ideia que a AMD, igual aos cpu's vai passar a andar 6 meses atrasada do seu mais directo adversário
 
E a nVidia ja teve problemas com as Geforce FX. E não teve tantos problemas na passagem para 90nm porque nao se tratava de um chip totalmente novo ma sim de um shrink do G70 para G71, ao contrario da mudança R480 para R520

Tacticas... E resultou na perfeição ;)

Tanto que saiu o R520 a 90nm.. e a Nvidia lança uma 7800 512 a 110nm mais potente...


Com a G80 igualmente... Nova tecnologias dx10, uma placa o dobro mais potente que as anteriores topos de gama... E sozinha no mercado sem concorrência.

Agora sai a R600 e a Nvidia lança a G90.
 
Tacticas... E resultou na perfeição ;)

Tanto que saiu o R520 a 90nm.. e a Nvidia lança uma 7800 512 a 110nm mais potente...


Com a G80 igualmente... Nova tecnologias dx10, uma placa o dobro mais potente que as anteriores topos de gama... E sozinha no mercado sem concorrência.

Agora sai a R600 e a Nvidia lança a G90.


ora bem..Dados adquiridos até agora = ponto da situação..

Gama FX = pior coisa alguma vez inventada

7800 110nm = ou ligeiramente inferior que a R520... atenção..

G80 sozinha no mercado é certíssimo...

G90 no fundo sempre será a verdadeira concorrente da R600..mesmo processo de fabrico..80nm.. clocks mais elevados em relação á g80, ficando ela por ela com os supostos clocks da R600.
poderá trazer gddr4... fica depois apenas a questão do Bus... que pra mim será 384-bit na mesma.
512 bit's..é pra g100 !!

A luta irá ser , a meu ver, na implementação do core, e da maneira que cada empresa adoptou para ser Dx10 compilant..
 
G100 more details up

hader model 4.1


We managed to find a few more details about G100. The new Nvidia chip will be a facelift of a G80 architecture but it won't be the same.


It will have the support for DirectX 10.1 and Shader model 4.1. The only other big difference compared to G80 generation is the new VP3 Video processor 3 that should take care of Video and HD content.


We still don’t know the technology behind the chip but we heavily suspect 65 chip.

cumps
 
G100 supports Cuda 2

G100, an upcoming graphics core from NVIDIA, supposedly supports CUDA 2. CUDA, an acronym for "compute unified device architecture", allows programmers to offload complex mathematical functions onto the GPU for processing. It takes advantage of Unified Shaders for these mathematical calculations. This is a new way to do demanding science computer calculations, as a graphics chip is much faster than a CPU.

The differences between CUDA and CUDA 2 are to be seen. The G100 core is scheduled Q1 2008 and it might be even smaller than 65 nanometre.

Source: Fudzilla

cumps
 
Back
Topo