Nvidia G72

Zar0n disse:
Preços de lançamento são sempre ridículos seja qual for a nova placa High end.

E a Nvidia vai ter k trabalhar MUITO para bater uma eventual R580 de 32Pipes/GDDR4.


1º n se sabe como vai ser a R580, a R520 tb ia ser 32 pipes e veio apenas com metade deles.

2º Acho que a ATI é que vai ter de se esmerar, a começar já pelos preços.

3º Vem já ai a versão da 7800 a 90nm, com os mm 24 pipes mas com mto mais clock, isso basta para bater por larga vantagem a x1800XT, embora acredito que a ATI tb lance qualquer coisa cá para fora, i hope.

4º O primeiro Tape Out da G80 já foi feito, já está terminado esse chip, está agora em testes de produção e qualidade.
 
Última edição:
1- O ja ai vem do G72 é early 2006.

2- G80 bem podes esperar sentadinho.....

3- Quem domina os 90nm neste momento é a ATI, nao a Nvidia, por isso é de considerar melhores resultados por parte da ATI a nivel de fabrico. E ainda falta a arquitectura X ser aplicada que vai permitir menores custos e mais clocks na R520
 
kronos disse:
1- O ja ai vem do G72 é early 2006.

Deve coincidir com a disponibilidade das x1800xt em massa.

2- G80 bem podes esperar sentadinho.....

Claro. Tão cedo não se justifica lançar o G80. Mas dado que o tapeout bem sucedido, já foi à uns mesitos é provável que já esteja mais que preparado para sair. O tempo joga a favor da nvidia aqui.

3- Quem domina os 90nm neste momento é a ATI, nao a Nvidia, por isso é de considerar melhores resultados por parte da ATI a nivel de fabrico. E ainda falta a arquitectura X ser aplicada que vai permitir menores custos e mais clocks na R520

Quem domina os processos de fabrico é a fábrica, a TSMC. A questão é que a nVidia tem um arquitectura já madura, no G70, que tem que conjugar com o processo da fábrica. O problema da ATI tinha a ver com o desenho do seu chip, a nivel das camadas metálicas, que provocou o atraso do lançamento. Não conseguiam pôr o R520 a clockar às velocidades alvo da XT. Para a XL chegava, mas não podia ser esta a flagship, como é facil de concluir pelos benchs.

Que arquitectura X é essa?
 
ATi GPUs On 90nm X Architecture Soon


TSMC today announced that it is ready to accept 90nm X Architecture designs. The company has successfully qualified 90nm X Architecture design rules that can enable lower cost, higher performance and lower power designs. Earlier this year, ATI, Cadence and TSMC successfully produced the foundry industry’s first X Architecture device –– a high-performance, high-volume PCI-Express graphics processor. ATI implemented the device using the Cadence X Architecture design solution and manufactured it on TSMC’s 0.11-micron process. The design eliminated one metal layer, reducing the device’s die cost.
 
kronos disse:
ATi GPUs On 90nm X Architecture Soon


TSMC today announced that it is ready to accept 90nm X Architecture designs. The company has successfully qualified 90nm X Architecture design rules that can enable lower cost, higher performance and lower power designs. Earlier this year, ATI, Cadence and TSMC successfully produced the foundry industry’s first X Architecture device –– a high-performance, high-volume PCI-Express graphics processor. ATI implemented the device using the Cadence X Architecture design solution and manufactured it on TSMC’s 0.11-micron process. The design eliminated one metal layer, reducing the device’s die cost.

Tanta coisa e se calhar nem sabes o que significa "X-Architecture"...

E se esperas ver uma R580 com 32 pipes, é melhor esperares sentadinho mesmo.
Vejamos:

R520 - 16 pipes, 330 milhões de transístores, 90nm, dual-slot cooling
R580 - 32 pipes, 660 milhões de transístores, 90nm, quad-slot cooling ? lololol

Tal como a G72, a R580 será uma melhoria dos clocks, tal como as x850 o foram para a x800, a 9800 xt para a pro, a 9800 pro para a 9700 pro, etc, etc.
O processo será o mesmo, 90nm, TSMC.

E em relação à X-Architecture, a Nvidia é parceira da IBM, caso não saibas, pelo que tem acesso a coisas como Silicon-On-Insulator (SOI) e SSOI (Strained Silicon-On-Insulator).
 
Última edição:
Por acaso ate sei:
É um novo design de transistor que usa tranferencia de energia num angulo de 45 graus em vez dos 90 graus usados em todos os transistores tradicionais. Dai o nome "X".
 
kronos disse:
Por acaso ate sei:
É um novo design de transistor que usa tranferencia de energia num angulo de 45 graus em vez dos 90 graus usados em todos os transistores tradicionais. Dai o nome "X".

Transferência de energia ?
E eu que pensava que era desenhar os chips com "traces" (não os transístores) oblíquos para reduzir a perda de corrente eléctrica e conseguir meter mais transístores (de vários tipos, tri-gate, etc) no mesmo espaço...

Edit

The Cadence X Architecture design solution is the industry’s first physical design solution that enables the pervasive use of diagonal routes and employs the familiar netlist-to-GDSII flow. While leveraging Cadence’s industry-proven Manhattan implementation expertise, the solution draws on innovations in placement, routing, infrastructure and extraction technologies. Cadence X Architecture design solutions for TSMC’s 0.13-micron, 0.11-micron, and 90-nm processes are now available to customers.

in xinitiative.org

Nem é o que tu disseste, como vês, nem é exclusivo da ATI.
 
Última edição:
blastarr disse:
323 libras por uma XL ?

Então concerteza será bem melhor pagar 234 por uma 7800 GT, não achas ?
"OcUK GeForce 7800GT 256MB GDDR3 TV-Out/Dual DVI (PCI-Express) - Retail (GX-032-OK)"
http://www.*****/acatalog/7800_Series.html

Edit: Available now

Don't start flaming if you don't want to get burned... :P

Blastarr ... é só pra animar isto ... nem tenho Pc PCi-E ainda. :P

Era apenas resposta a estes 2 flammes:

Raptor disse:
Correcção, é quando as X1800XL chegarem a PT e quando as X1800XT aparecerem finalmente algures pelo Mundo fora! :D

Madril disse:
Earlier 2006 é kdo as X1800 chegam a PT ... por tanto :P

Mas enfim ... acho que me resigno a trazer uma 6800gt'zita pro axp2500+ (160 libras)

E deixo o upgrade ao PC pra quando sairem as r580 e g80.
 
Última edição:
Pois ... o meu anda ali há 1 ano encostado ... :)

Só faço o upgrade para PCI-E quando vierem prai o Vista e o osx.x86 em força. prai um a64 5000+ (baixo de gama pra altura?) e coisa e tal ...
 
sotavento disse:
Blastarr ... é só pra animar isto ... nem tenho Pc PCi-E ainda. :P

Era apenas resposta a estes 2 flammes:





Mas enfim ... acho que me resigno a trazer uma 6800gt'zita pro axp2500+ (160 libras)

E deixo o upgrade ao PC pra quando sairem as r580 e g80.


Não me acredito que as R580 vão competir com a G80, acredito sim que vá competir com a G75.

Para competir com a G80, vai ser uma futura R6xx, mas tb nunca se ouviu falar nada disso, por isso deve sair bem depois da G80, tal como esta serie saiu bem depois da G70.
 
Ansatsu disse:
Não me acredito que as R580 vão competir com a G80, acredito sim que vá competir com a G75.

Para competir com a G80, vai ser uma futura R6xx, mas tb nunca se ouviu falar nada disso, por isso deve sair bem depois da G80, tal como esta serie saiu bem depois da G70.

Sim é isso.
A R580 deve fazer entrada em incios de 2006 com 24 e 32 piplines juntamente com a G75 e 1 mes antes do lançamento do Windows Longhorn vao aparecer a G80 e a R600 com shaders unificados tipo o Xenos da Xbox360 e com suporte para o windows Grafics Fundation 2.0 e Direct_X 10.
 
LOL ... vosses dão-lhe forte na ervinha ... ou então são fanboys.

A x800xt.pe competiu com a 6800 ultra ...
A x850xt competiu com a 6800 ultra e com a 7800gtx ...
A x1800xt (se e qd sair) vai competir com as que tiverem á venda da NV na altura ... 7800gtx e gXX(??)

O "emparelhar" as placas dá sempre barracada ... saem qd saem e não qd a concorrencia faz dumping do produto novo.
 
precisamente, la se a x1800xt for feita para competir com a 7800gtx.. já vai muito atrasada, e se sair melhor.. sinceramente, não é motivo de orgulho nenhum "ah aah! a minha grafica lançada nao sei quantos meses depois faz mais 10 ou 20 fps que a tua.. toooma toooma..." as graficas são anunciadas na mesma altura sendo que são concorrentes.. a meu ver nem sempre ganha a que tem mais power.. mas sim a que sai primeiro, e nesta guerra 7800 vs x1800... a nvidia ja deu uma valente sova na ati :P claro, que assim que a x1800 sair, será a nova state of the art, e claro, terá que ter o seu mérito por isso.. não por ser melhor que a 7800 (que saiu a uns meses valentes) mas sim por ser a melhor da actualidade :)

é como em tudo.. se lançam muito tempo depois, so tem a obrigação de ser melhor :) eu como esta geração de gráficas não me interessa, vou rezar sim para que a próxima saia muitissimo boa, e no próximo verão logo vejo se alguma merece o meu dinheiro :P seja ati, seja nvidia, seja uma que apareça caida do céu... eu não ganho nada com elas, são elas que ganham comigo. Logo não tenho preferências
 
12

não se esqueçam que se a ATI tivesse lançado no mercado placas X1800XT com 0.11nm tinha-as lançado ao mesmo tempo da 7800GTX e em vez dos 16 teriam provavelmente os 24 pipes..

portanto..chill out... a ATI aopostou em antecipar-se á NVIDIA e entrar nos 0,9nm primeiro.. para poder ter a vantagem futura de amadurecimento do processo de fabrico antges da NVIDIA.. a NVIDIA apostou em ser conservadora e lançar a 7800GTX em 0,11nm um processo já bem estudado..

agora poderão vir a ter problemas com a G72... tapeouts.. vamos lá ver.. não começem já a dizer tá ai a G72 porque não tá.. é apenas esquemas em papeis.. tal como foi a ATI durante algum tempo.. esquemas em papeis..

quanto á G75 e R580.. serão apenas de 24 pipes apenas.. certamente.. ambas em 0,9nm..com low cost tecnhology..os novos cores ficam muito caros de produzir..portanto a próxima geraçãos erá apenas de redução de custos e optimização da actual G70 e R520.. o que vocês podem esperar de inovação, será a inclusão de prograbilidade extensiva para cálculos de física no GPU..sim senhor, ou pensam que a ATI ou NVIDIA vão deixar a AGEYA crescer sozinha no mercado..isso é que era bom.. vãom tentar logo dominar esse mercado.. a AGEYA nunca terá cota de mercado..em conferências de imprensa actuais os responsáveis da ÂTI afrimaram que a X1800XT já pode efectuar cálculos de física.. tem programabilidade para isso..embora reduzida..portanto é por ái que vão inveredar os fabricantes... até porque não é utro caminho lógico a não ser este.


depois a G80 e a R600, essas sim serão já uma viragem importantíssima, pois vão ser lançadas pouco antes do vista ou lonhghorn (não sei bem o nome definitivo que vai ter) e terão toda a tecnologia que estão a desenvolver para as novas consolas..shader e textils tudo unificado...
portanto os "pipes" poderão ser de 40 e tal.. e não 32...deixarão de haver bootlenecks como ter 12 shader pipes e 4 textel pipes.. portanto teremos bom desempenho em qualquer jogo pois a estrutura do GPU actuará como um ou outro dependendo da necessidade
 
Kursk_crash disse:
não se esqueçam que se a ATI tivesse lançado no mercado placas X1800XT com 0.11nm tinha-as lançado ao mesmo tempo da 7800GTX e em vez dos 16 teriam provavelmente os 24 pipes..

Se é assim, como explicas que a ATI, com 16 pipes, tem mais de 330 milhões de transístores, ao passo que a G70, com 24 pipes, tem apenas 302 milhões ?

A verdade é que o nº de pipes não tem nada a ver com a performance, pois estes são muito diferentes de uma arquitectura para a outra. Fala-se que a G70 a 90nm poderia comportar facilmente 600 milhões de transístores (32/48 pipes) mantendo a velocidade baixa, mas eu acredito mais em manter o nº de pipes e aumentar o clockspeed, pois é uma geração intermédia e a Nvidia já aumentou o nº de pipes da NV40 para a NV47, A.K.A., G70.
 
Última edição:
Kursk_crash disse:
portanto..chill out... a ATI aopostou em antecipar-se á NVIDIA e entrar nos 0,9nm primeiro.. para poder ter a vantagem futura de amadurecimento do processo de fabrico antges da NVIDIA.. a NVIDIA apostou em ser conservadora e lançar a 7800GTX em 0,11nm um processo já bem estudado..

agora poderão vir a ter problemas com a G72... tapeouts.. vamos lá ver.. não começem já a dizer tá ai a G72 porque não tá.. é apenas esquemas em papeis.. tal como foi a ATI durante algum tempo.. esquemas em papeis..

enganas-te, quando a NVIDIA pegar nos 0,9nm já o processo está amadurecido, os chips veem do mesmo lado, quem fabricou os chips ATI não vai cometer o mesmo erro quando fabricar para a NVIDIA
 
123

desculpa, mas quem te enganas és tu....!!!

os chips não vêm do mesmo lado não senhor.. a nvidia está mais ligada á IBM..pode optar por aí..

mas, o problema da ATI não foi a TMSC..foi o desenho do chip em si.. portanto não penses que a NVidia tem a papinha já feita e que tudo vai correr bem.. o design do chip é que comporta os problemas.. e portanto vamos ver a a nvidia se safa sem problemas de maior...

ou tavas á espera que a ATI andasse á frente..se lixasse e agora vinha a nvidia , e fazia 0,9nm na boa sem problemas nenhuns ??..nem pensar... o processo de fabrico tá aí.. agora a nvidia que desenhe um chip que seja fabricável !!!! que foi o que NÂO aconteceu com a ATI..complicações no design do chip que levaram a falhanços de fabrico, perda de wafers, atrasos e mais atrasos a redesenhar-lo...

eu acredito vivamente que a nvidia tem na mesma um caminho árduo pela frente para transitar para os 0,9nm.. não é um passeio no parque.. até porque eles nem quiseram tomar a iniciativa.
 
Última edição:
O problema foi mesmo arranjar maneira de o fabricante (TSMC) conseguir produzir num processo recente um chip cheio de problemas de calor e leakage com yelds decentes. Claro que a TSMC com a sua própria investigação e tecnologia ajuda. O lado mau é que, sem testar, um processo novo tem sempre problemas de juventude. A ATi ajudou, mas a TSMC manteve o "know-how".

A IBM para a nVidia foi uma excepção, uma hipótese remota que por acaso resultou bem.

O processo está amadurecido, o fabricante já está preparado, portanto o trabalho de casa está todo feito. Inventem outros problemas.
 
Back
Topo