Nvidia G80: info e rumores

Status
Fechado a novas mensagens.
SKATAN disse:
nemesis

parece me que ali nao fala em placas dx10 :) mas no api que o OS vai correr e como vai correr com placas dx9 e inferiores ;)

O titulo é "DirectX 10...and so it ends!"

O Aero Glass é o melhor a nivel de graficos e os requesitos anunciados é placa dx9. Depois há o Aero Express, to go, ....

Eles até podem mudar isso, mas quantas pessoas vão ter uma placa Dx10 no lançamento do vista?

Na minha opinião a noticia é sobre como as placas Dx10 vão correr software Dx9/8/7, mas como disse, preferia ver outra source da noticia. De preferencia com mais pormenores.
 
Nemesis11 disse:
O titulo é "DirectX 10...and so it ends!"

O Aero Glass é o melhor a nivel de graficos e os requesitos anunciados é placa dx9. Depois há o Aero Express, to go, ....

Eles até podem mudar isso, mas quantas pessoas vão ter uma placa Dx10 no lançamento do vista?

Na minha opinião a noticia é sobre como as placas Dx10 vão correr software Dx9/8/7, mas como disse, preferia ver outra source da noticia. De preferencia com mais pormenores.

As primeiras placas SM 4.0/DX10 devem aparecer na Computex 2006, como referi mais acima...;)

A fonte são apresentações da própria MS, durante a Professional Developers Conference 2005, parte das alterações são explicadas aqui, aqui, entre outras fontes.

Creio que a apresentação (formato Powerpoint) está aqui:
http://msdn.microsoft.com/directx/archives/pdc2005
 
blastarr disse:
Sim, mas pelo menos a layer de emulação não será tão severa para o sistema numa placa recente como vai ser numa placa de 2002...
Pois, mas ao menos nao esturrou 700 euros actualmente para daqui a uns meses acontecer isso.
Entretanto a 9700 deu para render o peixe durante 2/3 anos.
 
DJ_PAPA disse:
Pois, mas ao menos nao esturrou 700 euros actualmente para daqui a uns meses acontecer isso.
Entretanto a 9700 deu para render o peixe durante 2/3 anos.

Depende.
Se ele gosta de correr o Call of Duty 2 em modo DirectX 7 para ficar suficientemente jogável e não liga a gráficos, "rende".
Se quiser algo mais, já não "rende"...:P
 
No dia que eu precisar de comprar uma gráfica só para a treta do windows ter efeitos e maravilhas que é mesmo assim que se diz, vai cos porcos ainda mais de vez do que agora... Meu rico Xorg...
 
blastarr disse:
As primeiras placas SM 4.0/DX10 devem aparecer na Computex 2006, como referi mais acima...;)

+ de 99% do mercado não vai ter placas Dx10 quando aparecer o Vista.

blastarr disse:
A fonte são apresentações da própria MS, durante a Professional Developers Conference 2005, parte das alterações são explicadas aqui, aqui, entre outras fontes.

Creio que a apresentação (formato Powerpoint) está aqui:
http://msdn.microsoft.com/directx/archives/pdc2005

Onde é que falam em emulação?

Esses proprios artigos falam que o vista vem com o Dx9L, e já foi mais que referido que o Aero Glass precisa de uma placa Dx9.

[opinião pessoal]Se houver emulação, não acredito que seja das placas dx9/8/7, mas sim das Dx10, caso contrario duvido que a performance em 99% do mercado fosse aceitavel no Aero Glass em emulação.
Seria uma "boa maneira" de forçar as pessoas a comprar uma placa Dx10, mas as criticas iam chover em cima da MS.[/opinião pessoal]
 
SKATAN com os teus Tweaks ainda punhas aquilo a bombar numa Riva não ? :D

Epah eu concordo com o Nemesis, não tou a ver a Microsoft a lançar uma coisa que tenha mais "dificuldades" em correr em 99% das placas ou então tão mesmo a contar com uma evolução ainda mais rápida das gráficas...

(Cá para mim eles tão é a contar com os atrasos do próprio Windows, na altura k aquilo sair até a Matrox tem gráficas com DX11)
 
Nemesis11 disse:
+ de 99% do mercado não vai ter placas Dx10 quando aparecer o Vista.



Onde é que falam em emulação?

Esses proprios artigos falam que o vista vem com o Dx9L, e já foi mais que referido que o Aero Glass precisa de uma placa Dx9.

[opinião pessoal]Se houver emulação, não acredito que seja das placas dx9/8/7, mas sim das Dx10, caso contrario duvido que a performance em 99% do mercado fosse aceitavel no Aero Glass em emulação.
Seria uma "boa maneira" de forçar as pessoas a comprar uma placa Dx10, mas as criticas iam chover em cima da MS.[/opinião pessoal]

Ora, o DirectX diz respeito aos jogos.

Pensemos nisto:

Se o modo DirectX 9 e inferior ficar bloqueado a novos desenvolvimentos, os jogos para esse standard também não vão evoluir muito mais em termos de requisitos do sistema, tal como o DX7 ficou parado no tempo, sem shaders programáveis, mas aínda é suportado em jogos tão recentes como o CoD 2 (tem modo DX7 para shader-less e modo DX9 para cobrir as placas com shaders, mais recentes - o DX8 é considerado obsoleto-).

Com este DX10 é exactamente a mesma coisa.

O modo mais avançado será usado pelos jogos mais recentes, mas estes aínda devem vir com um modo "legacy" DX9 e inferior, menos exigente para o sistema caso este seja antigo.

E se é por causa do desktop, nem é por aí, pois aínda vão estar disponíveis os modos Aero To Go, Aero Express, etc, e mesmo um modo para aqueles PC's mesmo fracos a nível gráfico, aínda existe um modo igual ao do Windows 2000 ou Windows XP (sem o theme Luna).

Eu espero pelo DX10 com ansiedade, pois o DX9 obriga a depender em demasia de CPU's que já não conseguem acompanhar a velocidade das gráficas mais potentes (CPU limitation é cada vez mais comum em jogos).

P.S.: Emulação nunca seria totalmente por software, por isso é que eles falam em Wrapper's para DX9 e OpenGL.
 
blastarr disse:
...CoD 2 (tem modo DX7 para shader-less e modo DX9 para cobrir as placas com shaders, mais recentes - o DX8 é considerado obsoleto-).

Acho um dos maior problemas do jogo, eles com DX8 tinham (a meu ver que não entendo boi de programação de jogos) uma melhor relação Qualidade Gráfica/Performance...
 
God_Lx disse:
Acho um dos maior problemas do jogo, eles com DX8 tinham (a meu ver que não entendo boi de programação de jogos) uma melhor relação Qualidade Gráfica/Performance...

O problema do DX8 é que é muito difícil escrever programas de shaders, por causa da limitação do número de instruções.

No DX9 2.0 e 3.0 os shaders podem ser muito mais longos, logo, mais flexíveis e complexos em termos de output (sobetudo neste último modo 3.0).

Daí este compromisso no jogo: ter 0 shaders e boa qualidade + muitos shaders e excelente qualidade, vs ter a primeira e a segunda opcões, mas ter uma intermédia que obrigaria a reescrever todos os shaders para "caber" na spec DX8 e correr o risco de o jogo não ficar tão bom em DX9 (de modo a manter uma certa coerência entre os dois modos com shaders).

Foi por não acontecer isso anteriormente que jogos como o FarCry e outros não conseguiam ter um modo DX9 que se diferenciasse de forma tão notória do modo DX8, soluções de compromisso/tempo e complexidade de programação, etc.
 
Não me acredito que o suporte para placas directX 9 seja posto em segundo plano durante o lançamento do Vista.
Todo o mercado de integrados de base de gama andou a antecipar-se ao Vista no que toca ao suporte gráfico, e nisto falo do intel i915G, do unichrome nas VIA, no C51 com 6100/50 da nVidia e das X300 IGP da ATi.
Principalmente no caso do i915G, é um IGP que veio apenas com pixel shaders puramente para suportar a versão DX9 do Vista.


A Microsoft estaria a dar um tiro no pé se abandonasse um suporte nativo (sem emulação) para gpus DX9 quando saísse o Vista...
 
ToTTenTranz disse:
Não me acredito que o suporte para placas directX 9 seja posto em segundo plano durante o lançamento do Vista.
Todo o mercado de integrados de base de gama andou a antecipar-se ao Vista no que toca ao suporte gráfico, e nisto falo do intel i915G, do unichrome nas VIA, no C51 com 6100/50 da nVidia e das X300 IGP da ATi.
Principalmente no caso do i915G, é um IGP que veio apenas com pixel shaders puramente para suportar a versão DX9 do Vista.


A Microsoft estaria a dar um tiro no pé se abandonasse um suporte nativo (sem emulação) para gpus DX9 quando saísse o Vista...

Para isso é que existem os vários níveis gráficos (Glass, Express, To Go, Classic, etc)...

(o suporte de pixel shaders nos i915G é completamente ridículo, já são bastante lentos, mas aínda obrigam a passar por vertex shaders totalmente por software, lol)

Além disso, pensem no suporte DX9.
Afinal, hoje em dia não há qualquer off-loading do interface Windows XP para a placa gráfica (tirando o playback de vídeo) e aínda ninguém se lembrou de fazer queixa... Mesmo emulado, será mais rápido do que hoje.
 
Nvidia to introduce G80 graphics processor and SM 4.0 support in 2006

Nvidia provided some updates on its near-term product strategy at a conference with financial analysts. While the first half of next year will focus on introducing updates for the current GeForce 7 generation - including the 90 nm model G71 with up to 750 MHz core clock and the entry-level chips G72 and G73 - the successor of the 7800 will be commercially available sometime in the second half of 2006.

Not surprisingly, G80 will be tailored to run with Windows Vista and its Aero Glass functionality. The new graphics processor will transition to DirectX 10 and support Shader Model 4.0, Nvidia said. It was indicated that the current G7x generation will be available for some time, serving the entry-level and mainstream segment. G80 promises to bring a completely new processor architecture.

http://www.tgdaily.com/2005/12/07/nvidia_g80/

Lançamentos de topos de gama de 6 em 6 meses com aumentos de performance impressionantes olhando para a geraçao anterior....
Nao param :D
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo