Nvidia G80: info e rumores

Status
Fechado a novas mensagens.
Isto é um sinal da luta entre a nVidia e a ATI.
Foi impondo um ritmo de desenvolvimento e refresh de produto rapido que a nVidia derrotou a 3Dfx e ganhou o lugar de maior fabricante. O ritmo nesse tempo era de 6 meses (aproximadamente). Nos ultimos anos é que abrandou um pouco.

Parece que o alvo a abater é a Intel no segmento low-end. A Intel assim não tem descanso, nos processadores a AMD a morder-lhe os calcanhares e cada vez com mais força, e agora a ATI e nVidia estão cada vez mais determinadas a tirar-lhe quota de mercado.
 
Estranho como ninguém deu conta disto...:

http://www.nvidia.com/object/IO_26082.html
Catch NVIDIA at the Consumer Electronics Show 2006!

CES 2006: January 5-8 in Las Vegas, Nevada

Stop by the NVIDIA booth (#36200) located on the upper level of the Las Vegas Convention Center, South Hall. This year NVIDIA will showcase the latest technologies which enable users to experience an unparalleled High Definition experience – in PC games, video, and DVD playback.


O que se poderá espreitar por lá, segundo as "línguas afiadas"...:


-RSX

-G71 (high-end)

-G72 (low-end)

-G73 (mainstream)

-Forceware 90
 
"Ninguem" deu conta ??? ... é a TUA função meter as novidades NV aqui no forum ... "alguem" só mete as da concorrencia ... :002: :003: :002:

ena ena ... forçados 90 a caminho ... :D
 
Pode ser k melhorem com os 90... Ultimamente as drivers da nvidia têm me metido nojo... Um gajo dá 700€ por uma GTX 512mb e nem jogar Dungeon Siege2 pode, tem de meter uma Fx5200...

EDIT: Não foi o meu caso mas de um conhecido... Parece k o jogo tinha um problema com os drivers pra 7800GTX k n mostrava o chão...
 
sotavento disse:
"Ninguem" deu conta ??? ... é a TUA função meter as novidades NV aqui no forum ... "alguem" só mete as da concorrencia ... :002: :003: :002:

ena ena ... forçados 90 a caminho ... :D

Pá, já meti aqui notícias da ATI (X1300 e X1600 AGP, ou os nomes das versões das futuras X1900, por exemplo), se ninguém viu não tenho culpa...:D ;)

Os FW 90, segundo sei, serão os últimos a vir com a config. actual do painel das propriedades.

Como no Windows Vista é requerido um painel feito em .NET 2.0, como os Catalyst, existirá um "revamp" profundo no aspecto e no nome do mesmo para as G80/NV50.

Actualmente, apesar do aspecto bonitinho, muita gente prefere o look antigo nos Catalyst, por exemplo, pois o .NET framework aínda é algo lento em sistemas XP.
 
blastarr disse:
Pá, já meti aqui notícias da ATI (X1300 e X1600 AGP, ou os nomes das versões das futuras X1900, por exemplo), se ninguém viu não tenho culpa...:D ;)

Os FW 90, segundo sei, serão os últimos a vir com a config. actual do painel das propriedades.

Como no Windows Vista é requerido um painel feito em .NET 2.0, como os Catalyst, existirá um "revamp" profundo no aspecto e no nome do mesmo para as G80/NV50.

Actualmente, apesar do aspecto bonitinho, muita gente prefere o look antigo nos Catalyst, por exemplo, pois o .NET framework aínda é algo lento em sistemas XP.

Eu ainda uso o painel antigo, mas os ultimos drivers ja é tudo com o novo control center sem a opçao do antigo. Se calhar vou ter que intalar o .Net 1.1.....
 
Bom, o que se diz por aí (nota, a tradução não é famosa)...:

Nvidia G71

Frequency of gpu: 750mhz (podria to get to be from 800mhz)
Memories: K4J52324QC-BJ10 1.0ns @ 1.9ghz 256bits 512MB GDDR3
G71: 6 cores x 1quad 24 xs 4ps = pipes and 384 GFLOPS
(quase de certeza significa que os ROP's aumentam de 16 nas NV40/45 e G70, para 24, enquanto os pixel pipes aumentam de 24 para 32; suponho que os vertex shaders aumentem de 8 para 10, ou mesmo 12, para acompanhar a necessidade de aumentar o throughput)
Fill rate: 32*750 = 24.000m t/s

Update: g71 tendria pipes that processed 1,4 32 times which processes pipes of g70 thus arriving at “pipes” something as well as what this making ATI.
(suponho que isto significa que há mais pixel processors do que pipes completos, como na futura X1900, pelo que a comparação directa de um pipe da G71, com um pipe das "antigas" G70/NV4x não é possível)



On the other hand:

1 - FP16 Render Target MSAA Support: quality with ke processes the HDR

2 - Hardware FP16 --> RGBA: a type of multisampling antiaaliasing, which gives to understand that Nvidia podra to make HDR + Filters (ATI has it implemented)

3 - Hardware FP16 Tex Compression: compression of textures on fp16 already ke to put HDR + FSAA must consumes great a bandwidth


OpenEXR significativamente melhorado (HDR da Industrial Light & Magic -ILM-, mas com AA de alta qualidade) :bounce:
 
A mim parece-me bem. Ta bem equilibrada e nao vai dar vida facil á R580.

O HDR OpenExr é que era escusado. É demasiado lento e consome imensos recursos.
Existem outros tipos de HDR bem mais eficientes e que produzem o mesmo efeito.

So a parte dos pixel e pipes é que ainda esta muito incognita. Nao percebi se vai ter 32 pipes e 24 Rops ou 24 Rops/Pipes e 32 "pixel processors". lol ganda confusao....
 
jcgomes disse:
A mim parece-me bem. Ta bem equilibrada e nao vai dar vida facil á R580.

O HDR OpenExr é que era escusado. É demasiado lento e consome imensos recursos.
Existem outros tipos de HDR bem mais eficientes e que produzem o mesmo efeito.

So a parte dos pixel e pipes é que ainda esta muito incognita. Nao percebi se vai ter 32 pipes e 24 Rops ou 24 Rops/Pipes e 32 "pixel processors". lol ganda confusao....

A segunda parte esclarece as diferenças substanciais entre o HDR das 6xxx e 7800, e o HDR da G71, acho que está bem explícito no texto.

Quanto ao resto ser confuso, as letrinhas pequeninas são para ajudar (e eu avisei logo que a tradução era fraca)...:p
 
Humm, não me lembro bem, mas acho que foi um tipo que é distribuidor na Rússia e Europa de Leste, e que teve uma reunião com executivos da Nvidia para informar os parceiros comerciais na zona sobre as características dos novos produtos, preços, etc.
Standard procedure.

Ou foi no fórum do Slashdot, ou Beyond3D, ou NVnews, creio.
Procura por aí.

Como sempre, take this with a pinch of salt, não é nada oficial aínda, mas bate certo com aquilo que já li noutras notícias mais antigas.


Edit
A referência do módulo de memória GDDR3 existe, é este:
http://www.samsung.com/Products/Sem...ch.aspx?partnum=K4J52324QC&cd1=BJ10&x=11&y=10

Rated até 2.0Ghz, bate certo (a GTX 512 tb vinha com memórias rated 1800mhz, embora estivessem quase todas com clocks mais ou menos em torno dos 1700mhz)

Edit 2
Esta notícia já é de 5 de Dezembro, mas corrobora o uso deste módulo na "7900":
http://www.tweaktown.com/news/5315/nvidia_g71_7900_ultra_90nm_750mhz_real/
 
Última edição:
blastarr disse:
A segunda parte esclarece as diferenças substanciais entre o HDR das 6xxx e 7800, e o HDR da G71, acho que está bem explícito no texto.

Quanto ao resto ser confuso, as letrinhas pequeninas são para ajudar (e eu avisei logo que a tradução era fraca)...:p

Basicamente a G71 vai por as features que a ATI ja tem na serie X1K e que a Nvidia ainda nao possui. Nomeadamente AA+HDR e HQ AF. As ATI tb fazem 3 tipos de HDR e as 7xxx so fazem 1, por isso a G71 tb deve adicionar os outros tipo de HDR.

Mesmo assim continua-lhe a faltar uma componente parecida ao AVIVO.

O OpenEXR sucka. So o Farcry usou com resultados desastrosos na performance.

As specs parecem boas, mas ainda tao muito confusas.
 
DJ_PAPA disse:
Basicamente a G71 vai por as features que a ATI ja tem na serie X1K e que a Nvidia ainda nao possui. Nomeadamente AA+HDR e HQ AF. As ATI tb fazem 3 tipos de HDR e as 7xxx so fazem 1, por isso a G71 tb deve adicionar os outros tipo de HDR.

Mesmo assim continua-lhe a faltar uma componente parecida ao AVIVO.

O OpenEXR sucka. So o Farcry usou com resultados desastrosos na performance.

As specs parecem boas, mas ainda tao muito confusas.

Queres HDR com AA numa 6800 ou 7800, agora ?
Que tal o Farcry como exemplo ? É que saíu um novo patch...:

http://www.guru3d.com/newsitem.php?id=3451
 
Madril disse:
Ele disse até ah saida do Vista ... na disse k ia usar a 9700 com o vista :D

nem mais... estava a pensar meter uma 6800ultra/GT para ter melhor performance e SM3.0 e estou a ver que não vale a pena.... mais vale estar quieto....

já agora espera-se que a nvidia e/ou ati tenham placas AGP com DX10 ou até as 7600 versão AGP?
 
Grandes novidades:

Unlike the launch of its GeForce 7800 GTX, the current plan seems that NVIDIA will launch both the faster GTX and GT variants at the same time.

The flagship single-card product GeForce 7900 GTX is claimed to be a 32 pixel processor part with a core GPU frequency of 700/750 MHz, and should ship with 1.1ns graphics RAM clocked at 800/900MHz.

"with some simple math, the new part (GeForce 7900) would only have to run at circa 430MHz to roughly match the performance of the existing top line GeForce 7800 GTX 512". So even with NVIDIA's target core frequency of 700MHz, GeForce 7900 GTX seems set to be handing out some whipping.

The validity of this idle gossip was later confirmed after I pumped a humble partner for a little a bit of meat to go with my beans - the money-shot is that a 700MHz NVIDIA GeForce 7900 is currently coming in at circa 13,000 3DM2K5's on an AMD Athlon 64 FX 60 system (é um dual core a 2.6Ghz, não um single core a 2.8Ghz como o FX57, lembrem-se).

hexus.net
na CES.
 
Última edição:
blastarr disse:
Grandes novidades:



hexus.net
na CES.

Eu li esse artigo foi por aqui:
http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?t=84577&page=2

E pelo que têm dito esse gaijo ja tava a regar um bocado......
wow, that artical makes the inquirer look credible
lol, I'm thinking wtf that guy is smoking....

(not about the rumours, but the whole adult stuff)

And that Hexus "article" was absolutely retarded. Whoever wrote that makes Fuad look like a MENSA candidate.

Nao faço ideia se o que ele diz é verdade e ate pode ser que seja, mas tb espero por melhores noticias. Nem que seja do Theinq. que em todos os ultimos lançamentos das graficas por acaso nao falhou nos 3dmarks que as placas iam debitar....
 
Numeros impressionantes, sem duvida. Assim vai ser complicado para a X1900XTX acompanhar o passo. É que mesmo com os 48 pixel "operators" diz-se que deverá fazer algo mais que 11k no 3DM05, bastante aquém de 13k. Este é tanto mais grave já que a opção de arquitectura da ATI deveria dar vantagem no 3DMark dada a elevada quantidade de efeitos que produz sobre os pixeis, o que, poderá significar uma vantagem ainda maior da nVidia em jogos cujo motores tenham moldes mais tradicionais, isto é, maior dependência no processamento de pixeis "puros". Vamos ver se isto se confirma...
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo