Nvidia GF100 (Fermi GTX 465/470/480)

Boobaloo

Power Member
Não faço a mínima ideia da fiabilidade deste site mas...parece que se for verdade as coisas não estarão muito boas para o lado da nvidia.


http://www.semiaccurate.com/2009/07/29/miracles-happen-gt300-tapes-out/



Now it is time to peer into the giant crystal ball of semiconductor scheduling. Lets assume that the chip taped out on work week 28, more or less July 15. TSMC runs 6-8 weeks for a 'hot lot', but our moles say currently it is much closer to 8 than 6. Add in just over 2 weeks for initial card build, bring-up, testing, debug, and making any fixes. Lets just call it 10 weeks, October 1 or so.
If everything goes perfectly, and the GT300 is literally bug free, or possibly having only minor bugs that Nvidia is totally confident can be fixed without causing any more problems, then they can start running production silicon.
From there, TSMC takes 10-12 weeks to run 40nm wafers, there is a lot to do on those parts. If we are optimistic and say 10 weeks, and add another two for the initial board manufacture and shipment, we will be at a total of 22 weeks out. This means if everything goes perfectly, not so much as a hiccup, we are looking at mid-December for the first syphilitic trickle of parts.
The chances of this happening are somewhere around zero though. Nvidia can't make GT215s in volume, and that chip is about 1/4 the size of GT300. Toss in that this is going to be their first GDDR5 part, their first DX11 part, and their first part on a new and untested architecture, and you are likely to have at least two spins.
Each spin is the same 8 weeks as the last hot lot. Adding one puts production silicon out of the door, with the previously alluded to trickle, in late February. A second spin puts it into Q2. If there is anything more, well mid-year is very likely. Smart money is on at least two spins.
 
Foi por não acreditar na fiabilidade que não pus esta notícia de manhã :D Mas não deixa de ser boa para comentar. Até era bom a nvidia poder lançar a GT300 ao mesmo tempo que a ATi lança a RV870, pena é o tamanho do GPU ser similar à GT200.
 
Foi por não acreditar na fiabilidade que não pus esta notícia de manhã :D Mas não deixa de ser boa para comentar. Até era bom a nvidia poder lançar a GT300 ao mesmo tempo que a ATi lança a RV870, pena é o tamanho do GPU ser similar à GT200.

Se o tamanho é similar ao GT200, quer dizer que o GT300 sendo produzido nos 40 nm vai aumentar muito na contagem de transitores..


Teremos novo monstro de perfomance?


Eu quero trocar a minha gráfica, mas aguardo pela geração dx11...
E pretendia aguardar pelas placas de ambas as marcas, estando disposto a passar-me para o lado verde da força, visto que sou lagarto [:joker:] e caso a relação preço/perfomance fosse semelhante, visto que assim ia ter acesso a drivers de qualidade [pelo que se diz, comparando com os da ATI] e CUDA...

Mas parece-me que se a Nvidia se atrasar muito, e a ATI estiver tão bem com as hd5xxx como esteve com o lançamento das hd48xx, virá mais uma ATI...


Hummm... Não será jogada da Nvidia atrasar propositadamente as novas gráficas para ver o que ATI faz e lançar depois um produto superior a preço semelhante....?!?
:D
 
O problema é que se o GT300 for assim tão grande como se pensa, então as margens para baixar preços serão bem mais reduzidas. Nesse campo creio que a ATI, mais uma vez, vai estar em vantagem.
 
Se o tamanho é similar ao GT200, quer dizer que o GT300 sendo produzido nos 40 nm vai aumentar muito na contagem de transitores..


Teremos novo monstro de perfomance?


Eu quero trocar a minha gráfica, mas aguardo pela geração dx11...
E pretendia aguardar pelas placas de ambas as marcas, estando disposto a passar-me para o lado verde da força, visto que sou lagarto [:joker:] e caso a relação preço/perfomance fosse semelhante, visto que assim ia ter acesso a drivers de qualidade [pelo que se diz, comparando com os da ATI] e CUDA...

Mas parece-me que se a Nvidia se atrasar muito, e a ATI estiver tão bem com as hd5xxx como esteve com o lançamento das hd48xx, virá mais uma ATI...


Hummm... Não será jogada da Nvidia atrasar propositadamente as novas gráficas para ver o que ATI faz e lançar depois um produto superior a preço semelhante....?!?
:D

A Nvidia tem uns drivers tão rasca como a ATI por isso não compares.
 
O problema é que se o GT300 for assim tão grande como se pensa, então as margens para baixar preços serão bem mais reduzidas. Nesse campo creio que a ATI, mais uma vez, vai estar em vantagem.

Tens toda a razão, se vier mais um GPU enorme, a nVidia vai ter de fazer o mesmo jogo que fez agora contra as HD4***, e todos vimos que as HD48** deram "abada" em price/performance, obrigando a nVidia a baixar a 9800GTX para os 200€ para combater a HD4850 e "criar" a 9800GTX+. Descer as GTX260 dos 400€ para os 250€... e dps criar as GTX260 216sp para combater a HD4870 :D Quem ganha somos nós o utilizador final, grandes gráficas a optimos preços :D


A Nvidia tem uns drivers tão rasca como a ATI por isso não compares.

Aqui tb acho que é verdade, os drivers são comparáveis, já ouvi muita gente queixar-se das drivers da ATi, mas nunca tive problemas, só tive umas texturas "maradas" numas letras no GRID, de resto o jogo funcionava perfeitamente e era com as 8.5 que vinham com a gráfica.
 
Última edição:
Pessoalmente acho que com o GT300 se vai manter a história do GT200. A nVidia vai continuar com o chip mais potente desta geração, mas não vai conseguir transpor-lo para baixo da gama alta e ultra alta e então pega no GT200, mete-lhe outro nome, talvez mais um die shrink e lá temos as gráficas da nvidia para gama média.
 
Pessoalmente acho que com o GT300 se vai manter a história do GT200. A nVidia vai continuar com o chip mais potente desta geração, mas não vai conseguir transpor-lo para baixo da gama alta e ultra alta e então pega no GT200, mete-lhe outro nome, talvez mais um die shrink e lá temos as gráficas da nvidia para gama média.

e depois vai tudo comprar gráficas iguais às que tem, pensando que são melhores...:D

esqueceste-te de que adicionam direct x 11 para parecer outro chip...

(o corrector do firefox não se queixou por isso)
 
Última edição:
se vierem ao preço certo - comparando com ATI - por muito que me irrite o rebranding, quero lá saber. compro na mesma.

como já se disse muitas vezes: a carteira é que manda.
 
Olha que se pegarem numa GTX285 e lhe meterem compatibilidade com DX11, mais um die shrink e um preço a rondar os 200 euros, já era algo que provavelmente valia a pena comprar....mesmo sem o suporte para DX11, ainda valia.

Em relação ao GT300, estou é curioso em ver quanto aquilo consegue foldar. A GT200 já é uma besta no folding e pelos vistos a nVidia apostou ainda mais na capacidade de processamento para CUDA.
 
pois, se fosse uma gtx 285 para a gama média por esse preço era uma boa compra... mas aposto mais num 275 com shrink e talvez dx11... para a gama baixa seria bom continuarem com os rebrands das 8800 mas a preços sub 90...

o gt300 e coisa para ir para os 350+€ quase de certeza...
 
Acho que pegar em placas velhas e andar a descer preços para a tornar em gama baixa-media não dá com nada...

Depois temos uma grafica "fraca" a comer como gente grande. :004:
 
pois, se fosse uma gtx 285 para a gama média por esse preço era uma boa compra... mas aposto mais num 275 com shrink e talvez dx11... para a gama baixa seria bom continuarem com os rebrands das 8800 mas a preços sub 90...

o gt300 e coisa para ir para os 350+€ quase de certeza...

Seria bom continuar com rebrands das 8800?? até seria, mas não era sub 90€, mas sim sub 70€...

Ao preço a que estão 4770, 4850 e 4870 e cuja tendência será baixar ainda mais nos próximos meses [principalmente quando sair a nova geração] qualquer novo rebrand das 8800/9800/GTS250 só fará sentido sub 70€...
Quer dizer inicialmente um novo rebrand até a 150€, 'nova' nvidia' e tal, vende mas o pessoal que vão conseguir comer por 'estarem pouco informados' e venararem a marca já não será assim tanto...

E provavelmente a sucessora directa da 4850 virá por uns 150/170€, terá de ser pelo menos tão boa como a 4890 a nível de potencia bruta [para justificar o preço], e ao fim de uns 2/3 meses deverá estar nos 130/140€..

Mais rebrands da 8800/GTS250 só mesmo na casa dos 60/70€ no máximo..


E o novo gt300 pode vir até nos 500€, mas se a concorrencia tiver tão boa perfomance como na actual gen, rapidamente a nvidia é obrigada a baixar para os 200 e poucos e talvez até a lançar uma revisão...:joker:

Mas acho que a nvidia não vai repetir os mesmos erros. O facto de a sua gen dx11 vir atrasada face à concorrencia até é bem capaz de servir para 'aguardarem' e verem o que faz a concorrência para que lancem um produto capaz de se bater com a concorrencia por preços semelhantes..
 
É obvio que o GT300 será outro monstrinho :P

para mid end é esperar placas mais simples. ninguem fala em "GT200c", até porque é uma parvoice manter um bus de 512 bits.

Apostaria em configurações do tipo

GT300 (1): 480 shaders, 384 bits, GDDR5
GT300 (2): 432 shaders, 320 bits, GDDR5
GT301 (1): 256 shaders, 256 bits, GDDR5
GT301 (2): 192 shaders, 256 bits, GDDR3
GT302 (1): 96-128 shaders, 128 bits, GDDR5
GT302 (2): 64 shaders, 128 bits, GDDR3
GT303 (1): 32-48 shaders, 64 bits, GDDR3/5
GT303 (2): 24-32 shaders, 64 bits, GDDR2/3

(1) full specs
(2) chip cortado/defeituoso, aproveitamento de yields
 
Última edição:
GT300 (1): 480 shaders, 384 bits, GDDR5

É placa para bater a GTX295.
 
Última edição pelo moderador:
É obvio que o GT300 será outro monstrinho :P

para mid end é esperar placas mais simples. ninguem fala em "GT200c", até porque é uma parvoice manter um bus de 512 bits.

Apostaria em configurações do tipo

GT300 (1): 480 shaders, 384 bits, GDDR5
GT300 (2): 432 shaders, 320 bits, GDDR5

GT301 (1): 256 shaders, 256 bits, GDDR5
GT301 (2): 192 shaders, 256 bits, GDDR3
GT302 (1): 96-128 shaders, 128 bits, GDDR5
GT302 (2): 64 shaders, 128 bits, GDDR3
GT303 (1): 32-48 shaders, 64 bits, GDDR3/5
GT303 (2): 24-32 shaders, 64 bits, GDDR2/3

(1) full specs
(2) chip cortado/defeituoso, aproveitamento de yields

Não acredito que eles consigam duplicar os shaders só com um shrink de 55 para 40nm..

Aliás, ainda continuo na minha que estes RV870 e GT300 não serão nada mais que um shrink de 55nm para 40nm com algumas correcções e subida do clock, talvez até 1Ghz nas versões de topo , mantendo assim os custos de fabrico baixos (o que é importante numa altura de crise mundial) e também aumentando um pouco a eficiência energética.

Algo do género: HD2xxx/HD3xxx agora seria HD4xxx/5xxx, mantendo o RV770/GT300 como base.
 
o GT200 quase duplicou o G92...
Sim, mas estavam numa altura onde se podiam dar ao luxo disso, agora com a AMD a apostar no segmento >200€ com a agravante da crise, acho isso muito arriscado...

Especialmente quando as actuais gráficas portam-se ainda muito bem.

E já que referiste o G92, o mesmo não é um G80 renamed após um die shrink? Aqui era exactamente o mesmo...
 
Back
Topo