Gráfica Nvidia Kepler (GTX 680)

O problema é que parece que estou a ver os preços destas 28nm... uma 28nm com o desempenho de uma 580 pode ser muito mais cara, ou não ?

Isso não teria lógica nenhuma.
O normal é conseguires a mesma performance por muito menos dinheiro. Ou muito mais performance pelo mesmo dinheiro.
 
Foundry Delays to Push Back NVIDIA Kepler Launch to 2012

It looks like foundry issues are back to slow down the launch of NVIDIA's next generation high-end GPU, codenamed Kepler. The delay may push Kepler's launch to 2012, it was expected to launch by late 2011. The 28 nanometer silicon fabrication process at TSMC, a principal foundry partner of NVIDIA, is producing unsatisfactory yields. Add to that, Kepler's performance is lower than expected.

TSMC's 28 nm process at Fab 15 facility has already seen delays, which have even shaped AMD's designs in a big way. AMD had originally planned to design high-end VLIW4 chips on the 32 nm process at TSMC, but later decided to wait for the 28 nm process, leading to plans of 32 nm GPUs being scrapped by both GPU designers. TSMC was supposed to be in a position take orders of high-end 28 nm GPUs by Q4 2011, and was set to start pilot production for its 20nm process technology in the third quarter of 2012.

TSMC's major client apart from GPU vendors, that relies on new bulk manufacturing process, Qualcomm, hasn't yet adjusted its 28nm process schedule and is set to launch three new products, 8960. 8270 and 8260A using dual-core Krait architecture in the fourth quarter of 2011.

AMD's first 28 nm GPUs, under the "Southern Islands" family are on course for 1H 2012. Around the same time, AMD will also release APUs based on the 28 nm process, codenamed "Krishna" and "Wichita", that replace Ontraio and Zacate.

fonte

Déjà vu?
 
Última edição:
Nvidia Denies Plans to Release Kepler GPU in 2011
Nvidia Corp. on Thursday clarified its plans regarding the next-generation Kepler graphics processing units (GPUs) and their release timeframes. Apparently, the company is on schedule to receive the early silicon of Kepler from its manufacturing partner later in 2011, but the commercial launch of the product is scheduled to occur only in 2012.
"Although we will have early silicon this year, Kepler-based products are actually scheduled to go into production in 2012. We wanted to clarify this so people wouldn’t expect product to be available this year," said Ken Brown, a spokesman for Nvidia, in an email statement.
Chris Malachowsky, senior vice president of research and a co-founder of Nvidia said at a recent event that Nvidia would start shipping its next-generation graphics processing units code-named Kepler by the end of the year. The company did not say that the new chips will actually become available commercially though.
geforce_gtx_590.jpg
Kepler is Nvidia's next-generation graphics processor architecture that is projected to bring considerable performance improvements and will likely make the GPU more flexible in terms of programmability, which will speed up development of applications that take advantage of GPGPU (general purpose processing on GPU) technologies. Some of the technologies that Nvidia promised to introduce in Kepler and Maxwell (the architecture that will succeed Kepler) include virtual memory space (which will allow CPUs and GPUs to use the "unified" virtual memory), pre-emption, enhance the ability of GPU to autonomously process the data without the help of CPU and so on.
The new chip is projected to be made using 28nm process technology. Many believe that Taiwan Semiconductor Manufacturing Company, which makes chips for Nvidia, AMD and many others, will not be able to supply enough 28nm products this calendar year.
Nvidia's Kepler family of products, which will likely get GeForce 600-series name in the consumer market segment, will not only power Nvidia's mid-term future products, but will also help Nvidia to boost sales of its desktop discrete graphics cards. In Q2 2011 shipments of discrete graphics boards for desktops were down 15%, according to some analysts.

A história repete-se... HD5000 vs GTX400 series...
 
Então basicamente quando é que saem as novas gráficas da nvidia?

Valerá a pena?

Nesta próxima geração que vem...ATI ou nvidia?


Acho que ainda é muito cedo para tirar tais conclusões :007: Mas se tivesses lido a noticia vias que devem sair em 2012


A história repete-se... HD5000 vs GTX400 series...



Com as Kepler a sair 500 mil anos depois de saírem as HD7000 tal como sucedeu na geração anterior
 
Última edição:
Se nega que vai lançar em 2011 parece óbvio que devem sair em 2012.. Provavelmente ainda no Q1..

Quanto a valer a pena, a resposta é semelhante à questão: Próxima geração.. ATI ou Nvidia?....
Para se saber ao certo só quando as duas estiverem no mercado..

No entanto, para quem tem gpu decente desta ultima geração, provavelmente é muito difícil justificar a compra, a não ser que o objectivo seja sacar mais score em 3Dmarks e/ou poder dizer que se tem a 'ultima geração'..
 
Se nega que vai lançar em 2011 parece óbvio que devem sair em 2012.. Provavelmente ainda no Q1..

Quanto a valer a pena, a resposta é semelhante à questão: Próxima geração.. ATI ou Nvidia?....
Para se saber ao certo só quando as duas estiverem no mercado..

No entanto, para quem tem gpu decente desta ultima geração, provavelmente é muito difícil justificar a compra, a não ser que o objectivo seja sacar mais score em 3Dmarks e/ou poder dizer que se tem a 'ultima geração'..
E valerá a pena esperar um pouco, pelo menos, pela nova geração da ATI (7000) para quem pensa comprar uma nova máquina neste final de Verão? E aproveitando um pouco em offtopic, esperando pela ATI/Nvidia justifica-se esperar também pelos Ivy bridge, sendo que o socket se mantém?
 
Já é a terceira geração de gráficas que a nVidia tenta fazer com o maior tamanho que consegue, resultando em problemas de fabrico e yelds baixos, para não falar em chips quentes e com consumos elevados.

Tendo em conta a forma como a AMD tem conseguido sempre lançar os seus productos mais cedo, com menos problemas, com menos consumo e temperaturas mais baixas, resultando numa vantagem de mercado, seria de esperar que a nVidia já tivesse aprendido a lição. Claro que se pode discutir que a nVidia tem de seguir esta linha porque não tem um ramo de CPUs X86, mas mesmo assim, arrisca-se a perder o mercado gráfico que ainda tem.
 
Já passaram anos e o Cuda e o Physx continuam a ser usados em poucas aplicações/jogos. A mior parte dos compradores de gráficas da nVidia nem sabem bem o que estas coisas são.

Já tive várias gráficas da nVidia, aliás, estou a usar uma neste momento, mas nunca usei o CUDA e raramente tive um jogo que usasse Physx.
 
Eu por acaso tinha ATI e fui mais pela NVIDIA pelo CUDA porque há varios editores/conversores de video que usam essa tecnologia e notasse a diferença, e sim muita gente não se apercebe disso, á quem compre nvidia porque tem nome a alguns anos e sempre foram daquela marca ou assim
 
Não sei se vocês se lembram, mas foi na ATi onde os editores de video começaram a tirar proveito. Na altura dava-se o nome de ATi STREAM, e mais tarde APP.
Com a chegada o OpenCL, provavelmente as tecnologias proprietárias de ambas as marcas vão desaparecer, e vai utilizar-se algo open-source.

O Cuda para ter o lugar que tem nas aplicações profissionais de video/foto, teve que ser introduzido com muito verdinho à mistura. Daí a esclusividade na Adobe -.-
 
O CUDA no Adobe CS5 dá uma vantagem tremenda em termos de velocidade. Claro que para quem não utiliza estes programas e só joga isto é irrelevante, mas para quem faz ambos é uma vantagem tremenda.

Ou seja, não posso concordar quando desvalorizam a tecnologia CUDA, é como tudo, cada um tem as suas necessidades.
 
Não sei se conseguiram ler, mas eu disse que o CUDA é igual ao APP (STREAM), e que dos dois, o primeiro a ser utilizado foi o da ATi. Logo dizer que se vai esperar ou comprar uma Nvidia por causa do CUDA é ser mal-informado. Somado a isto, toda a gente sabe que a AMD tem unidades de processamento, assim como a Nvidia, nas suas gráficas.
Se for preciso escrever outra vez, eu escrevo. O Physx foi o chamariz para trocar as voltas de muita gente, mas quem se mantiver informado, saberá o que fazer.

Atenção que eu nem sequer estou a dizer que a ATi é melhor que a Nvidia. Estou é a reforçar que esperar por uma gráfica, pagar mais, ou levar pior desempenho no segmento, por causa de uma tecnologia que sinceramente, é um chamariz, não é o passo certo IMO.
 
Mas tens de ter em conta os programas que têm compatibilidades/suporte a Stream e a CUDA. O Adobe CS5, por exemplo, não tem suporte a Stream, as operações são muito mais rápidas com Cuda. Tens várias aplicações com suporte CUDA e que não suportam Stream. As tecnologias estão em ambas, mas depois contam é as optimizações e suporte.

Se estas situações fossem unificadas a história era outra, mas infelizmente o mundo vive de monopólios.

Quanto ao Physx, não ligo mesmo a isso, desligo quase sempre.
 
Última edição:
Agora estou totalmente de acordo contigo. A Nvidia fez boa publicidade ao CUDA, e os resultados estão à vista. Software bastante capaz, que recorre à tecnologia.
No entanto, penso sinceramente que no futuro, o OpenCL ou algo semelhante irão definir a aceleração de processamento.
 
Back
Topo