Gráfica nVidia RTX 4000 séries "Ada" (Modelos SUPER lançados)

Pois, eu troquei há uns meses por uma ASUS ROG STRIX 1000w, mas com esta cena das novas fontes ATX 3.0 e PCIe 5.0, não sei se vou precisar de trocar novamente para uma RTX 4090 ou algo assim. Espero que não.

De certeza que nas primeiras gerações vão haver adaptadores e até modelos com apenas 2/3x 8pin.

Eu se calhar faço upgrade para uma 4080, mais vai depender do preço. Se a 4070 for 10-20% mais rápida que a 3090 e a 4080 uns 40-50% mais rápida já vale o upgrade.
De acordo com as specs deve andar por ai.
 
Pois, eu troquei há uns meses por uma ASUS ROG STRIX 1000w, mas com esta cena das novas fontes ATX 3.0 e PCIe 5.0, não sei se vou precisar de trocar novamente para uma RTX 4090 ou algo assim. Espero que não.
Já foi dito e redito que as gráficas trazem esses adaptadores...
A 3090 TI inclui o adaptador na caixa, tal como as 4000 incluirão
 
Já foi dito e redito que as gráficas trazem esses adaptadores...
A 3090 TI inclui o adaptador na caixa, tal como as 4000 incluirão

Certo, mas eu falo em termos do peak sustained watts, onde se fala que as novas gráficas conseguem atingir picos de watts a um nível constante mais alto que o normal, e que as fontes atuais podem não estar preparadas.

De qualquer das formas, basta sermos realistas e perceber que se assim fosse, ninguém conseguiria correr estas gráficas, pois as fontes ATX 3.0 nem sequer existem no mercado.
 
A RTX 4060 vai ter 5888 SU's segundo os leaks?

Se tiver, finalmente vamos ter uma media gama bem potente. Vai ter apenas os habituais 400 e poucos GB/s de largura de banda, mas como agora têm muito mais cache L2, vai acabar por compensar em relação à RTX 3070 Ti, ou mesmo a RTX 3080.
 
Surpresa das surpresas, parece que em Julho temos gráficas novas!
Já estou a sentir o frio na espinha, só de imaginar o aumento de preços que certamente vão fazer.
Cheira-me que vão estabilizar a 4080 à volta dos 1000... 4070 nos 700.... e a 4060 nos 500...

Muito me surpreenderia, se tal não acontecesse.
 
Surpresa das surpresas, parece que em Julho temos gráficas novas!
Já estou a sentir o frio na espinha, só de imaginar o aumento de preços que certamente vão fazer.
Cheira-me que vão estabilizar a 4080 à volta dos 1000... 4070 nos 700.... e a 4060 nos 500...

Muito me surpreenderia, se tal não acontecesse.

Com o problema dos componentes a ir até 2024 segundo a Intel, é praticamente garantido que esta geração das RTX 4000 e muito provavelmente a proxima RTX 5000, vamos ver os preços bem lá em cima e mesmo assim vão voar todas das prateleiras.
 
Última edição:
Dado que a inflação geral nos último 2 anos está nas duas casas decimais (provavelmente acima dos 15% para este tipo de produtos) esses preços seriam o expectável sem "aumento" no msrp.

Ou seja, deve ser pior que isso...
 
O _rogame colocou um bocado de sal nesse leak, quem é que não se lembra disto:

O _rogame está a fazer uma presunção, o Kopite parece que falou mais com conhecimento de causa.


Mas só quando as placas saírem se terá certezas.

Seja como for, nunca acreditei naqueles consumos obscenos. Fazem Shrink de Samsung 8nm para TSMC 5nm e os consumos disparam lá para cima? Uma das vantagens do TSMC 7nm era ser bem mais eficiente que o Samsung 8nm, o TSMC 5nm supostamente ainda consegue melhorar mais.
 
O _rogame está a fazer uma presunção, o Kopite parece que falou mais com conhecimento de causa.


Mas só quando as placas saírem se terá certezas.

Seja como for, nunca acreditei naqueles consumos obscenos. Fazem Shrink de Samsung 8nm para TSMC 5nm e os consumos disparam lá para cima? Uma das vantagens do TSMC 7nm era ser bem mais eficiente que o Samsung 8nm, o TSMC 5nm supostamente ainda consegue melhorar mais.

600w para uma 4090ti é o mais provável. A 4090 ainda tem muito SM desligado. Não te esqueças que apesar de ser um node muito mais eficiente estás a duplicar a performance e aumentar os clocks significativamente.
De maxwell para pascal (28nm para 16nm) não duplicaste a performance e o consumo também aumentou...

Com esta segmentação toda duvido muito que os preços aumentem assim muito na 4060, 4070 e 4080.
 
Última edição:
De maxwell para pascal (28nm para 16nm) não duplicaste a performance e o consumo também aumentou...

Mas segundo os leaks, o die size da 4090 é basicamente igual ao da 3090. Logo se o TDP sobe, significa que a placa é menos eficiente por mm2.

Mas lá está, para já é tudo muito teórico e se as placas vão sair realmente em Julho, deveremos ter uma apresentação muito em breve.
 
Última edição:
Mas segundo os leaks, o die size da 4090 é basicamente igual ao da 3090. Logo se o TDP sobe, significa que a placa é menos eficiente por mm2.

Mas lá está, para já é tudo muito teórico e as placas vão sair realmente em Julho, deveremos ter uma apresentação muito em breve.

o que estás a dizer não faz sentido nenhum... Se tens um chip mais denso, com muito mais transistores obviamente que o consumo vai ser maior. a 1080ti tem um chip bem mais pequeno que a 980ti e consome bastante mais, no entanto é MUITO mais eficiente. 28nm para 16nm.
Quando se fala de eficiência é em termos de consumo/perf.
 
o que estás a dizer não faz sentido nenhum... Se tens um chip mais denso, com muito mais transistores obviamente que o consumo vai ser maior. a 1080ti tem um chip bem mais pequeno que a 980ti e consome bastante mais, no entanto é MUITO mais eficiente. 28nm para 16nm.
Quando se fala de eficiência é em termos de consumo/perf.
O TDP da 1080 Ti e da 980 Ti não é exatamente o mesmo? 250W. Pelo menos é o que diz no techpowerup.
A ideia que tenho, é que tem muito mais transistors, mas cada transistor é muito mais pequeno e como tal cada um deles consome menos.
A 1080 Ti faz praticamente o dobro dos TFlops, que é a potencia bruta, com o mesmo consumo.

Mas já li leaks que o clock da 4090 vai ser pouco mais alto que o da 3090 e já li leaks que o clock pode ser esticado aos 3Ghz. Se for este ultimo caso, não há milagres e ai sim, o TDP vai subir bastante.
 
As próprias Foundries falam no PPA.
Power, Performance, Area.

Não são as 3 em simultâneo.

Além disso com a diminuição dos processos a atingir o limite há um outro "problema" que ganha relevância: o "leakage"
 
Back
Topo