1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Motherboard Nvidia MCP7A (p/Intel)

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por blastarr, 9 de Setembro de 2008. (Respostas: 46; Visualizações: 6877)

  1. blastarr

    blastarr Power Member

    Finalmente, após alguns atrasos, aí estão as versões finais de algumas motherboards com este novo IGP da Nvidia para CPU's Intel:


    - DisplayPort, HDMI 1.3a, DVI e D-Sub/VGA.
    - Saída óptica TOS-Link.
    - eSATA.
    - Firewire.
    - Gigabit Ethernet.
    - 12 portas USB 2.0.
    - 6 SATA 3Gb/s c/RAID 5.
    - Um slot PCIe 2.0 x16 + um slot PCIe 2.0 x1 + 2 slots PCI 33MHz
    - 16 stream processors DX10 (a variante mais potente chega aos 580MHz de core e 1400MHz no shader core).
    - Purevideo HD com VP3 (aceleração total de vídeo HD 1080P nos codec's MPEG-2, MPEG-4 VC-1 e MPEG-4 H.264).
    - HD-Audio 7.1.
    - Single-Chip.
    - Suporta todas as CPU's Intel (com excepção das quad-core de topo, que usam um FSB oficial a 1600MHz), incluindo o Atom (depende de cada fabricante, por causa dessa CPU ter de ser soldada na motherboard durante a produção) e o futuro parente mais acessível do "Nehalem"/Bloomfield", conhecido por "Lynnfield".
    "Target" de performance "real-world": Até 5 vezes a performance do novo Intel G45 (GMA X4500), e 2 vezes a performance do AMD 790GX, mesmo sem recorrer a esquemas tipo "Sideport Memory".
    - O controlador de memória é completamente novo, e implementa DDR2 Dual-Channel ou DDR3 Dual-Channel (mas a motherboard não pode funcionar com os dois tipos de RAM em simultâneo, como é evidente).
    - Suporta CUDA 2.0 e PhysX (a Nvidia dá como referência até 2x mais rápido do que uma CPU Intel Core 2 Duo E8400 a fazer encoding de video 1080P H.264).


    Asus P5N7A-VM (Micro-ATX)
    (a notícia foi entretanto removida do site Hexus.net, mas deu para ver que implementa todas as 4 formas de Video Out -!-, ou seja, D-Sub, DVI, HDMI e DisplayPort, e ainda o XpressGate com boot-up de 5 segundos e distro Linux integrada, para acesso rápido à net).


    Gigabyte GA-E7AUM-DS2H (idem; Micro-ATX)


    ECS GF9300T-A (Full-ATX):

    [​IMG]

    http://www.ecs.com.tw/ECSWebSite/Pr...goryID=1&DetailName=Feature&MenuID=44&LanID=0


    MSI P7NGM (Micro-ATX):

    [​IMG]

    http://www.tweaktown.com/pressrelease/294/msi_unveils_its_p7ngm_series_mainboard/
     
    Última edição: 9 de Setembro de 2008
  2. JAFoNEXUS

    JAFoNEXUS Power Member

    Agora pode ser que comecem a aparecer umas boards mini-itx de jeito para o atom, i.e., sem recorrer ao i945 :D

    BTW e netbooks também :D
     
  3. The Golden Eagle

    The Golden Eagle I quit My Job for Folding

    O meu laptop têm a MCP67M @ Nforce 630A , a diferença para estas é muito grande?
     
  4. nulio

    nulio I quit My Job for Folding

    Se realmente se portar melhor que o AMD 790GX, forem baratas, tiverem hybrid-sli e bons consumos ui ui... :D

    Não sei se não volto a ter um desktop brevemente... Estava a pensar num sistema todo AMD mas como os cpus intel parecem convencer mais...
     
  5. Amazing_Randy

    Amazing_Randy Power Member

    Ora cá está o que era preciso para substituir a minha m-atx com o AMD. Raid 5 all the way!
    Que venham depressa para ver se queimo alguma coisa entretanto.
     
  6. DJ_PAPA

    DJ_PAPA Power Member

    O AMD 790GX so existe para AMD, isto é, é impossivel teres 790GX + Intel, no entanto comparando somente a performance do IGP o 790GX é o melhor IGP de todo o mercado (AMD + Intel) apesar de so existir para AMD.

    Para plataforma Intel é natural que o IGP da Nvidia bata de longe os IGP da Intel.
     
    Última edição: 9 de Setembro de 2008
  7. JPgod

    JPgod Moderador
    Staff Member

    interessante mesmo, falta ver reviews.

    Se viesse a tempo para um PC que devo montar em breve.

    @ JAFoNEXUS, não penso que venha ter netbooks com isso. Este chipset tem ar de consumir tanto ou mais que o próprio 945GC e os netbooks usam o 945GSE.
     
  8. nulio

    nulio I quit My Job for Folding

    Sim eu sei.

    Se depois as reviews disserem que a performance deste IGP bate ou iguala o da AMD, se os seus consumos forem igualmente bons, se tiver hybrid-sli e se o chipset se portar realmente bem com os processadores intel, como ando a pensar no futuro adquirir algo do género e estava muito inclinado para um sistema AMD, começo a pensar duas vezes...

    Cumps

    Edit: Com este IGP e uma gráfica nvidia temos HybridPower?
     
    Última edição: 9 de Setembro de 2008
  9. DJ_PAPA

    DJ_PAPA Power Member

    Ok, não tinha reparado no post inicial:
    Se tas a falar deste comentario, acredita no que quizeres. O unico reparo que tenho a fazer é que muito provavelmente vai ser um tiro completamente ao lado.
    Sejamos mais realistas:
    http://www.adrenaline.com.br/forum/showthread.php?threadid=208695
     
    Última edição: 9 de Setembro de 2008
  10. __Miguel_

    __Miguel_ Power Member

    Tópico subscrito.

    Finalmente a NVIDIA faz um chipset para Intel com IGP e controlador de memória Dual Channel... Já demorava...

    Se alguém entretanto encontrar reviews e afins, que avise, sff. Quero ver como é que boards baseadas neste chipset se portam em termos de performance, e se vão ter coisas como HybridPower e outros que tais. Ando há séculos à procura de uma board uATX decente, capaz de algum OC, com RAID (ou AHCI) que não custe os olhos da cara, como acontece com todas as baseadas em chipsets Intel com ICHxR... :mad: Basta ver a G33M-DS2R, que entretanto foi descontinuada (para pena minha, ainda acho que é uma das boards uATX mais brutais que já existiu, com suporte nativo para CrossFire e tudo), e a P5E-VM HDMI (que ainda hoje está bem acima dos €100...). As novas baseadas no G43 e G45 ainda devem ser mais caras... :(

    Cumps.

    Miguel
     
  11. JPgod

    JPgod Moderador
    Staff Member

    __Miguel_, continuo a achar que em soluções com IGP e media center e PC's mediano a AMD está bem. Tem excelentes chipsets, cpus que apesar de serem mais lentos que os core 2 duo, tem performance mais que suficiente.

    os IGP's da intel são fraquitos. Ao menos esta vem cobrir um buraco.

    O grande interesse é o facto de ser single chip. Muito bom para fazer um sistema rápido e economico. Um E7x00 ai metido e já da um media center rápido e poupado :D
     
  12. __Miguel_

    __Miguel_ Power Member

    You and me both... A AMD pulveriza toda a gente com o 780G/GX (que já têm chip UVD incluído) no mercado HTPC. Nem a NVIDIA é tão boa nesse campo.

    O problema é que ando à procura de hardware para uma caixa pequena (uATX) capaz de dar conta de gaming em FullHD (Crysis não, obviamente), e as opções gravitam sempre entre o low-end (tipo 945G, que é um desastre em OC e performance, e o G31, com limitações de memória) e soluções absurdamente caras para uATX (G33M-DS2R quando foi lançada, agora P5E-VM HDMI).

    Este IGP da NVIDIA (porque invariavelmente as boards uATX têm IGPs...) parece poder ser uma boa opção, se o preço for decente. Isto porque não me parece que a board uATX G43 da ASRock seja minimamente interessante para OC (e barata...), ou que as outras G43 e G45 venham a preços acessíveis.

    Cumps.

    Miguel
     
  13. DJ_PAPA

    DJ_PAPA Power Member

    Nem com este, nem com o 790GX nem outro IGP vais conseguir jogar em HD e muito menos FullHD.
    Esquece o IGP e compra uma board normal + HD 4670 (não precisa power-conector, é mais pequena, e muito mais rapida que a 9500GT)

    Com IGP e falando do 790GX consegues jogar os jogos actuais mas a resoluções baixas muito longe do HD. E com settings tb baixos. E muito dificilmente haverá outro IGP no mercado que bata o 790GX nos proximos largos meses. (até a AMD lançar o 890GX :p)
     
    Última edição: 9 de Setembro de 2008
  14. __Miguel_

    __Miguel_ Power Member

    Pois, sorry. Fui pouco explícito. :p:redface::redface: A caixa é uATX, mas não quero o IGP para jogar (embora se pudesse usar o HybridPower e HybridSLI até fosse interessante). Já sei que mais do que decode HD e "light gaming" os IGPs são para esquecer.

    Btw, a 4670 aguenta gaming a 1080p? Parece-me que menos do que uma 8800GT/9800GT (ou, melhor ainda, uma 4850, a diferença é pouca hoje em dia) deve ser complicado, não? Ou a 4670 equipara-se?

    (Btw, sorry pelo OT).

    Cumps.

    Miguel
     
  15. blastarr

    blastarr Power Member


    Também existirá uma versão low-voltage para notebooks, MCP7A-M, que naturalmente terá clocks e voltagens mais baixos, e uma série de features redundantes para esse mercado desactivadas (sem RAID, muito menos portas USB, muito menos fichas SATA, etc, etc).


    BTW, na notícia do Hexus que foi removida estava também referido um segundo target:
    Crysis "jogável" a 800x600 em low detail, ou jogos mais mainstream a 1280 x 1024 em low detail.
    Por "jogáveis", entenda-se "com frame rates sustentadas superiores a 30 frames por segundo".

    Outra indicação é a de que a board da Asus será ligeiramente mais cara do que a Gigabyte (os preços não foram mencionados, além de um "well below £100" para a versão de topo e "below £70" para a versão mais acessível, respectivamente dos Geforce/NForce 9400 e 9300).
    Preços das marcas tradicionalmente mais baratas, como a ECS, Jetway, ASRock, Foxconn, etc, ainda não foram dados, embora se saiba que as versões deste chipset deles estão também a caminho (com o MCP7A-S, MCP7A-U, etc).
     
  16. JAFoNEXUS

    JAFoNEXUS Power Member

    Mas de certeza que vai haver uma versão low power deste chipset. Penso que, aliás, como foi postado pelo blastarr há algum tempo atrás, a Via tinha uma parceria com a nvidia para equipar uma mini-itx sua com o seu novo CPU isaiah e uma versão low power deste chipset.

    Aliás, se reparares no netbook asus N10, para além do i945 ele trás uma gráfica dedicada (GF9300 se não me engano). Ora se viesse de origem com uma versão low power deste chipset, escusava de ter um i945+9300.

    Assim livrava-nos do i945 e ficava-mos com um IGP com uma boa performance no geral.
     
  17. blastarr

    blastarr Power Member

    O chipset dessa motherboard da VIA com o processador Nano/CN/"Isaiah" é o mesmo MCP7A usado nestas novas gamas para o LGA 775.
    Apenas trocaram o FSB "GTL+" da Intel pelo "V4 Bus" proprietário da VIA (mas muito semelhante ao usado nos antigos Pentium M).
     
  18. JPgod

    JPgod Moderador
    Staff Member

    Há mais alguma informação técnica, como TDP, nº de transistores, tamanho do package e processo de fabrico?

    Isso deve ser o chipset mais complexo alguma vez feito. controlador de memoria, IGP, I/O, lanes pci-e tudo na mesma die.

    E de notar que isso não precisa de "sideport". Afinal o controlador de memória está "mesmo ao lado" ,hum?

    Quero ver esta versão para portáteis. Agrada-me a ideia de portáteis core 2 duo com apenas 2 integrados principais :D Vai ser a mesma die, mas "cortado" ou vai ser uma nativa sem suporte a aquilo que consideraste "redundande?"

    EDIT: Fotos da P5N7A-VM:

    [​IMG]

    [​IMG]

    Será que dá para ligar 4 monitores, 1 de cada sabor? :D

    http://www.homemedia.fr/actualites/4283-Asus-P5N7A-VM.html
     
    Última edição: 9 de Setembro de 2008
  19. DJ_PAPA

    DJ_PAPA Power Member

    A função inicial para o qual o SidePort foi pensado é fundamentalmente reduzir o consumo energético. Tal como podes observar nas reviews o 790GX baixa consideravelmente os consumos. Isto pq o IGP acede ao pequeno modulo de memoria sempre que a imagem nao sofreu alterações, isto é, deixa de recorrer á memoria do sistema consumindo menos energia.

    Claro que os fabricantes ao integrarem 128Mb de DDR3 o IGP vai ter também um aumento de performance algo significativo (15/20%).
     
  20. JPgod

    JPgod Moderador
    Staff Member

    Pois, mas com o controlador de memória no CPU, fica um pequeno "lag" de bandwitch.

    Já neste chipset, o GPU tem acesso DIRECTO à memória.
     

Partilhar esta Página