NVIDIA Next-Generation GPU - 13 de Abril

Originally posted by fallenhaven

teoricamente... mais clocks e mais pipes = mais performance... e a nvidia costuma fazer uma coisitas magicas com os drivers...

isso era no tempo das < geforce2. Agora há + mais variaveis (shaders). Olha para a performance da NV30 em PS/VS 2.0 .

Quanto aos drivers, é melhor não falar-mos na sua "magia"...
Nos tempos dos detonator 1/2/3 sim, concordo. Grandes drivers.

Já que se fala de drivers, fica aqui um screen dos forceware 60.30 a correr numa Geforce PCX 5900 (pci express):

00080964.jpg
 
em relação ao PCI-X penso que o Nemesis tem razão... uma das vantaganes principais e ser fullduplex a mesma velocidade para os dois lados (penso que o termo tb se aplica aki), alem da maior largura de banda...

agora... as placas actuais... dependendo da situação podem ganhar até 2 ou 3% de performance com AGP8x em relação ao 4X... se a NV40 vem assim tao mais rapida que as outras anteriores... possivelmente o PCI-X 16x ja vai fazer diferença... ou acham que n?

Por Nemesis11
Quanto aos drivers, é melhor não falar-mos na sua "magia"...

pronto ok :D ... cheats.. .fica melhor assim? :-D
 
Última edição pelo moderador:
Isso de paper specs e benchmarks antes dos produtos anunciados é tudo muito bonito mas quer dizer pouco ou nada..
O NV30 antes de sair tambem foi dado por muitos como um autentico R300-killer e acabou por ser um dos maiores fiascos da história das placas gráficas...
Tanta agitação por causa dos 500Mhz de core e afinal vimos até as R9700 non-pro (e até mesmo as 9500 pro em alguns casos) com os seus modestos 275Mhz a passar à frente das NV30 Ultra...

Até me lembro de ver uns benchmarks no Half Life2 com a NV30 a ser muito mais rápida que a R300.. E agora que o benchmark é oficial é o que vemos.. até as RV350, que são de média gama, batem as NV30 aos pontos...

E em relação aos pipelines.. a nVidia já não usa uma arquitectura baseada em pipelines desde o NV25.. O que diz é que teoricamente numas situações equivale a um chip com 16 pipelines e noutras equivale a um com 8.. ou 12 ou seja lá o que for.. O que quer dizer absolutamente nada até vermos resultados credíveis...

"Magia" nos drivers da nVidia.. nos últimos tempos tem sido pouco mais que baixar a qualidade para aumentar a performance (que por defeito é mais baixa que a concorrencia) e convencer ($$$) certos estúdios a:
a) Fazer um path do motor de jogo específico para a arquitectura deles
ou b) Forçar versões de shaders mais antigas (e portanto com menor qualidade) nos jogos quando as placas deles são detectadas..

Ena.. que grande magia..



Isto não é nenhum movimento pro-ATi, mas pelo menos eu sinto-me sempre um bocado céptico no que toca a hypes pré-lançamento... principalmente em relação à nVidia.


Outra coisa que não entendo é o entusiasmo todo com as PCI-express baseadas em chips já existentes no mercado.. para mim são só placas feitas num formato que não cabe na minha board (que eu vou ter durante mais um ano) e cuja largura de banda não vai ser aproveitada nos próximos 2-3 anos.. tal como o agp8x não apresenta nenhum ganho em relação ao 4x mesmo nos jogos mais recentes..
 
Última edição pelo moderador:
Nemesis,

O facto de ser full-duplex não é muito
relevante, penso eu. Que monstrosidade
de dados queres tu passar da placa gráfica para a memória? :D

Cada link PCI-Express debita a 2.5 Gigabits/s full-duplex.

O x16 chega aos bonitos 40Gbits/s
full-duplex. Como há obviamente o overhead do protocolo de comunicações
a coisa desce um pouco. Tipicamente
32 Gbits/s. Em bytes são 4Gigabytes/s.

É mais ou menos o dobro de um AGPx8
que nos melhores dias dá 2Gbytes/s.

Mas será que este duplicar da largura
de banda dá resultados palpáveis?

O full-duplex vai dar jeito para uma coisa.
Já há pessoal a usar a placa gráfica
para fazer computação numérica
intensiva. Para alguns cálculos um GPU
é 4x mais rápido que um Pentium 4. :D
 
Última edição pelo moderador:
O NV30 antes de sair tambem foi dado por muitos como um autentico R300-killer e acabou por ser um dos maiores fiascos da história das placas gráficas...

no meu pensar, acho que cometer o mesmo erro duas vezes, é o fim.... duvido que tenham ficado a brincar com o dinheiro desta vez, por isso a NV40 deve ser pelo menos, melhor que a R300 lol
 
Última edição pelo moderador:
Originally posted by ToTTenTranz

Isso de paper specs e benchmarks antes dos produtos anunciados é tudo muito bonito mas quer dizer pouco ou nada..

true


Originally posted by ToTTenTranz

O NV30 antes de sair tambem foi dado por muitos como um autentico R300-killer e acabou por ser um dos maiores fiascos da história das placas gráficas...
Tanta agitação por causa dos 500Mhz de core e afinal vimos até as R9700 non-pro (e até mesmo as 9500 pro em alguns casos) com os seus modestos 275Mhz a passar à frente das NV30 Ultra...

Até me lembro de ver uns benchmarks no Half Life2 com a NV30 a ser muito mais rápida que a R300..



true

Originally posted by ToTTenTranz

E agora que o benchmark é oficial é o que vemos.. até as RV350, que são de média gama, batem as NV30 aos pontos...


false.
O benchmark não é oficial. O HL2 nunca saiu. Ninguem sabe o que será o jogo final. Se está a demorar tanto tempo a sair por alguma razão será (e não, a razão deste atraso não é para fazer um path para a NV30)


Originally posted by ToTTenTranz

E em relação aos pipelines.. a nVidia já não usa uma arquitectura baseada em pipelines desde o NV25.. O que diz é que teoricamente numas situações equivale a um chip com 16 pipelines e noutras equivale a um com 8.. ou 12 ou seja lá o que for.. O que quer dizer absolutamente nada até vermos resultados credíveis...

Desde a NV30. A NV25 é a geforce4.
E eles nunca disseram isso. O que eles dizem é que a NV30 é um chip de 8 pipes, quando na maior parte do tempo não é. Mas em certas situações ela é de 8.
É mais uma questão de não dizer toda a verdade.
Tb não sei como é a NV40. Se o caso for semelhante à NV30, só espero que indiquem logo.

Originally posted by ToTTenTranz

"Magia" nos drivers da nVidia.. nos últimos tempos tem sido pouco mais que baixar a qualidade para aumentar a performance (que por defeito é mais baixa que a concorrencia) e convencer ($$$) certos estúdios a:
a) Fazer um path do motor de jogo específico para a arquitectura deles
ou b) Forçar versões de shaders mais antigas (e portanto com menor qualidade) nos jogos quando as placas deles são detectadas..

Ena.. que grande magia..

Concordo. Mas a questão do path ou forçar versões de shaders antigos é uma necessidade, ou estás à espera que eles digam "este jogo não corre nas nVidia". Mal ou bem a nVidia tem grande parte do mercado.


Originally posted by ToTTenTranz

Isto não é nenhum movimento pro-ATi, mas pelo menos eu sinto-me sempre um bocado céptico no que toca a hypes pré-lançamento... principalmente em relação à nVidia.

Concordo e estes resultados são demasiado bons. Como eram os da NV30.
Mas se a placa for uma treta isto só é mau para a nVidia, pq acontece-lhe o mesmo que aconteceu com a NV30.

Originally posted by ToTTenTranz

Outra coisa que não entendo é o entusiasmo todo com as PCI-express baseadas em chips já existentes no mercado.. para mim são só placas feitas num formato que não cabe na minha board (que eu vou ter durante mais um ano) e cuja largura de banda não vai ser aproveitada nos próximos 2-3 anos.. tal como o agp8x não apresenta nenhum ganho em relação ao 4x mesmo nos jogos mais recentes..

Eu percebo, mas quem comprar uma nova board PIV (socket 775), mesmo as baixo de gama só vêm com pci ex.
Essas pessoas não vão dar 500€ por uma NV40/R420. É para isso que existem as graficas com gpus antigos.

EDIT:

Originally posted by iJFerreira

O facto de ser full-duplex não é muito
relevante, penso eu. Que monstrosidade
de dados queres tu passar da placa gráfica para a memória?

Eu não faço ideia se será relevante.
Pci Ex - 4GB down / 4GB up
Hsi (nVidia) - 4GB down / 1GB up

O que a Ati diz é que aqueles 4 são necessários e a nVidia diz o contrario. Com 256 MB de Ram (menos troca de dados?), se calhar a nVidia tem razão.

A minha grande duvida é se o facto de o HSI existir não vai levar a perca de performance? (latencia, etc)

EDIT2: Para quem não viu ontem os roadmaps apresentados na Cebit, lá os consegui apanhar:

roadmap_ati.jpg


roadmap_nVidia.jpg


roadmap_S3.jpg
 
Última edição:
em relaçao as placas, vamos ter um ano muito competitivo pelo k se vê... o k é bom pra nos, consumidores finais... eu gostava k houvesse 3 produtores de graficas a lutar pelo 1º lugar eheh!
 
Última edição pelo moderador:
"O benchmark não é oficial. O HL2 nunca saiu. Ninguem sabe o que será o jogo final. Se está a demorar tanto tempo a sair por alguma razão será (e não, a razão deste atraso não é para fazer um path para a NV30)"

pah n sabendo mto disto (quase nada) e n estando a acompanhar isto ( e já agora sendo um offtopic mas no devido momento) , afinal este delay gigante deve-se mesmo a quê? que estão os rapazes da valve a fazer? quando sai mesmo o jogo (agosto???já ouvi por ai 2006 mas decerto era uma brincadeira...hope so :D )
em relação ás gráficas...epah venham elas...dps do ppl com o dinheiro as comprar e as testar etc...logo veremos o que comprar...quero é benchs concretos :)
 
Originally posted by Nemesis11
O benchmark não é oficial. O HL2 nunca saiu. Ninguem sabe o que será o jogo final. Se está a demorar tanto tempo a sair por alguma razão será (e não, a razão deste atraso não é para fazer um path para a NV30)


O benchmark, apesar de não ser público, é oficial. Foi a própria Valve que mandou a demo de teste (com um script de benchmark já feito) para vários sites de testes de hardware para as pessoas saberem de que é que poderiam estar à espera.
Penso que o primeiro site a falar nisso foi o anandtech. Mais tarde o tomshardware e outros tambem tiveram acesso ao bench.
Para teres um bench de um jogo não precisas de ter o jogo à venda.



Originally posted by Nemesis11

Desde a NV30. A NV25 é a geforce4.
E eles nunca disseram isso. O que eles dizem é que a NV30 é um chip de 8 pipes, quando na maior parte do tempo não é. Mas em certas situações ela é de 8.
É mais uma questão de não dizer toda a verdade.
Tb não sei como é a NV40. Se o caso for semelhante à NV30, só espero que indiquem logo.

Erm.. ao dizer "a nVidia já não usa uma arquitectura baseada em pipelines desde o NV25" eu afirmei que as NV25 foram as últimas a ter uma arquitectura baseada em pipelines.. Não sei se foi assim que percebeste mas foi esse o meu raciocínio.
Com o NV30 eles disseram que era um 8x1, mas essa era uma mentira tão óbvia que qualquer gajo que usasse um teste fillrate provava o contrário.
Quando saíu o NV35 a nVidia decidiu manter um pouco da sua dignidade e lá confessou que o chip portava-se como um 4x2 numas situações e como um 8x1 noutras (penso que tinha a ver com o z-buffer).




Originally posted by Nemesis11


Concordo. Mas a questão do path ou forçar versões de shaders antigos é uma necessidade, ou estás à espera que eles digam "este jogo não corre nas nVidia". Mal ou bem a nVidia tem grande parte do mercado.

Ter versões de shaders mais antigas à disposição para aumentar a performance pode ser importante.. mas claro que forçar tais configurações não é uma necessidade! Se eu comprei a placa e o jogo então eu é que devia ter a opção entre jogar por exemplo com PS2.0 a 800*600 ou com PS1.3 a 1024*768.

E outra coisa: se a nVidia não consegue rivalizar com a concorrência em performance então que se renda à humildade e venda as placas a um preço mais baixo que as placas rivais (tal como faz a S3 com o deltacrome).
Agora fazer drivers que baixam a qualidade de imagem da placa (e consequentemente sobem os frames por segundo) só para manter uma FX5950 ao preço das R9800XT.. A isso é que se chama xular o comprador..



Originally posted by Nemesis11

Eu percebo, mas quem comprar uma nova board PIV (socket 775), mesmo as baixo de gama só vêm com pci ex.
Essas pessoas não vão dar 500€ por uma NV40/R420. É para isso que existem as graficas com gpus antigos.

Eu não critiquei a existencia e o fabrico de tais placas, mas sim esta emoção toda que todos os sites fazem sobre algo que na realidade não tem nada de novo..

"Hey! Vejam só a novíssima S3 Virge SPCX! Nesta placa está o ultra-potente processador de 3d, o S3 Virge mas agora com o novíssimo bus PCI Super-Express 32x!!"
Apenas acho ridículo este tipo de comentários..




Originally posted by Nemesis11


Eu não faço ideia se será relevante.
Pci Ex - 4GB down / 4GB up
Hsi (nVidia) - 4GB down / 1GB up


Pelo que tenho visto o ganho no upload não fará diferença nenhuma em jogos e a "desculpa" que as companhias vão usar para nós comprarmos placas dessas é uma evolução na velocidade de captura/edição de sinal de vídeo/tv.
 
Originally posted by ToTTenTranz
O benchmark, apesar de não ser público, é oficial. Foi a própria Valve que mandou a demo de teste (com um script de benchmark já feito) para vários sites de testes de hardware para as pessoas saberem de que é que poderiam estar à espera.
Penso que o primeiro site a falar nisso foi o anandtech. Mais tarde o tomshardware e outros tambem tiveram acesso ao bench.
Para teres um bench de um jogo não precisas de ter o jogo à venda.

Sim, é oficial, mas é um benchmark de um jogo que não existe. Para mim, nesta altura, não tem quase valor. É uma especie de 3dmark.
Entre o antigo HL2 (que estava longe de estar acabado) e o que vai sair, ninguem sabe quais são as diferenças.


Originally posted by ToTTenTranz

Erm.. ao dizer "a nVidia já não usa uma arquitectura baseada em pipelines desde o NV25" eu afirmei que as NV25 foram as últimas a ter uma arquitectura baseada em pipelines.. Não sei se foi assim que percebeste mas foi esse o meu raciocínio.
Com o NV30 eles disseram que era um 8x1, mas essa era uma mentira tão óbvia que qualquer gajo que usasse um teste fillrate provava o contrário.
Quando saíu o NV35 a nVidia decidiu manter um pouco da sua dignidade e lá confessou que o chip portava-se como um 4x2 numas situações e como um 8x1 noutras (penso que tinha a ver com o z-buffer).

Erraram. Tanto no Gpu, como na maneira como publicitaram o produto (hype, cheats, etc).
Acontece e aconteceu e vai acontecer com a Amd/intel/ati/etc.
Se a NV40 for boa, todos esquecem.


Originally posted by ToTTenTranz

Ter versões de shaders mais antigas à disposição para aumentar a performance pode ser importante.. mas claro que forçar tais configurações não é uma necessidade! Se eu comprei a placa e o jogo então eu é que devia ter a opção entre jogar por exemplo com PS2.0 a 800*600 ou com PS1.3 a 1024*768.

E outra coisa: se a nVidia não consegue rivalizar com a concorrência em performance então que se renda à humildade e venda as placas a um preço mais baixo que as placas rivais (tal como faz a S3 com o deltacrome).
Agora fazer drivers que baixam a qualidade de imagem da placa (e consequentemente sobem os frames por segundo) só para manter uma FX5950 ao preço das R9800XT.. A isso é que se chama xular o comprador..

Sim, concordo, mas não é nada que já não se tenha feito anteriormente (não é que eu concorde). Sis, S3, Ati, fizeram isso no passado.
Quanto ao preço delas, é verdade, se têm pior performance deviam ser mais baratas, mas as palavras nVidia e Geforce fazem milagres.

Originally posted by ToTTenTranz

Pelo que tenho visto o ganho no upload não fará diferença nenhuma em jogos e a "desculpa" que as companhias vão usar para nós comprarmos placas dessas é uma evolução na velocidade de captura/edição de sinal de vídeo/tv.

Nos jogos tb duvido. Com as versões de AGP foi a mesma coisa.
Estou com curiosidade de ver como se porta o HSI.
 
compensa agora o utilizador comum comprar uma ati 9800 pro? a meu ver compensa ... pk tantas voltas isto ainda vai ter de dar que so na altura do natal é que se vai ver mais de metade das coisas que prai se veem ... entretanto concordo plenamente com o ppl que diz que o pci-express n passa de mais uma questão de marketing e de uma tecnologia que a curto prazo n será devidamente aproveitada ... mas já agora pergunto e ai á uns tempitos atrás o ppl tb n disse o mesmo do AGP 4x???
 
Pelo preço que estão, quem tiver uma gráfica menos potente do que uma R9700Pro, compensa. Quem tiver uma FX 5800Ultra ou R9700Pro para cima, deixem-se estar e aguentem! :)
 
Originally posted by Morpheus
(...) mas já agora pergunto e ai á uns tempitos atrás o ppl tb n disse o mesmo do AGP 4x???

Disse-se sim, e a parte engraçada é que ainda hoje terias percas minimas e imperceptiveis comparando com AGP 8x, quando mais passando para PCI Express. Simplesmente não interessa (performance wise) utilizar-se estes "Buses" e por texturas na RAM de sistema. Os 128 e 256 MB da gráfica estão lá para isso. Ainda vai demorar muito tempo até os poligonos darem conta sozinhos da bandwidth.
 
Back
Topo