NVIDIA PhysX and APEX support announced for Sony PS4

V1r7u4L

Power Member
NVIDIA PhysX and APEX support announced for Sony PS4

NVIDIA announced that it will provide PhysX and APEX support for the AMD-based Sony PlayStation 4 console:NVIDIA today announced support for Sony Computer Entertainment's PlayStation®4 with the popular NVIDIA PhysX and NVIDIA APEX software development kits (SDKs).


Game designers use PhysX and APEX technologies for collision detection and simulation of rigid bodies, clothing, fluids, particle systems and more across a wide range of platforms, including desktop PCs, game consoles, and mobile and handheld devices.


NVIDIA PhysX technology is the world's most pervasive physics solution for designing real-time, real-world effects into interactive entertainment titles. The PhysX development environment gives developers unprecedented control over the look of their final in-game interactivity.


Taking PhysX technology content creation to the next level, NVIDIA APEX technology lets artists create intricate physics-enabled environments. They can expand the quantity and visual quality of destructible objects; make smoke and other particle-based fluids integral to game play; and create life-like clothing that interacts with the character's body to achieve more realism in their games.


"Great physics technology is essential for delivering a better gaming experience and multiplatform support is critical for developers," said Mike Skolones, product manager for PhysX at NVIDIA. "With PhysX and APEX support for PlayStation®4, customers can look forward to better games."


NVIDIA PhysX and APEX technologies are designed to run on a variety of CPU architectures and can be accelerated by any CUDA® architecture-enabled NVIDIA GPU, GeForce 8-series or higher.

Fonte: http://www.guru3d.com/news_story/nvidia_physx_and_apex_support_announced_for_sony_ps4.html

Para o PhysX não morrer...
 
Última edição:
Ja esta escapou-me esse detalhe "sorry" ...nVIDIA news parecia-me justo para colocar noticias novas acerca da nv como tambem ha uma thread para a AMD.
 
Que lol esta nvidia, tanta coisa com o software proprietário e agora são "forçados" pelo mercado a adaptá-lo ao hw da outra marca para evitar que morra.


Can you say ka-boom? :lol:
 
Exactamente. O Physx não vai correr sobre o GPU da PS4 e X720, mas sim sobre o CPU. Ou seja, as coisa vão continuar na geração actual de consolas.
 
Acho q é mais o contrario , com a necessidade de os jogos parecerem cada vez mais reais, este é o passo a seguir ...
 
Mas isso não vai ser com uma tecnologia fechada como o Physx, mas sim com algo que pode correr em todo o lado, como o Havok. Basta lembrar a apresentação da PS4.
 
Para o Physx não morrer?... Só se for pelo facto de ser aplicado a poucos jogos, porque nos que é eu noto e bem as físicas, e dá um ar diferente ao jogo. No Batman e no Borderlands a diferença é gritante. Agora não é é muitas vezes implementado, é esse o ponto negativo, porque o Physx em si é uma boa feature.
 
Para o Physx não morrer?... Só se for pelo facto de ser aplicado a poucos jogos, porque nos que é eu noto e bem as físicas, e dá um ar diferente ao jogo. No Batman e no Borderlands a diferença é gritante. Agora não é é muitas vezes implementado, é esse o ponto negativo, porque o Physx em si é uma boa feature.

Mas para correr bonito como tu falas, tem de ser na gráfica, mais precisamente nas gráficas da Nvidia. A partir do momento em que exclui grande parte do mercado, ainda para mais agora que as soluções com CPU+GPU da AMD e da Intel estão a aparecer, é uma questão de tempo até ir para canto o Physx.

Temos de ter opções universais, que corram em todas as marcas, com mais ou menos desempenho, conforme as arquitecturas/optimizações.
 
Para o Physx não morrer?... Só se for pelo facto de ser aplicado a poucos jogos, porque nos que é eu noto e bem as físicas, e dá um ar diferente ao jogo. No Batman e no Borderlands a diferença é gritante. Agora não é é muitas vezes implementado, é esse o ponto negativo, porque o Physx em si é uma boa feature.

Isso concordo contigo que os jogos com essa tecnologia tem um " ar diferente" por acaso tenho gostado, mas imagina se essa tecnologia não era implementada nas novas consolas, penso que seria um ponto negativo para o Physx...por isso disse "Para o Physx não morrer" :)
 
A thread da AMD por mim seria encerrada. deixei ficar porque ja la estava muita informacao... nao podemos ser genericos ao criar as threads senao nao se encontra o k procuras
 
Mas para correr bonito como tu falas, tem de ser na gráfica, mais precisamente nas gráficas da Nvidia. A partir do momento em que exclui grande parte do mercado, ainda para mais agora que as soluções com CPU+GPU da AMD e da Intel estão a aparecer, é uma questão de tempo até ir para canto o Physx.

Temos de ter opções universais, que corram em todas as marcas, com mais ou menos desempenho, conforme as arquitecturas/optimizações.

Bem, quem te ouvir falar parece que a Nvidia está na falência e já só se usam integradas da Intel e APUs da AMD. É que só assim por acaso o mercado mobile da Nvidia teve um 2012 cheio de lucros, devido à sua aposta forte nessa gama (até desprezaram demasiado a gama desktop).
 
Mas para correr bonito como tu falas, tem de ser na gráfica, mais precisamente nas gráficas da Nvidia. A partir do momento em que exclui grande parte do mercado, ainda para mais agora que as soluções com CPU+GPU da AMD e da Intel estão a aparecer, é uma questão de tempo até ir para canto o Physx.

Temos de ter opções universais, que corram em todas as marcas, com mais ou menos desempenho, conforme as arquitecturas/optimizações.

Mas isso não é o que acontece? O PhysX corre nas nVidia nativamente (a parte do mais desempenho) e corre em CPU nos restantes (a parte do menos desempenho). No entanto, corre em qualquer lado.
 
Bem, quem te ouvir falar parece que a Nvidia está na falência e já só se usam integradas da Intel e APUs da AMD. É que só assim por acaso o mercado mobile da Nvidia teve um 2012 cheio de lucros, devido à sua aposta forte nessa gama (até desprezaram demasiado a gama desktop).

Não está na falência, mas as gráficas integradas da Intel estão a evoluir muito bem. Daqui a 1 ou 2 anos, é provável que as gráficas de entrada de gama ou media/baixa já nem façam sentido. Vejam que há por aí vídeos na net do proximo CPU da intel (Haswell) a correr Dirt 3 a 1080p no máximo! Não é nada mau... Se não me engano, o motor Havok é da Intel. Se eles apostarem forte no processamento em GPU, a Nvidia não fica em bons lençóis com o Physx

Mas isso não é o que acontece? O PhysX corre nas nVidia nativamente (a parte do mais desempenho) e corre em CPU nos restantes (a parte do menos desempenho). No entanto, corre em qualquer lado.

O problema é que o mercado de gráficas está a mudar. Os CPUs começam a vir com GPUs integrados de boa qualidade... Portanto GPUs da Intel e Amd. Parece que não, mas é uma grande fatia do mercado!
O physx em termos de processamento no CPU não oferece nada de novo relativamente ao que já existe com outros motores de física. O "bonus" é correr nas gráficas Nvidia. Alias, se não houvesse diferença, nem fazia sentido, não é? Senão a Nvidia não vendia as gráficas. :D

Eu penso que o Havok já tem algumas "bibliotecas" a correr em GPU, por OpenCL possivelmente. Se eu estivesse a fazer um jogo, porque iria escolher o physx que só ia correr no CPU das consolas e não o Havok? Só se me pagassem, se é que me faço entender...
 
Não está na falência, mas as gráficas integradas da Intel estão a evoluir muito bem. Daqui a 1 ou 2 anos, é provável que as gráficas de entrada de gama ou media/baixa já nem façam sentido. Vejam que há por aí vídeos na net do proximo CPU da intel (Haswell) a correr Dirt 3 a 1080p no máximo! Não é nada mau... Se não me engano, o motor Havok é da Intel. Se eles apostarem forte no processamento em GPU, a Nvidia não fica em bons lençóis com o Physx

Claro q faz sentido haver , alias , como sempre existiu ... o produto baixa\media gama andará com a evolucao assim como os outros . a fisica é feita com ou sem nvidia , a fisica complexa e poder pra ela é q é outra coisa.
Nao percebo pq esta cena toda por causa do physx na ps4 ...ja foi assim com a ps3 qd a sony assinou com a ageia na altura
 
Última edição:
Nem imagino qual teria sido a proposta da NVIDIA à Sony e Microsoft, barata não deve ter sido com certeza. Mas é o mais sensato, já que perderam essa corrida ao menos que tenham algo associado à próxima geração de consolas, nem que seja essa feature. O mais certo é aparecer a mesma proposta na Xbox.
 
Claro q faz sentido haver , alias , como sempre existiu ... o produto baixa\media gama andará com a evolucao assim como os outros . a fisica é feita com ou sem nvidia , a fisica complexa e poder pra ela é q é outra coisa.
Nao percebo pq esta cena toda por causa do physx na ps4 ...ja foi assim com a ps3 qd a sony assinou com a ageia na altura

Vamos então ver como as coisas evoluem.

A história já tem mostrado várias vezes que nem sempre a melhor solução é a que vinga no mercado... A meu ver o physx tal como está não é uma boa solução. Uma solução universal era o mais indicado. Foi mesmo isso que foi mostrado na apresentação da PS4, como já disseram, o Havok a correr em GPU.
 
Última edição:
A Nvidia foi extremamente inteligente, ao licenciar para a PS4 o Apex e o PhysX.
Como sabemos a PS4 é na verdade um PC de gama média com 8 gigas de ram.

Fazer jogos para aquela configuração, será algo pensado com o physX em mente.
Logo a maioria dos jogos que forem depois lançados para PC, deverão vir com suporte para PhysX praticamente nativo...
Uma grande mais valia para todos os que usam placas Nvidia, e irá ainda mais deixar no vazio os utilizadores das gráficas da AMD, que ou correm o physX basico em CPU ou o desactivam por completo.

Cumprimentos,

LPC
 
Back
Topo