NVIDIA processou Samsung e Qualcomm por violação de patentes.

chauffage

Power Member
Aparentemente a NVIDIA comprou vários dispositivos na BestBuy, fez reverse engineering, e chegou à conclusão que vários players no mercado estão a violar a propriedade intelectual da NVIDIA. Como consequência estão a exigir albergar a venda desses dispositivos.

Do que vi, confesso que por alto, algumas das acusações são bastante vagas e algumas diria mesmo estranhas... como afirmarem que a NVIDIA inventou o GPU.

Uma coisa é certa, a NVIDIA tentou várias vezes ter relevância neste mercado e simplesmente não conseguiu vingar, e parece que optou por outro caminho, conhecido por "patent trolling". Já o Charlie da Semiaccurate tinha vindo a falar disto já há algum tempo, nomeadamente do modelo de licenças que a NVIDIA criou para o Kepler (o qual ele considerou como ridículo).

Isto levanta várias questões a meu ver, que podem atrair a atenção da Intel, AMD(ATi), IBM, Apple e possa vir a ter repercussões no mercado de hardware para PC.

Será que vamos ter mais uma "Apple" no mercado mobile?

Os processos:
http://nvidianews.nv...Id=-1&SizeID=-1
http://nvidianews.nv...Id=-1&SizeID=-1


As patentes em causa:
  • US Patent No. 6,198,488, "Transform, lighting and rasterization system embodied on a single semiconductor platform"
  • US Patent No. 6,992,667, "Single semiconductor graphics platform system and method with skinning, swizzling and masking capabilities"
  • US Patent No. 7,015,913, "Method and apparatus for multithreaded processing of data in a programmable graphics processor"
  • US Patent No. 7,209,140, "System, method and article of manufacture for a programmable vertex processing model with instruction set"
Source: http://nvidianews.nvidia.com/News/N...lcomm-for-Infringing-Its-GPU-Patents-bb4.aspx
 
Última edição:
A pioneer in computer graphics, NVIDIA invented the GPU.

Quando a nVidia foi criada, teria sido bonito uma SGI bombardea-los com processos em tribunal, para ver o que teria acontecido.
Por exemplo o primeiro "gpu" da nVidia (NV1) é uma autentica aberração.

A meu ver só há uma forma de combater este tipo de processos. É com uma resposta do lado do consumidor. Se me lembrar, da próxima vez que comprar material, tenciona evitar nVidia.
Na verdade, ultimamente só compro Intel (cpu e gpu).
 
Datas das patentes:

6 Dez 1999 - Transform, lighting and rasterization system embodied on a single semiconductor platform
31 Mar 2003 - Single semiconductor graphics platform system and method with skinning, swizzling and masking capabilities
30 Jun 2003 - Programmable graphics processor for multithreaded execution of programs
27 Jun 2003 - Method and apparatus for multithreaded processing of data in a programmable graphics processor
25 Nov 1997 - Rendering pipeline
31 Mai 2000 - System, method and article of manufacture for a programmable vertex processing model with instruction set
5 Dez 2000 - System, method and article of manufacture for shadow mapping

A Nvidia a tentar lutar com paus e pedras...
 
Última edição:
Sou claramente mais inclinado para a nVIDIA mas realmente estas coisas dão-me um pouco de nojo. No fundo o que provoca isto é o maldito sistema de patentes ridículo que existe!

Para mim no que diz respeito a patentes de tecnologia em geral deveria ser tal como está mas apenas válidas entre 1 a 2 anos após publicação. Assim dava tempo para se ter lucro com a ideia mas depois há que fomentar a competitividade e avanço da ideia original.

Actualmente é ridículo que antes do lançamento de qualquer coisa se tenha de investir um balúrdio na avaliação de que patentes são necessárias licenciar e isto para dezenas e dezenas de coisas (algumas delas ridículas). Depois há aquele mercado idiota em que umas empresas se compram umas às outras só para encherem o seu portefólio de patentes....
 
Eu nem falaria disso enste fórum guerrinhas de patentes só geram discussões inflamadas...
A Nvidia não está a fazer anda que muitos outros não façam. São as regras do jogo nos EUA.
 
Novo desenvolvimento:

Foi decidido que nem a Samsung nem a Qualcomm violaram patentes da NVIDIA, e uma terceira patente que fora de facto violada aparentemente foi considerada inválida porque não foi considerada uma invenção nova porque já havia patentes semelhantes registadas anteriormente!

Após uma primeira tentativa falhada de licenciamento da sua IP onde não angariaram nenhum licenciado, e após a segunda tentativa de forçar licenciamento sob ameaças, a terceira e resolução final da NVIDIA parece que não tem pernas para andar.

Uma vitória para todos nós, consumidores.

http://www.reuters.com/article/2015/10/09/us-nvidia-samsung-elec-idUSKCN0S32AF20151009

http://blogs.nvidia.com/blog/2015/10/09/patent-infringement/
 
"Rendering pipeline" :lol:

Ainda compreendia isto se a nvidia andasse à rasca de dinheiro e fosse por este caminho no desespero.
Agora assim é mesmo a dar-nos motivos para preferirmos outros...
 
Isto é mesmo eles a tentarem fazer bullying por serem a posição dominante, um bocado à americana. Mas lá está, tinham zero de razão, e levaram zero disto tudo.
 
lol....
Só mesmo nos "US of A"... o pior é que sinto que este tipo de situações começa a ser "copiado" em muitos outros mercados fora dos "states"...
 
Back
Topo