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Gráfica NVIDIA Provides Physics Technology for PLAYSTATION 3

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por RSC, 18 de Março de 2009. (Respostas: 30; Visualizações: 3501)

  1. RSC

    RSC Power Member

    (in http://www.techpowerup.com/88475/NVIDIA_Provides_Physics_Technology_for_PLAYSTATION_3.html)
     
  2. .Zxtr.

    .Zxtr. Power Member

    Muito interessante mas e a x360 não vai ter tambem algo similar para combater isto?

    É que se não tiver pode-se dizer que vai estar em desvantagem (pelo menos em fisicas ) que a sua concorrente directa.

    Espero ver uma tecnologia similar a atingir a x360!!
     
  3. muddymind

    muddymind 1st Folding then Sex

    Com o HAVOC já tão intrínseco na generalidade dos jogos da PS3 não tou a ver facilidades para a nVIDIA convencer as software houses a mudarem de API quando já tão "satisfeitas" e dominam outra...
     
  4. Corpsegrinder

    Corpsegrinder Banido

    Sim, mas o havoc começa a ficar velho.....

    Resta é ver no que pode vir a dar tudo isto!
     
  5. Tomekk

    Tomekk Power Member

    Re:

    Não faz mal nenhum haver diversidade. Assim poderão ter optar pelo que acharem melhor.
     
  6. Ansatsu

    Ansatsu Power Member


    Mas não te esqueças que a API da Nvidia está especificamente feita para as suas placas gráfica.
    E a Grafica da PS3 é uma Nvidia. Por isso podes esperar que é bastante melhor que a Havoc ;)
     
  7. Punkas

    Punkas I fold therefore I AM

    Não te esqueças que a gráfica que está na PS3 é fraquita, e processar físicas pela gráfica é muito stressante, até para uma 8800GTX (que foi a ultima Nvidia que tive, troquei-a à pouco tempo) a performance não é excepcional e todos sabemos que é superior à RSX. Das duas uma, ou programam muito bem o Cell pra subtituir a RSX ou então só vão usar isto para jogos Arcade.
     
  8. JPgod

    JPgod Moderador
    Staff Member

    O RSX nem sequer teria suporte physics por defeito, tal como as suas irmãs desktop (7900)...
     
  9. Boobaloo

    Boobaloo Power Member

    Quanto ao API foi adquirida pela nvidia bastante depois da gráfica da Playstation 3 ter sido feita, por isso não me parece que tenha beneficios em ser da Nvidia.

    Quanto ao Havoc ser velhinho é a mesma coisa que dizer que o Directx é velhinho, o Havoc vai evoluindo com o tempo, assim como o Physx.
    Devido a estarem sempre a falar deste tema pesquisei na Net e não existe consenso de qual o melhor actualmente e qual vai ganhar.
    Mas tenho a sensção que nem será um nem outro, o que vejo é algo do genero do Opencl de alguma forma ganhar a batalha.
     
    Última edição: 18 de Março de 2009
  10. Corpsegrinder

    Corpsegrinder Banido

    Não percebi.
     
  11. Boing

    Boing Banido

    Para o PhysX "ganhar" alguma coisa tem de se tornar aberto para a AMD, senão mais tarde ou mais cedo vai morrer, pois tanto a AMD como a Intel suportam o Havoc.
     
  12. Corpsegrinder

    Corpsegrinder Banido

    Já foram dados alguns passos no suporte do physx em ati's.

    Não faço ideia como estará.....
     
  13. Boobaloo

    Boobaloo Power Member

    Pelo que li o Physx está baseado no Cuda, o Firestream da ATI numa linguagem qq que não me lembro o nome.
    O opencl, servirá como base, para se desenvolver um motor para calculos fisicos que será no mínimo mais versátil que o Cuda.
    Tem a vantagem de ser open, de ser mais rápido e de servir, após compilador tanto nas placas da ATI, como Nvidia, como Larabee.

    Se o Opencl for para a frente, vamos ver osconsumidores como nós que queremos potencia acima de tudo ter o Opencl ligado ao DX11 (as aplicações necessárias serão desenvolvidas por informáticos), já os cientistas que preferem ter a papinha informática feita (facilidade de uso) do cuda, continuaram a utiliza-lo e bem.

    Mas o Blastarr e outros afins, de certeza que saberão mais disto do que eu, e poderão dizer se as minhas conclusões são totalmente erradas ou não.
     
  14. blastarr

    blastarr Power Member

    OpenCL 1.0 -> 98% baseado no CUDA 2.0
     
  15. akgis

    akgis Power Member

    Então as ATi vao correr 98% do Cuda2?
     
  16. Boing

    Boing Banido

    De qualquer maneira, a menos que este PhysX seja feito pelo processador, não estou a ver até que ponto uma gráfica fraquíssima como a da PS3 consegue produzir efeitos de física mais realistas que o Cell com o Havok.
     
  17. Boobaloo

    Boobaloo Power Member

    Pelos vistos, não sabia que era 98% baseado no Cuda mas ainda bem, tem a vantagem de correr tanto em ATI como Nvidia.
    E mais fácil será existir um motor de fisica que sirva para todos.

    Só não percebo é como a Nvidia permite isso, o dinheiro que investiu no Cuda e no Physx não se vai esfumar?
     
  18. Boing

    Boing Banido

    Esse dinheiro serviu-lhes para terem vantagens sobre a concorrência durante uns anos, mas eles sabiam bem desde o início que para o Cuda e o PhysX tornarem-se realmente úteis tinham de ser abertos para a AMD.

    Agora será que a AMD tem de pagar alguma taxa à Nvidia para poder usar essas features nas gráficas?
     
  19. Corpsegrinder

    Corpsegrinder Banido

    Aparentemente os developers para Wii também tem acesso ao SDK.
     
  20. RSC

    RSC Power Member


    (in http://www.fudzilla.com/index.php?option=com_content&task=view&id=12728&Itemid=1)
     

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