Gráfica NVIDIA Provides Physics Technology for PLAYSTATION 3

RSC

Suspenso
NVIDIA Provides Physics Technology for PLAYSTATION 3

NVIDIA Corporation today announced that it has signed a tools and middleware license agreement for PLAYSTATION 3 (PS3) with Sony Computer Entertainment Inc (SCEI). As a result, the binary version of the NVIDIA PhysX technology software development kit (SDK) is now available to registered PS3 developers for free download and use on the SCEI Developer Network.

The NVIDIA PhysX technology software development kit SDK consists of a full-featured API and robust physics engine, designed to give developers, animators, level designers, and artists unprecedented creative control over character and object physical interactions by allowing them to author and preview physics effects in real time. The continued adoption of NVIDIA PhysX technology by the world's leading content developers is resulting in games that not only look as realistic as possible, but also provides gaming experiences where the world's literally come to life: environments become highly interactive with effects such as persistent debris, including shattered glass and weapons ammunition, trees that bend in the wind, and water that flows with body and force.

"NVIDIA is proud to support PLAYSTATION 3 as an approved middleware provider," said Tony Tamasi, senior vice president of content and technology at NVIDIA. "Games developed for the PLAYSTATION 3 using PhysX technology offer a more realistic and lifelike interaction between the games characters and other objects within the game. We look forward to the new games that will redefine reality for a new generation of gamers."

The PhysX technology source code SDK for PS3 and all major gaming platforms are available for license directly from NVIDIA. For more information on licensing PhysX SDKs or NVIDIA PhysX technology, please visit: nvidia.com/physx.

(in http://www.techpowerup.com/88475/NVIDIA_Provides_Physics_Technology_for_PLAYSTATION_3.html)
 
Muito interessante mas e a x360 não vai ter tambem algo similar para combater isto?

É que se não tiver pode-se dizer que vai estar em desvantagem (pelo menos em fisicas ) que a sua concorrente directa.

Espero ver uma tecnologia similar a atingir a x360!!
 
Com o HAVOC já tão intrínseco na generalidade dos jogos da PS3 não tou a ver facilidades para a nVIDIA convencer as software houses a mudarem de API quando já tão "satisfeitas" e dominam outra...
 
Com o HAVOC já tão intrínseco na generalidade dos jogos da PS3 não tou a ver facilidades para a nVIDIA convencer as software houses a mudarem de API quando já tão "satisfeitas" e dominam outra...


Mas não te esqueças que a API da Nvidia está especificamente feita para as suas placas gráfica.
E a Grafica da PS3 é uma Nvidia. Por isso podes esperar que é bastante melhor que a Havoc ;)
 
Mas não te esqueças que a API da Nvidia está especificamente feita para as suas placas gráfica.
E a Grafica da PS3 é uma Nvidia. Por isso podes esperar que é bastante melhor que a Havoc ;)

Não te esqueças que a gráfica que está na PS3 é fraquita, e processar físicas pela gráfica é muito stressante, até para uma 8800GTX (que foi a ultima Nvidia que tive, troquei-a à pouco tempo) a performance não é excepcional e todos sabemos que é superior à RSX. Das duas uma, ou programam muito bem o Cell pra subtituir a RSX ou então só vão usar isto para jogos Arcade.
 
Mas não te esqueças que a API da Nvidia está especificamente feita para as suas placas gráfica.
E a Grafica da PS3 é uma Nvidia. Por isso podes esperar que é bastante melhor que a Havoc ;)

Quanto ao API foi adquirida pela nvidia bastante depois da gráfica da Playstation 3 ter sido feita, por isso não me parece que tenha beneficios em ser da Nvidia.

Quanto ao Havoc ser velhinho é a mesma coisa que dizer que o Directx é velhinho, o Havoc vai evoluindo com o tempo, assim como o Physx.
Devido a estarem sempre a falar deste tema pesquisei na Net e não existe consenso de qual o melhor actualmente e qual vai ganhar.
Mas tenho a sensção que nem será um nem outro, o que vejo é algo do genero do Opencl de alguma forma ganhar a batalha.
 
Última edição:
Para o PhysX "ganhar" alguma coisa tem de se tornar aberto para a AMD, senão mais tarde ou mais cedo vai morrer, pois tanto a AMD como a Intel suportam o Havoc.
 
Não percebi.

Pelo que li o Physx está baseado no Cuda, o Firestream da ATI numa linguagem qq que não me lembro o nome.
O opencl, servirá como base, para se desenvolver um motor para calculos fisicos que será no mínimo mais versátil que o Cuda.
Tem a vantagem de ser open, de ser mais rápido e de servir, após compilador tanto nas placas da ATI, como Nvidia, como Larabee.

Se o Opencl for para a frente, vamos ver osconsumidores como nós que queremos potencia acima de tudo ter o Opencl ligado ao DX11 (as aplicações necessárias serão desenvolvidas por informáticos), já os cientistas que preferem ter a papinha informática feita (facilidade de uso) do cuda, continuaram a utiliza-lo e bem.

Mas o Blastarr e outros afins, de certeza que saberão mais disto do que eu, e poderão dizer se as minhas conclusões são totalmente erradas ou não.
 
Pelo que li o Physx está baseado no Cuda, o Firestream da ATI numa linguagem qq que não me lembro o nome.
O opencl, servirá como base, para se desenvolver um motor para calculos fisicos que será no mínimo mais versátil que o Cuda.
Tem a vantagem de ser open, de ser mais rápido e de servir, após compilador tanto nas placas da ATI, como Nvidia, como Larabee.

Se o Opencl for para a frente, vamos ver osconsumidores como nós que queremos potencia acima de tudo ter o Opencl ligado ao DX11 (as aplicações necessárias serão desenvolvidas por informáticos), já os cientistas que preferem ter a papinha informática feita (facilidade de uso) do cuda, continuaram a utiliza-lo e bem.

Mas o Blastarr e outros afins, de certeza que saberão mais disto do que eu, e poderão dizer se as minhas conclusões são totalmente erradas ou não.

OpenCL 1.0 -> 98% baseado no CUDA 2.0
 
De qualquer maneira, a menos que este PhysX seja feito pelo processador, não estou a ver até que ponto uma gráfica fraquíssima como a da PS3 consegue produzir efeitos de física mais realistas que o Cell com o Havok.
 
Então as ATi vao correr 98% do Cuda2?

Pelos vistos, não sabia que era 98% baseado no Cuda mas ainda bem, tem a vantagem de correr tanto em ATI como Nvidia.
E mais fácil será existir um motor de fisica que sirva para todos.

Só não percebo é como a Nvidia permite isso, o dinheiro que investiu no Cuda e no Physx não se vai esfumar?
 
Pelos vistos, não sabia que era 98% baseado no Cuda mas ainda bem, tem a vantagem de correr tanto em ATI como Nvidia.
E mais fácil será existir um motor de fisica que sirva para todos.

Só não percebo é como a Nvidia permite isso, o dinheiro que investiu no Cuda e no Physx não se vai esfumar?

Esse dinheiro serviu-lhes para terem vantagens sobre a concorrência durante uns anos, mas eles sabiam bem desde o início que para o Cuda e o PhysX tornarem-se realmente úteis tinham de ser abertos para a AMD.

Agora será que a AMD tem de pagar alguma taxa à Nvidia para poder usar essas features nas gráficas?
 
Aparentemente os developers para Wii também tem acesso ao SDK.


PhysX SDK now available to developers

Nvidia has
been officially approved as a third-party tools solution provider for Nintendo's Wii console, and its PhysX SDK is now available to registered Wii developers. The news isn't surprising, as the chipmaker announced it would provide PhsyX SDKs for Sony's PlayStation 3.

Ironically, Nintendo's Wii console is based on ATI's Hollywood GPU, while the PS3 packs an Nvidia GPU. This, however, doesn't matter, as PhysX processing in consoles is done by the CPU, not the GPU.

Although PhysX has been around for quite a while now, PC developers have been quite slow to embrace it. Should the technology take off in consoles, it might help boost adoption among PC developers as well.
(in http://www.fudzilla.com/index.php?option=com_content&task=view&id=12728&Itemid=1)
 
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