Gráfica NVIDIA Provides Physics Technology for PLAYSTATION 3

ATI & Intel Unite against Nvidia's PhysX

The physics war is set to take an abrupt turn as ATI is going to adopt Havok's physics API very soon. Terry Makedon aka the "CatalystMaker" confirmed the news, AMD is set to demo this at a presentation at GDC next week. This leaves Nvidia with its PhysX API in a precarious position as the market share and the industry influence factor of the Intel + ATI combo cannot be ignored by game developers.
This marks the first instance where Havok's based physics games will be accelerated using the GPU as up until now Havok's physics API was executed only on the CPU. For the sharp minded readers, you may remember that ATI had demonstrated physics based acceleration using Havok's API almost three years ago. Well, with this announcement it finally comes to fruition.

http://gpucafe.com/2009/03/ati-intel-unite-against-nvidias-physx/

É interessante ver a Amd e a Intel a "colaborarem".
 
Passa da Playstation 3 para a Wii também


NVIDIA Becomes a Nintendo Worldwide Third Party Tools Provider With PhysX SDK for Wii
Thursday March 19, 9:00 am ET

SANTA CLARA, Calif., March 19 /PRNewswire-FirstCall/ --NVIDIA Corporation today announced that it has been approved as a third party tools solution provider for the Wii(TM) console. As a result, the NVIDIA® PhysX(TM) technology SDK is now available to registered Wii developers.


fonte
http://biz.yahoo.com/prnews/090319/sf85881.html?.v=1
 
Sem duvida! Quando determinados interesses falam mais alto, põem-se de lado outras quezílias e trabalha-se em conjunto.

Estava convencido que a Intel não cedesse neste aspecto e reservasse o Havok para vir a funcionar apenas em CPU's e principalmente no Larrabee, onde provavelmente seria fácil dado ser baseado em x86, mas pelos vistos a ameaça mais imediata do PhysX obrigou-os a colaborar com a AMD/ATI e não adiar mais a coisa.

Este "triângulo amoroso" Intel/AMD/nVidia proporciona com cada novela... :D
 


"Nvidia has been officially approved as a third-party tools solution provider for Nintendo's Wii console, and its PhysX SDK is now available to registered Wii developers."

:lol:

Por esta é que nem eu estava à espera!

A Wii vai ter efeitos de física? Agora é que cai o Carmo e a Trindade. Quando eu disse que a diferença entre gráficos da Wii para uma consola HD era apenas a "polygon count" e a resolução, puseram-se com tretas a dizerem que não tinha DX9, (que para a arquitectura da Wii, não conta para nada, anyway!) que não tinha isto e aquilo, e ainda foram meter os efeitos de física ao barulho! (Que não tem directamente a ver com a qualidade dos gráficos, mas sim com as "consequências" nos gráficos!)

Agora vão ter que arranjar desculpas novas, para desmerecerem a consola da Nintendo!

Cumps!

\w/
 
Última edição:
Actually... Isso apenas quer dizer que a Nintendo licenciou a PhysX para o SDK da Wii, ou seja, passou a fazer parte das tools a que os developers têm acesso por predefinição.

O Red Steel foi um jogo de lançamento da consola e usava PhysX, o Sonic and the Secret Rings também usava, o Nights Journey of Dreams usou e mais recentemente o Sonic and the Black Knight usa.

Antes desta oficialização no SDK os developers teriam de passar pela burocracia de terem de se tornarem developers autorizados para a ferramenta e pagar fee's por jogo vendido que a usasse, que agora passam a estar abrangidas no SKU.

Lembro-me por exemplo do Elebits que decidiu ir com a Open Dynamics Engine (open source) para evitar as fee's.

Isto é acima de tudo vantajoso para a Nvidia que assim lixa o Havok, que aliás me parece ser a unica razão para isto suceder em simultaneo tanto na PS3 como na Wii (a Nvidia chegou-se à frente e "ofereceu" o produto, provavelmente)


Quanto à implementação da mesma... nem sei se é cpu-dependent ou se consegue usar o GPU para calculos de fisica, mas é seguro dizer que as suas capacidades na Wii não estarão a par das implementações HD.

Não obstante disso, a consola é capaz de correr uma engine de fisica sem grandes problemas; não fossemos nós ter desde sempre jogos que dependem da fisica, como o Elebits (Gravity Gun ftw) e Boom Blox. E estamos a falar de fisica bastante complexa até, pela quantidade de objectos em questão.
 
Última edição:
Sem duvida! Quando determinados interesses falam mais alto, põem-se de lado outras quezílias e trabalha-se em conjunto.

Estava convencido que a Intel não cedesse neste aspecto e reservasse o Havok para vir a funcionar apenas em CPU's e principalmente no Larrabee, onde provavelmente seria fácil dado ser baseado em x86, mas pelos vistos a ameaça mais imediata do PhysX obrigou-os a colaborar com a AMD/ATI e não adiar mais a coisa.

Este "triângulo amoroso" Intel/AMD/nVidia proporciona com cada novela... :D

Exacto. Inimigo do meu inimigo é meu amigo.
Mas apesar de a Intel ter outras armas, também estava à espera que o Havok e futuras versões, ficassem "fechadas" às arquitecturas da Intel.
Mas no fim, não sei até que ponto o Physics ou o Havok vão ser relevantes.
 
Quanto à implementação da mesma... nem sei se é cpu-dependent ou se consegue usar o GPU para calculos de fisica, mas é seguro dizer que as suas capacidades na Wii não estarão a par das implementações HD.

O Physics na Wii so faz uso do CPU. E muito provavelmente é igual na PS3.
Correr fisicas no GPU vai tirar poder de processamento a um GPU ja demasiado ultrapassado pelos standarts actuais.
 
O Physics na Wii so faz uso do CPU. E muito provavelmente é igual na PS3.
Na PS3 não, não te lembras que a Sony pagou à Ageia (antes da Nvidia a comprar) para portar o PhysX para as SPE's da consola o que resultou na PR talk da ageia que a PS3 suportava todo o SDK do PPU deles enquanto que a X360 não suportava, blablabla?

Mal deles se não conseguissem enfiar a engine de fisica nas SPE's, sabes bem que a PPE como está já é um bottleneck dos diabos, quanto mais conseguirem tirar de lá... melhor para eles.
 
Back
Topo