Nvidia Purevideo HD Review

Zar0n

Power Member
A nvidia lançou recentemente novos drivers k aceleram codecs usados nos dvd's de alta definição ( HD-DVD / Blu-Ray ) assim como tv de alta definção ( HDTV ).
Isto funciona na maior parte das graficas Gforce 6,7 e 8

pure.jpg


Isto n ker dizer k o driver faça o decode, para isso é necessario comprar um player à parte.

Já agora para k saibam, isto é necessario para ver um DVD de alta definição:

Um Cpu recente
Drive HD-DVD ou Blu-ray
Placa grafica com DVI ou HDMI + HDCP
Monitor com DVI ou HDMI + HDCP
Player (Cyberlink / nero / Intervideo)

Bastante interessante, na review podem ver as diferenças de qualidade de imagem entre DVD e HDTV
Lembrem-se k a TV k vemos agora fica abaixo de um DVD.

Ok a aceleração é mais importante no caso use do codec H.264 (um dos 3 codecs usados nos DVD's de alta definição), neste mesmo com um C2D n se consegue fazer um decode sem breaks.

pv.jpg

Como podem ver funciona bastante bem fazendo offload para o GPU.

Links: Review, Nvidia

A ATI deve seguir o mesmo caminho com uma solução equivalente.

PS: O blastarr anda desatento :p
 
Última edição:
A nvidia lançou recentemente novos drivers k aceleram codecs usados nos dvd's de alta definição ( HD-DVD / Blu-Ray ) assim como tv de alta definção ( HDTV ).
Isto funciona na maior parte das graficas Gforce 6,7 e 8

pure.jpg


Isto n ker dizer k o driver faça o decode, para isso é necessario comprar um player à parte.

Já agora para k saibam, isto é necessario para ver um DVD de alta definição:

Um Cpu recente
Drive HD-DVD ou Blu-ray
Placa grafica com DVI ou HDMI + HDCP
Monitor com DVI ou HDMI + HDCP
Player (Cyberlink / nero / Intervideo)

Bastante interessante, na review podem ver as diferenças de qualidade de imagem entre DVD e HDTV
Lembrem-se k a TV k vemos agora fica abaixo de um DVD.

Ok a aceleração é mais importante no caso use do codec H.264 (um dos 3 codecs usados nos DVD's de alta definição), neste mesmo com um C2D n se consegue fazer um decode sem breaks.

pv.jpg

Como podem ver funciona bastante bem fazendo offload para o GPU.

Links: Review, Nvidia

A ATI deve seguir o mesmo caminho com uma solução equivalente.

PS: O blastarr anda desatento :p

Onde é que está a novidade ?

P.S.:
O Purevideo funciona nas GF6/7/8, mas o PureVideo HD só funciona nas GF8 e em alguns modelos da GF7 (7950 GT, 7950 GX2 e algumas 7900 GS).
Isto porque a versão HD do Purevideo só funciona se a placa gráfica tiver as keys HDCP embutidas.
As únicas Geforce 6 que suportam este modo são 6600 para laptops da Sony, e há aínda algumas 7600 em laptops da Sony e da Toshiba que possuem drives Blu-ray e HD-DVD respectivamente.
 
Última edição:
Ou seja isto vem embutido nas drivers e usando o powerdvd (por exemplo) pode-se usar o purevideo?

No powerdvd ha a opçao de hardware aceleration .. sera este opçao?
 
Ou seja isto vem embutido nas drivers e usando o powerdvd (por exemplo) pode-se usar o purevideo?

No powerdvd ha a opçao de hardware aceleration .. sera este opçao?

Já desde há algum tempo que é possível verificar de uma forma muito simples se a aceleração está a funcionar.

Arranjem um trailer HD codificado em H.264 e renomeiem a extensão do ficheiro para .mp4, como aqueles no site da Apple, façam o download da versão mais recente do leitor Quicktime e instalem os drivers oficiais mais recentes da Nvidia.
Basta abrir o Windows Task Manager (Ctrl+alt+Del), tab "Performance" e deixar estar para ir comprovando pelos gráficos.

Depois nas propriedades do Quicktime tem uma opção para activar ou desactivar a aceleração por Direct3D. Com a aceleração activada, a utilização da CPU deve baixar e os dropped frames devem desaparecer.

 
Última edição:
O Purevideo funciona nas GF6/7/8, mas o PureVideo HD só funciona nas GF8 e em alguns modelos da GF7 (7950 GT, 7950 GX2 e algumas 7900 GS).
Isto porque a versão HD do Purevideo só funciona se a placa gráfica tiver as keys HDCP embutidas.
As únicas Geforce 6 que suportam este modo são 6600 para laptops da Sony, e há aínda algumas 7600 em laptops da Sony e da Toshiba que possuem drives Blu-ray e HD-DVD respectivamente.

Segundo eles, funciona em todas pk:
Every GeForce 6 and 7 with PureVideo (excluding the AGP versions of the 6800 Ultra/GT, and 6100) has a dedicated programmable video processing unit (VPU) on the physical chip.

Caso n saibas n todo o conteúdo de alta definição está protegido com HDCP keys, e nesse o Purevideo HD funciona.
De facto nenhum dos DVD's de alta definição tem o Constraint Token activado e há rumores de um acordo não oficial entre a maior parte dos estúdios em n activa-lo até 2012, isso pk a maior parte das pessoas ainda vão demorar a ter um monitor/tv com HDCP.
Tb tens k adicionar o facto da XboX 360 n ter essa capacidade já k n tem saída HDMI e como tal até ao fim da vida util desta n deves ver DVD's de alta definição com o token activado, por isso nos próximo anos é HD para toda a gente sem problemas :)
 
Segundo eles, funciona em todas pk:


Caso n saibas n todo o conteúdo de alta definição está protegido com HDCP keys, e nesse o Purevideo HD funciona.
De facto nenhum dos DVD's de alta definição tem o Constraint Token activado e há rumores de um acordo não oficial entre a maior parte dos estúdios em n activa-lo até 2012, isso pk a maior parte das pessoas ainda vão demorar a ter um monitor/tv com HDCP.
Tb tens k adicionar o facto da XboX 360 n ter essa capacidade já k n tem saída HDMI e como tal até ao fim da vida util desta n deves ver DVD's de alta definição com o token activado, por isso nos próximo anos é HD para toda a gente sem problemas :)

A flag ICT não é activada pelo conteúdo no disco, mas sim pelo firmware dos leitores.
E, por exemplo, se quiseres ver TV em HD (normalmente está em 1080i), a flag já está sempre activa e nem sequer deixa reduzir a qualidade, simplesmente não mostra nada no ecrã.
 
Boas, sorry pelo bump, mas tenho algumas questões.

Mudei recentemente de ATI para NVIDIA, mais propriamente para uma XFX 7800GS EXTREME.

O meu cpu, como podem ver no My System, não é propriamente brutal para decode de h.264. Consigo ver bem 720p, mas 1080p é impossível.

Acham que com o PureVideo consigo ver 1080p? Eu tenho o FFDShow como o codec registado para h.264, e costumo usar o WMP11 ou o VLC para videos, há alguma forma de no WMP11 escolher o PureVideo como codec para h.264 ou não é assim que funciona? Tenho que activar aceleração 3D em algum lado? Ou basta instalar?

Cumps
 
Boas, sorry pelo bump, mas tenho algumas questões.

Mudei recentemente de ATI para NVIDIA, mais propriamente para uma XFX 7800GS EXTREME.

O meu cpu, como podem ver no My System, não é propriamente brutal para decode de h.264. Consigo ver bem 720p, mas 1080p é impossível.

Acham que com o PureVideo consigo ver 1080p? Eu tenho o FFDShow como o codec registado para h.264, e costumo usar o WMP11 ou o VLC para videos, há alguma forma de no WMP11 escolher o PureVideo como codec para h.264 ou não é assim que funciona? Tenho que activar aceleração 3D em algum lado? Ou basta instalar?

Cumps

O Purevideo não é um codec, é uma tecnologia de aceleração e tratamento de vídeo em tempo real.
Normalmente o Quicktime já acelera automaticamente o H.264 caso encontre uma placa gráfica compatível, mas para correr vídeos H.264 noutros players e ter aceleração, podes ter de ir às propriedades do mesmo, ou então alterar a extensão do ficheiro para .mp4.
 
Pois, mas o Quicktime é uma bela bosta de player que eu nunca instalo.

De qualquer forma já tenho o PureVideo Platinum e a última versão do PowerDVD, e já saquei uns trailers a 720p e 1080p para fazer os testes. 4ª feira quando for a casa meto aqui os resultados.

Cumps
 
menos mal, a minha grafica ainda ajuda
tenho é de actualizar os drivers, ainda uso os 94.24

tb nao gosto nada do quicktime, no entanto é um pack q instala os codecs do quicktime, chama-se quicktime alternative
 
segundo um link q postaram acima, nao

testei um clip H.264 720p com os drivers q tenho(94.24) e o cpu usage nao me pareceu nada de anormal
nao tentei sequer procurar videos full HD pois o meu monitor nao suporta

mesmo a 720p a qualidade do video é fantastica
 
caveiramix eu escrevi "720p H264 trailers" no google e depois fui experimentando
no site da apple nao me safei, acho q tinha de usar IE e/ou ter o quicktime instalado

eu só tenho mesmo os codecs do quicktime, nao o leitor e o resto do "lixo"

Para os 1080p acho q tens de ter um monitor q suporte essa resolução
 
Última edição:
caveiramix eu escrevi "720p H264 trailers" no google e depois fui experimentando
no site da apple nao me safei, acho q tinha de usar IE e/ou ter o quicktime instalado

eu só tenho mesmo os codecs do quicktime, e nao o leitor e o resto do "lixo"

googla, ".mov downloader" assim consegues sacar os videos sem ele te abrir o player da quicktime. ;)
 
Voces nem digam baboseiras... Vces sabem o que é pure HD????

Teem a minima nocao da largura de banda que é necessária pra terem isso? Compressão Zero?

Nao caiam em engodos de Marketing pessoal....
 
Back
Topo