NVIDIA Quad-SLI vs. ATI Crossfire Test

E anda o ppl a comprar PCs inteiros só para ter Quad-SLI para uma semana depois ver que um sistema SLI 2*7900GTX ou crossfire X1900XT faz o mesmo ou melhor...

Ai que dores na consciência..
 
Última edição:
kidloco disse:
Dá para ver que há limitações a todos os níveis...board, windows, drivers.

A ati tb teve problemas de board,windows e drivers, as boards de crossfire tb chegaram tarde,mas mm assim acho que a ati soube lidar melhor com a situaçao do que a nvidia, na contava com esta, o crossfire é de facto poderoso.
 
Última edição:
power.gif


Isto é q eu acho no minimo curioso :wow:
 
O problema e uma coisinha chamada Factura da EDP :P

500w quase constantes (e ainda tem o consumo do TFT, colunas, impressora, router...) vai ser como chumbo na carteira :004:

Mas a min não será problema, nunca tenciono investir num PC que mais parece um aquecedor em termos de potência 8o
 
E daí?

Vêm-me dizer que quem tem dinheiro para board xpto e mais num sei quantas gráficas não vai ter dinheiro para uma fonte boa ou para pagar a conta da luz?

Isto do SLI e XFire não me diz nada agora nem nunca me disse. Pagar o equivalente á soma de meio ano de ordenados para ter mais meia dúzia de fps é no mínimo ridículo.

O dinheiro que investem a fazer estas brincadeiras para show-off guardavam e vendiam as placas de topo a 400€ como antigamente (70~80cts já se fazia a festa).

Agora para se ter alguma coisa é comprar board nova + graficas de 600€ enfim...

When I first heard about the opportunity to play with QuadSLI vs. Crossfire I expected QuadSLI to have a significant advantage over Crossfire but at an equally significant price difference.

Now I am very disappointed. The driver installation seems to be very unstable. Also it seems nobody tested these cards on an ASUS board, where you have to change a BIOS setting to get the cards stable. The performance is absolutely not what you would expect from a "technology leader", "best of CES" product. In some benchmarks two ATI video cards were a great deal faster, even at the high resolutions which NVIDIA says are the key benefits of QuadSLI.

Even more humiliating was that one single 7900 GX2 often runs faster than two GX2 in QuadSLI.

Dear NVIDIA,
I have a great performance improvement suggestion for your next QuadSLI driver release:
if ((resolutionX<1600) && (resolutionY<1200))
DisableQuadSLI();

If you already have a Ferrari and a nice boat and now need something new to impress your friends you could shell out at least 7k for a Quad SLI system and a 30" widescreen gaming display. All other users may want to go for a more cost-effective and stable solution.

Tá tudo dito.

Quanto á performance do QuadSLI, ainda está muito verde para tirar qualquer tipo de conclusões, no entanto continuo a não ver a finalidade disto tudo.

Daqui a 1 mês ou dois inventam uma grafica nova que papa 8 dessas em sli e por aí em diante... enfim... :rolleyes:
 
so são constantes se tiveres sempre a jogar. Alem disso quem tem 5000+ eur para um pc a factura da EDP é o menos ;)

Quanto aos testes, uma GX2 ainda se come, agora Quad-SLI actualmente não rende.

EDIT: como o lasac diss, nem actualmente nem nunca vai render. é ridiculo pagar o dobro pa ter ganhos de 2,5%... até pq passado 3 ou 4 meses sai uma grafica nova que é 50% que o SLI e dps fica-se com 2 graficas desactualizadas e muito desvalorizadas...
 
Última edição:
Lasac disse:
E daí?

Vêm-me dizer que quem tem dinheiro para board xpto e mais num sei quantas gráficas não vai ter dinheiro para uma fonte boa ou para pagar a conta da luz?

Isto do SLI e XFire não me diz nada agora nem nunca me disse. Pagar o equivalente á soma de meio ano de ordenados para ter mais meia dúzia de fps é no mínimo ridículo.

O dinheiro que investem a fazer estas brincadeiras para show-off guardavam e vendiam as placas de topo a 400€ como antigamente (70~80cts já se fazia a festa).

Agora para se ter alguma coisa é comprar board nova + graficas de 600€ enfim...



Tá tudo dito.

Quanto á performance do QuadSLI, ainda está muito verde para tirar qualquer tipo de conclusões, no entanto continuo a não ver a finalidade disto tudo.

Daqui a 1 mês ou dois inventam uma grafica nova que papa 8 dessas em sli e por aí em diante... enfim... :rolleyes:
A questão que os consumos dos PC's estão a atingir valores ridículos... Com a questão ambiental e o petróleo cada vez mais a ribalta estamos é a andar para tráz>( A uns anos atráz um PC bomgastava 100-150 watts, tinha-se alguns pequenos cooler e dissipadores e agora? 500, 600, 800 watts de consumo, uma brutalidade de calor a ser emitida ca para fora e presença de cooling de vários kilos e dezenas de fans a "berrarem" para manter tudo fresco:004: Qualquer dia um PC para gamming de topo vai gastar mais que o aquecedor a óleo :004:

E não te esqueçam que para o ano, a energia está previsto subir 17% ou mais (Acabou o limite da inflação), que com esta dança recente do petróleo e o que ainda está para vir, não me admira nada que poderá subir para alem dis 25% :wow: Com isso, ter estas bombas infernais vai ser ainda mais para quem pode!

A Intel já se tocou que algo era preciso ser feito... A AMD também está indo pelo bom caminho, A NVIDIA e a ATI que com esta briga, estamos a ver os consumos e aquecimento a dispararem aí pelo espaço afora :wow:

Mas isso que falas do xfire e SLI, só compra quem quer! Para que preciso de tamanho horse power se uma gráfica chega e sobra?? Ainda tou de x800xt e vai dando para as curvas...

Isso é apenas manobras de markenting para sakarem mais e mais notas e meia duzia de endinheirados gabarem-se da "machina", tal como quem compra uma Ferrari e um Iate para impressionar o vizinho (pegando no quote acima):rolleyes: :rolleyes:

Eu ca vou continuar a boa "receita": comprar uma ex.topo de gama em 2ª mão (pegando-as do ppl que troca-as de 2 em 2 meses) a preços especiais de corrida, saltar uma ou 2 gerações e repetir o processo:004:

Esta x800 xt custou-me apenas 240 € (comprada no verão passado, quando a topo de gama das ATI ainda era as x850 xt pe), veio como nova e ainda vai durar :004:
 
Última edição:
CONCLUSÃO: Andam a fazer com que se consoma mais energia (QuadSLI).

Não tarda temos uma board só para cpu, mems e grafica. O resto liga por usb que é para termos 6 ou 8 graficas juntas e o resto da caixa é ocupado por uma fonte de 2000KW com 20rails de 500A.

Parece exagerado, mas daqui a 5 ou 6 anos veremos se não é assim (espero que não) :rolleyes:
 
Já a uns tempos disse que qualquer dia a gráfica é uma caixa "a lá promie", que se liga DIRECTO aos 300V e a ligação ao resto sistema é feito por um cabo de dados XPTO, que na verdade possui 128 lanes PCI-E :D

A e esqueceste da central nuclear ao ládo da tua casa para alimentar estes 20 rails de 500A :D
 
Última edição:
Para quem está preocupado com os consumos:


Um conjunto de 2*X1900XT Crossfire custa cerca de 1000€ e um conjunto de 2*7900 GX2 fica por uns 1600-1900€. Vamos fazer de conta que as GX2 custam "apenas" os 800€ e a diferença entre Crossfire e Quad-SLI é de 600€.

A diferença do crossfire para quad-sli em load (porque em idle até consome menos) é de 42W.

42W dá um consumo energético de 1Kwh por dia.
De acordo com o tarifário da EDP, 1Kwh custa cerca de 10 cêntimos ou 0,1€.

Ora bem, (600€)/(0,1€) = 6000 dias.
6000 dias dá cerca de 16 anos e meio.



Ou seja, tínhamos que jogar sem parar durante 16 anos e meio. para que a diferença de custo energético entre um sistema crossfire e um quad-sli compensasse o custo inicial dos conjuntos das placas.


Eu cá para mim penso que daqui a 6 anos qualquer uma destas placas é inútil, quanto mais 16..

Esclarecidos? :P
 
Lasac disse:
CONCLUSÃO: Andam a fazer com que se consoma mais energia (QuadSLI).

Não tarda temos uma board só para cpu, mems e grafica. O resto liga por usb que é para termos 6 ou 8 graficas juntas e o resto da caixa é ocupado por uma fonte de 2000KW com 20rails de 500A.
:joker: tou-me a rir a uns 5 mns :-D

Isso já são voces a fazer o armaggeddon 2...

Os sistemas vao consumir talvez um pouco mais, mas nada de cataclismico. Há casos em que o consumo desce bastante e o rendimento aumenta de forma consideravel.

De cabeça surgem-me dois exemplos á baila:

A 7800GT que em load consome 200W (contra por exemplo os 260 ou 270 das X8xx high end que ja ca andavam) e os A64 que tb n consomem "nada" qd comparados com os IEE.

Estes quad SLI e CFs sao extravagâncias e pouco mais, comparação de pilas sem cuidados de maior
 
ToTTenTranz disse:
Eu cá para mim penso que daqui a 6 anos qualquer uma destas placas é inútil, quanto mais 16..

Esclarecidos? :P


Se os drivers melhorarem, sempre serão duas vezes menos inúteis do que duas X1900 XTX em Crossfire, pelo menos... :P
 
tb não percebo o problema do consumo. Quem quer isto não pensa em consumo, um produto destes nunca foi pensado em consumir pouco, apenas se pensa na performance (que não é nada de especial). E 260 e 280w em idle não é assim tanto.
Além disso se pro ano a conta da EDP subir 25% corto no BOINC, desligo o pc quando não preciso dele e tá a andar.

Não me parece que isto seja andar pa trás, ao longo dos anos cada vez há maior consumo, e vai ser sempre assim à medida que sobe a frequência nos circuitos.


Quanto aos drivers, quando sairem drivers de jeito para as 7900 GX2, ja cá andam umas 8900 GTX1999 que são 50% melhores que as anteriores o que as torna inuteis na altura. Isto não são placas po publico, é apenas marketing.
 
Back
Topo