Gráfica nVidia RTX 4000 séries "Ada" (Modelos SUPER lançados)

GPU-Z 2.51.0 changelog

  • Added full support for NVIDIA GeForce RTX 4080
  • Added BIOS save/upload support for NVIDIA GeForce RTX 4080 and 4090
  • Fixed wrong transistor count on GeForce RTX 4090
  • Added support for monitoring 16-pin power input
  • Fixed missing memory temperature on GeForce 40 Series
  • Fixed crash in Glenfly Advanced panel
  • DLSS Scan in Advanced Panel no longer starts automatically and lets you select the drives to scan first
  • When the “Stop” option is selected in DLSS Scan, properly indicate that the search has stopped
  • The list of Vulkan extensions is now one entry per line
  • The list of OpenCL extensions is now one entry per line and sorted alphabetically
  • Fixed negative Gather Offsets range displayed as positive integer in Vulkan info
  • Added support for NVIDIA GeForce RTX 3060 Ti GDDR6X, RTX 3060 (GA104-B), MX750 A, RTX A500 Laptop, RTX A4500 Embedded, Tesla T10, Quadro K5100M (GK104-B)

https://videocardz.com/newz/gpu-z-u...gpu-support-and-16-pin-power-input-monitoring
 
Última edição:
Foi-me pedido num discord para correr novamente os benchs da RTX 4090 do artigo do portal mas com ECC. Adicionei uma linha a seguir a cada gráfico com os resultados ECC caso tenham curiosidade em ver o impacto: https://portal.zwame.pt/61647/analise/nvidia-rtx-4090-o-verdadeiro-gpu-4k-e-altos-fps/3

Em geral o impacto é quase nulo mas ficam os seguintes reparos:
  • Control e Dying Light 2 começaram a exibir um stutter bastante pronunciado num determinado local do respectivo teste. Este stutter é repetido em todas as vezes que testei.
  • Horizon Zero Dawn torna-se num festival de stutters.
  • Quake 2 RTX baixou os 1% mas não se sentiram stutters.
  • Shadow of the Tomb Raider caiu a pique em performance em geral.
 
Nos Microcenters estão apinhados delas, da para ver stock on-line embora não de para encomendar (por causa dos scalper bots só aceitam compras no local). As 4090 continuam a esgotar no entanto.
 
Acima de um determinado patamar de preço o consumidor quer a mais rápida ponto final, o preço é secundário. A nvidia vai aprender rapidamente que não vai poder brincar aos preços como faz na 4090 no resto da lineup. Não há cripto nem cheques de estimulo aos lockdowns da pandemia para escoar stock a preços estupidos.
 
O que sei é que ao contrário das 4090 que voaram por cá já as 4080 estão quase todos os modelos em stock... uma coisa é um produto halo ter performance e preço elevados num mercado bem definido. Já o mesmo não acontece com a 4080 e muitas vão simplesmente a ficar a ganhar pó nas lojas. O preço é totalmente idiota e felizmente as pessoas não são parvas.
 
O que sei é que ao contrário das 4090 que voaram por cá já as 4080 estão quase todos os modelos em stock... uma coisa é um produto halo ter performance e preço elevados num mercado bem definido. Já o mesmo não acontece com a 4080 e muitas vão simplesmente a ficar a ganhar pó nas lojas. O preço é totalmente idiota e felizmente as pessoas não são parvas.

Se os clientes votarem com a carteira, a Nvidia não tem outro remédio senão o de baixar preços.
 
as vendas online estão a ser afetadas como defesa ao scalpers, faz sentido sim
No MicroCenter estão, eles criaram essa limitação quando houve a "seca" de GPUs em 2021 (bem como o limite de 1 GPU por cliente) como defesa contra scalpers e não a removeram. Facilmente verificas por ti mesmo ao ir ao site deles e veres as gráficas marcadas como "in-store pickup only" (podes comprar online, mas tens que levantar em loja, não enviam de um lado para o outro, o que vai contra o propósito geral de uma compra online que é precisamente não precisares de ir à loja).

Se é a única razão pela qual tem imenso stock? Não acredito, parece-me mais que o público que as poderia comprar é mais informado e ou está à espera que possam descer de preço ou vai atrás de uma 4090.
 
Ainda há muita gente à espera para comprar uma XTX, e ainda à espera que, como digas, baixe de preço.

Esta 4080 é mesmo gráfica que merece apanhar pó nas prateleiras.
 
No MicroCenter estão, eles criaram essa limitação quando houve a "seca" de GPUs em 2021 (bem como o limite de 1 GPU por cliente) como defesa contra scalpers e não a removeram. Facilmente verificas por ti mesmo ao ir ao site deles e veres as gráficas marcadas como "in-store pickup only" (podes comprar online, mas tens que levantar em loja, não enviam de um lado para o outro, o que vai contra o propósito geral de uma compra online que é precisamente não precisares de ir à loja).

Se é a única razão pela qual tem imenso stock? Não acredito, parece-me mais que o público que as poderia comprar é mais informado e ou está à espera que possam descer de preço ou vai atrás de uma 4090.
estou a concordar, se ha algo que me irritou profundamente foi a total falha de protecção do consumidor comum contra os scalpers e miners que aconteceu durante a pandemia.

So tenho pena de nao me poder meter num aviao e ir la buscar uma porque o que estão a fazer é de valor.
 
Oh, mesmo que te oferecessem a viagem, depois paravas na alfândega e saia mais caro que comprar cá :D
Mas sim. Durante a pandemia houve um pânico geral, das lojas inclusive, que na incerteza do amanhã certamente aproveitaram a saida fácil que foi vender tudo o mais rápido possível a preços estapafúrdios. Interessava lá a quem. Aparecia um gajo a limpar stock de gráficas, levava
 
estou a concordar, se ha algo que me irritou profundamente foi a total falha de protecção do consumidor comum contra os scalpers e miners que aconteceu durante a pandemia.

So tenho pena de nao me poder meter num aviao e ir la buscar uma porque o que estão a fazer é de valor.
Nesse caso peço desculpa, isto da internet por vezes torna difícil perceber se as coisas são ditas de forma assertiva ou irónica, erro meu! :)

Sem dúvida, tenho pena de não existir nenhuma loja semelhante por cá!
 
Parecem-me mais noticias por encomenda, no twitter já apareceram vários reports com fotos de pilhas de gráficas e prateleiras cheias, o pessoal não lhes está a pegar.

Infelizmente hoje em dia já não podemos confiar nas noticias, mesmo quando vêm em sites/jornais de nome. Aconteceu o mesmo com setor de vendas automóvel(principalmente os usados) que desde Agosto que anda a tentar manter a farsa da "falta de automóveis" com recurso a noticias falsas encomendadas, mas na realidade o valor das viaturas usadas tem estado a cair a pique e mesmo nos novos já há campanhas de desconto.

O "sucesso" da 4080 não está a colar. Deviam ter ajustado o preço da mesma maneira que fizeram o "unlauch" da 4080 12GB. A negatividade a volta da 4080 já vem de trás, mas Nvidia decidiu optar pelo caminho da ganancia e não fazer nada.

O preço da 4080 faz a 4090 parecer um bom negocio...mas a AMD também está numa posição semelhante, a 7900XT devia-se chamar-se 7800XT e ser bem mais barata, porque por mais 100€ é melhor comprar a 7900XTX.

Qualquer uma das marcas está a abusar nos preços, mas a Nvidia está a abusar mais.
 
Back
Topo