Gráfica nVidia RTX 4000 séries "Ada" (Modelos SUPER lançados)

Eu queria era saber o que é um entusiasta. Qual a definição para ser classificado como tal.
Há pessoas que não jogam sequer e percebem mais que 99% de gamers (buildzoid).
Na minha opiniao, hardware não define um entusiasta, é a paixão pelo hobby, cada um no seu galho com as suas preferencias. Quem tem uma 1060 e um 4470 é tao entusiasta como eu, se o gosto pelo hobby é o mesmo.
E uns vão perceber sempre mais que outros. É um tópico mt subjectivo.
 
Gosto é destes titulos:

NVIDIA RTX 4090 2.85 GHz at stock, less power use with DLSS3


Mas eles não vêm que está cpu bound? É que mesmo na imagem dá para ver gpu usage a 76%... O DLSS3 não reduz o consumo da gráfica, obviamente que quando atinges um frame lock ou um bootleneck em algum lado o gpu usage vai reduzir logo a gráfica vai consumir menos energia.

Ás vezes pergunto-me se a malta que faz estas noticias usa o cérebro. É que as conclusões que tiram não fazem sentido nenhum.

A conclusão a que chego nessa noticia é que os ganhos vão ser bem maiores do que de 60 para 170fps em situações onde o cpu/ram não é o bottleneck. E ao não estar gpu bound o input lag também devia ser bem inferior tendo em conta o frame rate, apesar de não sabermos a ecrã/rato usado penso que seja o novo 1440p360hz + superlight, a mesma coisa que usaram para os outros testes, como o overwatch 2.
E que 2850mhz é muito bom para uma 4090 capada a 450w, isso sem power limits deve dar 3ghz facilmente.

Mas depois também há isto...



Provavelmente cpu bound...
 
Última edição:
Era exatamente disto que tinha receio, para alem do inputlag, olha para aqueles artefactos todos nas pernas.
Eles tem que melhorar isso.

Olha para os artefatos no metal que separa os vidros e os reflexos por tras. Mas conhecendo a Nvidia já se sabe que isto vai melhorar, dlss 1 também não era nada de jeito.
 
AI não é solução para tudo, criar frames literalmente do nada não deve ser fácil, principalmente em situações de muito movimento.
Até tu próprio ficaste surpreendido que esta tech (AI frame interpolation) chegou tão cedo, acho que o sentimento era certo, chegou mesmo cedo demais.
A tech deles é inovativa (tanto as capacidades de rtx como dlss) mas acho que desta vez os olhos foram maiores que a barriga.
Dito isto, também espero melhorias, mas tenho dúvidas que cheguem há perfeição num futuro próximo, tanto em motion clarity (o mais importante), como input lag.
 
Não há TSMC 4nm, aquilo é a mesma litografia de 5nm mas é um processo custom da Nvidia. Á semelhança daquilo que fizeram com a Samsung. Os 4nm são apenas marketing.

Não referi 4nm, referi o processo N4 que é uma extensão do 5nm e existe na TSMC, basta ver os documentos deles.

As RTX 4000 usam o N4, e tudo indica que a Amd vai usar N5 + N6 (extensão do 7nm).
 
Olha para os artefatos no metal que separa os vidros e os reflexos por tras. Mas conhecendo a Nvidia já se sabe que isto vai melhorar, dlss 1 também não era nada de jeito.
Olha também a reticula/mira a ter ataques de strobing.
Para já embora o framerate superior, continuo a não ver uma grande troca face aos motion vectors dado que ao invés de ghosting agora temos outro tipo de artefactos.
Curioso pelas melhorias e análises third party
 
Não referi 4nm, referi o processo N4 que é uma extensão do 5nm e existe na TSMC, basta ver os documentos deles.

As RTX 4000 usam o N4, e tudo indica que a Amd vai usar N5 + N6 (extensão do 7nm).

Sim e em que é que isso invalida o que disse anteriormente?

Tirando a Apple e a Qualcomm não tens mais nenhum cliente singular mais importante que a AMD para a TSMC. Cada empresa reserva o processo que quiser na TSMC desde que exista disponibilidade da foundry e como é óbvio há clientes de diferentes tiers com prioridade sobre os restantes.
 
Disparate da NVIDIA em mostrar a 4090, placa de 2000€, a correr o Cyberpunk a 22fps.....
Dou mérito á NVIDIA por puxar pela inovação, mas depois o marketing é terrível.
 
para mim desde que não produza artefactos vejo utilidade em alguns jogos no DLSS 3... pessoalmente desde que o input lag nao seja muito exarcebado prefiro fluidez...e quando digo fluidez não me refiro a frame rates estratosfericas...mas sim algo acima de 85fps sem variações monstruosas...

eu na PS4 pro por exemplo nos jogos que não dão 60FPS constantes prefiro desligar game mode e ligar o Inteligent Frame Compensation da tv, que basicamente o que faz é criar frames artificias, que no meu caso é o único modo de conseguir jogar jogos a menos de 60Fps sem ficar com vontade de ir ao grego!

Resumindo acho uma boa tecnologia especialmente se conseguirem que não tenha artefactos produzidos pela mesma...os fabricante de TVs por exemplo ainda não conseguiram que as tecnologias de criação de imagens sejam livres de artefactos, mas ja melhoraram bastante nesse aspeto....especialmente nos modos menos agressivos....contudo acho que se alguém tem capacidade para conseguir levar essa tecnologia para um novo patamar é a nVidia
 
eu na PS4 pro por exemplo nos jogos que não dão 60FPS constantes prefiro desligar game mode e ligar o Inteligent Frame Compensation da tv, que basicamente o que faz é criar frames artificias, que no meu caso é o único modo de conseguir jogar jogos a menos de 60Fps sem ficar com vontade de ir ao grego!
Consola =/ PC

mindo acho uma boa tecnologia especialmente se conseguirem que não tenha artefactos produzidos pela mesma...os fabricante de TVs por exemplo ainda não conseguiram que as tecnologias de criação de imagens sejam livres de artefactos, mas ja melhoraram bastante nesse aspeto....especialmente nos modos menos agressivos....contudo acho que se alguém tem capacidade para conseguir levar essa tecnologia para um novo patamar é a nVidia

Com aqueles artefactos é tudo menos boa tech. Precisa de muito trabalho.
 
Resumindo acho uma boa tecnologia especialmente se conseguirem que não tenha artefactos produzidos pela mesma...os fabricante de TVs por exemplo ainda não conseguiram que as tecnologias de criação de imagens sejam livres de artefactos

Nem nunca vão conseguir, pois a técnica usada pelas TV's não tem acesso ao Engine do jogo, como tal não tem acessos aos dados dos Motions Vectors, etc etc.

A TV tem inclusive de esperar que o frame seguinte esteja totalmente feito para poder usar a tecnica e do que entendi do DLSS 3, não é necessário estar totalmente produzido quando começa a criar o frame do meio.
 
Disparate da NVIDIA em mostrar a 4090, placa de 2000€, a correr o Cyberpunk a 22fps.....
Dou mérito á NVIDIA por puxar pela inovação, mas depois o marketing é terrível.

Pois, foi a primeira coisa que me chamou a atenção. Se tivesse uma gráfica high-end a correr o Cyberpunk a 22fps a última coisa que havia de querer fazer é usar o DLSS. tendo em conta as configurações que tenho ao meu dispor que possivelmente me dão melhor valor. Entendo a demonstração, mas o que dizer de um marketing que só parece conseguir vender o seu produto com um exemplo destes? Acho este marketing vergonhoso.

Olha para os artefatos no metal que separa os vidros e os reflexos por tras. Mas conhecendo a Nvidia já se sabe que isto vai melhorar, dlss 1 também não era nada de jeito.

Em relação à estas tecnologias onde se tenta melhorar a resolução e o framerate com técnicas de extrapolação e interpolação, não sei até que ponto dá para avaliar a mais-valia com zooms e slow-motions que se vê nestas análises. Acho que os artefactos vão sempre existir porque a imagem não é nativa, a questão é se existe o beneficio que se diz haver, sem que se note os artefactos e efeitos secundários (input lags) durante o jogo.
 
Última edição:
Epa sim e não... Ninguém no seu perfeito Juízo vai correr o cyberpunk a 4k com RT sem dlss...É simplesmente impossível.

Epa, e vamos tentar relativizar, é placa de $1599.

A apresentação foi de uma placa de $1599, não de uma placa de 2.000€. São coisas distintas. Lá que chega à Europa a esse valor, chega, mas temos que tentar ser um pouco justos nos factos pois o termo de comparação são os preços da geração anterior no lançamento .

Uma 3090 foi uma gráfica de $1499 e a 4090 é uma gráfica de $1599.
 
Back
Topo