Gráfica nVidia RTX 4000 séries "Ada" (Modelos SUPER lançados)

eu sinceramente sigo o lançamento da serie 4000 apenas por curiosidade, a 3080 é mais que suficiente para os jogos que ando a jogar, no meu monitor 1080p, e sem ETH nem outra moeda lucrativa para minerar, não tenho entusiasmo nenhum em fazer o upgrade a gráfica
 
Mas quando é que aparecem as fontes?

Acho que ainda não há datas concretas.
Pelo que li há um tempo atrás, diziam ser uns meses depois do lançamento das primeiras ada, nas melhores das hipóteses umas semanas.
Mas elas não vao estar no mercado durante um bom tempo, e depois já se sabe, quando tiverem, não vão ser baratas, e também nem deverá haver muitas opções inicialmente.
 
O Ronaldo acaba de apostar a sua reputação. Ele garante que a 4080 12gb vai bater a 3090ti em rasterização sem ter em conta os dlss, rt, overdrives etc... Ele costuma ser um tipo de confiança e percebe muito, mas não estou muito confiante até porque a nvidia no gráfico que mostrou não demonstra isso...


Pode também existir a questão de drivers ainda não muito otimizados...Vamos ver...
 
Última edição:
O Ronaldo acaba de apostar a sua reputação. Ele garante que a 4080 12gb vai bater a 3090ti em rasterização sem ter em conta os dlss, rt, overdrives etc... Ele costuma ser um tipo de confiança e percebe muito, mas não estou muito confiante até porque a nvidia no gráfico que mostrou não demonstra isso...


Pode também existir a questão de drivers ainda não muito otimizados...Vamos ver...

Os TFLOPS teóricos são iguais... Na prática devem ser muito semelhantes se não houver doping nos drivers.
 
O Ronaldo acaba de apostar a sua reputação. Ele garante que a 4080 12gb vai bater a 3090ti em rasterização sem ter em conta os dlss, rt, overdrives etc... Ele costuma ser um tipo de confiança e percebe muito, mas não estou muito confiante até porque a nvidia no gráfico que mostrou não demonstra isso...


Pode também existir a questão de drivers ainda não muito otimizados...Vamos ver...

Claro que deve bater, historicamente a placa de classe 70 bate na performance da flagship da geração anterior excluindo Titans. Sendo a 4080 12gb uma 4070 disfarçada, é isso que vai acontecer.
 
Claro que deve bater, historicamente a placa de classe 70 bate na performance da flagship da geração anterior excluindo Titans. Sendo a 4080 12gb uma 4070 disfarçada, é isso que vai acontecer.

Não deve bater...nos slides da propria nvidia isso pode ser confirmado.
E se já é batida em cenários "hand-picked" imagina nos menos favoráveis.
Receia-se que até possa ser batida pela 3080 em certos situações.

A perfomance teórica é igual mas lá está...é apenas teórica.
 
true. Esta 4080 de 12gb é uma jogada muito suja da Nvidia.

Eu sou muito honesto, tenho mesmo muita pena que a AMD não consiga competir no meio profissional. Eu pessoalmente não tenho preferências por branding.

AMD ou INTEL, quero o melhor. Tenho simpatia pela AMD pois desde os 3000 que me servem muito bem, mas na hora da compra voto com a carteira e com o objectivo.

AMD ou NVIDIA exactamente o mesmo. Há anos e anos que a Nvidia me serve bem, e é simplesmente a minha única alternativa. Mas se a AMD de repente se batesse nos motores de render e fosse mais barata, nem pensaria duas vezes.

Relativamente às fontes são realmente caras, ainda para mais que se um gajo andar na gama das 4090 e quiser pensar no futuro, no mínimo tem que comprar uma 1000W (e 1200W podia não ser mal pensado).
Bate onde dizia, practicamente nuns 300€'s de fonte quem quiser platinum.
 
Eles têm ganho muito espaço no mercado de servidor e datacenter. E não tem sido só Epyc, as Instinct também andam a vender bem. Ganhando market share nesse espaço é uma questão de tempo até aparecer o suporte para as varias ferramentas profissionais para o mercado HEDT.

E já tem aparecido, a suite da Adobe já suporta qualquer rdna2 sem problemas, coisa que não era bem assim no inicio da geração.
 
Eles têm ganho muito espaço no mercado de servidor e datacenter. E não tem sido só Epyc, as Instinct também andam a vender bem. Ganhando market share nesse espaço é uma questão de tempo até aparecer o suporte para as varias ferramentas profissionais para o mercado HEDT.

E já tem aparecido, a suite da Adobe já suporta qualquer rdna2 sem problemas, coisa que não era bem assim no inicio da geração.
Honestamente, basta o Vray se virar para AMD e dar algum suporte, que os outros vão atrás. (Isto no ambiente 3D de renderização, claro)
 
true. Esta 4080 de 12gb é uma jogada muito suja da Nvidia.

Não sou ingenuo para pensar que a Nvidia fez essa jogada de uma forma ingénua. Por outro lado, alguém que compra um GPU nos dias que correm só olhando para a diferença de memória, provavelmente merece o que compra. Acho mais desonesto todo o marketing atrás do DLSS 3.0, e a ideia que os jogos - como o Cyberpunk - precisam da mais alta potência de computação caso contrário vamos perder algo.

Na realidade, a 4080 12GB parece-me a gráfica mais jeitosa assumindo que bate a 3080 ti em performance tendo uma pegada energética menor. Tendo em conta o clima que vivemos em que a energia está a encarecer, é surpreendente terem ignorado este aspecto, e que a conversa esteja focada na direção contrária com esta nova geração de PSUs.

A ideia que eu tenho é que há uma discrepância cada vez maior entre necessidades dos jogadores e aquilo que os fabricantes nos empurram.
 
Última edição:
true. Esta 4080 de 12gb é uma jogada muito suja da Nvidia.

Eu sou muito honesto, tenho mesmo muita pena que a AMD não consiga competir no meio profissional. Eu pessoalmente não tenho preferências por branding.

AMD ou INTEL, quero o melhor. Tenho simpatia pela AMD pois desde os 3000 que me servem muito bem, mas na hora da compra voto com a carteira e com o objectivo.

AMD ou NVIDIA exactamente o mesmo. Há anos e anos que a Nvidia me serve bem, e é simplesmente a minha única alternativa. Mas se a AMD de repente se batesse nos motores de render e fosse mais barata, nem pensaria duas vezes.

Relativamente às fontes são realmente caras, ainda para mais que se um gajo andar na gama das 4090 e quiser pensar no futuro, no mínimo tem que comprar uma 1000W (e 1200W podia não ser mal pensado).
Bate onde dizia, practicamente nuns 300€'s de fonte quem quiser platinum.
Estou numa situação semelhante, mas a num nível diferente do teu.
Infelizmente a AMD atualmente também não me dá as mesmas possibilidades que a nVidia em aplicações mais profissionais, está a melhorar mas ainda não está ao mesmo nível.

Em relação à nVidia em termos de VRAM, com uma RTX 3070 Ti já me sinto limitado.
8GB já é curto para o que faço e honestamente 12 GB não é uma diferença muito significativa. Mas na altura em que a comprei, à cerca de 1 ano, não tinha outra alternativa, já que me recusei a pagar os valores exorbitantes e felizmente consegui a GPU a preço de MSRP.

Inicialmente não queria ir para a nova geração da nVidia, mas com as limitações que tenho que impor para usar apenas 8GB de VRAM, até já estava a equacionar a possibilidade de ir para uma RTX 4080 our RTX 4080 Ti, dependo dos preço e das specs, na esperança de terem um aumento mais considerável de VRAM.

Com o que estou a ver da novas RTX 4080 vai ser um não muito seguro.

Vou ficar à espera de como vai mexer o mercado nos próximos meses, mas uma RTX 3090 ou 3090 Ti com os seus 24GB de VRAM, já me começam a parecer uma solução mais apelativa ...
 
Back
Topo