nVidia RTX 4000 séries "Ada" - Diário de Bordo

Tens dois cabos de 2 fichas de 8 pinos? Ou seja, no limite, 300W em cada cabo?
Sim, se bem que a minha só puxa no máximo 500W (e tens que descontar os 75W do PCI-E). Ontem estive a montar umas fans novas e dei uma olhadela. Com 2 semanas de uso nessas condições não vi nada de anómalo, por isso olha, é seguir o baile
 
Bem, das únicas coisas transversais a todos os youtubers, reviewers, e quem mais na área, é que nunca, mas nunca se deve ligar 1 cabo único (duplo) a duas fichas. A menos que seja um cabo xpto, o gajo tem um "limite" de 150W.

Tu no limite estás a puxar mais que 200W em cada cabo, ou seja, em acontecendo alguma desgraça no teu caso sabe-se logo a causa. Não me leves a mal, mas não vejo qualquer sentido em arriscar.
 
Deviam talvez desenhar um conector com mais tensão para baixar a corrente. A ficha ficaria talvez um pouco maior pelos isolamentos para penso que era preferível.

O problema provavelmente é que todas as fontes teriam que ser substituídas e redesenhadas e provavelmente continuar a alimentar estas potências galopantes também tem o que se lhe diga. 24 ou 48V iam ajudar bastante. E depois podiam aproveitar a oportunidade para fazer o mesmo com as boards apesar de ser menos premente.
 
no limite estás a puxar mais que 200W em cada cabo, ou seja, em acontecendo alguma desgraça no teu caso sabe-se logo a causa. Não me leves a mal, mas não vejo qualquer sentido em arriscar.
Não te quero desmentir mas duvido seriamente que o cabo em si não aguente bem com mais de 150W. A ficha em si é que só dá 150W mas o cabo é mais de certeza. O que é certo é que eu sempre fiz assim e nunca tive problemas. Fiz com 980ti, 1080ti, 3080 e agora com esta.
Mas agora também fiquei curioso em relação à potência máxima do cabo
 
Eu usei a minha 3090 que consumia 380-400w com apenas dois 8pin. Continuo a usar esses mesmos 2 cabos juntamente com os splits mas uso com power limit de 80% pois, como demonstrei no meu artigo no portal da zwame, praticamente não se perde performance de forma substancial e fica-se próximo dos 360w na maior parte do tempo. Mas dado que o adapter me obriga a ter bend para o lado, que não é de todo recomendado, mandei vir um 3x8pin adapter do cablemod e 3 cabos 8 pin para a minha fonte sfx para resolver:

-o dobrar da ponta poder ser para o lado recomendado;

- tirar o bloqueio de airflow do AIO do cpu que na minha caixa mini itx se torna complicado com os terminais 8pin a conectarem todos em zonas que bloqueiam o air flow. Isto vai permitir passar as conexões de dentro da chamber principal da caixa pra a zona frontal da caixa onde se montam os ssds sata (que não uso):



Edit: No esboço aparecem 4 cabos mas são apenas 3.
 
Bem, o cabo do Igorlabs tinha lá escrito 150v, enquanto que o da gamernexus tinha 300v.

Obviamente que cada ponto pcie permite debitar mais que 150w, tanto é que o cabo seasonic tem apenas 2 fichas de 8 pinos para a de 16 nova.

Em teoria, e na prática, se uma fonte for boa obviamente que consegue fornecer a devida energia com apenas um cabo. A questão é se realmente o cabo está preparado para tal, pois 2 cabos para uma gráfica que puxa 500W (e sabe-se lá até ponde possa ir um pico), eu pessoalmente não estaria tranquilo.

Mais uma vez, isto obviamente cada um é como cada qual, eu não arriscaria, mas isto sou eu.
 
A minha fonte é uma seasonic focus plus 1000W por isso tanto a fonte como os cabos são de qualidade. Vou manter assim, YOLO
 
A gráfica puxa 500w em transientes e não de forma sustentada. Transientes apenas levantam preocupação com a fonte e não com os cabos. O problema dos cabos são o aquecimento em load constante e estão-se nas tintas para picos transientes. Analogia: no outro dia fui queimar verrugas com nitrogénio líquido. Tal como o steve do GN já o demonstrou, tocar brevemente no líquido é tranquilo mas acredita que em exposição prolongada vem tremenda dor e queimadura lol. O mesmo é com os cabos, a não ser que de repente passes uns 50A ou algo assim por uma fracção de segundo é capaz de queimar mas 20A? Teriam de ser cabos e pontas mesmo maus para queimarem.

No entanto para quem usa apenas 2 cabos com os splitters eu recomendo limitar o power para 80% que se traduz em cerca de 15A o que deve ser super tranquilo com a maioria dos cabos.
 
Fui hoje buscar uma Zotac Trinity OC. Vem com adaptador para 4x 8-pin e no afterburner permite subir o power limit até 110%, supostamente seriam 495W.
Mas por enquanto só tenho uma fonte "fraquinha" de 750W, por isso não me vou aventurar. Ainda por cima a minha fonte também só tem 2 cabos com splitters. Quando finalmente chegarem cá fontes ATX3.0 decentes hei de fazer um upgrade, mas por agora esta tem de aguentar.
Undervolt no afterburner de 0.95v a 2745Mhz e +1425Mhz nas memórias. 90% de power limit "just in case", mas nunca deve chegar a bater no limite. O máximo que vi foi cerca de 370W no Time Spy Extreme.
 
Quando puderes dá um feedback da gráfica :)
Eu na zotac trinity 3090, o facto da fan central ser menor faz com que seja mais barulhenta (quando meto a mesma a bufar) :D
 
Boas pessoal,
Esta semana finalmente montei a minha 4090, comprei a Suprim Liquid X da MSI. Para esta geração não considerei sequer as opções a ar, são muito grandes e ocupam muito espaço. Além disso tenho um trauma com a minha gráfica antiga, que é uma 2080ti da MSI, que faz um BARULHÃO quando estou a jogar ahah

Estou muito satisfeito com a gráfica da MSI, o tamanho é bastante normal, ocupa apenas 2 slots. Montei na vertical, com o radiador no topo. Foto:
Whats-App-Image-2022-11-10-at-17-44-02.jpg


PC specs:
5950X arrefecido por um Arctic Liquid Freezer II 280
64GB DDR4 3200 CL14
3x M.2 Corsair MP600 (0.5 + 2 + 2 = 4.5TB)
PSU Corsair HX1500i com um kit de cabos da CableMod, inclusive com o cabo 12VHPWR para a 4090.
Caixa Lian Li Lancool III
Monitor AOC AG324UX 4K 144hz

Corri benchs em 3 jogos para comparar com a 2080ti, a 4K com o detalhe no máximo e DLSS em quality:
Whats-App-Image-2022-11-09-at-13-48-41.jpg


O consumo acima é o total do PC, não é só da gráfica, e é o pico máximo reportado pela fonte.
A gráfica raramente passa dos 60ºC e o CPU fica sempre pelos low 70s.
Ouve-se algum coil whine em algumas situações, mas aparentemente é comum nesta geração. A bios está em modo silent, ainda não experimentei (nem vou experimentar) o modo gaming.

Até ver estou muito satisfeito, foi um mega upgrade depois de ter tido a 2080ti durante mais de 4 anos.

Se tiverem alguma questão, chutem!
 
Se fosse eu, acho que punha antes o radiador da gráfica na frente, como intake, para levar com ar fresquinho vindo de fora e o radiador do CPU punha em cima em outtake. Tendo em conta que a gráfica é bem mais potente que o CPU, acho que era a configuração mais eficaz em termos de arrefecimento.
 
Se fosse eu, acho que punha antes o radiador da gráfica na frente, como intake, para levar com ar fresquinho vindo de fora e o radiador do CPU punha em cima em outtake. Tendo em conta que a gráfica é bem mais potente que o CPU, acho que era a configuração mais eficaz em termos de arrefecimento.
A gráfica precisa de dissipar 450W, o CPU muito menos. Tu queres que o calor da gráfica saia da caixa o mais depressa possível.
Antes de comprar esta gráfica tinha o radiador do CPU no topo, e o ar saía apenas morno.
Agora com o radiador da gráfica no topo, quando estou a jogar, o topo da caixa fica MUITO quente, não tem comparação.
Colocar o radiador da gráfica à frente ia aquecer todo o sistema substancialmente.
 
A gráfica precisa de dissipar 450W, o CPU muito menos. Tu queres que o calor da gráfica saia da caixa o mais depressa possível.
Antes de comprar esta gráfica tinha o radiador do CPU no topo, e o ar saía apenas morno.
Agora com o radiador da gráfica no topo, quando estou a jogar, o topo da caixa fica MUITO quente, não tem comparação.
Colocar o radiador da gráfica à frente ia aquecer todo o sistema substancialmente.

A questão é que para dissipares esses 450W precisas de arrefecer a água ao máximo, e acho que é mais eficaz com ar frio vindo de fora. Claro que vai aquecer mais o resto do sistema, mas tendo em conta que o que aquece mais no teu PC é o GPU, provavelmente compensa. Mas é uma questão de experimentar e ver as diferenças se quiseres.

Eu pessoalmente tenho uma 3080 Sea Hawk que também vem com AIO e tenho o radiador na frente, mas o cooler do meu CPU é a ar e a gráfica não é tão potente, portanto não dá para fazer uma comparação directa, mas consigo manter o GPU bem fresco desta forma, mesmo com overclock, e não noto grande diferença na temperatura do CPU (para além do cooler da Noctua, tenho tambem uma ventoinha Noctua de 140mm em outtake em cima).
 
Boas pessoal,
Esta semana finalmente montei a minha 4090, comprei a Suprim Liquid X da MSI. Para esta geração não considerei sequer as opções a ar, são muito grandes e ocupam muito espaço. Além disso tenho um trauma com a minha gráfica antiga, que é uma 2080ti da MSI, que faz um BARULHÃO quando estou a jogar ahah

(...)

A gráfica raramente passa dos 60ºC e o CPU fica sempre pelos low 70s.
Tens temperaturas parecidas às minhas e tenho a minha gigabyte windforce enfiada num sistema mini-itx (é o da review que está no portal da zwame) e praticamente não a oiço. Essencialmente só oiço o AIO de 280mm do cpu. Os coolers são totalmente overkill para o que estas gráficas na realidade consomem e aumentar power limit é extremamente idiota pois mal tem impacto na performance final.

Aliás, recomendo até baixarem o power limit que ficam com um consumo substancialmente mais baixo e praticamente a mesma performance.
 
e aumentar power limit é extremamente idiota pois mal tem impacto na performance final.

Aliás, recomendo até baixarem o power limit que ficam com um consumo substancialmente mais baixo e praticamente a mesma performance.

Conjugar um bocado de undervolt + aumentar um bocado o powerlimit não consegues OC (usando afterburner ou assim) que com pouco aumento de consumo consegue aumentar a performance de forma que se note?

Digo isto na base da teoria. Na pratica é provável que em stock o limite já esteja no cpu em vários cenários, mas em alguns jogos carregando ao máximo nas definições gráficas não dá para obter mais performance assim?
 
Na teoria podes fazer UV e ser menos agressivo na redução de power limit e nalguns casos até ter mais performance que stock. mas aí vais entrar na situação de nalguns jogos ficar instável consoante quanto agressivo foste no UV. Simplesmente já não tenho paciência para isso e só me faz lembrar das aventuras do @JPgod com os crashes no diablo 3 e mais noutro jogo qualquer. Já gostei de andar nessas andanças mas já cheguei aquela idade de não ter paciência para lidar com sistemas borderline estáveis.
 
Yup, também ando sem pachorra para afinar. Igual no 5600X, achei uns perfils de CO estáveis, até depois dei +1 só para garantir mais estabilidade, boost override e memória a 3666 e não mexi mais.

A 3060 ti em UV portava-se bem em quase tudo e no diablo 3 era instabilidade para todos os lados... Acabei por ajustar o PL para 80-85% só para não parecer que tinha um aspirador.

O jogo agora tem um evento que é o Echoing Nightmare que leva o GPU a full power... damm.

Tentei o mesmo com a 1660 super e again, a performance quase não cai nada, a placa ficava BEM mais silenciosa e -20-30w de consumo, passa superposition de boas e tal e cheguei no Diablo 3 e não aguentava 20 minutos, e também no The Division 2 andei a ter crashes, mas este é suspeito porque crasha em stock tb.:facepalm:

tenho que re-testar no Cyberpunk 2077, porque o jogo é mega estável e só se queixa com OCs instáveis.

Outra coisa que irritou que os perfils desapareceram misteriosamente do Afterburner.
 
Última edição:
Finalmente chegaram os meus cabos do cablemod.

ficar um cabo único a sair logo da frente da fan do AIO e não vêm mais pelo espaço entre o GPU e a PSU o que melhora imenso o airflow vertical esta caixa:

l2xSA5N.jpg


Passo os cabos pela frente onde se montam os SSDs (que não uso):

1irv74i.png


Posso finalmente reformar esta coisa do demo:
bP14V0R.jpg
 
Back
Topo