nVidia RTX 4000 séries "Ada" - Diário de Bordo

Também recebi hoje o cabo da cablemod, encomendado no final de outubro e efetivamente a qualidade de construção está muito boa. Fiquei bastante satisfeito e posso reformar aquele adaptador esquisito da Nvidia.
 
Também recebi hoje o cabo da cablemod, encomendado no final de outubro e efetivamente a qualidade de construção está muito boa. Fiquei bastante satisfeito e posso reformar aquele adaptador esquisito da Nvidia.
Pois, o tempo de entrega é mesmo terrível. De resto parecem ser bons cabos e finalmente resolvi o meu problema de airflow.
 
Bem, das únicas coisas transversais a todos os youtubers, reviewers, e quem mais na área, é que nunca, mas nunca se deve ligar 1 cabo único (duplo) a duas fichas. A menos que seja um cabo xpto, o gajo tem um "limite" de 150W.
"Acredito" nessa "teoria" mas acredita que em 7 anos de mining e montar maquinas nunca tinha ouvido tal coisa e nunca berrou-me graficas nem as dos clientes, então se não é safe porque é que todas as fabricantes fazem 1 cabo de 2x8 pins ? Ainda hoje tenho graficas a minar com oc a consumirem 250w cada e estão só com 1 cabo de 2x8 pins eheheh
 
Excelente performance da 4090 com o Portal RTX, mas a tenho que utilizar o DLSS3 e DLSS2 em balanced para 60fps+ em 4k. O resultado visual em termos de ray tracing é excelente. Muito bem
 
Finalmente chegaram os meus cabos do cablemod.

ficar um cabo único a sair logo da frente da fan do AIO e não vêm mais pelo espaço entre o GPU e a PSU o que melhora imenso o airflow vertical esta caixa:

l2xSA5N.jpg


Passo os cabos pela frente onde se montam os SSDs (que não uso):

1irv74i.png


Posso finalmente reformar esta coisa do demo:
bP14V0R.jpg

Parace uma excelente alternativa. Custou quanto? Compraste directamente no website deles?
Como ainda me faltam algumas peças para a minha build posso encomendar. Assim fico entre este e o cabo da propria corsair para a minha RM1000X.
 
Custou 35€ já com portes directamente no site europeu deles. Demorou foi uma eternidade a chegarem pois demoraram exactamente 1 mês desde da compra a serem entregues. A loja europeia encomenda os cabos a US e são importados para a Europa.
 
Finalmente chegaram os meus cabos do cablemod.

ficar um cabo único a sair logo da frente da fan do AIO e não vêm mais pelo espaço entre o GPU e a PSU o que melhora imenso o airflow vertical esta caixa:

l2xSA5N.jpg


Passo os cabos pela frente onde se montam os SSDs (que não uso):

1irv74i.png


Posso finalmente reformar esta coisa do demo:
bP14V0R.jpg


offtopic

Tenho essa caixa e em termos de temperaturas é bem boa ;) arrumaste bem os cabos ;) parabens
 
Hoje saíram os patches com Dlss3.0 para CP2077 e Dying Light 2.

No CP2077 o input lag foi de 100ms para 40ms com reflex. Finalmente resolveram aquele input lag terrível.
 
Infelizmente a minha 4070ti tuf tem bastante coil whine. O nivel de ruido é superior ao das ventoinhas a 1500rpm!

 
Última edição:
Undervolt, limitar frames, etc.

Estas placas não usam energia nenhuma e a minha perde bastante performance com undervolt, a mesma frequencia. Para além disso faz pouca diferença no coil whine.

Limitar frames?!?!?! Não comprei uma 4070ti para jogar a 60fps...

Já tive várias GPUs, todas têm coil whine, mas nenhuma me incomodou até agora.
 
Última edição:
Podes a limitar a, sei lá, 120? 144? 165? 240?

Sim, no apex legends já tenho limite a 270fps e o coil whine não me incomoda, mas gpu usage anda só nos 60%...
Battlefield 2042, 240fps, consigo ouvir com headphones...

Vou ver se consigo mitigar, experimentar apertar parafusos na backplate, com mais pressão dos thermal pads nos chokes talvez vibre menos, deixar mais uma horas a correr coisas que façam mais coil whine.

1v em vez de 1.1v mal faz diferença. *reciso de reduzir para 900mv para fazer diferença!! Obviamente não o vou fazer, comprei a 4070ti e já fica no limiar minima da performance que quero, não vou perder ainda mais performance.
 
Última edição:
Com undervolt e a mesma frequência perdes performance? Parece me estranho
Nas Ada parece que há essa possibilidade, não sei até que ponto não será um undervolt “mal feito”. O que acontece é que alterando a curva, mesmo mantendo o mesmo clock, altera o vídeo e effective clock.


A ideia que fico é que o undervolt neste caso fica “mal feito” porque altera a forma da curva do lado esquerdo e acaba por baralhar os outros clocks.

@askan7 se escolheres os 1000mv a 2600mhz (por ex), soma o que falta para chegar ao valor que pretendes, aplica e depois arrastas todos os pontos à direita para baixo do valor que ficou nos 1000mv e aplica novamente. Verifica depois os valores dos 3 clocks e se estão iguais em stock.
 
Nas Ada parece que há essa possibilidade, não sei até que ponto não será um undervolt “mal feito”. O que acontece é que alterando a curva, mesmo mantendo o mesmo clock, altera o vídeo e effective clock.


A ideia que fico é que o undervolt neste caso fica “mal feito” porque altera a forma da curva do lado esquerdo e acaba por baralhar os outros clocks.

@askan7 se escolheres os 1000mv a 2600mhz (por ex), soma o que falta para chegar ao valor que pretendes, aplica e depois arrastas todos os pontos à direita para baixo do valor que ficou nos 1000mv e aplica novamente. Verifica depois os valores dos 3 clocks e se estão iguais em stock.

Como já te disse, não adianta. 1000mv é 99% igual a 1100mv em termos de coil whine. E 900mv tenho que reduzir muito clocks e perde muita perf.
Até experimentei duas fontes diferentes. Ambas top a nivel de ripple, coil whine exatamente igual.

Se bem que hoje parece estar um pouco melhor... Ontem teve umas boas 8 horas num menu de um jogo :D
 
Back
Topo