nVidia RTX 4000 séries "Ada" - Diário de Bordo

RTX 4080

+135 core / +1550 memory

tbcp7Eg.png


Curve 975mv 2740mhz / +1300 memory

TutjTzi.png


Mais 60/80w para mais 5% de score :)
 
Deixo aqui os meus testes com a minha nova PNY Verto Epic-X RTX 4080

Stock
300-310W
Time Spy graphics score 28.383

Overclock
+100 core +1400 mem
300-320W
Time Spy graphics score 29.354

UV
1000mv 2760 core +1400 mem
250-270W
Time Spy graphics score 28.384

UV
950mv 2670 core +1400 mem
220-240W
Time Spy graphics score 27.571


Esta placa é de uma eficiência incrível. Consegue gastar menos 28% de energia, com apenas 3% de perda de performance.

Em termos de barulho, é incrivelmente silenciosa, mesmo em OC a gastar 320W, nem se ouve. E as temps em OC nunca passaram os 66º.
 
Última edição:
A minha 4070ti tuf precisa de RMA 😥
Primeiro problema com GPU que tenho desde que tive a minha primeira gpu (gtx 660ti).

O mais estranho é que não consigo que crash com nada, a única coisa que me crashou foi o the last of us, com ecrã preto e erro no event viewer (0x00000116 ).
O que consigo que aconteça sempre é se estiver a jogar algo por 5-10min desligar e voltar a ligar o pc de imediato a gráfica não inicializa e fica com o LED GPU da minha motherboard ligado.
Nem preciso de encerrar o pc, se suspender e voltar a ligar dá igual e o pc reinicia no event viewer dá 0x0000010e.

Parece estar relacionado com a temperatura da gpu, se suspender ou encerrar e esperar 30seg antes de voltar a ligar nada disto acontece.

O engraçado é que acho que a GPU já fazia isto desde nova, mas como nunca suspendo o pc ou encerro para ligar novamente de imediato nunca dei por isso. No dia em que montei joguei uns jogos, desliguei para mudar a bios de performance para silent, voltei a ligar e ficou black screen mas na altura nem liguei, apenas reiniciei.
 
Bem, aqui será o ideal para bater umas bolas :D

Bom, zotac 4090 AMP por estes lados.

Render de 5m não passa dos 56º, com o HOTSPOT nos 62.
GPU Power não passou dos 365W
Rail Power atingiu 446W
Clock a atingir 2760MHz

Com o PL nos 110% pouco muda
não passa dos 56º, com o HOTSPOT nos 63 (aumenta 1 grau).
GPU Power já passa dos 365W para 392W
Rail Power dos 446W para 455W
Clock a atingir exatamente os mesmos 2760MHz e o render a fazer-se exactamente no mesmo tempo (1 segundo mais rápido).

Tenho que fazer uns testes, ver se está tudo em ordem, ou se a nível de configuração me está a falhar algo

Quero ainda comprar um cabo em condições, se bem que este ligou super bem, com o click e tudo, e nem toca no vidro.

Tratar também de testar uns jogos e tal, mas isto para monitor de 1440p 170hz nem há teste decente a fazer-se :D

Continua-se a utilizar o afterburner? Ou estará o firestorm em condições?

No afterburner com o fanspeed em automático, bastante silenciosa, porque simplesmente desliga as ventoinhas... :D

Valerá apena manter sempre ligadas, nem que muito devagar? Isto de parar e arrancar não dão o "peido mestre" mais facilmente?
 
Subir o power limit não aumenta a performance, estas gráficas tem boa margem para manter os stock clocks sem bater nos 450w. Se fizeres OC, pode ajudar mas os ganhos são pequenos para o que gasta a mais.

O mais indicado é fazer undervolt ou baixar o power limit até aos 70%. O undervolt consegue ser mais eficiente mas é mais trabalhoso e propício a falhas.

Quanto às ventoinhas, desde que não andem constantemente a ligar/desligar deixava em default. Se quiseres usar uma curva custom e a velocidade mínima não te incomodar, também não há problema.

Para jogar com monitor 1440p aconselho usar DLDSR para fazer upscaling para 4K. Podes/deves usar em conjunção com DLSS.
 
Thanks!!
Sim, eu efectivamente quero fazer testes com undervolt, mas não estou para me chatear e vou mesmo só brincar com o PL, apenas para ver a partir de quando é que começo a perder performance em trabalho (sendo que em jogos não me apoquenta).

As ventoinhas ainda vou estudar o tema. Elas uma boa parte do tempo estão desligadas, em default, só trabalhando quando realmente precisam.

Vou estudar esse DLDSR :D Mas de modo a activar apenas em jogos, e não e tudo o que é applicação 3D.
 
Bem eu desisti dos meus Undervolts na minha 4080 e simplesmente meti PL 80% e +400 na memória.

Em relação a stock perdeu menos de 1% no Port Royal e cerca de 2% no Time Spy, com menos cerca de 60w de consumo.
 
Última edição:
Qual é a aplicação que usam? O MSI Afterburn? Secalhar para os dias de hoje, menos 60w de consumo era bom reduzir xD Tirando o Cyberpunk e o Hogwarts, não apanhei nenhum jogo a puxar o GPU a 90% ou mais.
Esse DLDSR tenho que testar no Tarkov lol...
 
Fiz aqui um rápido teste.

Apenas com a fan curve afinada por mim, onde nunca tenho as fans a menos de 20%

3 situações
1-stock,
2- PL 70%
3 PL 70% + 400MHz nas memórias.

Usei um render de 5m para testar.


instagram photo downloder

Baixando o PL para 70% poupa-se um pouco de energia, ainda que tenha atingido mais 2 graus, o que é curioso.

Aumentando ainda 400MHz nas memórias com o PL a 70% ganhou apenas 1 segundo, mas aquece substancialmente mais.

Para já está decidido, PL a 70% para o dia a dia.
 
Fiz aqui um rápido teste.

Apenas com a fan curve afinada por mim, onde nunca tenho as fans a menos de 20%

3 situações
1-stock,
2- PL 70%
3 PL 70% + 400MHz nas memórias.

Usei um render de 5m para testar.


instagram photo downloder

Baixando o PL para 70% poupa-se um pouco de energia, ainda que tenha atingido mais 2 graus, o que é curioso.

Aumentando ainda 400MHz nas memórias com o PL a 70% ganhou apenas 1 segundo, mas aquece substancialmente mais.

Para já está decidido, PL a 70% para o dia a dia.
Tem a ver com as ventoinhas, provavelmente com o PL ele baixa a velocidade das ventoinhas e aumenta a temperatura. Podes alterar a fan curve e deve resolver
 
Uma questão.

Os cabos da cable mod, qual a diferença entre colocar um de 3 pinos e um de 4? Supostamente o de 3 não seria suficiente?

Por descargo de consciência vou mandar vir o de 4, mas fiquei curioso.
 
tenho uma seasonic focus PX850. como tenho os 4 conectores disponíveis, não vejo porque não. Neste momento está com 4 cabos. A bem dizer é mais por picuinhice, porque com o adaptador e 4 cabos, nem me estorva muito :D
 
pois.. Supostamente cada ficha debita até 300W, certo? Desde que o cabo aguente, está tudo bem, e 2 chegam perfeitamente.
Vou estudar o tema. Não que seja urgente, uma vez que tenho espaço que chegue e com as 4 fichas e o adaptador está impecável. Mas..
 
Se tens espaço na caixa, acaba ser mais por uma questão estética e/ou prática. Ficas com um cabo único ligado a duas fichas na fonte em vez de um adaptador com 4 ou 2 daisy chain ligados a fonte.
 
Bem, estou numa daquelas maratonas de trabalho, onde já me apeteceu tirar a gráfica da caixa e deita-la comigo à noite! :D :D :D

A diferença para a 3090 à primeira vista não parece substancial, com os renders 4k de um projecto actual passarem de cerca de 10m para 5m10s (uns menos, uns mais).
No entanto, em 10 imagens, que quando se tiram render passes os 5m passam a cerca de 15, é a diferença de ter demorado 5 horas a fazer renders, ou apenas duas horas e meia. E com a possibilidade de fazer N renders teste a 1080p em cerca de 1m ou menos..

Volta e meia a consciência faz-me pensar "se calhar tinhas aguentado a 3090 mais uns tempos". Mas são estes momentos que me fazem realmente fazer valer todo o € que a bicha custou.

:D
 
Back
Topo