Gráfica nVidia RTX 4000 séries "Ada" (Modelos SUPER lançados)

Um bom gráfico do Dr Ian Cutress sobre o impacto do baixo volume de vendas de gpus no segmento de gaming:

Fpm2h85XoAA9Eeo

Fpm2sT0XEAE-FkM


Ajustando para as taxas de inflação atuais o cenário fica ainda pior para os fabricantes de gpus. Acho que é obvio que os preços vão ter que sofrer ajustes para moverem unidades. Mesmo com um produto com margem gorda como a 4090 a supostamente vender bem, não foi suficiente para dar offset ao fraco volume de vendas num lançamento de uma nova geração que deveria ser um periodo de bonança para o fabricante.

Cai também por terra a narrativa que se estava a tentar fazer baseada num post do reddit sobre os dados de vendas de uma loja. Não é indicativo de nada como se pode verificar. O que está a safar a nvidia são as vendas para o mercado B2B Datacenter onde a IA está a crescer a bom ritmo, talvez por isso não queiram baixar os preços tão rapidamente já que podem desviar para produção para esse mercado, mas mesmo aí parece ter estagnado um pouco.
 
Última edição:
Um bom gráfico do Dr Ian Cutress sobre o impacto do baixo volume de vendas de gpus no segmento de gaming:

Fpm2h85XoAA9Eeo
Aquilo que eu interpreto desse gráfico da Nvidea é que a receita em 2023 vai estar bem acima de 2018, 2019, 2020 e 2021. Apenas fica abaixo de 2022, mas sabemos que foi um ano anormal devido ao fenómeno da mineração.
 
FY23 diz respeito maioritariamente ao ano anterior (por exemplo, Q1 FY23 corresponde ao segundo trimestre de 2022). Ainda não existem dados oficiais deste ano para fazer essa afirmação. E o mercado de gaming, terminado o cripto boom, está no meio de um ciclo de correção.
 
Última edição:
Está em declínio, mais no caso gaming - que está pouco melhor do que Q2 de 2020, mas bom na mesma, para aqueles lados. Claro que se tiverem produzido muito, e tiverem muito armazenado, pode ser bastante mau no final.

É continuar a votar com a carteira.
 
Além disso os custos da empresa aumentaram consideravelmente. Não só a receita desceu uns 21% year over year como a despesa aumentou 27%. Num ano o sector de gaming perdeu 46% de receita, o que não é surpresa, visto que muitas das vendas do ano anterior não estavam relacionadas com gaming, tivemos também o fim da pandemia e o regresso à vida normal.

Correções de preço no Verão parecem me inevitaveis, no entanto não devem ser na magnitude que muita gente está à espera.
 
Eu não estou nada confiante, o que estes dados demonstram é o declínio do peso do mercado GPUs dedicados a gaming.

Ou seja, com o crescimento exponencial da IA e das respectivas necessidades de GPUs à escala de enormes servidores, as indicações são que o mercado gaming (o que nos interessa aqui) perde importância a passos largos, logo não existe nenhum incentivo para desenvolverem produtos específicos para este mercado e muito menos lançarem produtos com margens reduzidas (segmento médio e médio baixo).
 
Eu não estou nada confiante, o que estes dados demonstram é o declínio do peso do mercado GPUs dedicados a gaming.

Ou seja, com o crescimento exponencial da IA e das respectivas necessidades de GPUs à escala de enormes servidores, as indicações são que o mercado gaming (o que nos interessa aqui) perde importância a passos largos, logo não existe nenhum incentivo para desenvolverem produtos específicos para este mercado e muito menos lançarem produtos com margens reduzidas (segmento médio e médio baixo).
Gpus vão ter que ser criadas de qualquer das formas. A questão é se querem vender num mercado com margens mais reduzidas mas que também dá lucro. Ora, a meu ver dinheiro extra é dinheiro...
Ainda para mais o mercado empresarial por muito que cresça não consegue absorver tudo o que é produzido.
 
Gpus vão ter que ser criadas de qualquer das formas. A questão é se querem vender num mercado com margens mais reduzidas mas que também dá lucro. Ora, a meu ver dinheiro extra é dinheiro...
Ainda para mais o mercado empresarial por muito que cresça não consegue absorver tudo o que é produzido.

Parece-me que cada vez menos têm interesse em vender seja o que for com margens reduzidas. Dinheiro extra que reduz o rácio de rentabilidade pode ser contra-productivo para as empresas.
Os dados demonstram isso:
  • Preços estão ultra altos e sobem de forma assustadora a cada geração que passa;
  • O tempo que passa entre o lançamento das topo de gama e as restantes gamas é enorme, parece que não querem mesmo fazê-lo;
  • A eficiência está claramente em segundo plano, densidade é o foco principal. Para servidores faz todo o sentido, para produtos de consumo estamos atingir um ponto que o sistema eléctrico americano, por exemplo, pode não aguentar com um PC topo de gama.
 
O que assusta ]e que eles AMD/Intel sabem disto e a estrategia deles e reduzir o shipments para os retailers para nao terem um stock muito grande para nao haver margem para as descidas serem mt mt acentuadas .
Ridiculo, assim em vez de termos novas geracoes a cada 1/2 anos, eles mandas as coisas has pingas po mercado para venderem e encherem os bolsos, vendem o msm , mas passa a ser em 3/4 anos em vez do que tinhamos dantes...

isto pode ser uma realidade a concretizar/se, esperemos que nao...

Cps
 
Não é uma estratégia a redução de stock. O Ian também já explicou isso num video a parte, basicamente eles só enviam as unidades que são pedidas pelos distribuidores, se o canal estiver inundado com stock por vender, eles não vão enviar mais stock se o distribuidor não o pedir. Neste caso quem controla a quantidade de shipments é o distribuidor. Manipulação de preço seria existir o caso de uma procura elevada e o fabricante enviar menos unidades pedidas, mesmo tendo capacidade para enviar mais.
 
Opções , eu ando muito virado para comprar uma mas até ver preços mais justos acho que me fico , nem usadas se acha algo justo . Acho uma piada ridícula do pessoal querer vender quase a preço de novo e os preços justos ser tudo scan.
 
Back
Topo