Gráfica nVidia RTX 4000 séries "Ada" (RTX 4060 ti lançada)

Duvido que algum hardware actual corra o Alan Wake 2 por exemplo em Path tracing , de forma decente, sem upscalers.
O Ray Reconstruction necessita do upscaler para funcionar e a qualidade final é bem superior a nativo.

Os upscalers e o frame generation têm de deixar de ser tabu.
São bons, funcionam, permite correr path tracing decentemente, é para ser usado.

Última edição:
O Ray Reconstruction necessita do upscaler para funcionar e a qualidade final é bem superior a nativo.

Os upscalers e o frame generation têm de deixar de ser tabu.
São bons, funcionam, permite correr path tracing decentemente, é para ser usado.
Além de ser superior ao nativo e melhorar a qualidade rt on , se funcionam bem e smooth , não sei o problema , até permite não ser apenas 4080/4090 ser as únicas a correr mas por exemplo uma 4060ti e etc correr na boa , só vejo vantagens .

Superior a nativo não é mesma coisa que superior a más implementações de anti aliasing.

Superior a nativo não tem shimmering, por muito pouco que seja, existe.

Mas é o tipo de coisa que não dá para discutir quando dizem que dlss é superior a nativo e tratam a coisa como se tratasse de um dogma.

No final do dia vai depender de jogo para jogo e apesar da tecnologia ter os seus méritos a preferência pessoal vai variar. "Ser melhor do que nativo" é subjectivo e não objectivo. Em teoria será sempre pior do que nativo, descontando os filtros de AA, mas na prática poderá ser bom o suficiente para isso não importar.

É daquelas coisas que tem de se experimentar para escolher. Fica sempre dendente do motor do jogo, optimizações nos drivers e implementações do developer.

PS: E claro, gosto do jogador.

Superior a nativo não é mesma coisa que superior a más implementações de anti aliasing.

Superior a nativo não tem shimmering, por muito pouco que seja, existe.
Até ao momento e segundo os testes, todos os jogos que suportam Ray Recontruction, são superiores a Nativo + TAA.

Basta ir ver os comparativos.

Os comparativos se não te disserem por exemplo que com ray reconstruction tens texturas a serem engolidas por um reflexo qualquer na superficie, é porque não são exaustivos ou não são sérios, porque isto já vi a acontecer... ou ghosting onde o denoiser tem de trabalhar mais.

Para por à prova a afirmação que é "melhor do que nativo" basta forçar uma das fraquezas da tecnologia, nada como usar isso em 1080p que não será um cenário assim tão irrealista. A maioria do mercado não tem uma 4090 e aqueles que vão comprar a nova geração, a maioria até o vai fazer na versão laptop. Muitos desses laptops ainda trazem um painel de FHD com uma 4060 versão mobile com um power budget reduzido.

A tecnologia ainda tem algumas limitações, apesar de estar um mundo de distância da primeira iteração. Mas dizer-se que é melhor que nativo, é necessário colocar bastantes asteriscos nessa afirmação.

Não deixa de ser muito boa por não ser "melhor do que nativo", em muitas circunstâncias a diferença é praticamente impercetível de nativo e ainda tens a vantagem de os filtros de pós processamento serem superiores aquilo que alguns devs colocam no jogo. Mas objectivamente não é melhor que nativo especialmente quando em muitos desses jogos single player como é o caso do cyberpunk até podes utilizar mods da comunidade que modificam alguns filtros de pós processamento.

Para por à prova a afirmação que é "melhor do que nativo"

Eu tenho usado o DLSS - e imagino que vá usar cada vez mais para poder continuar a usar a minha gráfica em jogos cada vez mais pesados. Embora não tenha feito um teste rigoroso, tenho conseguido ver artefactos do DLSS nos jogos mesmo no quality. É esporádico e não me estraga a experiência, bem pelo contrário, mas se a minha gráfica suportasse 120FPS nativamente, desligava o DLSS sem hesitar.

O problema é que a grande maioria dos jogos atuais, utiliza TAA e não dá para desligar. O TAA é uma solução temporal que adiciona os seus artefactos, ghosting, etc etc.

Logo o Nativo nos dias de hoje não é um Nativo puro sem qualquer artefacto.

Mas não estava a comparar com o DLSS, mas sim com o Ray Recontruction, que por sua vez necessita do DLSS e Ray Tracing.

Vejam comparativos do Cyberpunk e Alan Wake 2 entre Nativo + RT vs DLSS + Ray Recontruction + RT.

A imagem neste último é muito mais estável, a todos os níveis.

Sei que não é o tópico mas vale a pena ir de uma 3060ti para uma 4070? Passei de 1080p 144Hz para 1440p 165Hz e não sinto muita necessidade, só curiosidade :)

Mais vale esperar pelas 5000, não?

F_fQ6h5b0AE6pqu

Margens de 74%, surreal. Possivelmente ainda mais altas nos data centers. Más notícias para quem quiser comprar gráficas para brincar aos videojogos?

Não existindo tópico na secção de PC Gaming, gostaria de sinalizar a quem quiser experimentar que, na store da Epic, até dia 30 deste mês está gratuito para redeem o jogo Deliver Us Mars, o qual teve um update recente de características técnicas e gráficas como o DLSS3 e sobretudo Ray-Tracing, que os possuidores das RTX 40** devem experimentar.

Posso atestar pelo que joguei que algumas cenas em interiores, com a iluminação e reflexos, estão absolutamente deliciosos

Fica a dica ;)

Experience the sci-fi adventure game, Deliver Us Mars, enhanced with DLSS 3, Reflex, ray-traced reflections, shadows, and the newly added NVIDIA Hybrid Ray Tracing Translucency.

Não existindo tópico na secção de PC Gaming, gostaria de sinalizar a quem quiser experimentar que, na store da Epic, até dia 30 deste mês está gratuito para redeem o jogo Deliver Us Mars, o qual teve um update recente de características técnicas e gráficas como o DLSS3 e sobretudo Ray-Tracing, que os possuidores das RTX 40** devem experimentar.

É gratuito sem qualquer restrição de tempo? Não consigo entender se é o caso. Adorei o Deliver us the Moon, certamente é um que vou querer jogar.

Back