Nvidia RTX 5000 Series "Blackwell" - diário de bordo

tópico criado para quem comprar as RTX 5000 séries e partilhar fotos, experiencias, tweaks, etc!

Venha de lá estas Blackwell portuguesas!

=================================
Fonte de 2200W, man são 10 amperes só para o desktop, fora monitores, etc, recomendo uma tomada exclusiva de 20 amperes desde o quadro elétrico com uma UPS de 5kva pendurada.

isso para LLMs vai ser um luxo

tópico criado para quem comprar as RTX 5000 séries e partilhar fotos, experiencias, tweaks, etc!

Fonte de 2200W, man são 10 amperes só para o desktop, fora monitores, etc, recomendo uma tomada exclusiva de 20 amperes desde o quadro elétrico com uma UPS de 5kva pendurada.

Ficou esquecida a instalação trifásica... 😂

Achas mesmo que eu não tenho algo específico ? :biglaugh:

Mas há que ter noção que se comprares uma fonte de 4000w não quer dizer que vás usar isso até podes ter uma fonte igual a minha e usar só 600w

No meu caso o meu pc a jogar ronda os 1000 a 1200, e o meu pc liga a uma ups de 3200va só para ele e tenho 2 tomadas no escritório com cablagem resistente ao fogo https://www.elandcables.com/media/38623/en-60332-3-24-nhxh-fe180-e90-0-6-1kv-cable.pdf e disjuntores de 20A.

Cheers

Alguém com problemas de conectividade no adapter 12VHPWR. Por acaso ainda não percebi a necessidade deste conector 8pin x2 ou 8x3 não seria suficiente? tantos problemas de alimentação que são sobejamente conhecidos. Estranho continuarem a apostar neste conector.

Alguém com problemas de conectividade no adapter 12VHPWR. Por acaso ainda não percebi a necessidade deste conector 8pin x2 ou 8x3 não seria suficiente? tantos problemas de alimentação que são sobejamente conhecidos. Estranho continuarem a apostar neste conector.
Para a 5090 são precisos 8pin x4

GEFORCE-RTX-50-MSI-CABLES.jpg

E no futuro (6090 e 7090) ainda vai precisar de mais, portanto é necessário um novo conector sim.

Tecnicamente 5070 ti e 5080 dá para usar 2x 8pins, o consumo médio é na ordem dos 320-330w em max load dependendo da qualidade do cabo e da fonte, tirando coisas como ASUS Astral que puxa 400w.

E com UV joga para menos de 300w e fica com margem de segurança.

Achas mesmo que eu não tenho algo específico ? :biglaugh:

Mas há que ter noção que se comprares uma fonte de 4000w não quer dizer que vás usar isso até podes ter uma fonte igual a minha e usar só 600w

No meu caso o meu pc a jogar ronda os 1000 a 1200, e o meu pc liga a uma ups de 3200va só para ele e tenho 2 tomadas no escritório com cablagem resistente ao fogo https://www.elandcables.com/media/38623/en-60332-3-24-nhxh-fe180-e90-0-6-1kv-cable.pdf e disjuntores de 20A.

Cheers
Claro, ter 2200w não irá puxar isso :D

Mas que é outro patamar de potência lá é!

2 conectores são mais que suficientes é por isso que na corsair etc são apenas 2x pci para 1x 12vhpwr (12v 6x2), no entanto esses adaptadores são para quem tem digamos fontes mais modestas para o load tentar ser bem distribuído, basta abrir o adaptador e percebe-se como está concebido.

Cheers

Pergunta parva, talvez aqui possam-me ajudar. Tenho uma 5080 e tenho tido crashes no PUBG e stuttering no CS2 ocasionalmente.

Isto poderá ser problema de drivers pouco maduros ou ter ligado um cabo da gráfica ao slot de 12vhpwr poderá causar isto não conseguindo fornecer a energia necessária para a gráfica?

PS: specs do pc na assinatura

Última edição:
Já é possível de há uns dias para cá flashar estas Blackwell, NVFLASH 5.867.0

Tenham apenas atenção como já acontecia em séries anterior a flashar bios de gráficas com quantidade de ventoinhas diferentes, poderão ficar com alguma ventoinha parada / rpm erradas e/ou leituras também erradas.

Façam sempre primeiro backup da bios ou das bios originais (no caso de dual bios)

Caso algo corra mal conseguem como de costume reverter o processo facilmente mesmo que a vga "brickada" pelo flash através de boot via vga onboard ou noutra máquina com essa vga "brickada" em secundário.

Boas pessoal tenho uma 5090 trio x infelizmente a suprim estava difícil de conseguir, temps tem estado em torno de 50 e tais a 64 graus.
Nível de oc no core e memorias qual o melhor que se consegue?
Nas memorias meti 335 e aguentou se bem.

Cumps

@Folken não te sei dizer a nivel 100% de estabilidade mas para benchmark essa vga deve fazer á volta de +300 no core, + 1500 mem's
Fala-se muito no OC das 5080, mas as 5090 também não se portam mal parece-me... o consumo é que é o que sabemos :004:mas para os users de 5090 não deve ser problemática a questão :biglaugh:

Última edição:
Acabada a ressaca, cá venho dizer de minha justiça pois a consciência de "perder" + de 1000€ na troca de uma 4090 por uma 5090 ou aproveitar, esperar e gastar 120€ :biglaugh: ...

Nota-se claramente a cavalagem extra e nem falo do FG ou MFG, apenas testei a placa ainda uns minutos em raw power puro apenas.

Cooler é top, parece-me superior no geral ás Trio nesta gama, parece-me equivalente em coil whine e ruído da antiga 4090 Suprim.

Para vos dar uma breve ideia da capacidade de UV, ainda não testei OC...

BO6, 1440 maxed out extreme

stock, boost ali nos 2900mhz, mais 10 menos 10, consumo a bater nos (400w) no benchmark do jogo
uv, boost na mesma nos 2900mhz, até faz boost de mais 10mhz momentaneamente, consumo de 300w (média) :coolshad:

Com UV o pouco coil whine que tinha desaparece parece-me por completo pois o UV é feito com powerlimit a 70% mais oc via fan curve... desta forma nunca bate no teto o perfcap reason :msmiley1:

Caso utilizem afternurner nesta geração, o mesmo está muito desatualizado, atenção ao desbloquearem o voltage control... impede a maior parte das vezes da placa fazer o boost correto ficando num pstate muito modesto perdendo muitos fps, regra geral, não mexam para não terem stress, ainda nao testei o gpu tweak da Asus.

Caso o tenham ativado, basta desativar e fazer reboot á maquina que fica resolvido.

Fica também a nota que olhando para o cooler a Asus podia ter feito a placa mais pequena se quisesse, o shroud da mesma na traseira tem um tamanho extra que não está a fazer lá nada e outro ponto, parece-me assim que se também quisesse podia ter feito a placa ainda com mais poder de dissipação pois nessa zona o cooler fica mais estreito e poderia ter perfeitamente a continuação dos fins nessa parte interna que está totalmente oca, fico com ideia de senão terá sido propositado para ficar com mais distância para o modelo Astral.

Monitorização de energia por pin no GPU TWEAK só está disponível nas Matrix/Astral .

Btw, este modelo tem thermal pad nos 12VHPWR :D

Última edição:
Acabada a ressaca, cá venho dizer de minha justiça pois a consciência de "perder" + de 1000€ na troca de uma 4090 por uma 5090 ou aproveitar, esperar e gastar 120€ :biglaugh: ...

Nota-se claramente a cavalagem extra e nem falo do FG ou MFG, apenas testei a placa ainda uns minutos em raw power puro apenas.

Cooler é top, parece-me superior no geral ás Trio nesta gama, parece-me equivalente em coil whine e ruído da antiga 4090 Suprim.

Para vos dar uma breve ideia da capacidade de UV, ainda não testei OC...

BO6, 1440 maxed out extreme

stock, boost ali nos 2900mhz, mais 10 menos 10, consumo a bater nos (400w) no benchmark do jogo
uv, boost na mesma nos 2900mhz, até faz boost de mais 10mhz momentaneamente, consumo de 300w (média) :coolshad:

Com UV o pouco coil whine que tinha desaparece parece-me por completo pois o UV é feito com powerlimit a 70% mais oc via fan curve... desta forma nunca bate no teto o perfcap reason :msmiley1:

Caso utilizem afternurner nesta geração, o mesmo está muito desatualizado, atenção ao desbloquearem o voltage control... impede a maior parte das vezes da placa fazer o boost correto ficando num pstate muito modesto perdendo muitos fps, regra geral, não mexam para não terem stress, ainda nao testei o gpu tweak da Asus.

Caso o tenham ativado, basta desativar e fazer reboot á maquina que fica resolvido.

Fica também a nota que olhando para o cooler a Asus podia ter feito a placa mais pequena se quisesse, o shroud da mesma na traseira tem um tamanho extra que não está a fazer lá nada e outro ponto, parece-me assim que se também quisesse podia ter feito a placa ainda com mais poder de dissipação pois nessa zona o cooler fica mais estreito e poderia ter perfeitamente a continuação dos fins nessa parte interna que está totalmente oca, fico com ideia de senão terá sido propositado para ficar com mais distância para o modelo Astral.

Monitorização de energia por pin no GPU TWEAK só está disponível nas Matrix/Astral .

Btw, este modelo tem thermal pad nos 12VHPWR :D
Citas-te algo que ainda me custa entender nestas gráficas e os fabricantes, o que possam ter na cabeça.

Como é que ainda então a fazer gráficas de 3 slots, quando uma 5090 fe, por exemplo, é de dois slots. As boards das gráficas atuais são pequeníssimas... É literalmente um quadrado, a fugir para o retângulo, as dimensões são pequenas..

Eu entendo também que possam dar a desculpa dos thermals, mas não fará sentido, pois senão uma fe teria que ser de três slots também.

Éa forma mais facil de ter temperaturas baixa, aliadas a baixo ruido sem terem que investir muito em R&D.
Ainda ontem a noite tive a jogar 1h seguida de CP2077, e o gpu mesmo com OC e PL nos 111% nunca passou dos 63/65 ºC e mesmo assim as fans nunca passaram do 35%!

Mesmo desligando o som do jogo a placa não piava!

Claro que para quem quiser builds mais pequenas tem que estar mais atento e escolher especificamente um modelo com com medidas mais comedidas, mas eu pessoalmente como so uso caixa XXL até prefiro placas maiores....olhando ali para a minha 5080 Trio ainda podia ter ali mais uns 10cm de cumprimento a vontade

Última edição:
Isto tem uma capacidade de UV incrível, a jogar MP a gastar +/- 250w e a vga está quase sempre passiva :n1qshok:, fan fica entre os 0 e os 4% ...tenho a certeza que achando os clocks mínimos necessários para MP 1440p extreme 240fps flat que dá para colocar a vga completamente passiva... ainda estou só na parte do mais eficiente possível para manter os stock mhz boost.

Com 2 clicks passamos do consumo de uma 4070 para uma 5090 :drooling: com o mesmo desempenho 99% das vezes de uma 5090 neste cenario ingame.

Última edição:
Ando a testar a estabilidade da MSI Ventus 5080 a +400 Mhz Core e +1000 Mhz Mem
Já vi diferentes relatos de OC a +2000 Mhz na memoria, mas com relatos extremamente dispares dos performance gains.

Ando a testar a estabilidade da MSI Ventus 5080 a +400 Mhz Core e +1000 Mhz Mem
Já vi diferentes relatos de OC a +2000 Mhz na memoria, mas com relatos extremamente dispares dos performance gains.
As 5080 são bastante boas em termos de OC independentemente do modelo.
Vai existir sempre um turning point nas memórias que as mesmas até podem estar a escalar em termos de mhz, podes até nem estar a ver qualquer artefacto masnão estás a ganhar nada ou até perder.

Ainda não cheguei á parte do OC, ainda só estou a testar UV nas diferentes aplicações para ficar tudo 100% estável.

Back