Acabada a ressaca, cá venho dizer de minha justiça pois a consciência de "perder" + de 1000€ na troca de uma 4090 por uma 5090 ou aproveitar, esperar e gastar 120€

...
Nota-se claramente a cavalagem extra e nem falo do FG ou MFG, apenas testei a placa ainda uns minutos em raw power puro apenas.
Cooler é top, parece-me superior no geral ás Trio nesta gama, parece-me equivalente em coil whine e ruído da antiga 4090 Suprim.
Para vos dar uma breve ideia da capacidade de UV, ainda não testei OC...
BO6, 1440 maxed out extreme
stock, boost ali nos 2900mhz, mais 10 menos 10, consumo a bater nos (400w) no benchmark do jogo
uv, boost na mesma nos 2900mhz, até faz boost de mais 10mhz momentaneamente, consumo de 300w (média)
Com UV o pouco coil whine que tinha desaparece parece-me por completo pois o UV é feito com powerlimit a 70% mais oc via fan curve... desta forma nunca bate no teto o perfcap reason
Caso utilizem afternurner nesta geração, o mesmo está muito desatualizado, atenção ao desbloquearem o voltage control... impede a maior parte das vezes da placa fazer o boost correto ficando num pstate muito modesto perdendo muitos fps, regra geral, não mexam para não terem stress, ainda nao testei o gpu tweak da Asus.
Caso o tenham ativado, basta desativar e fazer reboot á maquina que fica resolvido.
Fica também a nota que olhando para o cooler a Asus podia ter feito a placa mais pequena se quisesse, o shroud da mesma na traseira tem um tamanho extra que não está a fazer lá nada e outro ponto, parece-me assim que se também quisesse podia ter feito a placa ainda com mais poder de dissipação pois nessa zona o cooler fica mais estreito e poderia ter perfeitamente a continuação dos fins nessa parte interna que está totalmente oca, fico com ideia de senão terá sido propositado para ficar com mais distância para o modelo Astral.
Monitorização de energia por pin no GPU TWEAK só está disponível nas Matrix/Astral .
Btw, este modelo tem thermal pad nos 12VHPWR