Nvidia RTX 5000 Series "Blackwell" - diário de bordo

Overclock facilmente feito, sem artefactos, estável e sem mexer no power limit. Modelo Ventus 3X.

À direita a 100% (Flight Simulator 2024).

Captura-de-tela-2025-02-22-163527.png

Tudo OK com os ROPs:

Captura-de-tela-2025-02-22-163003.png

3300Mhz core e +2000mhz nas memórias aqui. 5070 TI.

Acima de 3300Mhz crasha no Timespy e no Cyberpunk. Experimentei as memórias a +500/1000/1500/2000 e não notei diferença nenhuma a nível de perda de desempenho.

Score no Timespy 30k.

3300Mhz core e +2000mhz nas memórias aqui. 5070 TI.

Acima de 3300Mhz crasha no Timespy e no Cyberpunk. Experimentei as memórias a +500/1000/1500/2000 e não notei diferença nenhuma a nível de perda de desempenho.

Score no Timespy 30k.
Boas , temperatura da placa? Colocaste no afterburner+ 900 no Core certo. Tenho uma 5070 ti ventus 3x oc.

Acabei de flashar a BIOS da Vanguard na minha Ventus 3X OC.

So far, so good. Vamos lá ver se consigo puxar mais uns pozinhos da 5070Ti.

EDIT:

Acabei por colocar a Bios da palit, que me deixou puxar um pouco mais pelo power limit. Amanhã testo com a bios da TUF.

Pelo menos deu para bater o meu próprio record: https://www.3dmark.com/3dm/127372608

Captura-de-tela-2025-03-05-004547.png

Última edição:
Acabei de flashar a BIOS da Vanguard na minha Ventus 3X OC.

So far, so good. Vamos lá ver se consigo puxar mais uns pozinhos da 5070Ti.

EDIT:

Acabei por colocar a Bios da palit, que me deixou puxar um pouco mais pelo power limit. Amanhã testo com a bios da TUF.

Pelo menos deu para bater o meu próprio record: https://www.3dmark.com/3dm/127372608

Captura-de-tela-2025-03-05-004547.png

Não achas que estás a arriscar um bocado a flashar as bios da vga!? Vê lá se tens azar e a gráfica não boota mais...

Sem ofensas para ninguém, mas cada vez me faz mais confusão, talvez por já não ser novo, o pessoal, (quase) sempre que compra uma placa gráfica nova (e estas são cada vez mais caras!), a primeira coisa que faz é experimentar os overclocks e os benchmarks usados para mostar pontuações na internet, passando dias a "brincar" com isso.

A primeira coisa que faço quando compro uma placa gráfica nova é ver como ela se porta no jogo que estou a jogar de momento, o qual, geralmente, é a razão pela qual eu comprei essa placa. Depois disso, o normal é já nem me lembrar dos Time Spy Extreme e outros benchmarcks do género ou nem sequer me apetecer experimentá-los, pois isso implica perder tempo e o pouco tempo que tenho disponível é para jogar a sério!

E o ver "como se porta num jogo" não é só ver FPS! É jogar e ver o que realmente ganhei em fluidez ou em qualidade de imagem num jogo. E para estes parâmetros vale é o olho e a sensibilidade de quem joga, não um qualquer número mostrado num canto superior do ecrã.

Última edição:
brown66, cada um tem os seus motivos para comprar uma placa gráfica. O que tu procuras é tão legítimo quanto aqueles que se focam em benchmarks. Há quem, como o kingp|n, praticamente não jogue e esteja mais interessado em overclocking extremo e benchmarking. Isso não é menos válido do que quem procura fluidez e bons gráficos nos jogos.

brown66, cada um tem os seus motivos para comprar uma placa gráfica. O que tu procuras é tão legítimo quanto aqueles que se focam em benchmarks. Há quem, como o kingp|n, praticamente não jogue e esteja mais interessado em overclocking extremo e benchmarking. Isso não é menos válido do que quem procura fluidez e bons gráficos nos jogos.

Não questiono o direito que cada um tem de fazer o que quiser com a sua placa gráfica depois de a comprar! Se pagou por ela, faz o que quiser com ela.

Só constato a minha perplexidade pelo que me parece ser cada mais vez uma tendência maior dos utilizadores de placas gráficas topo de gama que se dizem de gamers (estou a excluir os que compram por motivos profissionais) - a primeira prioridade parece ser o overclock e as pontuações em bechnmarks, só depois é que vem o jogar. E até no jogar, muitos "jogam" a olhar para o contador de FPS que está ativo, em vez de "imergirem" verdadeiramente no jogo.

Possivelmente daqui a não muito tempo, alguém, provavelmente novo, vai questionar como é que este velho marreta se preocupa em usar a placa gráfica para jogar, em vez de primeiro tentar saber quantos pontos faz a sua nova placa gráfica com um qualquer overclock. O pessoal que se diverte mais a fazer um overclocks sempre existiu e o Kingpin é a prova disso. No entanto, estes eram uma minoria. Hoje parece que é cada vez mais o contrário.

Acho que deverias ponderar nas ilações que tomas sobre terceiros e parares de julgar as pessoas sem saberes se percebemos ou não da poda, ou quais são os nossos objetivos e se jogamos ou usamos os componentes que comprámos para produtividade ou lazer (ou ambos). Provavelmente ainda nem sabias o que queria dizer overclocking e já eu andava a assistir a tentativas de bater recordes mundiais de overclocking com a velhinha Prometeia em 2002, quando a malta se juntava no Porto, em Leiria e em Lisboa para puxarem por Portugal no ramo. As pessoas fazem o que querem com aquilo que compram. A primeira coisa que fiz quando comprei a 5070ti foi afinar a mesma para retirar o máximo partido dela, tal como fiz com a 3080, com o 10900k ou com o Celeron 300mhz no final dos anos 90. Há quem não se importe de ter um carro que pode andar a 250km/h e consumir 4lt limitado a 200km/h e com consumos de 7lt. Eu prefiro perder umas horas iniciais a diminuir os consumos e a aumentar a potência de forma a extrair o melhor daquilo que compro sem me preocupar mais com isso daí para a frente. De resto, dou-te razão na parte de muita gente se mostrar obcecada com os FPS e números e nem desfrutarem realmente das coisas. Não é o meu caso. Forte abraço!

Última edição:
@brown66 overclock é um passatempo!
Quando compro uma GPU ou um Cpu novos praticamente nem jogo nos primeiros dias.

É uma emoção estar ali a tentar espremer os limites. Compreendo que para ti isso não te diga nada, assim como a maioria das pessoas... Mas eu sou do tempo de fazer OC nos CPUs usando um lápis..

Aquela sensação de pagar para X performance mas conseguir ir mais além dá-me uma pica monumental.

Quando comprei a 5080 passei praticamente 2 dias a testar até onde a podia puxar. Foi divertido.
Está por acaso ainda não a desmontei, por ser a placa mais fresca e silenciosa que já tive.... Mas por exemplo a minha 3080 passado 3 semanas já a tinha desmontado para colocar pads novos e uma melhor pasta térmica.

Quando usava sistemas SLi, assim que via que estavam a funcionar eram logo desmontadas e levavam com metal liquido.... E claro o OC da praxe.

@brown66 overclock é um passatempo!
Quando compro uma GPU ou um Cpu novos praticamente nem jogo nos primeiros dias.

É uma emoção estar ali a tentar espremer os limites. Compreendo que para ti isso não te diga nada, assim como a maioria das pessoas... Mas eu sou do tempo de fazer OC nos CPUs usando um lápis..

Aquela sensação de pagar para X performance mas conseguir ir mais além dá-me uma pica monumental.

Quando comprei a 5080 passei praticamente 2 dias a testar até onde a podia puxar. Foi divertido.
Está por acaso ainda não a desmontei, por ser a placa mais fresca e silenciosa que já tive.... Mas por exemplo a minha 3080 passado 3 semanas já a tinha desmontado para colocar pads novos e uma melhor pasta térmica.

Quando usava sistemas SLi, assim que via que estavam a funcionar eram logo desmontadas e levavam com metal liquido.... E claro o OC da praxe.

Como me revejo nas tuas palavras, amigo.
Ainda tenho uns Gelid pads na minha 3080, que coloquei mal a comprei (além da pasta térmica, claro). Baixei, sem exagerar, as temperaturas das memórias à volta de 45 graus. Uma coisa absurda, mesmo.

Agora com a 5070 Ti, é tão silenciosa e "fresca" que nem vale a pena abrir. Estas novas gráficas escalam bem melhor que as antigas sem stressar a voltagem. É engraçado ver a evolução da tecnologia neste sentido.

Última edição:
Back