Nvidia RTX 5000 Series "Blackwell" - diário de bordo

No meu caso, e seguindo o tema do tempo que se passa sem jogar a afinar, é prática minha de há já bastante tempo na gpu que possuo ter 3 profiles sempre distintos fora o stock.

Max oc com overvoltage se possivel
Undervolt max com clocks de origem
Undervolt max + underclock para manter fps = hz lcd

Vou dar o exemplo do BO6 MP que foi o que usei para comparar a 4090...corro o risco de me enganar num ou outro valor pois estou a dizer de cabeça.

Se a vga stock faz no MP 240fps lockados a 1440p para os 240hz stock do monitor que tenho, porque raio vou ter a vga a mamar 400w a jogar online a 2900mhz a fazer 240fps locked se a posso ter a 2400/2500mhz a gastar 200w a fazer exatamente os mesmos fps?

Para mim, tem muito mais logica aliar ao undervolt, underclock também sem perder desempenho se o setup no geral permitir o que entendes como objetivo para ti, no meu caso, 240fps max quality 1440p com upscale ou não para 4k se o setup aguentar para o que quero.

Agora para isto tens de perder tempo para saber o desempenho stock para ver se depois tens margem de manobra para os resultados e consumos que queres.

Uma 4090 stock no verão já não era fácil, imagino a 5090 :biglaugh:

Com isto acho piada andarem a discutir consumos de vga's a rondar 200/250w e com uma de 600w TDP dá para fazer isso dependendo do jogo/cenario.

Última edição:
Eu resolvo isso limitando a frame rate nos jogos todos a 150fps (tenho um monitor de 165hz).

Desta forma garanto que a placa não está a gastar energia a gerar mais frames que os que preciso

Nivel de temps rtx 4090/5090 mesmo no verão conseguem ter melhor temps que uma 3080 por ex n meu caso. Rtx 4090/5090 pelo menos suprimx e triox que tive tem um bom arrefecimento, 3080 que tive era mais quente hehe

Acho que deverias ponderar nas ilações que tomas sobre terceiros e parares de julgar as pessoas sem saberes se percebemos ou não da poda, ou quais são os nossos objetivos e se jogamos ou usamos os componentes que comprámos para produtividade ou lazer (ou ambos). Provavelmente ainda nem sabias o que queria dizer overclocking e já eu andava a assistir a tentativas de bater recordes mundiais de overclocking com a velhinha Prometeia em 2002, quando a malta se juntava no Porto, em Leiria e em Lisboa para puxarem por Portugal no ramo. As pessoas fazem o que querem com aquilo que compram. A primeira coisa que fiz quando comprei a 5070ti foi afinar a mesma para retirar o máximo partido dela, tal como fiz com a 3080, com o 10900k ou com o Celeron 300mhz no final dos anos 90. Há quem não se importe de ter um carro que pode andar a 250km/h e consumir 4lt limitado a 200km/h e com consumos de 7lt. Eu prefiro perder umas horas iniciais a diminuir os consumos e a aumentar a potência de forma a extrair o melhor daquilo que compro sem me preocupar mais com isso daí para a frente. De resto, dou-te razão na parte de muita gente se mostrar obcecada com os FPS e números e nem desfrutarem realmente das coisas. Não é o meu caso. Forte abraço!

Pheux

O primeiro overclock que experimentei foi num 486DX2 66, já não me lembro se da Intel ou da AMD, em que mudando a posição um jumper na motherboard, o BUS desta passava dos 33 Mhz (sim, Mhz!) para os 40 Mhz e o processador passava a "ser" um 486DX2 80. Depois, como dava problemas de sobreaquecimento, eu passei a usar a caixa do computador aberta, um hábito que se manteve. Mas o overclock mais maluco de que me lembro foi num Intel Celeron a 750Mhz(?) em que eu consegui colocar esse processador a 865Mhz(?), sem alterar o ventilador e/ou o cooler. Depois dessa cena (desfiz logo esse overclock), fiquei com medo dessas brincadeiras, pois o dinheiro custava (muito) a ganhar e passei a perder o tempo disponível com o jogar.

É curisoso mencionares o ano de 2002, porque acho que foi por essa altura (ou terá sido em 2003?) que eu e dois amigos meus criamos, numa tarde de sábado, uma lan party, com seis computadores, para jogar o Unreal Tournament, sendo que três desses computadores forem pedidos "emprestados" a um banco e a um serviço público, locais onde trabalhávamos, e devolvidos quase já de noite.

Essa lan party, passados anos, ainda era falada como tendo sido fabulosa, aqui na minha terriola, e inspirou outros a seguirem por essa via de diversão. Para mim foi a última, pois a iminente chegada de mais descendência, com a consequente falta de tempo, removeu-me da cena dos jogos de computador por cerca de 10 anos.

A propósito, o meu (meu e do meu irmão!) primeiro PC foi um Intel 8088, da Hyundai, com 640KB de RAM e um disco rígido de 20 Megabytes. Custou 240 contos, incluindo uma impressora de agulhas Mannesmann Tally. Sim, eu sou dos tempos em que as novidades de informática em Portugal (e os anúncios de venda de material informático) aconteciam num suplemento de informática que saía semanalmente no defundo jornal A Capital, já não me lembro se à terça-feira ou à sexta (acho que era à sexta). Ainda não havia essa coisa chamada de internet.

Belos tempos!

Última edição:
Bom, a MSI RTX 5090 Ventus 3X Oc que comprei no sábado passado, já chegou. Pensava que só chegava lá para o final da próxima semana, considerando que moro lonnnnge! Menos mal.

Depois de instalar o driver, a primeira coisa que fiz foi correr o GPU-Z e verificar os ROPs. 176. Ufa, desta já me livrei.

DJ4eOej.jpeg

Segunda coisa feita, configurar o GPU-Z para registar os valores máximos e correr o Starfield a 4K.

A primeira coisa que confirmei é que há artefactos nas imagens dos menús do jogo, tal como me já tinha avisado um fulano no YouTube com a mesma placa gráfica. Espero que a NVidia ou a Bethesda resolva isto o quanto antes. Depois de entrar no jogo, confirmei que agora o 4K, com tudo no máximo, o DLSS/DLAA ativo, mais o Frame Generation on (só 2X), está muito bom!

Os soluços na movimentação lateral da imagem desapareceram e a qualidade da imagem é muito boa, desaparecendo todo o "ondular" da imagem que se observa quando o FG está ativo e os FPS originais do jogo são mais baixos, especialmente quando são menos de 60FPS. Se os FPS estiverem estáveis acima de 90, esse efeito praticamente não se nota, como eu já tinha descoberto recentemente na RTX 4090. A 120 FPS (originais), considero que o FG passa a ser 99% perfeito (falha na passagem para os menús e nalguma cintilação ou ondulação notória quando há linhas transversais no chão que fazem grande contraste com o meio circundante, mas vivo bem com isso).

Depois foi experimentar o que eu tanto queria ver! O Starfield a 8K, com o DLSS/DLAA (inicialmente sem o DLSS upscaling) ativo, bem como o FG. Com esta configuração, o jogo ultrapassava a VRAM da RTX 4090 e lá ficava eu com 1 (um!) FPS ou até menos! Agora, com os 32 GB de VRAM da RTX 5090, o jogo corre com os FPS por volta dos 45. Quanto usa de VRAM? Vejam com os vossos olhos:

mmhFLln.jpeg

Última edição:
A série Ventus da MSI tem uma grande vantagem sobre as Gaming Trio. Não possui as luzes RGBs!

Foram 4 anos a suportar essas malditas luzes RGBs da RTX 3090 e da RTX 4090, pois nunca descobri maneira de as desligar, sem ser removendo a correspondente ficha de ligação.

J5aFBaf.jpeg

A série Ventus da MSI tem uma grande vantagem sobre as Gaming Trio. Não possui as luzes RGBs!

Foram 4 anos a suportar essas malditas luzes RGBs da RTX 3090 e da RTX 4090, pois nunca descobri maneira de as desligar, sem ser removendo a correspondente ficha de ligação.

J5aFBaf.jpeg
Desligar RGB dessas placas apenas com o software proprietário da placa na área de download do artigo na pag do fabricante, logo tens de instalar lixo para desativar as luzes 😁

Eis uma agradável surpresa com a RTX 5090! É o Skyrim LE a 8K, com todos os settings no máximo (incluindo o antialiasing, que me esqueci de desligar!) e a 120 FPS estáveis (uso uma configuração que permite ultrapassar a limitação dos 60FPS do Skyrim LE). A RTX 4090 debatia-se um bocado com esta configuração.

Atenção! Este vídeo contém imagens sexualizadas de NPCs femininas e ainda por cima meio despidas. Se não te sentes confortável com isso, não vejas.

E, sim, este canal do YouTube é meu. Não ganho dinheiro com ele e não vou ganhar. Mas a Google ganha.

No dia em que a 5090 baixar para os 2k, vendo a minha 5070 Ti (que só tenho maravilhas a dizer dela) e faço o upgrade, quase que exclusivamente a pensar no VR (Flight Simulator 2024 com os Meta Quest 3, que tenho a apanharem pó). Infelizmente, não me parece que este ano isso aconteça, logo, é quase certo que só saltarei na próxima geração.

Quanto ao 8K, com gráficas de 16GB é impensável. E também não vejo utilidade, sou sincero. :D

PS: @brown66 uma boa demo para puxares pela 5090 é o Half-Life 2 RTX, isso sim. Com PT, RT, 4K e DLSS Transf model Perf e tudo ao máximo como manda a lei. Vi o vídeo da DF que lançaram ontem, e coitadinha! Até para manter os 60FPS se viu lixada (e com DLSS 4 em Perf). Que absurdo!

EDIT: Mas o sacana do jogo está lindo com as novas texturas e com Ray Tracing.

Vou ver isso. Joguei o Half-Life original aquando do seu lançamento, com uma Voodoo (acho que comecei com a 1 e terminei com a 2) e foi daquelas experiências sensoriais de que nunca me esqueci. Foi um dos jogos que me fez tornar viciado em placas gráficas topo de gama.

Vício carote!

Bom, o Half-Life com o ray tracing vai ter que ficar para outro dia.

Hoje aproveitei o facto de ter uma câmara termográfica emprestada e, após jogar Starfield a 8K (DLAA como forma de antialiasing, FG on e DLSS Upscaling off) por cerca de 1H30, resolvi verificar a temperatura do conetor 12V-2X6, seu cabo e da fonte de alimentação. E foi uma supresa um bocado pela negativa. Registei temperaturas de 85ºC numa parte mais ou menos central do conector.

Coloquei o vídeo que fiz disto no meu canal do YouTube. É claro que este tipo de "material" vai fazer as delícias dos invejosos. Esperem só para verem os comentários. No entanto, não estou preocupado. A placa está na garantia, estou a usar o cabo 12V-2x6 fornecido pela própria MSI e o desempacotamento, instalação e teste inicial desta RTX 5090 estão no YouTube, para que ninguém possa dizer que enganei-me a montar o que quer que seja.

Deixo-vos o vídeo do teste da temperatura do conector 12V-2X6.

ATENÇÃO!

O vídeo anterior está obsoleto. Aquela temperatura está errada!

O vídeo com as temperaturas corretas é o que está abaixo. Leiam a descrição dos vídeos para perceberem o que correu mal no primeiro vídeo. Isto pode acontecer a qualquer um!

Back