Gráfica Nvidia RTX 5000 Series "Blackwell"

Só acho que para o nível e preço deste GPU, deviam ter ido pars HBM3e
Em tempos "normais" acho que tens toda a razão, mas actualmente, com a procura que há de hardware para o mercado AI, não há capacidade de produção que responda sequer ao mercado AI. O que tenho lido é que fora a nVidia, AMD, e as grandes Clouds que têm hardware custom, até para as outras empresas de hardware no mercado AI é difícil comprar memória HBM. Nas pequenas empresas tenho visto os produtos serem lançados com LPDDR.

Depois dentro da nVidia a escolha é fácil. Entre produtos que custam 2000$ e estão num segmento que só corresponde a 11,6% do revenue e produtos que custam > 30000$ e estão a gerar 88,4% do revenue, é óbvio perceber quem vai ter prioridade.

Já agora, com 32 GB de VRAM, seria interessante saber que % das vendas da 5090 é de Gamers e que % é de quem vai correr software de AI. Lembrar que para AI, pode-se combinar mais que uma gráfica, para se ter mais VRAM........e a FE ocupando só 2 Slots Pci-Ex......

Estou curioso com a eficiencia dos novos coolers da FE comparado com as dos board partners.

Surpreende ver um GPU de quase 600W com um cooler tão reduzido.
A confianca para colocar um cooler destas dimensões nesta gpu indica que engenharia do mesmo terá sido um feito.

De um lado temos as fans arrefecer os pipes sem obstrução aparentado ser uma melhor forma de arrefecimento, do outro lados temos blocos massivos com 3 fans.

Para já a FE ganha na estetica clean e nas dimensoes...de longe.

dizem que tem uma pasta térmica à base de metal líquido

Liquid metal TIMs are typically made of gallium alloys (such as gallium-indium-tin) with exceptional thermal conductivity. While they greatly enhance heat transfer from hot components to the cooling system, their usage comes with significant risks and challenges. They are electrically conductive, which could cause short circuits if not appropriately handled, and they can corrode specific metals, such as aluminum.
https://www.tomshardware.com/pc-com...ead-of-thermal-paste-to-reign-in-the-575w-tgp

vamos ver a durabilidade

Pena em Portugal não se conseguir comprar Founders Edition.
Realmente...
E o mais estúpido é que vamos pagar muito mais por tijolos horriveis de 4 slots por parte dos AIBs em comparaçao com a FE que oferece um cooler esticamente mais apelativo de 2 slots e que provavelmente custou mais a desenvolver que qualquer 1 dos AIBs.

como assim não podes comprar em Portugal, podes ir ao website da Nvidia e compras uma founder edition e eles enviam para a tua casa. È verdade que não tem website PT mas isso não faz diferença nenhuma, vais ao site do UK, France, etc...

Que eu saiba, a não ser que algo tenha mudado muito recentemente, nenhuma loja da NVIDIA envia para Portugal.

Quase 2500€ ??
Devem ser raras as que vais encontrar a esses preço, quanto mais abaixo :D
A Founder Edition que é o que se está a comentar?

especialmente quando a Nvidia, apesar da vantagem enorme que tem em reconhecimento de marca, todos os anos mente descaradamente quanto ao desempenho das gráficas que lança.
Passo para este tópico porque não é assunto para o outro tópico.

Isso é mentira. Na apresentação disseram em alto e bom som que a 5070 só tem a performance da 4090 graças à AI, e isso é factual.

Algum pessoal é que só ouve aquilo que lhes interessa.

Back