Nvidia RTX Ampere 8nm - Diário de Bordo

Essa leitura da psu não pode estar correta. O meu 12700k + 3070 + 1ssd + 1nvme + 5 fans gasta 50w em idle. O monitor gasta 30w em uso.
Mas tenho c-states em auto. Perfil balanced power no windows. Em alder lake tenho melhores resultados com c-states ligados, ao contrário do meu 8700k...

As ventoinhas que tenho são todas eficientes e estão ~600rpm em idle. Noctua a15 no cpu + 3 arctic p12 intake + 1 p12 exhaust
 
Última edição:
ahah isso é que parece demasiado otimista.... a ser verdade a plataforma intel é muito mais poupada em idle que a AMD.
so para teres ideia enquanto estou a escrever este post a fonte esta a mamar 160W.... e de acordo com o ryzen master o cpu esta a gastar entre 15 a 18W e o SOC da board outros 20W... ou seja só ai ja vão 38W...
Acredito que uma pessoa sem RGB, sem AIO e sem discos mecânicos nem placa de som e sem OC possa conseguir a volta de 90W numa plataforma AMD.... 50W nunca na vida... so a minha gráfica em idle mama 27.5W...
 
ahah isso é que parece demasiado otimista.... a ser verdade a plataforma intel é muito mais poupada em idle que a AMD.
so para teres ideia enquanto estou a escrever este post a fonte esta a mamar 160W.... e de acordo com o ryzen master o cpu esta a gastar entre 15 a 18W e o SOC da board outros 20W... ou seja só ai ja vão 38W...
Acredito que uma pessoa sem RGB, sem AIO e sem discos mecânicos nem placa de som e sem OC possa conseguir a volta de 90W numa plataforma AMD.... 50W nunca na vida... so a minha gráfica em idle mama 27.5W...

Não é optimista, é a realidade. Tenho um kill a watt para medir. Atenção que isto é em idle, com 0% cpu load. Tenho OS limpo, sem qualquer bloatware.
Também tenho bios optimizada, tudo o que não uso está off. Sem qualquer RGB.

E o 8700k+z370+ single rank b-die que tinha antes gastava 40w em idle. C-states auto vs off a diferença era tipo 1-2w. E tinha mais latência em idle, logo estavam off.
No 12700k é bem diferente...
 
Última edição:
provavelmente as boards intel também devem ser algo mais poupadas....ainda andei a tentar ver se conseguia alguma informação sobre o quanto seria o consumo típico da minha board, mas não encontrei nada...
 
Os ryzen tem um consumo idle devido ao IOD/SOC comparativamente aos Intel, pelo menos reportado em sistema. Na tomada talvez a diferença não seja tão grande.
 
O meu em idle, gasta prai 100w já com monitor de 25"
Full load gastava 280w com a 1070 agora deve rondar os 300w
Mesmo com UV a 3070 ti vai aos 200 watts.
É nestas alturas que sinto falta da 1660S, 120 watts no máximo. :p

Os ryzen tem um consumo idle devido ao IOD/SOC comparativamente aos Intel, pelo menos reportado em sistema. Na tomada talvez a diferença não seja tão grande.
Muito verdade, eu vejo ganhos grandes apenas a desligar c-states, mexer na vsoc/iod tambem influenciam. Também tenho ideia que ryzen gasta mais em idle.

Não é optimista, é a realidade. Tenho um kill a watt para medir. Atenção que isto é em idle, com 0% cpu load. Tenho OS limpo, sem qualquer bloatware.
Também tenho bios optimizada, tudo o que não uso está off. Sem qualquer RGB.

E o 8700k+z370+ single rank b-die que tinha antes gastava 40w em idle. C-states auto vs off a diferença era tipo 1-2w. E tinha mais latência em idle, logo estavam off.
No 12700k é bem diferente...

Olha que com aquilo tudo que ele tem, apesar de estar ligeiramente inflacionado, pode muito bem ser perto da realidade.
É que ainda são 11 fans, 6 HDD's, 2 nvme, controlador de fans, placa de som...143 watts a contar já com a ineficácia da PSU não me parece muito exagerado.
É que depois, em idle o load é pouco (duh :p), e quando o load é pouco, menos eficiente a PSU é.
 
Mesmo com UV a 3070 ti vai aos 200 watts.
É nestas alturas que sinto falta da 1660S, 120 watts no máximo. :p


Muito verdade, eu vejo ganhos grandes apenas a desligar c-states, mexer na vsoc/iod tambem influenciam. Também tenho ideia que ryzen gasta mais em idle.



Olha que com aquilo tudo que ele tem, apesar de estar ligeiramente inflacionado, pode muito bem ser perto da realidade.
É que ainda são 11 fans, 6 HDD's, 2 nvme, controlador de fans, placa de som...143 watts a contar já com a ineficácia da PSU não me parece muito exagerado.
É que depois, em idle o load é pouco (duh :p), e quando o load é pouco, menos eficiente a PSU é.

Tinhas comprado a 3070 com G6 normal... As 3070 inicias vinham todas com G6 da samsung e fazem todas 16gbps pelo menos. As novas é que já não sei.
 
Nah, prefiro ter a ti.
A diferença a 4k é a diferenca de jogar a 60 fps ou não.
E quando a comprei estavam ao mesmo preço.

Tu com UV tambem pouco menos de 200 watts deves conseguir, o consumo ia ser basicamente o mesmo de qq maneira, mas tens menos performance.
 
Back
Topo