Nvidia RTX Ampere 8nm - Diário de Bordo

Referir que era em vários jogos, no Battlefield V ele bate bem tanto o GPU como o CPU no máximo, o motor gráfico em questão está muito bem otimizado nesse sentido, já outros jogos nem por isso, mas note-se que isto tudo acontece acima dos 100 fotogramas por segundo, por isso é mesmo um limite dos IPC do CPU e da RAM respetiva, mas neste momento é ser-se picuinhas que isto até com DXR ativo porta-se muito bem, são poucos os jogos que tenho com isso mas os que tenho correm bastante bem, já o DLSS.. ai está, noto que seria excelente para 1440p e 4K mas para 1080p varia de jogo para jogo, como já referi no Wolfenstein: Youngblood devo até dizer que DLSS a 1080p tem mais detalhe que 1080p nativo mas nota-se mais o serrilhamento do que com 1080p nativo.

Sim, o Youngblood está em Português e lá descobri qual a tradução oficial de frames e aliasing :D

Não está asdim tão bem optimizado... Directx12 continua com aqueles stutters após updates e em mapas que ainda não jogamos.

Roda 180-210fps no multiplayer 64 player, jogos como cod mw e cold war rodam 240+fps com os mesmos CPUs.

Jogos bem optimizados tens por exemplo o Doom eternal, gráficos lindos com frame rates sempre acima dos 200. Cpu bound so começa nos 300-500fps.
 
Muito curioso, depois de dois CTD do Yakuza Kimawi decidi correr o FurMark e eis que ele foi ao ar com o GPU a 1920mhz e 875mV, algo que não acontecia nos testes iniciais, de momento estou a correr o FurMark com as definições de fabrica, apenas para despistar que possa ser da minha PSU e não do UnderVolting ser demasiado para o GPU, verdade seja dita o Yakuza Kiwami 2 é o único jogo que corre o GPU a 100%, ele está com SSAA activo e isso puxa o GPU facilmente nos 100%, embora tenha originalmente testado com o Rainbow Six Siege com o GPU também nos 100% mas parece que não era assim tão agressivo quanto isso… e o FurMark continua a correr bem, e vejo que até está a correr um pouco pior do que sem UnderVolting, a tal questão o GPU chegar aos 65 graus e começar a cortar na velocidade.

Vou então descer para o 1900mhz e subir para os 880mV e ver como corre, e isto fica nos 1920mhz, deve correr em certos valores e não números exatos, se bem que leio que o valor que as pessoas apontam é mais para os 850mV e há quem retire 1900mhz dai, curioso, bem, esse não é certamente o meu caso =D
 
Última edição:
Boas, consegui arranjar uma Gigabyte Vison OC 3080, não era a que eu queria, foi a que deu para arranjar ainda a preço ""decente"".
A construção em si é porreira, a shroud é toda em aluminio e tem 2 saidas hdmi que era o minimo que eu procurava. De resto é relativamente básica, o power limit não passa os 100% mas consome de base 360-370W em load, anda ali numa média de 1965MHz e fez uns 11200 pontos no Port Royal.

Com a influência aqui da malta andei a brincar com a curva das voltagens e de momento estou a usar UC a 950 (-50) nos 2055MHz core e +700 na vram, e faz 12000 em Port Royal.
Também tranquei as ventoinhas nos 65%, não as oiço por cima das restantes e a temperatura varia entre os 26-65º.

Curva: https://imgur.com/a/c1vY4Fu
Port Royal: https://www.3dmark.com/3dm/54395021?

Estou contente, já não vou andar com o segundo monitor a fazer de montra em 5 ou 6 lojas à procura de gráfica nova.:headsh: Pelo menos até à 3080ti :joker:

PS: Ainda vou fazer um UC mais a sério mas para já queria ver o que dava para puxar:D
 
Fui hoje buscar uma 3060 Ti Ventus 2x OC. Não consegui encontrar grandes referências online de undervolt para os modelos AIB, só para a 3060 Ti FE, por isso andei a brincar um bocadinho.
Fiquei com a seguinte configuração:

0.975V
2025MHz GPU clock
8000MHz MEM clock

Em load não passa dos 66º, mantendo a fan curve default.
Para já super satisfeito, mas por agora não tenho tempo para explorar mais. Alguém com um modelo semelhante para comparar?
 
Chegou hoje de manhã a minha 3080 TUF. Depois dou conta de benchmarks em undervolt...

3AcUr0M.jpg
 
Fui hoje buscar uma 3060 Ti Ventus 2x OC. Não consegui encontrar grandes referências online de undervolt para os modelos AIB, só para a 3060 Ti FE, por isso andei a brincar um bocadinho.
Fiquei com a seguinte configuração:

0.975V
2025MHz GPU clock
8000MHz MEM clock

Em load não passa dos 66º, mantendo a fan curve default.
Para já super satisfeito, mas por agora não tenho tempo para explorar mais. Alguém com um modelo semelhante para comparar?

Que valores de voltagem, frequência gpu e temperaturas tinhas com tudo de origem?
 
Que valores de voltagem, frequência gpu e temperaturas tinhas com tudo de origem?

A voltagem e a frequência default são aquela curva que se vê no MSI afterburner, não te consigo dar valores exactos. A temperatura no Heaven benchmark era basicamente a mesma (65º) mas com cerca de 5% a menos de score.
Como as temperaturas ainda assim são bastante baixas não queria fazer um undervolt mais agressivo, só quero "espremer" isto ao máximo mantendo mais ou menos a mesma temperatura.

Nota: sou nabo nisto, nunca tinha feito undervolt a uma gráfica.
 
A voltagem e a frequência default são aquela curva que se vê no MSI afterburner, não te consigo dar valores exactos. A temperatura no Heaven benchmark era basicamente a mesma (65º) mas com cerca de 5% a menos de score.
Como as temperaturas ainda assim são bastante baixas não queria fazer um undervolt mais agressivo, só quero "espremer" isto ao máximo mantendo mais ou menos a mesma temperatura.

Nota: sou nabo nisto, nunca tinha feito undervolt a uma gráfica.

Sim, mas que clock máximo atingias em pico no benchmark com a gráfica sem undervolt?
 
Nada mau, o meu MSI Ventus 3X anda mais numa média de 1890-1920, dai ter isto com UnderVolting, quando sair do trabalho vou só ver se isto chega aos 2000mhz com 950mV, só para ter uma ideia das temperaturas que isto atinge
 
Eu tenho a MSI 3060 ti Ventus 2X OC e não consigo aumentar o power limit, a placa tem duas entradas de 8pin para que?
Alguém que tenha a mesma gráfica consegue me dizer se acontece o mesmo?
 
Eu tenho a MSI 3060 ti Ventus 2X OC e não consigo aumentar o power limit, a placa tem duas entradas de 8pin para que?
Alguém que tenha a mesma gráfica consegue me dizer se acontece o mesmo?

Confirmo, no MSI Afterburner o Power Limit está a 100% e não dá para aumentar.
Não me incomoda nada já que quero é undervolt.
 
Eu tenho a MSI 3060 ti Ventus 2X OC e não consigo aumentar o power limit, a placa tem duas entradas de 8pin para que?
Alguém que tenha a mesma gráfica consegue me dizer se acontece o mesmo?
A minha zotac n tinha... Contactei o suporte técnico deles e deram uma bios em k já dava para aumentar.... Experimenta contactar a msi... Pode ser k tenhas sorte
 
Custa a acreditar um aumento tão grande de performance.

Eu ainda tenho uma rtx 2060 ventus 2x oc, e o meu overclock é de 900 mhz à memória mais 170 ao clock do gpu. a Grafica atinge picos de 2145mhz e estabiliza em 2075mhz.
Pelo que li é um bom overclock para a gráfica que é, isto com power limit a 100%, e com a bios original.

Gostava de ver mais testes deste caso, será que há uma diferença assim tão grande só por causa da bios?
 
A BIOS aumenta o limite de voltagem, logo permite puxar mais pelo GPU, é o caso da minha RTX 3070, não é a temperatura o limite mas sim a voltagem, ela de fábrica mal toca nos 65 graus mas isso não impede a BIOS de fazer underclocking para valores abaixo de 1900mhz, isto quando ela até suporta valores superiores com menos voltagem (mais uma vez, estas RTX 3070 são um pouco para o estranhas com a definições de fábrica, estão a dar-lhes muita voltagem para valores muito baixos).
 
Back
Topo