Nvidia RTX Ampere 8nm - Diário de Bordo

Já me esquecia, o Warzone tem um problema com as novas RTX 3000, não abuse da quantidade de memória que alocam no jogo, aconteceu na Season 6 ...até ser corrigido teremos de esperar.
 
Interessante, estava a jogar num jogo que põe o GPU sempre a 100% e estava a correr o mesmo sem o perfil de undervolt e ouiço uma ventoinha a empenar de 30 em 30 segundos, abro a caixa, guardo todos os cabos muito bem guardados, tudo longe de qualquer fan, siga), continua o barulho da fan a ranger em algo.. eu aqui a pensar "queres ver que nunca tinha notado ate à data porque sempre corri isto com undervolt e as fans nunca iam acima dos 30%?", só agora estava a testar a acústica disto devido a uns ruídos parasitas do novo sistema (spoiler alert: é a ventoinha que veio com a caixa, o motor dela vibra e isso causa ruido de baixa frequência) e não me tinha dado ao trabalho de voltar a activar o perfil.. bolas, ponto contra a MSI Ventus 3X!

Notas sobre a má ideia que é correr um sistema mATX com este tipo de GPU
Isso e outro ponto muito, muito contra mATX, como o GPU fica colado ao CPU o pobre CPU leva com todo o calor que o GPU expulsa, a minha sorte é que é um 10400F que mal passa dos 45 graus em full load mesmo a levar com o calor todo do GPU, mATX só mesmo com um AIO ou um cooler low profile, um NH-U12P não dá nisto, nem dá para por a RAM toda que a fan do cooler não deixa, deu duas e à rasca, ish, enfim, voltando ao topico.

Eu já a ver que ia voltar à GTX 1070 durante os meses que a RMA disto ida durar lá encostei o ouvido à GPU e "realmente isto soa-me a uma ventoinha a marar, mas abro a caixa e vejo-as todas a girar muito bem e isto não se dava na caixa antiga, o som vem dai de baixo.. espera ai caixa antiga = PSU antiga, deixa cá carregar no botão para desligar o modo hibrito desta PSU, ah sua filha da...!"

Resumindo, não era nada da MSI Ventus 3X, eu aqui já a ponderar RMA nisto e o raio, a desligar e ligar ventoinhas da caixa e afins a tentar descobrir o que se passava, era o raio da PSU! Os tais picos de corrente que a RTX 3070 saca deviam estar a atrofiar a ventoinha da PSU que se punha a ligar / desligar em intervalos super curtos, dando a ideia da uma fan empenada, desliguei o modo hibrido (que ironicamente seria para ser mais silencioso) para por a fan da PSU a 100% e silencio, o ruido desapareceu!

Os gajos da Seasonic não sabiam programar o raio da PSU para manter a fan ligada, pelo menos uns 5 segundos, antes de a desligar e não por a mesma a ligar / desligar no espaço de milissegundos? credo! Resumindo, não corram as PSU no modo hibrido / silencioso quando vão jogar, o som do cooler do GPU vai sobrepor-se ao som da fan da PSU e vai, por isso..

No entanto, devo dizer isto, se vão para uma Ventus 2X e outro qualquer RTX 3000 com duas fans, que seja numa caixa com excelente airflow e / ou que metam um UnderVolt consideravel nisto, que estas fans a 40% notam-se e muito bem, tenho isto a 1890Mhz a 875mV e vou ver se consigo descer para os 850mW, nem que tenha que ficar a 1850Mhz ou assim que isto no verão vai ser giro, vai, por isso é melhor já preparar e por isto a correr mesmo fresco que não vai aguentar com dias de 30 graus.
 
Última edição:
Pelo que eu percebi, além dos drivers da Nvidia, os AIB também vão ter de lançar novas vBios para permitir o Resizable BAR.
É um bocadinho wishful thinking, mas com sorte a nova vBios da MSI 3060ti ventus 2x já permitia um aumentozinho do Power Limit.
 
Eu tenho a MSI 3060ti Ventus 2X oc que tem o mesmo cooler que a 3070 e em stress test de mais de 1 hora não noto turbinas.
Ouvem-se as ventoinhas mas o som é de ar.
As minhas noctua af-140 (caixa) ouvem-se mais a 55%.

Não registei a velocidade das ventoinhas mas em testes com o Kombustor de mais de hora não ouvi nenhumas turbinas.
Não me posso queixar na questão de ruido do cooler.

ps: parece que é geral nas Zotac, ventoinhas acima dos 65% de rotação são imponentes. Saudades da minha zotac 1660;)
ps2: pois, então é a minha seasonic focus+ que faz um zumbido intermitente, esse barulho sim, incomoda...

Pelo que eu percebi, além dos drivers da Nvidia, os AIB também vão ter de lançar novas vBios para permitir o Resizable BAR.
É um bocadinho wishful thinking, mas com sorte a nova vBios da MSI 3060ti ventus 2x já permitia um aumentozinho do Power Limit.

Acredito que dava para chegar a um oc estável de 2160/2190 mhz no clock da gpu.
A minha está sempre com esses picos mas recua para os 2130 por vezes para 2077.
 
Interessante, estava a jogar num jogo que põe o GPU sempre a 100% e estava a correr o mesmo sem o perfil de undervolt e ouiço uma ventoinha a empenar de 30 em 30 segundos, abro a caixa, guardo todos os cabos muito bem guardados, tudo longe de qualquer fan, siga), continua o barulho da fan a ranger em algo.. eu aqui a pensar "queres ver que nunca tinha notado ate à data porque sempre corri isto com undervolt e as fans nunca iam acima dos 30%?", só agora estava a testar a acústica disto devido a uns ruídos parasitas do novo sistema (spoiler alert: é a ventoinha que veio com a caixa, o motor dela vibra e isso causa ruido de baixa frequência) e não me tinha dado ao trabalho de voltar a activar o perfil.. bolas, ponto contra a MSI Ventus 3X!

Notas sobre a má ideia que é correr um sistema mATX com este tipo de GPU
Isso e outro ponto muito, muito contra mATX, como o GPU fica colado ao CPU o pobre CPU leva com todo o calor que o GPU expulsa, a minha sorte é que é um 10400F que mal passa dos 45 graus em full load mesmo a levar com o calor todo do GPU, mATX só mesmo com um AIO ou um cooler low profile, um NH-U12P não dá nisto, nem dá para por a RAM toda que a fan do cooler não deixa, deu duas e à rasca, ish, enfim, voltando ao topico.

Eu já a ver que ia voltar à GTX 1070 durante os meses que a RMA disto ida durar lá encostei o ouvido à GPU e "realmente isto soa-me a uma ventoinha a marar, mas abro a caixa e vejo-as todas a girar muito bem e isto não se dava na caixa antiga, o som vem dai de baixo.. espera ai caixa antiga = PSU antiga, deixa cá carregar no botão para desligar o modo hibrito desta PSU, ah sua filha da...!"

Resumindo, não era nada da MSI Ventus 3X, eu aqui já a ponderar RMA nisto e o raio, a desligar e ligar ventoinhas da caixa e afins a tentar descobrir o que se passava, era o raio da PSU! Os tais picos de corrente que a RTX 3070 saca deviam estar a atrofiar a ventoinha da PSU que se punha a ligar / desligar em intervalos super curtos, dando a ideia da uma fan empenada, desliguei o modo hibrido (que ironicamente seria para ser mais silencioso) para por a fan da PSU a 100% e silencio, o ruido desapareceu!

Os gajos da Seasonic não sabiam programar o raio da PSU para manter a fan ligada, pelo menos uns 5 segundos, antes de a desligar e não por a mesma a ligar / desligar no espaço de milissegundos? credo! Resumindo, não corram as PSU no modo hibrido / silencioso quando vão jogar, o som do cooler do GPU vai sobrepor-se ao som da fan da PSU e vai, por isso..

No entanto, devo dizer isto, se vão para uma Ventus 2X e outro qualquer RTX 3000 com duas fans, que seja numa caixa com excelente airflow e / ou que metam um UnderVolt consideravel nisto, que estas fans a 40% notam-se e muito bem, tenho isto a 1890Mhz a 875mV e vou ver se consigo descer para os 850mW, nem que tenha que ficar a 1850Mhz ou assim que isto no verão vai ser giro, vai, por isso é melhor já preparar e por isto a correr mesmo fresco que não vai aguentar com dias de 30 graus.

Excelente!!!...A minha PSU Corsair RM750 está com a opção the "low" na bios e raramente liga a ventoinha dela, pois a voltagem que saco não chega ativar a mesma até me xateia ela não ligar, pois na minha caixa fica no top e ajudava a sacar o calor kkk
 
Havias de ouvir a minha zotac com as fans acima de 70% :002: uma barulheira que jasuz
Ya é verdade! Mas tb até aos 60% nem se ouvem... Pelo menos eu que tenho a caixa no chão até me eskeço delas... Pois pelo menos para já nunca chegaram a esse valor... Lá pro verão já deverá haver dias que vão chegar... Mas pra já silêncio absoluto
 
Curioso, para atingirem esses valores a que temperaturas é que vão puxar os GPU? Estou a ver a minha fazer os 2150Mhz mas isso seria a uns 68 graus ou mais e isso já deve requerer as ventoinhas a uns 50% para suportar essa temperatura e já é um som bastante desagradável, ou estas Ventus 3X são das mais barulhentas ou vocês estão mesmo habituados a este tipo de ruido..
 
Última edição:
Curioso, para atingirem esses valir a que temperaturas é que vão puxar os GPU? Estou a ver a minha fazer os 2150Mhz mas isso seria a uns 68 graus ou mais e isso já deve requerer as ventonhas a uns 50% para suportar essa temperarura e já é um som bastante desagradavel, ou estas Ventus 3X são das mais barulhentas ou vocês estão mesmo habituados a este tipo de ruido..

Eu sou exigente com som, ou melhor silêncio...não andei a investir em ventoinhas de 25€ para ter barulho.
Nunca vi a minha gráfica acima dos 64º e mesmo os 64º é um pico, o normal quando puxo por ela (tenho-a desde Dezembro, a temperatura ambiente é baixa) é andar entre os 60-62º.
Como digo as Notua af-14 1500rpm a 55% (frente da caixa como intake) são mais audíveis.
Eu ouço as ventoinhas do gpu mas só ouço ar a ser movimentado e o barulho não é agressivo.

À excepção de umas arctic p14 que tenho no cooler (nunca passam os 50% rpm) só tenho Noctuas e repus as P14 pois elas faziam menos barulho que as Noctua af-14.

Lembra-te que tu tens 3 ventoinhas e 3 ventoinhas ouvem-se mais que 2 ventoinhas (à mesma velocidade).
A tua gráfica é mais quentinha pois tem um TDP de 220w ao contrário dos 200w da minha.
De resto as ventoinhas são o mesmo modelo.

Nem tenho fan curve personalizada, aquilo é silencioso.

ps: isto também pode fazer a diferença, o meu pc está no chão a cerca de metro e meio.
 
Última edição:
Parte interessante de mudar para um sistema silencioso é notar o quão altas são as ventoinhas deste GPU e o quão "fraca" é a BIOS dela. Não é que o mínimo que isto permite correr as ventoinhas é a 30%? Logo 1000RPM assim do nada para 3 ventoinhas?

Queria ter isto como tinha a minha GTX 1070, as ventoinhas sempre ligadas a uns 10% para manter isto fresquinho para não andar a ter que disparar nos 30% quando chega aos 50 graus, também é interessante ler relatos de pessoal "ah a minha RTX 3070 chega aos 80 graus e afins" quando a minha mal bate nos 65 começa logo a cortar e acho que nunca vi isto acima dos 67 graus.

Note-se, ela não decidiu fazer barulho de um lado para o outro, o sistema antigo é que fazia bastante barulho e agora com a caixa e CPU / GPU silenciosos nota-se, e bem, quando o GPU acorda, especialmente agora que o GPU já não está limitado pelo CPU e agora pode disparar lá para os 100% sempre que lhe apetece. Estabeleci um perfil de 725mV 1600Mhz para aqueles jogos menos exigentes e, ai está, isto ainda dispara as ventoinhas de lés a lés porque o GPU chega aos 50 graus, as ventoinhas disparam, depois arrefece, as ventoinhas desligam, depois volta a aqueler, e as ventoinhas disparam, e continua a dança..

Por isso diria que a MSI Ventus 3X mostra o seu preço "acessível", embora diga que estas falhas seriam facilmente resolvidas com uma actualização à BIOS para permitir correr as ventoinhas a valores mais baixos e / ou uma fan curve mais suave e não "nada.. nada.. nada.. oh bolas liga-me isso a 40% que ele está a usar o GPU!" :D
 
Última edição:
A minha MSI 3060 ti Gaming X Trio que é exactamente o mesmo cooler para a 3060 ti e a 3070 , só é audivel apartir dos 60%, e lockados nos 60 nem chega aos 60C agr no Inverno por isso ...:D
 
Tenho reserva de uma RTX 3080 TUF numa loja nacional desde o início de dezembro, e assim que fiz a mesma informaram-me que estava em 9º na fila de espera. Hoje para minha surpresa recebi e-mail a dizer que estava em 17º :lol:. Sinceramente estou a pensar em desistir mesmo de comprar uma gráfica nesta geração. Pena que estou com um 5900X e uma R9 290, mais bottleneck é impossível...
 
Bem visto, esse GPU deve estar sempre nos seus 100%, mas o melhor é aceitar que não vai dar e ir para uma RTX 3060ti ou voltar a tentar no Verão, supostamente prevê-se que os preços possam vir a descer por essa altura, que dar 1000€ por uma RTX 3080.. isso dá para comprar uma RTX 3060ti e um monitor 1440p 144hz para ligar à mesma XD
 
Última edição:
Tecnicamente o termo aplica-se quando tens algo a limitar o rendimento, um GPU não afecta o rendimento de um CPU mas um CPU afecta o rendimento do GPU :D
 
O que quero dizer, é que está claramente desajustado um CPU destes com esta gráfica, em que a qualquer jogo que vá vou ter sempre a gráfica a 100% e o cpu nem se queixa :D
 
https://www.tomshardware.com/news/hwinfo64-adds-gddr6x-temp-monitoring-rtx30series

Donos de 3080 e 3090 aténção ao fazer OC a RAM... pelos vistos a GDDR6X atinge temperaturas bastante elevadas em alguns modelos... Passando os 100C durante sessões de jogo e chegando aos 110 durante mining!

Tive a ver a minha e no stress test do 3d Mark fica colada nos 80C... Cerca de 12C k o próprio GPU, isto com OC de 600MHz na RAM...

Amanha já vou ver durante jogos, pois tenho que nos jogos possam atingir temperaturas mais altas.... Visto que o 3dmark só usa cerca de 2,5GB de RAM penso que não esteja sequer a stressar muito a RAM da gráfica...
 
Back
Topo