Nvidia RTX Ampere 8nm - Diário de Bordo

Estás a fazer algo de errado, tem de dar para ficar plana...mete aí foto da mesma stock sffv

Stock:

qEOp8Js.png


PL 90% e tentativa de travar a 1900 mhz

tujJHmn.png
 
Tens de partir da curva stock e no ecrã principal aplicar no mínimo uns -200 para toda a curva ficar abaixo dos 1900.
Depois no editor da curva sobes o pontinho dos 925mV para os 1900 e ele ajusta a curva toda para ficar recta.
Tens aqui um exemplo:
Não é necessário, pode arrastar com o rato um ponto a 3/4 do fim com o ctrl pressionado e ele baixa a curva de meio para o fim, depois é só ajustar os mv vs mhz que quer e aplicar e o AB transforma a curva toda.
 
Não é necessário, pode arrastar com o rato um ponto a 3/4 do fim com o ctrl pressionado e ele baixa a curva de meio para o fim, depois é só ajustar os mv vs mhz que quer e aplicar e o AB transforma a curva toda.

Sim, isso faz a mesma coisa de outra forma. Mas a curva que ele mostrou, do lado esquerdo estava igual à stock, o que significa que ele não baixou a curva toda antes de fixar os Mhz. E por isso é que depois não deu o resultado esperado.
 
@JPgod

abrir gráfico de curva, a pressionar shift, botão esquerdo do rato pressionado em qualquer ponto da curva e sem largar o shift arrastar a curva para baixo dos 1900 mhz de modo a que o ponto mais alto da mesma fica abaixo desse valor que queres, dá uma folga tipo 1700 por exemplo.
Depois é só ir aos milivolts que queres e arrastar para cima até aos 1900mhz e apply.

única coisa depois que podes alterar como foi dito aqui e nos videos é como fica a curva para trás do profile 3d mais exigente, o p-state 3 que são os 1900mhz no teu caso, isso tem a ver a forma como arrastas a curva para baixo, se linear, se numa ponta, se por pontos, whatever...

olhando para o meu exemplo, é a parte descendente dos 0.887mv para a esquerda, a escada a descer por assim dizer.

não esquecer que dependendo da temp que a vga esteja a atingir e a voltagem aplicada e os intervalos de boost das RTX que podes não ficar nos 1900 exatos em aplicações 3d (jogos) apesar de na curva estarem lá os 1900, pode ficar colocado uns mhz acima, se quiseres mesmo os 1900 podes ter que ajustar um pouco, tens a explicação do algoritmo abaixo:

https://appuals.com/gpu-boost-nvidias-self-boosting-algorithm-explained/


Abraço.
 
Última edição:

Esses thermal pads são melhores que por exemplo os incluídos nos blocos EKWB?​


A água é batota :Winkani: :D


Não investiguei, também só mandei vir estes pois gosto de ir variando e trocando, já passei a dúzia de 3080/3090 alteradas :biglaugh:
Já coloquei EC, gelid, minus 8, artic, sei lá...já me perdi acho....estes tinha aqui na lista para serem os seguintes, logo vejo se tenho tempo hoje á noite.
Entretanto a semana passada arranjei dois brinquedos novos que não são novos para bricolagem se necessário :004:
Não, as fans não são para manter embora acha-se piada :rofl:

 
@VoRtAn_MaDgE a curva ficou como a tua com aquela escada e depois reta até o final :D

No Superposition:
stock, 105% PL - 15 GT/s - 7000 - 209w max, 78º
1905 @ 900mv, 105% PL - 15 GT/s - 7070 - 209w max, 75º
1800 @ 841mv, 105% PL - 15 GT/s - 6800 - 180w max, 71º
1605 @ 750mv, 105% PL - 15 GT/s - 6200 - 140w max, 62º


No SoTR 1440p custom settings (maioria dos settings em high) sem RT nem DLSS
stock, 105% PL - 15 GT/s - 116fps, max 75
1905 @ 900mv, 105% PL - 15 GT/s - 115 fps- 199w max, 73º
1800 @ 841mv, 105% PL - 15 GT/s - 112 fps - 170w max, 70º
1605 @ 750mv, 105% PL - 15 GT/s - 103 fps - 130w max, 60º

Este de 1605 está até excelente para o jogo, a placa fica quase inaudível! e a 1800mhz tem praticamente a performance stock com menos 30w!

De facto o clock real pode ir um pouco acima, por exemplo a 1605 ele colou a 1635.

Não consigo voltagens menores sem dar crash... Quando vinha abaixo subia 3 ticks (a 1905 fui de 881mv para 900mv logo)

925AmV para 1900Mhz não é demais?

Pois, mas pelos vistos não dá para ir menos de 900mV, se calhar dei azar com este exemplar, como é habitual :D

Mas o UV ajuda e bem, a placa stock é quente e barulhenta como tudo (meti custom curve agressiva, 100% a 80 graus = 2800 rpm), enfim não achei que foi boa compra, mas é o que se pode arranjar... Este cooler é para uma 3060 com seus 170w e não a ti com 200-210...
 
Última edição:
@VoRtAn_MaDgE a curva ficou como a tua com aquela escada e depois reta até o final :D
Tinha de ir, não era diferente das outras de certeza :D
De facto o clock real pode ir um pouco acima, por exemplo a 1605 ele colou a 1635.
Tem a ver com a relação de boost e temperatura que tem nesse exato momento e que permite esses "picos" ...

Se já achaste o sweet spot é aproveitar :Winkani: , infelizmente com a razia de oferta, é quase comprar o que se acha e não o que se quer :(
 
Tem a ver com a relação de boost e temperatura que tem nesse exato momento e que permite esses "picos" ...

Ya, au tentar definir em 1900 mhz, ele mete a curva a 1905 e depois da boost a 1930-1950, ai dava crash. Acabei por deixar a 1890 e da boost a 1905, mas as vezes fica em 1890 mesmo...

Se já achaste o sweet spot é aproveitar :Winkani: , infelizmente com a razia de oferta, é quase comprar o que se acha e não o que se quer :(

Ya, no fundo fiquei com 3 profiles

max performance acima de stock ao mesmo consumo;
stock performance max UV;
max UV com alguma perda de performance;

Agora o que seria um "profile de mining"? Seria este que criei de 750mv? ou é meter o maximo de clock a 700mv? sera que ainda compensa minar? segundo aquele gajo que tem uma placa igual a minha, UV agressivo também reduz o clock da memoria...

Este de 750mv basicamente reduzi o consumo ao nivel da 1660 ti, mas claro com bem mais performance! Eficiencia total :D Vou provavelmente usar ele 24/7 agora no verão.

Provavelmente uma Strix ou TUF deve conseguir melhores clocks/eficiencia, alem de se calhar melhor bin dos chips, tem VRM mais robusto. Mas e chato pagar tão caro e recebes uma placa low end basicamente.

Mas se bem que esta placa ou uma TUF ou Strix, stock são basicamente a mesma coisa, mais 1-2% no geral. E chato que tenho a maquina relativamente silenciosa, o CPU com o h115i é basicamente overkill (mesmo em load maximo, não preciso mais que 800 rpm nas fans) e depois tem um aspirador para jogar.

Ainda não sei se vale a pena arriscar fazer mods... Trocar massa termica/thermal pads, tirar o backplate... Se não fosse o selo de garantia...

Que vais fazer com isso? colocar no backplate traseiro para arrefecer memoria???

não e pesado e grande demais? para isso só com AIO ou loop :D

Há quem ate coloque um bloco na traseira... ou mete dissipadores grandes e finos:

custom-black-anodized-heat-sink-10-x-5-375-x-1-375-3-7-lbs_1200x.jpg


Podia ter uns custom cooler com blower de baixa rotacao...
 
Última edição:
@PSS-PT não tem circuito de alimentação para isso nem cooling haha :biglaugh:

@JPgod conforme já referi em thread á parte, o mining é um extra, logo comprar hardware ou cooling de propósito para essa finalidade, para mim, está fora de equação, há que reaproveitar o excedente :bigrinbo:

Por agora está com as temps da anterior 3080, a minar exatamente o mesmo da 3080, com o extra desta ter memórias atrás e á frente, o que a meu ver é muito bom :Winkani:, já alterei os pads, se na 3080 o backplate aquecia, esta jazuz :berlusca::004:

Se esquecer por completo o limite via software com que está agora neste momento para ficar com as temps que quero (limitada tipo 3080) já faz 124 mh/s sem throttling mas a invenção traseira está de rir ... o backplate nas 3090, pelo menos neste modelo, deveria ser diferente da versão 3080, tem ali uma manha que descobri ontem á noite que só devo resolver no fim de semana e faz toda a diferença +/- 6 a 8 graus a menos nas memórias :freak3:

nas horas livres para me entreter... começar por remover as anilhas, pensar se vale a pena soldar ambos ou não, ou unir com uma vareta e dois parafusos entre as fins, fazer o recorte nas mesmas para não bater nas mem's / dissipador da board e arranjar a maneira de tornar isto universal no aperto...pouca coisa :D... ali junto ao rato, no rebordo em cima do aliminio por assim dizer, uma fan ao alto a fazer passar ar entre as fins do dissipador parece-me uma boa ideia para depois a fan traseira da caixa remover o ar quente para não ficar dentro da mesma.

 
Última edição:
@VoRtAn_MaDgE então? Queimaste isso ou quê? Deixas a malta assim pendurada à espera de ver a obra feita :D :D
HAHA chama o bombeiro :biglaugh: , tenho tido pouco tempo, fim de ano é sempre apertado e só tenho a maquinaria na casa do velhote... a ver se este fim de semana consigo fazer algo quando lá der um salto... bom bom era ferramenta para + de 122/125Mh/s com 225/235W na 3090 ...isto há uns anos atrás já estava :rofl:
 
Mais 1 que entra para o grupo.

Uma coisa que notei, que me surpreendeu bastante foram os consumos em idle, a 3070 ti a alimentar 1 monitor 1080p 144hz, mais 1 ultrawide a 75hz e 1 TV 4K de 43' a fazer de monitor isto so gasta 15w.
Estou surpreso porque a minha gtx 1660S gastava o dobro com 30w, foi mesmo uma boa "prenda" porque estava á espera de gastar mais em idle, como deixo o pc sempre 24/7 acaba-se por notar.
Ainda nao me meti em aventuras de undervolt tambem, em contraste com o idle, isto em furmark gasta uns 310W, 200 watts a mais a comparar com a gtx 1660S. :berlusca:
 
Back
Topo