Nvidia RTX Ampere 8nm - Diário de Bordo

Ponderei muito isso, mas já tinha que trocar de board e certamente de cooler, nesse caso nem sei se nao preferia ir logo para alder lake com um 12600k ou até um 12400f.
Decidi ficar mais um tempo com o 3600, apesar de ter nocao que estou a ser limitado em jogos cpu bound, por exemplo, no valorant o ganho em performance da 1660s para a 3070ti é quase nula, tou completamente limitado pelo CPU.
Mas por outro lado, ainda o acho capaz (Até me der na telha :D).

Do undervolt vou ter que me informar, mas devo fazer num futuro proximo, mas até estou contente com as temps, a jogar hitman 4k, ultra as memorias nunca passam dos 85c e o GPU anda sempre pelos 75c, a jogar apex ela anda pelos 60c com a memoria na casa dos 70c.
Isto sao temperaturas similares da 1660 super, e isto é um gpu que consume mais 200W, eu estava há espera de bem pior. Ou seja, em operacao dita "normal", ela porta-se muito bem até ver.

Em furmark a historia ja muda um bocado, mas tambem nao vou andar a jogar furmark::007:

f6Eeg3C.png

Mesmo assim, quase 10 minutos de furmark nao passa dos 75c no GPU, e 85C na memoria.
Estas duas temps (75 no gpu e 85 na memoria) parecem ser mesmo o limite que ela deixa chegar, ela nao deixa subir disso, se a temp se aproxima disso as fans fazem-se logo sentir, os clocks tambem nunca descem abaixo de 1800 (que é o boost clock), muitas vezes até excede até aos 2000 sobre essas condicoes, ou seja, o cooling nisto nao é horrivel, mas admitidamente, nao é silencioso. :berlusca:
A temp da junction é que esta alta mas pelo que vejo isso já é norma e apenas furmark consegue este resultado, em todos os outros usos esse valor está sempre abaixo das temperaturas da memoria. Eu nem tinha este sensor na 1660S.

E 310W em full load, eu preciso mesmo de fazer undervolt nisto. :D
 
É uma b450 foleira, com vrm's subpar..
CPU's de 65w tdp acho que nunca vao dar problemas mas mais que isso tenho receio que os vrm's derretam. :007:
Nao me sentia seguro a por um 5800x aqui.

Epah, o 5600x é mt aliciante, os ganhos em IPC sao brutais a comparar com zen2, mas eles nao descem dos 300€.
E estar a gastar 300€ por uma media de 20% ganho em performance em jogos cpu bound face ao 3600 nao me cai nada bem. :/
Nao é que seja um mau ganho, é excelente, mas quando faco upgrade prefiro que seja um mais substancial ainda.
 
é a b450 vdh pro, anda-me a servir bem desde que a comprei há dois anos quase, os vrm's nao passam dos 60c, mesmo sobre stress total, mas isto é num 3600, num 5800x o caso mudava de figura com certeza.

Um facto curioso, as 3070 ti estao mais baratas que as 3070, pelo menos era assim quando comprei.

Mas mesmo que a 3070 fosse opcao, nesses orcamentos ja se arranja a 6700xt mais barata que é uma grafica superior em rasterizacao na maioria dos casos e com mais vram.

E como queria comecar a jogar em 4k comprar abaixo da 3070 ti tambem nao me pareceu muito viavel.

Qt ao CPU, ainda nao me senti limitado para ser sincero, é verdade que por exemplo em valorant sou limitado, mas lá ja tenho mais de 300fps :D. A jogar 4k o CPU tambem nem entra na equacao sequer,
Vou mesmo esperar pelos novos cpus da AMD para me decidir o que faco, assim mudo logo de board e para o CPU que eu veja que seja + apropriado.
Desta maneira devo ficar com uma build para uns bons anos, que ultimamente é o meu objectivo, esperar está no meu melhores interesses.

Ah e pcie 4 é um meme em ampere :D, ainda esta longe de ter peso. Apesar, que quando fizer upgrade vai vir claro.

Nao me parece sabio cortar a comprar a grafica para comprar um cpu que vai dar ganhos marginais na maioria dos casos, eu podia comprar o CPU, mas nao vi sentido nisso, acho que faz + sentido esperar.
 
Pois, se a 3070 ti foi mais barata... E 4K, o CPU tem menos impacto.

Ca é demasiado caro. A troca do 3800x pelo 5600X ficou quase ela por ela por isso...

Gráfica que tenho a 3060 ti que não é grande coisa, mas lá está, bem mais rapida que a 1660 ti. para 1440p aguenta
 
Eu já estava a adiar há muito tempo, tinha em mente que tinha que ser a 3060 ti/6700xt no mínimo para ter um upgrade substancial face à 1660S, acabou por ser a 3070 ti porque era o melhor preço/performance por incrível que pareça.

Havia apenas 1 modelo em stock (zotac rtx 3070 ti trinity oc), a escolha para mim foi quase nula, e esse mesmo modelo já subiu um bcd de preço, é difícil prever o mercado.
Esta Zotac em particular peca por ser barulhenta para conseguir manter o GPU a temps ditas aceitáveis, mas de resto, fiquei contente pela compra.

Mais umas temps, desta vez de uma operação mais soft, hwinfo depois de jogar Apex durante 2 horas:

7e5HYOK.png

Não liguem aos averages, faco muito alt tab e isso mexe com eles.

Apesar de não ser o jogo mais exigente, o GPU está sempre nos 70% 80%, penso que so nao vai a 100% a engine tem hardcap nos 300 fps.
Se alguém por ventura estiver a pensar comprar o mesmo modelo aqui fica, não é muito fácil encontrar info sobre este modelo em particular.
E agora ficam com temps do extremo dos extremos (furmark) e um uso mais normal.
Para os amantes de RGB isto isto leva o selo de aprovação, da para por N efeitos, há menus que nunca mais acabam, até fiquei parvo.:007:

E não classificava a tua 3060 ti assim, se tivesse optado por ela (que tive perto mas os precos nao me viraram para ai) tambem ia jogar 4k nela, dá perfeitamente.
gqbML2Q2yVQwbYPBsv8gHR-970-80.png.webp

Tu tens um GPU que é melhor que uma 2080 Super em 4k. A 3060 ti é uma besta.:D

Neste clima de precos, o importante é que elas nao avariem. :D
 
Sim, a 3060 ti fiquei surpreendido, é um salto enorme face a 1660 ti, uns 80% a mais de performance!

O que desiludiu é o cooler, é insuficiente para os 200w + verão tropical. Claro que com UV consegui meter um profile de 150w que ai o cooler aguenta perfeitamente. Daí que a Palit RTX 3050 com o mesmo cooler é bem fresca e silenciosa.

Mas lá está, é a força do mercado. As versões com coolers pipi eram demasiado caras ou nunca aparecem. Tens que agarrar a primeira que vier.

Por um lado com a pequena queda de preços, já vi umas 3070 a preço "razoável".

E nem dá para pensar em nada aftermarket que alem de não existir, abrir o cooler viola a garantia :/
 
É uma b450 foleira, com vrm's subpar..
CPU's de 65w tdp acho que nunca vao dar problemas mas mais que isso tenho receio que os vrm's derretam. :007:
Nao me sentia seguro a por um 5800x aqui.

Epah, o 5600x é mt aliciante, os ganhos em IPC sao brutais a comparar com zen2, mas eles nao descem dos 300€.
E estar a gastar 300€ por uma media de 20% ganho em performance em jogos cpu bound face ao 3600 nao me cai nada bem. :/
Nao é que seja um mau ganho, é excelente, mas quando faco upgrade prefiro que seja um mais substancial ainda.
Isso aguenta o Ryzen 5800X, desde que não te ponhas com aventuras de overclocks.
Se mesmo assim tiveres com receios, espeta-lhe com um watercooling (se ainda não tiveres).

No inicio de 2018 quando comprei MB e CPU novo, ponderei bastante a motherboard (gosto sempre de ir para a melhor relação/preço).
Acabei por comprar o Ryzen 5 2600 + Gigabyte Aorus X470 (a mais barata das 3 versões que haviam, acho que me custou 130€), e foi a melhor coisa que fiz.
No final de 2021, aproveitei a loucura do mining e despachei a minha gráfica anterior com 2 anos de uso, pelo dobro daquilo que tinha pago por ela, e fui buscar uma RX 6600XT.

Com o ryzen 2600 apenas estava a conseguir tirar 70% do proveito dela, por isso, toca a colocar o 2600 à venda, ainda o consegui despachar por 125€uros, acrescentei mais 175€uros dos meus e fui buscar um Ryzen 5800X, fiz atualização à BIOS da MB X470, e agora está aqui a bombar que nem um mimo.

Conclusão, com este sistema da AMD, consegui após 4 anos saltar 3 gerações e fazer um mega upgrade apenas com 175€.:victory:
 
Última edição:
Obg pelo feedback. Vou ter isso em conta. O 5800x é suportado por ela.
E pequena correcao, o meu modelo é a b450 vdh pro max.
E isto até é uma board solida, está sempre fresca, vrm's com o 3600 nunca aquecem, mesmo em conectividade nada a dizer, posso ter os PC cheio de dispostivos e ela nunca deu um unico problema.
Mesmo em OC ná memoria, consigo fazer de 3000 para 3433 facilmente em c die, até consigo 3600 em 2 sticks (16gb), coisa que supostamente nem é suportada pela motherboard, é uma besta para o preco.

Agora está com uma 3070 ti cima, com 32GB de ram e uma serie de coisas conectadas, de notar que nunca desligo o PC por isso estabilidade é de grande importancia para mim ela nunca me deixou mal em quase 2 anos.

Voltando à 3070 ti, estou cada vez + contente com a compra, ganhos de mais de 100 fps em muitos titulos, frametimes muito melhores, ela até é fresca (albeit, barulhenta) dado que nao me meta a "jogar" furmark, as temps de idle tambem nao sao más, 33c, mas isto é com as fans desligadas!
Uma coisa curiosa, a jogar valorant, ela nao liga as fans. :D
 
Obg pelo feedback. Vou ter isso em conta. O 5800x é suportado por ela.
E pequena correcao, o meu modelo é a b450 vdh pro max.
E isto até é uma board solida, está sempre fresca, vrm's com o 3600 nunca aquecem, mesmo em conectividade nada a dizer, posso ter os PC cheio de dispostivos e ela nunca deu um unico problema.
Mesmo em OC ná memoria, consigo fazer de 3000 para 3433 facilmente em c die, até consigo 3600 em 2 sticks (16gb), coisa que supostamente nem é suportada pela motherboard, é uma besta para o preco.

Agora está com uma 3070 ti cima, com 32GB de ram e uma serie de coisas conectadas, de notar que nunca desligo o PC por isso estabilidade é de grande importancia para mim ela nunca me deixou mal em quase 2 anos.

Voltando à 3070 ti, estou cada vez + contente com a compra, ganhos de mais de 100 fps em muitos titulos, frametimes muito melhores, ela até é fresca (albeit, barulhenta) dado que nao me meta a "jogar" furmark, as temps de idle tambem nao sao más, 33c, mas isto é com as fans desligadas!
Uma coisa curiosa, a jogar valorant, ela nao liga as fans. :D
Acredito que a RTX 3070TI seja muito potente, mas acho que é das piores gráficas que existem a nível de performance/consumo.

Comparando com a RTX 3070, estamos a falar de cerca de mais 5% de Performance, para um consumo de mais 70Watts (+30%).
Se calhar por esse motivo é que a vemos mais barata em alguns modelos da 3070 normal.
 
Na realidade, no mercado atual onde nenhuma grafica está sequer perto de msrp é o melhor preco/performance que existe por incrivel que pareca. (abaixo de 1000).

A 3070 nao estava era em stock quando comprei, ela é mais barata a comparar com a 3070ti como é obvio, o meu wording nao foi é o melhor.
Era bom uma placa com mais performance ser mais barata. :D

Mas quanto á performance tens razao, é pouco mais rapida que a 3070, mas é mais que 5%, principalmente em 4k, devido á memoria GDDR6X em vez da GDDR6 presente na 3070, é por isso que ela consume +, tem a mesma memoria que a 3080.
É tambem por isso que ganha mais em 4k a comparar com a 3070 que digamos 1080p ou 1440p, sendo obviamente o gpu mais rapido nessas resolucoes tmb.

Já agora, ficam alguns benchmarks:

Em 1080p é uns 8% mais rapida.

mS3z7bjHkt8DdoUHEgjkf9-970-80.png.webp


Em 1440p a 3070 ti é uns 10% mais rapida:

uf9XqGBnvXLgRrNDDQoXmQ-970-80.png.webp


Em 4k é uns 10% mais rapida:

Dt6DXwJAuiKnFxjqXAnfjb-970-80.png.webp



Em vejo a 3070 ti como uma resposta da nvidia ao mercado, um pequeno refresh na 3070 com memoria melhor, mais cuda cores e com um msrp mais agressivo.
Consumir mais 30% nao é ideal, mas a memoria mais rapida pode-se provar um trunfo dela para continuar relevante em 4k para nos proximos anos.
 
Última edição:
Na realidade, no mercado atual onde nenhuma grafica está sequer perto de msrp é o melhor preco/performance que existe por incrivel que pareca. (abaixo de 1000).

A 3070 nao estava era em stock quando comprei, ela é mais barata a comparar com a 3070ti como é obvio, o meu wording nao foi é o melhor.
Era bom uma placa com mais performance ser mais barata. :D

Mas quanto á performance tens razao, é pouco mais rapida que a 3070, mas é mais que 5%, principalmente em 4k, devido á memoria GDDR6X em vez da GDDR6 presente na 3070, é por isso que ela consume +, tem a mesma memoria que a 3080.
É tambem por isso que ganha mais em 4k a comparar com a 3070 que digamos 1080p ou 1440p, sendo obviamente o gpu mais rapido nessas resolucoes tmb.

Já agora, ficam alguns benchmarks:

Em 1080p é uns 8% mais rapida.

mS3z7bjHkt8DdoUHEgjkf9-970-80.png.webp


Em 1440p a 3070 ti é uns 10% mais rapida:

uf9XqGBnvXLgRrNDDQoXmQ-970-80.png.webp


Em 4k é uns 10% mais rapida:

Dt6DXwJAuiKnFxjqXAnfjb-970-80.png.webp



Em vejo a 3070 ti como uma resposta da nvidia ao mercado, um pequeno refresh na 3070 com memoria melhor, mais cuda cores e com um msrp mais agressivo.
Consumir mais 30% nao é ideal, mas a memoria mais rapida pode-se provar um trunfo dela para continuar relevante em 4k para nos proximos anos.
Não é estar a justificar os prós e os contras, mas a realidade é que o GDR6X até pode ser bom para o futuro, no entanto fica na mesma limitada com os seus 8GB de memória, que daqui para a frente será curto, principalmente acima de 1080P.

A placa é boa, sem sombra de dúvida, só acho que frente a uma RTX 3070 normal, e sendo esta uma versão "melhorada" da anterior, não foi bem aproveitada, face à diferença da performance vs consumo.
Já para não falar que a diferença de Cuda Cores de uma para a outra é irrisória.

Se repares a diferença de uma RTX 3060 normal para uma RTX 3060Ti, é uma diferença significativa, que compensa bem o seu aumento de consumo.

Contudo, a 3070TI continua a ser uma excelente gráfica, e agora que a compraste é aproveitar o bom divertimento que ela te pode oferecer e borrifares para as diferenças das outras e para os testes.
 
Isso do vram ainda nao senti, maximo que já vi foi 7GB em 4k, acho que vai ser bem capaz uns bons tempos. Mas a vdd é que GDR6X é mais rapida, torna o problema dos 8GB menor na TI em relacao á 3070.
Tambem nao quero estar a pensar muito no futuro, atualmente e para um futuro proximo ela vai ser + que adequada para 4k e isso ultimamente é o que importa.

A placa é boa, sem sombra de dúvida, só acho que frente a uma RTX 3070 normal, e sendo esta uma versão "melhorada" da anterior, não foi bem aproveitada, face à diferença da performance vs consumo.
Já a diferenca da 3080 para a 3080 ti é assim.
Até acho que a diferenca entre a 3070 e 3070 ti é maior.

Se repares a diferença de uma RTX 3060 normal para uma RTX 3060Ti, é uma diferença significativa, que compensa bem o seu aumento de consumo.

Se reparares, a 3060ti é bem mais cara que a 3060, a performance vai reflectir isso, já a 3070 e a 3070 ti estao mais proximas de preco, a performance tambem reflecte isso, é só fazer 2+2.
 
Isso do vram ainda nao senti, maximo que já vi foi 7GB em 4k, acho que vai ser bem capaz uns bons tempos. Mas a vdd é que GDR6X é mais rapida, torna o problema dos 8GB menor na TI em relacao á 3070.
Tambem nao quero estar a pensar muito no futuro, atualmente e para um futuro proximo ela vai ser + que adequada para 4k e isso ultimamente é o que importa.


Já a diferenca da 3080 para a 3080 ti é assim.
Até acho que a diferenca entre a 3070 e 3070 ti é maior.



Se reparares, a 3060ti é bem mais cara que a 3060, a performance vai reflectir isso, já a 3070 e a 3070 ti estao mais proximas de preco, a performance tambem reflecte isso, é só fazer 2+2.

A 3060TI está mais perto de uma 3070
A 3080TI está mais perto de uma 3090 (até a quantidade de memória e cuda cores foram significativamente aumentadas)
A 3070TI é praticamente uma 3070 normal com memórias GDR6X (quase os mesmo cuda cores e performance)

Quanto ao preço, temos de ter em conta que essa diferença entre uma 3060 e uma 3060TI, se deve ao mining, pois a 3060 normal é completamente LHR, e a 3060TI mesmo a versão LHR é facilmente desbloqueada. Nada tem haver com diferença de performance, porque se formos aos MSRPs de origem do fabricante, penso que a 3060 era nos valores de 329$ e a 3060TI era 399$.
 
A 3060TI está mais perto de uma 3070.

A 3070 é uma placa bem mais rapida, de perto nao nem nada.

A 3080TI está mais perto de uma 3090 (até a quantidade de memória e cuda cores foram significativamente aumentadas)
Esquece a 3090.
E estás errado, a 3080ti esta mais perto da 3080 em performance.
É uma diferenca menor que a 3070 ti para a 3070, que é o teu argumento original. As diferencas entre modelos normais vs ti.


A diferenca de performance a entre a 3070/3070 ti e 3080/3080ti é muito semelhante. Mas da 3070 para a ti sao 100€ diferenca. Da 3080 para a ti sao 500€ de diferenca.

A 3070TI é praticamente uma 3070 normal com memórias GDR6X (quase os mesmo cuda cores e performance)
Com mais 10% de performance, que é superior á performance da 3080 vs a 3080ti.

Em conclusao, creio que estás confuso no que está a ser discutido, os teus argumentos nao me parecem alinhados com a realidade.

Quanto ao preço, temos de ter em conta que essa diferença entre uma 3060 e uma 3060TI, se deve ao mining, pois a 3060 normal é completamente LHR, e a 3060TI mesmo a versão LHR é facilmente desbloqueada. Agora se falarmos em MSRPs de origem, penso que a 3060 era nos valores de 329$ e a 3060TI era 399$.

No mundo da carochinha podemos discutir com precos de msrp, mas tanto tu como eu sabemos que esse nao é o caso, logo, isso é tudo mute.
 
Última edição:
A 3070 é uma placa bem mais rapida, de perto nao nem nada.


Esquece a 3090.
E estás errado, a 3080ti esta mais perto da 3080 em performance.
É uma diferenca menor que a 3070 ti para a 3070, que é o teu argumento original. As diferencas entre modelos normais vs ti.


Com mais 10% de performance, que é superior á performance da 3080 vs a 3080ti.

Em conclusao, creio que estás confuso no que está a ser discutido, os teus argumentos nao me parecem alinhados com a realidade.



No mundo da carochinha podemos discutir com precos de msrp, mas tanto tu como eu sabemos que esse nao é o caso, logo, isso é tudo mute.

Bem não vou me alargar mais com argumentos para tentar te explicar aquilo que não queres ver, até porque isto já se está a tornar mais um bate boca, de uma situação sem necessidade nenhuma porque já foi tudo testado e estudado no mercado.
Eu compreendo que vais tentar defender ao máximo o peixe que compraste, mesmo que saibas que não tens razão.
Sendo assim deixo-te só o Relative Performance, em todas resoluções, e assim, se souberes compreender uma tabela simples e uma diferença percentual, vais ver qual é que está mais perto de qual.

relative-performance_1920-1080.png


relative-performance_2560-1440.png


relative-performance_3840-2160.png



Já agora... Se continuares com dúvidas, podes pesquisar também um pouco por este maravilhoso forum:
https://forum.zwame.pt/threads/placa-grafica-e-fonte-modular.1070323/#post-17375453
 
Eu felizmente percebo e pergunto-me qual era a tua finalidade a postar isto..
Só estas a provar que eu estou certo, em 4k a 3070ti é cerca de 10% mais rapida que a 3070.
É a tua source:
relative-performance_3840-2160.png

E claro, a 3070ti é mais rapida que a 3070 em todas as outras situacoes como é obvio, afinal de contas, a 3070 é uma placa mais lenta.
Tambem se deve provar mais rapida no futuro, principalmente em 4k.
Isto sao factos, nao os podes mudar, por muito que digas que nao quero ver as coisas (?).

Eu nao estou a tentar defender nada, so estou a corrigir os teus argumentos errados.
Já tu parece que queres que a 3070 seja melhor há forca toda, as coisas nao sao assim, vai sempre ser o gpu mais lento, foi assim que a nvidia fez.
De resto, acho que nao há mais nada a argumentar neste assunto.
 
Última edição:
Back
Topo