Nvidia RTX Ampere 8nm - Diário de Bordo

Eu felizmente percebo e pergunto-me qual era a tua finalidade a postar isto.. Só estas a provar que eu estou certo,em 4k é cerca de 10% mais rapida que a 3070.
E claro, que é mais rapida que a 3070 em todas as outras situacaoes como é obvio, afinal de contas, a 3070 é uma placa mais lenta.
Tambem se deve provar mais rapida no futuro, principalmente em 4k.

É a tua source:
relative-performance_3840-2160.png


Eu nao estou a tentar defender nada, so estou a corrigir os teus argumentos errados e reasoning fracamente estranho.

Ok, então afinal não é só um problema de não saber compreender, é também de não saber matemática.

Agora para tentares levar a tua razão à vante, já só queres comparar apenas em 4K e não no geral como se tem falado desde o inicio, e mesmo assim, não vejo em nenhum lado 10% de performance, face aos 30% de consumo.

Já agora explica também, com base nos testes e na tabela, a tua afirmação onde 3080TI está mais perto da 3080 do que da 3090 como eu tinha falado, ou onde a 3060TI tem mais diferença para a 3070 do que para a 3060, como eu também tinha mencionado anteriormente, e tu em vez de ires pesquisar um pouco, o teu melhor argumento foi:
Esquece a 3090.
E estás errado, a 3080ti esta mais perto da 3080 em performance.

É uma diferenca menor que a 3070 ti para a 3070, que é o teu argumento original. As diferencas entre modelos normais vs ti.

ou então...

Em conclusao, creio que estás confuso no que está a ser discutido, os teus argumentos nao me parecem alinhados com a realidade.

Não sei o que pretendes com isto, se é enganar alguém ou se é para te enganares a ti mesmo e seres feliz assim.

Ás vezes um bocadinho de humildade não nos fica nada mal, até por respeito por quem ainda perde tempo aqui a tentar te explicar as coisas como elas são.

Aproveita mas é o material que compraste e deixa-te de invenções só para tentares provar algo que não é, e tentares ter razão.
Fui...
 
Última edição:
Eu sempre dei enfase ao 4k, Mas mesmo em 1080p e 1440p é uma placa mais rapida que a 3070, é esse o ponto, tu so falas em consumos, mais 30% nao me aquece nem arrefece e sou eu que tenho o gpu.

E neste momento a 3070 ti está apenas a pouco menos de 100€ acima da 3070 , é um no brainer, mais 10% de performance em 4k, uma placa mais rapida em todas as situacoes, para quem nao tenha que fazer contas ao fim do mes para pagar a luz parece-me a escolha acertada. Ainda por cima para mim, que nao pretendo fazer upgrade uns bons anos, a diferenca entre a 3070 e a 3070ti em alguns anos pode ser a diferenca entre jogar 60 fps a 4k ou nao.
Tambem é 220w para 290w, tu estás vidrado nisso, parece-me peculiar. Alias, todos os teus argumentos me parecem peculiares.


Já agora explica também, com base nos testes e na tabela, a tua afirmação onde 3080TI está mais perto da 3080 do que da 3090 como eu tinha falado, ou onde a 3060TI tem mais diferença para a 3070 do que para a 3060, como eu também tinha mencionado anteriormente, e tu em vez de ires pesquisar um pouco, o teu melhor argumento foi:

Tinha ideia que a diferenca entre a 3080 e 3080 ti era mais pequena, nao obstante, isso nem fazia parte da conversa original e mais a devaneios que nada tinham a ver com o que estava a ser discutido.

Em conclusao, nao podes mudar o facto que a 3070 é uma placa objectivamente mais lenta. E o gap deve ficar ainda maior com o passar dos anos.
 
A 3080ti é basicamente uma 3090 com menos RAM.

A 3080 é 12% inferior em termos de performance (e 400€ mais barata tb) em relação às 3080ti.

A nova 3080 de 12gb é 3% superior à anterior 3080 com um price hike de 300€
 
Última edição:
Eu sempre dei enfase ao 4k, Mas mesmo em 1080p e 1440p é uma placa mais rapida que a 3070, é esse o ponto, tu so falas em consumos, mais 30% nao me aquece nem arrefece e sou eu que tenho o gpu.

E neste momento a 3070 ti está apenas a pouco menos de 100€ acima da 3070 , é um no brainer, mais 10% de performance em 4k, uma placa mais rapida em todas as situacoes, para quem nao tenha que fazer contas ao fim do mes para pagar a luz parece-me a escolha acertada. Ainda por cima para mim, que nao pretendo fazer upgrade uns bons anos, a diferenca entre a 3070 e a 3070ti em alguns anos pode ser a diferenca entre jogar 60 fps a 4k ou nao.
Tambem é 220w para 290w, tu estás vidrado nisso, parece-me peculiar. Alias, todos os teus argumentos me parecem peculiares.




Tinha ideia que a diferenca entre a 3080 e 3080 ti era mais pequena, nao obstante, isso nem fazia parte da conversa original e mais a devaneios que nada tinham a ver com o que estava a ser discutido.

Em conclusao, nao podes mudar o facto que a 3070 é uma placa objectivamente mais lenta. E o gap deve ficar ainda maior com o passar dos anos.

Em termos de eficiência não é assim tão mau como muitos pintam. A 3070ti está menos limitada pelo power limit que a 3070 de origem. Ou seja usam pontos de voltagem mais elevados, combinado com GDDR6X...
Se compararem a 3070 vs 3070ti á mesma voltagem a diferença vai ser bem mais pequena.

Eu pessoalmente com a diferença de preço entra a 3070 e 3070ti tinha feito upgrade a esse LG 24GL650 para um monitor 240hz em condições. Talvez um cpu melhorzito, tipo 5600x.

3070ti para 1080p 144hz? Overkill. Mas o r5 3600 também é muito fraco para 240hz.
 
Já se encontra a 3060ti a 600 e tal €, isto supostamente estava previsto que os preços das gráficas iriam começar a baixar. Para quem quer fazer uma build gaming mais para o verão acham que se aproveite já este preço ou aconselham a esperar?
 
Talvez um cpu melhorzito, tipo 5600x.

3070ti para 1080p 144hz? Overkill. Mas o r5 3600 também é muito fraco para 240hz.

Esta nos planos.

Eu pessoalmente com a diferença de preço entra a 3070 e 3070ti tinha feito upgrade a esse LG 24GL650 para um monitor 240hz em condições.

Essas contas nao vao muito de encontro com a realidade, a diferenca entre a 3070 e 3070 ti em preco é pouco mais de 100€ na pior das hipoteses.
Logo, parece-se dificil fazer upgrade para 240hz com a diferenca.
 
Essas contas nao vao muito de encontro com a realidade, a diferenca entre a 3070 e 3070 ti em preco é pouco mais de 100€ na pior das hipoteses.
Logo, parece-se dificil fazer upgrade para 240hz com a diferenca.

Combinado com a venda do teu LG 144hz... Se não dá fica muito perto. Tens o dell s2522hg por vezes a 230€.

O vg259qm também se encontra muitas vezes abaixo de 300€. Este é provavelmente a melhor opção 1080p, a não ser que queiras strobing.
 
A fazer assim contas claro que dá.

3070ti para 1080p 144hz? Overkill. Mas o r5 3600 também é muito fraco para 240hz.

Nao me posso deixar de rir, o 3600 consegue mais de 300 frames em todos os jogos que jogo. No apex desce dos 300 mas nunca abaixo dos 240..
Claro que tenho bootlneck no cpu em titulos cpu bound mas até tu és cpu bootlnecked nesses titulos com o 12700k, nesse prisma, tambem tens um cpu muito fraco.
Fazer upgrade para o 5600x é simplesmente queimar dinheiro.
 
Última edição:
Nao me leves a mal, mas devem ser jgs antigos o meu 3700X nao consegue 200 FPS no PUBG, alias um 11400F dum familiar meu por vezes passa o meu ryzen. Ou entao estamos a falar de resolucao altas onde o CPU ja nao e fator de maior relevancia.

Cps
 
Se leres o post:

3600 consegue mais de 300 frames em todos os jogos que jogo

E 3600 vs 3700x é basicamente a mesma performance em jogos, por isso, nao esperes que o 3700x tenha melhor performance.

Se vir que jogo algum jogo que nao aguente acima de 240 fps's comeco a ponderar o upgrade, até lá, a meu ver, é literalmente queimar dinheiro.
Ainda para mais sugerir comprar uma grafica mais lenta para fazer "upgrade ao cpu", nao me posso deixar de rir.

E já agora:


Com um 5600x e 3070 mal chega aos 200.

É este upgrade que achas adequado? :joker:

o 5600x é cerca de 20% mais rapido, é só fazer as contas.
 
isso vai sempre depender das aspirações de cada um.... para mim fazer upgrade a um cpu num pc que ja debite mais que 120fps por exemplo ja é estoirar dinheiro...
 
Quando começa a faltar o respeito fica dificil.

Se o user vê que o 3600 é suficiente não há necessidade de relembrar de ficar em posts e mais posts nisso!

Claro um 5600X vai dar boost? claro, mas se calhar passar de 300 para 350 fps é igual ao litro.

E os preços andam a cair. Já tem no Brasil 3070 quase ao preço que dei pela 3060 ti (mas era uma versão de cooler foleiro). E estranhamente tem 3070 ti só um bocadinho mais cara que 3070!
 
Eu nao levo nada a peito, isso e tudo mute.
So quero deixar aqui isto:


Acho que esta no timestamp, em conclusao, o hu chega na mesma conclusao que eu.
E quem tanta opiniao tem neste assunto, aconselho vivamente a ver.
É um boost porreiro mas nao faz sentido fazer upgrade para mim pessoalmente, se posso esperar pela nova geracao para depois equacionar se vou para alder lake ou para 3d? O 3600 nao é nenhum slog.
As opcoes para AM4 neste momento sao muito limitadas.
Só espero que este assunto enterrado, eu sei bem a diferenca entre x e y.

EDIT: Corrigi o timestamp para coincidir com os "Final thoughts" do inicio.
Mesmo assim, aconselho ver o video todo, para ajudar a desmitificar muitos dos exageros de bootlenecks.
 
Última edição:
Finalmente decidi-me em fazer UV na 3070 ti e já fui tarde.
Isto passou de consumir 300W no heaven para 200 sem perca nenhuma no boost clock de origem.
Em jogos a mesma coisa, a consumir por volta de 200W no máximo.
Ela nem é uma placa quente, media a jogar era sempre 65c, com o UV agora anda pelos 55/60, mt bom.
Em conclusão, isto tá a consumir como uma 3070 agora, com o bonus da extra performance.

FkqvimT.png

Podem ver na imagem o consumo no heaven com a curva, a janela do heaven estava entre ecrãs e cortou mas a info essencial esta á mostra. A consumir 200w, antes do UV era 300!

900mv @ 1965
Também tenho 400 na memoria.

Agora estou estável? Só o diabo sabe :D, passou meia hora de heaven e 1 run de timespy.
Mas que grande melhoria, cortou quase 100 watts sem perder performance nenhuma, e andava eu a fazer OC's. :facepalm:
Agora pergunto-me, devo aumentar o power limit? É que com 875mv@1950 tenho logo crashes.
 
Pois é, o mesmo com a minha 3070, algo de muito errado se passou com esta geração de GPUs, que estão configurados de fábrica para consumir valores ridículos em comparação com o que realmente requerem, ainda por cima, na prática, ao fazer UV do GPU estás também a fazer OC porque nos valores normais o GPU sofre de thermal throttling, o que não é o caso com UV. Também recomendo a ajustar a curva da ventoinha, isto só ligar aos 50 graus e ir logo para 40% é parvo, não ajuda a arrefecer e resulta em mais barulho por menos rendimento, espero que atinem quando saírem a RTX 4000.
 
Sim, é mesmo um bocado ridículo, eu agora tenho apenas pouco mais de 50c a jogar, mesmo com o gpu perto dos 100%.
É que 100 watts nao é coisa pouca, a minha 1660S consumia quase isso a 100%!
E boa dica, vou agora silenciar isto com uma curva menos agressiva que o gpu apesar de não ser muito quente, consegue ser bem balhurento para atingir temps boas.
 
Pois é, o mesmo com a minha 3070, algo de muito errado se passou com esta geração de GPUs, que estão configurados de fábrica para consumir valores ridículos em comparação com o que realmente requerem, ainda por cima, na prática, ao fazer UV do GPU estás também a fazer OC porque nos valores normais o GPU sofre de thermal throttling, o que não é o caso com UV. Também recomendo a ajustar a curva da ventoinha, isto só ligar aos 50 graus e ir logo para 40% é parvo, não ajuda a arrefecer e resulta em mais barulho por menos rendimento, espero que atinem quando saírem a RTX 4000.
Bem, segundo o tipo a Igorlabs as 4090 têm um TDP de 600W :D

O que, dado o consumo de 530W das 3090Ti, nem me parece muito mau :D
 
Eu por exemplo consigo 160-170w na 3060 ti sem perda quase nenhuma de performance.

Chato que tinha os profiles todos salvos e o afterburner perdeu-os...
 
Última edição:
Back
Topo