Nvidia RTX Ampere 8nm - Diário de Bordo

JPgod

Moderador
Staff
Eu tinha medo de usar isso, esta fan vai gritar quando dar um bench pesado :D

É assustador que a fonte mesmo assim tem mais conectores que o necessario...
 

Websync

Power Member
Do nada (aparentemente) comecei a ter event 14 kernel (No reliability monitor aparecia como hardware error), a apontar para a nvlddmkm, que é a driver da nvidia (512.15 usada). O evento era muito parecido com este:

Event Viewer Error:
Event ID 14 - nvlddmkm
The description for Event ID 14 from source nvlddmkm cannot be found. Either the component that raises this event is not installed on your local computer or the installation is corrupted. You can install or repair the component on the local computer.
If the event originated on another computer, the display information had to be saved with the event.
The following information was included with the event:
\Device\Video3
0cec(3098) 00000000 00000000

The message resource is present but the message was not found in the message table


Só tinha isto a jogar, e nos momentos menos oportunos. E nem era bsdo, era simplesmente crash para o desktop. Eu alguns casos o erro aparecia no event viewer mas o jogo não crashava.

Tentei instalar drivers mais antigos, tirar o UV da gráfica, mudar power plan, mudar as definições da drivers, até dei reseat na gráfica e mudei para outros conectores e o problema manteve-se.
Já estava a imaginar o pior: o gpu a dar o berro ou (menos mal) a PSU a dar o berro.

Até que me lembrei que o problema começou quando andei a brincar com as curvas das fans da gráfica, usei o software da zotac mas depois decidi-me a usar o afterburner para o efeito.

O problema? Por alguma razão, controlar as fans no afterburner produz o live event kernel que me crasha em jogo.
Tirei o controlo manual, pus em default e dei restart ao PC, desde então nunca mais tive um problema.

Continuo a usar o afterburner para o uv [email protected] e para monitorar temps e os 1% e 0.1% lows mas não vou usar a funcionalidade de controlar as fans tão cedo. lol

Como podem ver aqui, isto é um problema que se parece manifestar em muitos sítios e de varias maneiras, aqui fica o meu testemunho que pode ser útil para algum no futuro.

O culpado principal pelo percebo são softwares que usam kernel level i/o de forma que não é adequada para a estabilidade do sistema, com apis que só fazem porcaria a nível do kernel e acabam por criar problemas, seja o afterburner a mexer nas fans, seja qq software de RGB, e o pior de todos é armory crater pelo que vejo, o que não me surpreende, tive que instalar isso umas vezes para usar o keris e aquilo é literalmente malware, a definição de malware podia ser "Armory crate" no dicionário.

E nem de propósito, depois de resolver a minha dor de cabeça encontrei este vídeo:


Aconselho a visualização porque explora a fundo o tópico, com respostas das próprias empresas como a asus, msi etc Que em muitos casos confirmam os graves problemas.

Em conclusão, rgb e softwares que tem acesso ao kernel level i/o podem ter efeitos muito negativos no sistema, mais uma razão para manter rgb longe.
 

Morais

Power Member
Ora ai está um ponto interessante, não tinha pensado nisso. No meu caso, curiosamente, deixei de ter qualquer tipo de CTD ou algo semelhante, de um momento para o outro os jogos pararam de.. parar, foi devido a uma actualização do Windows 11 ou novos drivers? Não sei.
 
Última edição:

Websync

Power Member
É que isto ainda requer fazer alguma investigação, uma pessoa menos atenta pensa que tem problemas de hardware, até gasta dinheiro, perde tempo em rma's para o problema nunca se resolver. Ou até se resolver com uma nova instalação do windows, onde esses softwares até são esquecidos...

E acaba por ser o raio do RGB e os programas que gostam de mexer com o kernal io da bios que tem que estar sempre muito estável.
Dito isto, ainda não entendi se foi mesmo o afterburner, ou porque usei o afterburner em junção com o software da zotac que por sua vez também controla o rgb do GPU.
Ou seja, depois disto tudo ainda estou com dúvidas do real responsável, mas não tenho dúvidas que foi um dos dois.
Mas também não quero descobrir, o software da zotac já esta fora do PC e vou continuar a usar o afterburner porque realmente é o melhor software do género e completamente essencial.

Vou deixar é as fans em stock que isto com o UV não passa dos 50c a jogar apex por exemplo, por vezes está abaixo dos 50c.
A jogar triple AAA é uns 55/60c no máximo, ele é bem fresca com o UV, o problema é que faz logo ramp up para 55% e não era preciso com estas temps.
E o melhor é que as fans não ligam até 50c, posso jogar valorant sem fans com 500 fps. :D

Estou mesmo muito satisfeito com a performance/temps, depois de ouvir historias de horror de temps das ampere por causa dos consumos estou agradavelmente surpreso, até as memorias só estão apenas uns 6c acima do gpu em todas as situações.
Podia era ser mais silenciosa... dai querer a minha curva, não me importava que ela aquecesse um bcd mais dado que as temps são tão boas.

Eu nunca gostei destes softwares no computador, parecem ser todos mal programados e feitos às duas pancadas.
Recentemente comprei um rato e teclado novo e um dos requisitos foi não ter nenhum software para controlar, ter tudo disponível nos equipamentos para controlar fisicamente, a Xtrfy é boa nisto.
Entretanto ja voltei para o xm1 mas felizmente ele tem tudo guardado na memória e nunca mais preciso de usar o software.
 

_SkyWaLKeR_

Power Member
Por acaso uma das coisas k mais gosto da zotac é n precisar do software em segundo plano para o rgb funcionar... Depois de configurar o RGB a nosso gosto até se pode desinstalar por completo o software k as definições ficam funcionais na mesma...

Pena serem poucos os fabricantes com este sistema... N faz sentido nenhum ter que ter software em segundo plano só para poder manter o RGB de teclados, ratos e RAMS nas configurações pretendidas...

Preferia pagar mais um punhado de euros e n ter que andar com software instalado no PC só para que os dispositivos se lembrem das definições de RGB......

Quanto a situação do controle de ventoinhas do afterburner... Aquilo tem uma opção que em vez de controlado pelo software os valores definidos por ti são controlados pela BIOS da própria gráfica... Tens é um número limitado de pontos de controle.... Podes experimentar este método a ver se te resolve o problema...
 

JPgod

Moderador
Staff
RGBs... Eu evito comprar, a minha gráfica precisa de software para controlar e mesmo desligar e é um lixo, eh pah puxei o cabo do PCB e ta resolvido.

Eu ando com um problema que é com o Diablo 3, o jogo da freezes random, com corrupção gráfica e as vezes simplesmente bloqueia e tem que matar o processo.

Vou ter que ver coisas como curve opttimizer (estranho porque tirando isso não tenho problemas), drivers e agora com esta info do Afterburner (uso uma curva de fans manual alem do UV)
 

Websync

Power Member
Estejam atentos ao event viewer, por vezes dá erros/conflitos com as drivers mas o jogo não crasha propriamente.
Pelo que andei a pesquisar (o tempo que perdi..) drivers acima das versões 500 da nvidia tambem estão um bocado marteladas, nada de geral mas há pessoal com problemas.

Para quem não saiba (que sei quem está a responder sabe) para ver se há erros no event viewer:
Entrar no viewer>windows logs>System
Depois o reliability monitor também é porreiro para identificar erros, para aceder a isto basta escrever "reliability monitor" no start que aparece.
 

JPgod

Moderador
Staff
Eu ando a testar curvas e estã agora dificil, infelizmente os perfils desaparecem com updates de drivers.

O ultimo me andava a crashar o Diablo 3 :facepalm: Até tirei o PBO do CPU e não fazia efeito, mas o cyberpunk era de boa!

Provavelmente o D3 dava spikes de clocks mais elevados
 
Topo