Nvidia RTX Ampere 8nm - Diário de Bordo

Após mais algum tempo a testar uma trio, venho deixar a minha opinião de velho do restelo sobre a mesma (já pesa a idade nisto lol):

RGB Ó-RRI-VEL :rrotflm:
não sei o que estavam a pensar quando colocaram este RGB, refiro-me ao lateral, pois ao menos que usem a placa ao alto com o bracket / raiser em caixas que o suportem, o RGB lateral é medonho, já o junto ás fans é aceitável sim.

Cooler
Impec, nada a apontar.

Clocks
Do melhor que tenho visto (sei bem que é uma lotaria, 2x placas iguais possivelmente não atingem o mesmo resultado, silicon lottery) mas no meu caso não me posso queixar.

Bios
Aqui é que eu acho que a MSI "meteu a pata na argola", na minha opinião claro.
Quiseram fazer a placa tão silenciosa mas tão silenciosa (e conseguiram) que reflete-se nas temps, só para terem uma ideia, tudo em default seja o peso da aplicação 3d que atirem para cima dela a bios não mete as fans nem a 50% das RPM que conseguem debitar.

Nunca testei uma placa, e já testei dezenas, em que o cooler a 100% fizesse tão pouco ruído com umas RPM tão altas, obviamente que mesmo sendo o mais silencioso a 100% não recomendo para uso diário :P

Aqui entra o tal fator...com cada vez mais acesso a informação online do comprar ou não comprar.
É mais silenciosa...SIM, tem bons clocks (boost acima dos 2Ghz com facilidade), SIM, tem boas temps face á TUF da Asus, NÃO.

Ou seja e usando a TUF como comparação pois é a placa com que andam a comparar online, na mesma aplicação tudo em auto,a MSI será provavelmente será mais silenciosa, terá mais clocks (pode variar consoante a lotaria da msi e da asus) mas será mais quente, out of the box, sem mexer em nada, a TUF parece um melhor compromisso, mas não testei nenhuma, logo entendam como quiserem claro :).

Na minha opinião das duas uma, ou deveriam ter introduzido o dual bios feature, com dois profiles, um mais agressivo nas rpm ou então deveriam ter apostado em subir as rpm default das fans na bios que trás.
As fans apenas arrancam aos 63/64 Cº :wvsore:...
As fans arrancam muito tarde face á temperatura máxima que a placa atinge por default e é aqui que se vê que o cooler é muito bom, a vga passiva arrancando apenas aos 63/64 com as fans a trabalharem tão devagar vai estagnar as temperaturas muito rapidamente.

Facilmente a MSI resolve a "reputação" se quiser de placa mais quente, resta saber se o querem fazer.

Tudo auto, fan trancada nos 60%, mais de hora e meia a jogar, nem parece a mesma placa, os 2010Mhz que vêm são constantes lineares, consoante peso anda nos 2010/2025!!!

Não sei porquê ainda, o afterburner não me lê corretamente os 100mhz do cpu que aí faltam :P


Overclocking
Ainda não testei muito (tudo auto faz boost pontual acima de 2050) mas sem dúvida que as placas já vêm espremidas de fábrica e aqui entra outro fator psicológico, a questão das fases na alimentação, modelos com mais ou menos, com cooler a ar, coloquem lá as fases que quiserem, as bios com os Watts que quiserem, não vos vai fazer diferença nenhuma, não vão ter mais OC, podem sim é com mais watts e ajustando a curva do perfil conseguir que a placa fique mais tempo num boost constante desde que a temperatura não estrague a coisa por assim dizer.

Undervolting
Funciona e bem, tenho quase a certeza que por exemplo os clocks do print que coloquei acima faz com 1v ou um pouco menos ficando nos 1995 / 2010Mhz constantes, mas como ainda não testei o suficiente durante um período largo de utilização não vou dar um valor por garantido.
Undervolting é feito como anteriormente, nada de novo.

Abraço.
 
Última edição:
Após mais algum tempo a testar uma trio, venho deixar a minha opinião de velho do restelo sobre a mesma (já pesa a idade nisto lol):

RGB Ó-RRI-VEL :rrotflm:
não sei o que estavam a pensar quando colocaram este RGB, refiro-me ao lateral, pois ao menos que usem a placa ao alto com o bracket / raiser em caixas que o suportem, o RGB lateral é medonho, já o junto ás fans é aceitável sim.

Cooler
Impec, nada a apontar.

Clocks
Do melhor que tenho visto (sei bem que é uma lotaria, 2x placas iguais possivelmente não atingem o mesmo resultado, silicon lottery) mas no meu caso não me posso queixar.

Bios
Aqui é que eu acho que a MSI "meteu a pata na argola", na minha opinião claro.
Quiseram fazer a placa tão silenciosa mas tão silenciosa (e conseguiram) que reflete-se nas temps, só para terem uma ideia, tudo em default seja o peso da aplicação 3d que atirem para cima dela a bios não mete as fans nem a 50% das RPM que conseguem debitar.

Nunca testei uma placa, e já testei dezenas, em que o cooler a 100% fizesse tão pouco ruído com umas RPM tão altas, obviamente que mesmo sendo o mais silencioso a 100% não recomendo para uso diário :P

Aqui entra o tal fator...com cada vez mais acesso a informação online do comprar ou não comprar.
É mais silenciosa...SIM, tem bons clocks (boost acima dos 2Ghz com facilidade), SIM, tem boas temps face á TUF da Asus, NÃO.

Ou seja e usando a TUF como comparação pois é a placa com que andam a comparar online, na mesma aplicação tudo em auto,a MSI será provavelmente será mais silenciosa, terá mais clocks (pode variar consoante a lotaria da msi e da asus) mas será mais quente, out of the box, sem mexer em nada, a TUF parece um melhor compromisso, mas não testei nenhuma, logo entendam como quiserem claro :).

Na minha opinião das duas uma, ou deveriam ter introduzido o dual bios feature, com dois profiles, um mais agressivo nas rpm ou então deveriam ter apostado em subir as rpm default das fans na bios que trás.
As fans apenas arrancam aos 63/64 Cº :wvsore:...
As fans arrancam muito tarde face á temperatura máxima que a placa atinge por default e é aqui que se vê que o cooler é muito bom, a vga passiva arrancando apenas aos 63/64 com as fans a trabalharem tão devagar vai estagnar as temperaturas muito rapidamente.

Facilmente a MSI resolve a "reputação" se quiser de placa mais quente, resta saber se o querem fazer.

Tudo auto, fan trancada nos 60%, mais de hora e meia a jogar, nem parece a mesma placa, os 2010Mhz que vêm são constantes lineares, consoante peso anda nos 2010/2025!!!

Não sei porquê ainda, o afterburner não me lê corretamente os 100mhz do cpu que aí faltam :P


Overclocking
Ainda não testei muito (tudo auto faz boost pontual acima de 2050) mas sem dúvida que as placas já vêm espremidas de fábrica e aqui entra outro fator psicológico, a questão das fases na alimentação, modelos com mais ou menos, com cooler a ar, coloquem lá as fases que quiserem, as bios com os Watts que quiserem, não vos vai fazer diferença nenhuma, não vão ter mais OC, podem sim é com mais watts e ajustando a curva do perfil conseguir que a placa fique mais tempo num boost constante desde que a temperatura não estrague a coisa por assim dizer.

Undervolting
Funciona e bem, tenho quase a certeza que por exemplo os clocks do print que coloquei acima faz com 1v ou um pouco menos ficando nos 1995 / 2010Mhz constantes, mas como ainda não testei o suficiente durante um período largo de utilização não vou dar um valor por garantido.
Undervolting é feito como anteriormente, nada de novo.

Abraço.





Algumas notas em relação ao teu post.
Eu tenho uma Gigabyte Eagle OC 3080 e no meu caso nao consigo mais do que 1950 estável, mas é preciso isto que quero vincar.
Cada cado é um caso. Só em modo de tabela 4dimensoes é que dava para ver bem as diferenças.

O TDP é maior quanto maior é a resolução.
Por exemplo, com a curva de OC que tenho no MSI AB, também consigo 2025 com cerca de 1v ou 1.02 algo assim, sem bater no TDP de 340W, mas é se jogar a 1920 ou 2560.

No meu caso, jogo a 5k, logo o meu TDP dispara.
Isto é facil de observarem num 3dmark.
O vosso TDP é muito mais alto em funcao de ser o normal, extreme ou ultra.


No fundo o que quero dizer é que se devia construir uma tabela por resolução, com colunas de OC pra voltagem, core clock e TDP.
Por exemplo:

5k -> Call of Duty -> Ultra settings -> 1950 core @0.95v = 340W. Já estou no limite mesmo com undervolt.
2k -> Call of Duty -> Ultra settings -> 2030 core @1.02v = 320W - Ainda posso esticar mais.


Espero que a malta entenda isto.
O importante é procurarem uma grafica com um TDP alto e bom sistema de arrefecimento. O OC virá em função do vosso setup. No meu caso, com maior resolucao, o TDP é mais agressivo.
Por exemplo, o facto de a TUF ter 370W de TDP, fazia com que eu pudesse ir mais longe... como a gigabyte é só 340W.. nao consigo tanto
 
Última edição:
ora ela aqui esta

TjplV11.jpg
 
sem ocs

estou em 11 mundial no port royal e no fire strike, mas deve tar muita malta martelar pois tou com dificuldades em registar

qv2kM5n.jpg

p30Tqgm.jpg
 
novo driver, quick look

Têm aí a razão dos 3x power conectors mesmo com TDP "baixo", mesmo com 3x não conseguem dividir a carga por igual modo pelos 3x...

Pode ser impressão minha, este driver parece que faz a máquina mais rápida a fazer ALT TAB de ingame para windows ...:rolleyes:

 
Última edição:
Quem queira testar por conta e risco... flashada e a funcionar a 100% falta testar, não espero grande diferença pois a temperatura será um limite, se com subtemp fazem 2300/2400, não esperem diferenças gigantes a ar, diria 1 a 3% dif, e talvez mais estabilidade nas oscilações dos clocks devido ao power limit ser maior, quem flashar esta ou outra testem pois nem sempre maiores clocks darão mais fps ou melhores resultados, cada marca pode alterar diversos valores a que não se tem acesso que pode levar ao "engano".

Neste caso especifico, se fizerem igual, atenção apenas á velocidade da fan, pois vai ser diferente, guiem-se pelas RPM e não pela percentagem %, a curva da ventoinha na EVGA é mais agressiva.

O que noto é que esta bios da EVGA na placa da MSI distribui de melhor forma o power pelos 3x pins de alimentação, curioso, não há uma grande discrepância de valores entre os 3 como com a bios stock.

MSI RTX 3080 Gaming X Trio stock bios VS Evga RTX 3080 FTW Ultra Gaming
 
Última edição:
Tens os tubos do radiador acima do nível do bloco do cpu. faZ ao contrário.
Os tubos na base da caixa.
Outra nota.... Se puderes fazer isso e subir o radiador dois dedos de altura... Perfeito

Pesquisa no gamernexus
Boas.
O problema não está nos tubos, está no reservatório.
O reservatório tem que estar a cima da bomba por isso é que ele mete os tubos em baixo porque nos AIO o equivalente ao reservatório é um pequeno tanque que serve de ligação entre a zona fria e a zona quente do radiador, o lado contrário aos tubos.
Conforme ele tem está bem.
 
Update na bios da MSI 3080 trio - https://de.msi.com/Graphics-card/support/GeForce-RTX-3080-GAMING-X-TRIO-10G, (low temperature bios) executar .exe com administrador, para garantirem o flash validem se depois do mesmo no gpu-z a vossa bios é a seguinte:
Version 94.02.26.08.9A, MSINV389MH.123
Face á bios stock de release date esta tem a fan a 50% +/- onde a bios de origem ainda estava sem arrancar a ventoinha :wow:... quem não gosta de perder tempo com custom curves a afins, recomendo o flash, ruído mínimo, gostava de ter uma tuf agora para comparar :coolshad:

Comparação entre a bios da Strix e da Trio, tranquei a fan á mesma velocidade para a comparação ser justa, powerlimit max em ambas, sem oc, 1950 rpm +/-
https://ibb.co/R7Mp6SZ
guiem-se pelo gráfico á direita, mesmos clocks, 20W a mais reportados na medição da Asus.

edit - depois vou colocar aqui port royal

bios da trio vs bios da strix

Asus + 100W _ MSI + 250 FAN RPM , configuração da máquina e windows dia a dia.

https://ibb.co/N7RwcjJ

falta testar furmark a 99% para ver o consumo de cada ligação pcie :002:

450W a chupar com a bios da Asus :berlusca:
 
Última edição pelo moderador:
@VoRtAn_MaDgE fiz merge dos teus posts, se puder edita para ficar mais claro e coloca as imagems direto no post.

Bolas trocar a BIOS resulta mesmo? :D Sempre era céptico de mudar bios de GPUs, mas olha troquei a BIOS de uma 1660 TI e foi sem espinhas.
 
Para quem já têm a sua RTX 3080, independentemente do fabricante ou modelo, quantos já experimentaram fazer undervolt à mesma?

A minha 3080 Trio, está actualmente com 812mV a 1800MHz e aparenta estar estável a jogar. Stress Test de Time Spy com 99.2%.
 
Última edição pelo moderador:
Bolas trocar a BIOS resulta mesmo? :D Sempre era céptico de mudar bios de GPUs, mas olha troquei a BIOS de uma 1660 TI e foi sem espinhas.

Sempre resultou +/- para bench, diria que para dia a dia, a ar, é um pouco "nonsense"
Estas placas com bios, shunt e bloco WC em condições fazem com facilidade 2150/2200mhz 24/7 flat sem espinhas, os consumos é que :winknu: ....

Para quem já têm a sua RTX 3080, independentemente do fabricante ou modelo, quantos já experimentaram fazer undervolt à mesma?

A minha 3080 Trio, está actualmente com 812mV a 1800MHz e aparenta estar estável a jogar. Stress Test de Time Spy com 99.2%.

Funciona muito bem nestas placas, não testei tão baixo (mhz), do que testei na altura mas estou a falar de cabeça, posso estar a enganar-me em alguns mv, testei a minha nos 2Ghz + mhz - mhz e era algo nos 0.925mv acho.
 
A minha 3080 crashou ou hoje do nada a jogar horizon Zero Dawn. Por duas vezes.

Não tenho bem a certeza se foi por causa do jogo ou por causa da gráfica...

God dammit...[emoji35][emoji35][emoji35]
 
Em termos de undervolt, quem tenha interesse no mesmo para 24/7, estável 200%, irá sempre variar de modelo para modelo mas é um ponto de partida para quem queira ficar nos 2GHZ.
  • stock bios
  • auto/stock fan curve
  • stock power target / temp


0.962mv / 260W consumo para os 2010Mhz flat, não mexe mesmo, fica trancada, nem parece que tem vários p-state :winknu:, comecei em 1v e comecei a baixar.
fan fica-se auto +/- 53%, temp entre 62/64 graus, fica perfeito!!!

Ver até onde vai completamente estável abaixo desta voltagem para garantir os 2Ghz sempre.
 
Última edição:
Back
Topo